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CoDAS, Volume: 27, Número: 1, Publicado: 2015
  • Editorial Editorial

    Navas, Ana Luiza; Silva, Roberta Gonçalves da
  • Editorial Convidado Guest Editorial

    Dreux, Fernanda; Behlau, Mara
  • Zumbido em adolescentes: o início da vulnerabilidade das vias auditivas Original Articles

    Sanchez, Tanit Ganz; Oliveira, Juliana Casseb; Kii, Márcia Akemi; Freire, Katya; Cota, Jaci; Moraes, Fernanda Vieira de

    Resumo em Português:

    Embora o zumbido seja um sintoma cada vez mais comum, poucos estudos avaliaram sua prevalência ou incidência entre adolescentes. OBJETIVO: Avaliar se a presença de zumbido em adolescentes está associada a lesões auditivas mínimas, avaliadas por audiometria de altas frequências (AAF), emissões otoacústicas (EOA) e limiar de desconforto a sons (LDL). MÉTODOS: Participaram da amostra 168 alunos adolescentes de uma escola particular, sendo 61,3% do gênero masculino e com média de idade de 14,1 anos (desvio padrão=2). Todos responderam a um questionário sobre zumbido e hipersensibilidade auditiva (intolerância a sons) e foram submetidos à otoscopia, audiometria tonal convencional e de frequências acima de 8.000 Hz, LDL, EOA transientes (EOAT) e produto de distorção (EOAPD) e acufenometria (esta apenas naqueles com zumbido). Em seguida, foram divididos em três grupos: Sem Zumbido (n=73; 43,4%), Zumbido Esporádico (n=47; 28%) e Zumbido Constante (n=48; 28,6%). RESULTADOS: Não houve diferença significativa entre os grupos em relação aos limiares da audiometria nas frequências de 250 a 16.000 Hz, nem nas EOAT ou EOAPD. Entretanto, o LDL dos adolescentes com zumbido constante foi significativamente menor do que o dos demais grupos, sugerindo hipersensibilidade auditiva. CONCLUSÃO: Não houve evidência de alterações auditivas mínimas na audiometria e EOA. Entretanto, a diminuição do LDL em jovens com zumbido constante sugere que suas cócleas sejam mais sensíveis. Portanto, esse pode ser o primeiro sinal de vulnerabilidade a sons, mas o acompanhamento desses adolescentes a médio prazo poderá demonstrar se tais regiões entrarão em processo de comprometimento funcional, alterando os limiares audiométricos e as EOA.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: Although tinnitus is an increasingly common symptom, few studies have assessed its prevalence or incidence among adolescents. PURPOSE: To assess whether the presence of tinnitus in adolescents is associated with minimal hearing damage, evaluated through high-frequency audiometry (HFA), otoacoustic emission (OAE), and loudness discomfort level (LDL). METHODS: The sample comprised 168 adolescents of a private school (61.3% boys; mean age 14.1 years old; standard deviation=2). All of them completed a questionnaire about tinnitus and hypersensitivity to sounds (sound intolerance), and then underwent otoscopy, pure-tone audiometry, HFA, LDL, transient and distortion product otoacoustic emissions (TOAE and DPOAE), and tinnitus pitch/loudness matching (the latter only in those with tinnitus). Participants were later divided into three groups: with no tinnitus (n=73, 43.4%), with sporadic tinnitus (n=47, 28%), and with constant tinnitus (n=48, 28.6%). RESULTS: No significant difference was observed between the groups regarding audiometry thresholds in frequencies from 0.25 to 16 kHz, or TOAE and DPOAE. However, the LDL in adolescents with constant tinnitus was significantly lower than that in other groups, suggesting hypersensitivity to sounds. CONCLUSION: There was no evidence of minimal hearing damage in the audiometry and OAE. Nonetheless, the decreased LDL in adolescents with constant tinnitus suggests that their auditory system is more sensitive. Therefore, this may be the first sign of vulnerability to sounds. Future medium- to long-term monitoring of these students may show whether they will begin a process of functional impairment, altering hearing thresholds, and OAE.
  • Munich Music Questionnaire: adaptação para a língua portuguesa e aplicação em usuários de implante coclear Original Articles

    Frederigue-Lopes, Natália Barreto; Bevilacqua, Maria Cecilia; Costa, Orozimbo Alves

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: Traduzir e adaptar, culturalmente, para a língua portuguesa o questionário Munich Music Questionnaire (MUMU) e descrever os resultados obtidos em adultos usuários de implante coclear (IC). MÉTODOS: Foi realizada tradução do questionário para a língua portuguesa, revisão das equivalências gramatical e idiomática (traduções reversas) e adaptação linguística e cultural. A versão resultante desse processo foi aplicada em adultos usuários de IC por meio de entrevista dirigida. RESULTADOS: Com a obtenção do Questionário de Música de Munique na língua portuguesa, o mesmo foi aplicado em 19 adultos usuários de IC com deficiência auditiva adquirida no período pós-lingual, com um tempo mínimo de uso de um ano do dispositivo. As respostas do questionário foram analisadas pela distribuição da frequência e porcentagem de ocorrência em cada questão. Os resultados evidenciaram uma diminuição na frequência com que os implantados ouviam música ao comparar o período anterior à perda auditiva e após o IC. Quanto ao papel que a música desempenhou na vida de cada participante, as repostas não pontuaram mudança, de forma que a música continuou sendo importante na vida dos sujeitos avaliados, mesmo após o IC. CONCLUSÃO: O instrumento de avaliação subjetiva MUMU foi traduzido e adaptado, culturalmente, para a população estudada. Em língua portuguesa, sua denominação foi Questionário de Música de Munique. O estudo permitiu verificar a sua aplicabilidade na rotina clínica de acompanhamento de usuários de IC, estabelecendo, assim, um perfil das atividades ligadas à música no dia a dia.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To translate the Munich Music Questionnaire (MUMU) to Brazilian Portuguese, to adapt it culturally, and to describe the results obtained among adult users of cochlear implant (CI). METHODS: We translated the questionnaire to Brazilian Portuguese, reviewed the grammatical and idiomatic equivalences (back-translation), and adapted it from a linguistic and cultural perspective. The resulting version of this process was applied among adult CI users through direct interviews. RESULTS: The Brazilian Portuguese version of MUMU was applied to 19 adult CI users with postlingual hearing loss, who had been users of the device for at least one year. The answers to the questionnaire were analyzed by distribution of frequency and percentage of occurrence in each question. The results showed a decrease in the frequency of CI users that listen to music, comparing the period before hearing loss and after the CI. Regarding the role that music played in the life of each participant, the responses did not score change, so the music remained being an important factor in the life of the evaluated subjects, even after the CI. CONCLUSION: The subjective evaluation tool MUMU was translated and culturally adapted to the population studied. In Brazilian Portuguese, it was called Questionário de Música de Munique. The study showed its applicability in the daily monitoring of CI users, thus providing a profile of the activities related to music in everyday life.
  • Autoavaliação de resultados após adaptação com aparelhos auditivos em Minas Gerais, Brasil Original Articles

    Barbosa, Mirna Rossi; Medeiros, Daniel de Sousa; Rossi-Barbosa, Luiza Augusta Rosa; Caldeira, Antônio Prates

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Analisar os resultados da autoavaliação após adaptação com o aparelho de amplificação sonora individual entre indivíduos do norte de Minas Gerais e os fatores associados. MÉTODOS: Estudo transversal e analítico com amostra aleatória de adultos e idosos atendidos no serviço público de atenção à saúde auditiva, conduzido na região norte de Minas Gerais (86 municípios), Brasil. Os participantes do estudo responderam ao questionário International Outcome Inventory for Hearing Aids (IOI-HA). Os dados foram analisados descritivamente e analiticamente por meio da regressão de Poisson. RESULTADOS: Foram entrevistados 272 adultos e 112 indivíduos relataram não usar seus aparelhos auditivos regularmente. A média do escore global do IOI-HA foi abaixo do esperado. A relação do indivíduo com o seu aparelho (Fator 1) mostrou-se pior do que a relação do indivíduo com o ambiente (Fator 2). Escores globais mais baixos se mostraram estatisticamente associados com o fato de não trabalhar. CONCLUSÃO: Os escores observados para a população avaliada são menores do que os registrados em outros estudos. Os resultados sugerem que existem limitações no processo de adaptação e acompanhamento dos indivíduos que receberam aparelhos de amplificação sonora.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To analyze the self-reported outcomes after hearing aid fitting among individuals in the northern region of Minas Gerais and associated factors. METHODS: A cross-sectional and analytical study with a random sample of adults and elderly attending the public health care service was conducted in the northern region of Minas Gerais (86 municipalities), Brazil. Study's participants answered International Outcome Inventory for Hearing Aids (IOI-HA) questionnaires. Data were analyzed descriptively and analytically with Poisson regression analysis. RESULTS: We interviewed 272 adults and 112 individuals reported not using their hearing aids regularly. The mean of IOI-HA global score was lower than expected. The individual's relationship with their hearing aid (Factor 1) was worse than the individual's relationship with their environment (Factor 2). Lower global scores were statistically associated with no work. CONCLUSIONS: The observed scores for the study's population are lower than those recorded in other studies. The results suggest that there are limitations in the fitting and follow-up of individuals who received hearing aids.
  • Avaliação da qualidade de vida em crianças usuárias de implante coclear Original Articles

    Almeida, Renata Paula de; Matas, Carla Gentile; Couto, Maria Inês Vieira; Carvalho, Ana Claudia Martinho de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida de crianças usuárias de implante coclear sob a perspectiva de seus pais. MÉTODOS: Estudo clínico e transversal com 15 pais de crianças usuárias de implante coclear, de ambos os gêneros e com idades entre 2 e 12 anos. Os pais responderam ao questionário "Crianças com Implante Coclear: Perspectiva dos Pais" (CCIPP). Foram levantados, nos prontuários das crianças, os dados referentes à categoria de audição e tempo de uso do dispositivo. Os percentuais dos domínios do CCIPP foram tabulados e analisados de forma descritiva e inferencial. RESULTADOS: Os domínios do questionário de qualidade de vida que apresentaram maior média foram autoconfiança (58,9%) e relações sociais (56,7%). Não foi verificada correlação entre o tempo (meses) de uso do implante coclear e os domínios do questionário. No entanto, as crianças com tempo de uso inferior ou igual a 24 meses apresentaram maior percentual no domínio comunicação do que aquelas com tempo de uso superior a 24 meses. Houve correlação negativa entre a categoria de audição e o domínio efeitos do implante. CONCLUSÃO: Na perspectiva dos pais, o uso do implante coclear melhora a qualidade de vida de seus filhos. Quanto menor o tempo de uso do implante coclear, maior o percentual da qualidade de vida; e, quanto mais desenvolvida a habilidade auditiva, menor o percentual de melhora da qualidade de vida.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To evaluate the quality of life of children with cochlear implants from the perspective of their parents. METHODS: A clinical and cross-sectional study was conducted with 15 parents of children using cochlear implants of both genders aged between 2 and 12 years old. Parents of these children answered the questionnaire "Children with Cochlear Implants: Parental Perspective" (CCIPP). Data related to auditory category and time of cochlear implants use were collected from medical records of the children. The percentages of responses on the CCIPP domains were tabulated and descriptively and inferentially analyzed. RESULTS: The cochlear implants had a positive effect on the quality of life of children in the self-reliance (58.9%) and social relationships (56.7%) domains. No correlation was observed between the time of cochlear implants activation (months) and any of the CCIPP domains. However, children with 24 months or less of cochlear implant use presented higher percentages on the communication domain than those with more than 24 months of cochlear implants use. A negative correlation was observed between the auditory category and the effects of the implant domain. CONCLUSION: From the perspective of parents, the use of cochlear implants improves the quality of life of their children; the shorter the time of cochlear implants use, the higher the improvement in quality of life; and the more developed the auditory skills, the lower the percentage of quality of life improvement with the cochlear implants.
  • Estudo dos efeitos de longo prazo da compressão de frequências por meio de testes comportamentais verbais em adultos Original Articles

    Marchesin, Vanessa Clarizia; Iório, Maria Cecília Martinelli

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar o efeito do uso de longo prazo de próteses auditivas com compressão de frequências em testes comportamentais verbais e atividades diárias. MÉTODOS: Trinta e dois adultos, com idade entre 30 e 60 anos, com perda auditiva neurossensorial de grau moderado a severo em altas frequências com configuração descendente foram distribuídos em dois grupos: 16 com próteses auditivas com o algoritmo de compressão de frequências ativado e 16 não ativado. Foram submetidos a testes de detecção de sons consonantais, reconhecimento de monossílabos no silêncio, identificação de monossílabos com fricativos e questionário Abbreviated Profile of Hearing Aid Benefit (APHAB) em cinco momentos ao longo de 12 meses. RESULTADOS: A detecção de sons consonantais, o reconhecimento de monossílabos no silêncio e a identificação de monossílabos com fricativos melhoraram significantemente com a compressão de frequências ativada. Os participantes apresentaram melhora das pontuações do APHAB independentemente de estarem adaptados ou não à compressão de frequências. CONCLUSÃO: A compressão de frequências propicia a melhora antecipada da audibilidade, detecção de sons consonantais de altas frequências e o reconhecimento de monossílabos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To verify the effect of long-term use of hearing aids with frequency compression for verbal behavior tests and daily activities. METHODS: Thirty-two adults, aged between 30 and 60 years old, with moderate to severe sensorineural hearing loss at high frequencies with steeply sloping configuration were divided into two groups: 16 with hearing aids with frequency compression algorithm enabled and 16 not enabled. All participants underwent the detection tests of consonant sounds, monosyllable recognition in quiet environments, identification of fricative monosyllables, and Abbreviated Profile of Hearing Aid Benefit (APHAB) questionnaire in five times throughout a 12-month trial. RESULTS: Detection of consonant sounds, recognition of monosyllables in quiet environments and identification of fricative monosyllables improved significantly with frequency compression enabled. Participants had their APHAB scores improved whether they were adapted to the frequency compression or not. CONCLUSION: Frequency compression provides the anticipated improvement in audibility, detection of high-frequency consonant sounds, and recognition of monosyllables.
  • Perfil comportamental e de competências sociais de indivíduos com gagueira Original Articles

    Giorgetti, Marília de Paula; Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de; Giacheti, Célia Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Investigar o perfil comportamental e de competências sociais de indivíduos com gagueira e comparar com indivíduos sem gagueira, a partir da opinião de seus pais; correlacionar o desempenho comportamental e de competência social com o grau de severidade da gagueira. MÉTODOS: Participaram 64 indivíduos, de 6 a 18 anos de idade, de ambos os gêneros, divididos em dois grupos: grupo experimental (GE), composto por 32 indivíduos com gagueira desenvolvimental persistente, e grupo controle (GC), composto por 32 indivíduos fluentes. Os procedimentos utilizados foram: avaliação da fluência, instrumento de severidade da gagueira e o inventário comportamental Child Behavior Checklist (CBCL). RESULTADOS: No perfil comportamental do GE, a média do escore total e a média dos problemas internalizantes foram classificadas como clínica. A comparação intergrupos mostrou diferença no perfil comportamental, no que se refere ao escore total e aos problemas internalizantes e externalizantes; e no perfil social, no que tange ao escore total e à escala de atividades. Não houve diferenças estatísticas nas escalas entre a gagueira leve, moderada e severa. CONCLUSÃO: Na opinião dos pais, os filhos com gagueira apresentam comportamento e competência social peculiar, com maior tendência a manifestar alterações nessa área, em comparação com os filhos fluentes. Medo, nervosismo/tensão, culpa, ansiedade, perfeccionismo e preocupação foram as alterações mais frequentes relacionadas ao comportamento, enquanto prejuízos no domínio social e nas situações comunicacionais rotineiras caracterizaram a competência social dos indivíduos com gagueira.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To investigate the behavioral and social competency profiles of individuals who stutter and to compare them with persons who do not stutter, according to their parents; to correlate the behavioral and the social competence performances with the severity of stuttering. METHODS: Sixty-four participants, aged 6 to 18 years, of both genders, were divided into two groups: the study group (SG), composed of 32 individuals with persistent developmental stuttering, and the control group (CG), composed of 32 fluent individuals. The procedures used were fluency assessment, stuttering severity instrument, and the Child Behavior Checklist inventory. RESULTS: In the behavioral profile of the SG, the mean of the total score and that of the internalizing problems were classified as clinical. The comparison between the groups showed differences in the behavioral profile concerning the total score, and in the internalizing and externalizing problems; and in the social profile, concerning the total score and activity scale. There were no statistically significant differences in the scales among the mild, moderate, and severe stuttering. CONCLUSION: According to the information provided by parents, children who stutter showed peculiar behavior and social competence, with a higher tendency to manifest alterations in this area, in comparison to those who do not stutter. Fear, nervousness/tension, guilt, anxiety, perfectionism, and worry were the most frequent alterations in relation to the behavior, whereas damages in the social field and in the habitual communication situations characterized the social competence of persons who stutter.
  • Avaliação da nasalidade de fala em crianças com Sequência de Robin Original Articles

    Prado-Oliveira, Rosana; Marques, Ilza Lazarini; Souza, Luiz de; Souza-Brosco, Telma Vidoto de; Dutka, Jeniffer de Cássia Rillo

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Reportar os resultados da palatoplastia primária na Sequência de Robin (SR); verificar a relação entre modalidades de avaliação da nasalidade; comparar nasalidade entre técnicas na palatoplastia. MÉTODOS: Este estudo envolveu a identificação da hipernasalidade em quatro modalidades: avaliação ao vivo com escala de quatro pontos; avaliação ao vivo com teste cul-de-sac; julgamento de gravações por juízes e avaliação nasométrica. Julgamentos ao vivo da nasalidade e escores de nasalância foram obtidos em prontuários, enquanto uma frase gravada foi julgada por juízes para ocorrência de nasalidade. Concordância entre as quatro modalidades foi estabelecida assim como associação entre nasalidade, turbulência nasal e idades na cirurgia e na avaliação. Teste exato de Fisher foi usado para comparar achados entre as técnicas cirúrgicas. RESULTADOS: A concordância entre nasalância, avaliação ao vivo com escala de quatro pontos e com teste cul-de-sac e julgamentos de gravações por juízes variou entre razoável (0,32) e perfeita (1,00). Porcentagem de ocorrência de hipernasalidade variou muito entre as diferentes modalidades. Ocorrência média de hipernsalidade no grupo operado com técnica de Furlow foi menor (26%) do que no grupo que recebeu a técnica de von Langenbeck (53%). Somente os resultados avaliados ao vivo foram estatisticamente significantes (escala: p=0,012; cul-de-sac: p<0,001). Juízes ouviram turbulência nasal em 22 (32%) das 69 gravações e uma associação entre hipernasalidade e turbulência nasal foi encontrada. CONCLUSÃO: Ocorrência de hipernasalidade foi menor para os pacientes com SR que receberam a técnica de Furlow. Identificação da hipernasalidade variou grandemente entre as quatro modalidades de avaliação.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To report the outcomes of primary palatoplasty in Robin Sequence (RS); to verify the relationship between modalities of assessment of nasality; to compare nasality between techniques at palatoplasty. METHODS: This study involved the identification of hypernasality in four modalities: live assessment with 4-point scale; live assessment with cul-de-sactest; multiple listeners' ratings of recorded phrase; nasometric assessment. Live ratings of speech nasality and nasalance scores were retrieved from charts, while a recorded phrase was rated by listeners for occurrence of hypernasality. Agreement between the modalities was established as well as association between nasality, nasal turbulence and age at surgery and at assessment. Fisher's exact test was used to compare findings between surgical techniques. RESULTS: Agreement between nasalance, live assessment with 4-point scale, live assessment with cul-de-sac, and multiple listeners' ratings of recorded samples ranged between reasonable (0.32) and perfect (1.00). Percentage occurrence of hypernasality varied largely between assessment modalities. Mean occurrence of hypernasality was lower for the group submitted to Furlow technique (26%) than the group that received von Langenbeck technique (53%). Only findings obtained live were statistically significant (scale: p=0.012; cul-de-sac:p<0.001). Listeners identified nasal turbulence for 22 (32%) samples out of the 69 recordings, and an association was found between hypernasality and nasal turbulence. CONCLUSION: Lower occurrence of hypernasality was identified for patients with RS in Furlow group. Identification of hypernasality varied largely among the four assessment modalities.
  • Saúde e educação: uma parceria necessária para o sucesso escolar Original Articles

    Pereira, Samantha; Santos, Juliana Nunes; Nunes, Maria Aparecida; Oliveira, Moisés Gonçalves; Santos, Tâmara Simone; Martins-Reis, Vanessa de Oliveira

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Investigar a associação entre recursos do ambiente familiar e o desempenho escolar de crianças de uma escola pública de Belo Horizonte, matriculadas no quarto ano do segundo ciclo do Ensino Fundamental. MÉTODOS: Trata-se de estudo do tipo transversal descritivo, do qual participaram 48 crianças de 8 a 12 anos, sendo 28 meninos e 20 meninas, e seus respectivos responsáveis. Da criança, avaliou-se a audição e o desempenho escolar em leitura, escrita e aritmética. No ambiente familiar, investigaram-se os recursos que promovem processos proximais, as atividades que sinalizam estabilidade na vida familiar, as práticas parentais que promovem a ligação família-escola, os recursos do ambiente familiar que podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem escolar, a saúde da criança, a presença de alteração na comunicação, o letramento da família e dados socioeconômicos. RESULTADOS: Há relação entre recursos do ambiente familiar e o desempenho acadêmico dos alunos na leitura e na escrita (para todas as categorias do Inventário de Recursos do Ambiente Familiar - RAF). A relação estatística entre o desempenho em aritmética foi encontrada em duas das categorias do RAF: recursos do ambiente familiar e ligação família-escola. CONCLUSÃO: O ambiente familiar exerceu influência no processo de aprendizagem das crianças estudadas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To investigate the association between home environment resources and the school performance of children from a public school in Belo Horizonte, Brazil, enrolled in the fourth year of the second cycle of Elementary School. METHODS: This is a cross-sectional descriptive study in which 48 children aged between 8 and 12 years old participated. It included 28 boys, 20 girls, and their respective guardians. The children were evaluated in hearing and school performance regarding reading, writing, and arithmetic. In the home environment, the resources that promote proximal processes, activities that indicate stability in family life, parent's practices that promote a family-school connection, the resources that may contribute to the development of academic learning, the child's health, the presence of altered communication, family literacy, and socioeconomic data were assessed. RESULTS: There is a relationship between the home environment resources and the academic performance in reading and writing (for all categories of the Home Environment Resources Scale, HERS). The statistical relationship between performances in arithmetics was found in two of HERS' categories: home environment resources and family-school connection. CONCLUSION: The home environment influenced the learning development of the assessed children.
  • Nomeação rápida, memória fonológica e fluência leitora em escolares brasileiros bilíngues Original Articles

    Fleury, Fernanda Oppenheimer; Avila, Clara Regina Brandão de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Caracterizar o desempenho de escolares brasileiros expostos a dois idiomas, em fluência leitora, memória fonológica e nomeação rápida, segundo o ano escolar, e investigar correlações entre essas variáveis. MÉTODOS: Participaram 60 escolares (50% meninas) do terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental de duas escolas de São Paulo. Constituíram-se: Grupo Bilíngue: 30 escolares brasileiros, cuja língua materna e falada em casa era o Português Brasileiro, expostos ao Inglês diariamente na escola, por período total não inferior a três anos; Grupo Monolíngue: 30 escolares de escola brasileira monolíngue, pareados por gênero e idade e por equivalência de ano escolar. Excluíram-se crianças: estrangeiras; com queixas ou indícios de alteração de linguagem e fala; com histórico de retenção. Aplicaram-se: testes de nomeação rápida, repetição de pseudopalavras e prova de leitura oral de texto. Avaliaram-se os bilíngues nos dois idiomas e seus desempenhos foram comparados entre si e com o Grupo Monolíngue, avaliado somente em Português Brasileiro. RESULTADOS: O Grupo Bilíngue mostrou melhor desempenho, em Inglês, em nomeação rápida e repetição de pseudopalavras e, em Português Brasileiro, em taxa de leitura. Encontrou-se maior número de correlações nas avaliações em Português Brasileiro. CONCLUSÃO: Os resultados sugerem que a aquisição do segundo idioma pode influenciar positivamente essas habilidades. Escolares brasileiros bilíngues mostraram melhor desempenho em memória fonológica em Inglês e fluência leitora em Português Brasileiro. Encontraram-se diferentes padrões de correlação entre variáveis de nomeação rápida, taxa e acurácia de leitura de texto, na análise do Grupo Bilíngue nos dois idiomas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To characterize the performance of Brazilian students exposed to two languages in reading fluency, phonological memory, and rapid naming, according to grade level, and to investigate correlations between these variables. METHODS: Sixty students took part in this study (50% female), enrolled in the third to the fifth grades of two elementary schools of the city of São Paulo. They constituted two groups - bilingual group: 30 Brazilian children whose mother tongue and language spoken at home was Brazilian Portuguese and who were daily exposed to English at school for a period not shorter than three years; monolingual group: 30 students, from a monolingual Brazilian elementary school, who were paired by gender, age, and grade level with the bilingual students. Foreign children, children with complaint or indication of speech and language disorder, or who had been retained were excluded. A rapid automatized naming, pseudoword repetition, and oral reading tests were administered. The bilingual children were assessed in both languages and their performances were compared among themselves and with the monolingual group, which was only assessed in Brazilian Portuguese. RESULTS: The bilingual group showed better performance in English, rapid naming, and pseudoword repetition tasks, whereas Brazilian Portuguese, in reading fluency. A higher number of correlations were found in Brazilian Portuguese. CONCLUSION: The results suggest that the acquisition of a second language may positively influence the abilities of rapid naming, reading rate, and accuracy. Brazilian bilingual students performed better in tasks of phonological memory in English and Brazilian Portuguese performed better in reading fluency. Different correlation patterns were found between the rapid naming, accuracy, and reading rate, in the bilingual group analysis, in both languages.
  • Aquisição da linguagem: hesitações no par dialógico pergunta/resposta Original Articles

    Chacon, Lourenço; Villega, Cristyane de Camargo Sampaio

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: (1) Verificar a existência (ou não) de marcas hesitativas no início de enunciados no discurso de crianças; e (2) verificar em que medida a presença/ausência dessas marcas se explicaria por fatos recuperáveis na produção de seus discursos. MÉTODOS: Foram analisadas situações de entrevistas de quatro crianças com 5-6 anos de idade que frequentavam o nível II de uma escola pública de Educação Infantil na época da coleta dos dados. As entrevistas foram gravadas, em áudio e em vídeo, no interior de uma cabine acústica, com material de alta fidelidade. Posteriormente, as gravações foram transcritas por seis transcritores treinados para essa tarefa. Foram utilizadas normas de transcrição que priorizavam a análise das hesitações. Para a análise de fatos recuperáveis das condições de produção dos discursos das crianças, foi adotado o par dialógico pergunta-resposta. RESULTADOS: Foi observada correlação entre presença/ausência de hesitação em início de enunciados das crianças e tipo de pergunta (aberta/fechada) feita pelo interlocutor. Quando a pergunta era do tipo fechada, os enunciados iniciaram-se, preferencialmente, sem marca hesitativa; já quando a pergunta era do tipo aberta, os enunciados iniciaram-se, preferencialmente, com marcas hesitativas. CONCLUSÃO: A presença/ausência de marcas hesitativas em início de enunciados das crianças mostrou-se como dependente das condições de produção de seus discursos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: (1) To verify the existence (or not) of hesitation marks in the beginning of utterances in children's discourse; and (2) to determine to what extent the presence/absence of these marks could be explained by retrievable facts in the production conditions of their discourses. METHODS: Interview situations with four children aged 5-6 years attending Kindergarten level II in a public preschool at the time of the data collection were analyzed. The interviews were recorded on audio and video, inside a soundproof booth, with high fidelity equipment. Afterwards, the recordings were transcribed by six transcribers that were specially trained for this task. Transcription rules that prioritized the analyses of hesitations were used. For the analysis of retrievable facts in the production conditions of children's discourse, the dialogic pair question-answer was adopted. RESULTS: A correlation between presence/absence of hesitation in the beginning of utterances in children and type of question (open/closed) made by the collocutor was observed. When the question was closed ended, the utterances were preferably initiated without hesitation marks, and when the question was open ended, the utterances were preferably initiated with hesitation marks. CONCLUSION: The presence/absence of hesitation marks in the beginning of utterances in children was found to be dependent on the production conditions of their discourses.
  • Fadiga eletromiográfica dos músculos orbiculares da boca durante exercícios em crianças respiradoras orais e nasais Original Articles

    Busanello-Stella, Angela Ruviaro; Blanco-Dutra, Ana Paula; Corrêa, Eliane Castilhos Rodrigues; Silva, Ana Maria Toniolo da

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Estudar a fadiga dos músculos orbiculares da boca, por meio da análise da frequência mediana do sinal eletromiográfico e do tempo de fadiga referido, segundo o modo respiratório e o padrão facial de crescimento. MÉTODOS: Participaram 70 crianças, entre 6 e 12 anos de idade, que se adequaram aos critérios estabelecidos. Para serem classificadas em 36 respiradoras nasais e 34 orais, realizaram avaliação fonoaudiológica, otorrinolaringológica e cefalométrica. Para a avaliação eletromiográfica, as crianças sustentaram halteres labiais de 40, 60 e 100 g e exercitador labial, até a sensação de fadiga. A frequência mediana foi analisada em 5, 10, 15 e 20 segundos de atividade. Também foi registrado o tempo referido da sensação de fadiga. Os dados foram analisados pelos testes Análise de Variância (ANOVA) - medidas repetidas (post-hoc Tukey), Kruskal-Wallis e U de Mann-Whitney. RESULTADOS: Houve decréscimo significativo da frequência mediana a partir dos cinco segundos de atividade, independentemente da comparação entre os grupos. Quando realizada essa comparação, os músculos não demonstraram decréscimo significativo; o tempo relatado para a sensação de fadiga foi menor nos respiradores orais. Essa sensação ocorreu após a significância do decréscimo da frequência mediana. CONCLUSÃO: Houve sinais indicativos de fadiga mioelétrica para os músculos orbiculares da boca, nos grupos analisados, já a partir dos cinco segundos de atividade. A fadiga mioelétrica nos músculos orbiculares da boca precedeu a sensação de fadiga relatada em todos os grupos. O relato do tempo de fadiga sofreu influência apenas do modo respiratório, ocorrendo mais precocemente nas crianças respiradoras orais.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To investigate the process of fatigue in orbicularis oris muscles by analyzing the median frequency of electromyographic signal and the referred fatigue time, according to the breathing mode and the facial pattern. METHODS: The participants were 70 children, aged 6 to 12 years, who matched the established criteria. To be classified as 36 nasal-breathing and 34 mouth-breathing children, they underwent speech-language, otorhinolaryngologic, and cephalometric evaluation. For the electromyographic assessment, the children had to sustain lip dumbbells weighing 40, 60, and 100 g and a lip exerciser, until the feeling of fatigue. Median frequency was analyzed in 5, 10, 15, and 20 seconds of activity. The referred time of the feeling of fatigue was also recorded. Data were analyzed through the analysis of variance - repeated measures (post hoc Tukey's test), Kruskal-Wallis test, and Mann-Whitney U-test. RESULTS: A significant decrease in the median frequency from 5 seconds of activity was observed, independently from the comparison between the groups. On comparison, the muscles did not show significant decrease. The reported time for the feeling of fatigue was shorter for mouth-breathing individuals. This feeling occurred after the significant decrease in the median frequency. CONCLUSION: There were signals that indicated myoelectric fatigue for the orbicularis oris muscles, in both groups analyzed, from the first 5 seconds of activity. Myoelectric fatigue in the orbicularis oris muscles preceded the reported feeling of fatigue in all groups. The account for fatigue time was influenced by only the breathing pattern, occurring more precociously in mouth-breathing children.
  • Tradução e avaliação preliminar da versão em Português do Questionário de Autoavaliação Vocal para Transexuais de Homem para Mulher Original Articles

    Santos, Heloisa Helena de Almeida Neves Matta dos; Aguiar, Andréa Gomes de Oliveira; Baeck, Heidi Elisabeth; Van Borsel, John

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: O propósito deste estudo é desenvolver a versão em língua portuguesa do questionário de autoavaliação vocal TVQ: MtF (Transgender Voice Questionnaire for male to female Transsexuals), bem como verificar a aplicabilidade do instrumento para uso no Brasil. MÉTODOS: A pesquisa foi dividida em duas partes: (1) tradução e adaptação do questionário TVQ: MtF e da ficha demográfica; e (2) estudo preliminar das propriedades psicométricas (consistência interna e confiabilidade teste-reteste) da versão adaptada do questionário. Para a tradução e adaptação foram seguidos os seguintes estágios: tradução, conciliação, retrotradução, harmonização e teste piloto. O questionário TVQ: MtF e a ficha demográfica foram aplicados em 13 transexuais de homem para mulher, com idades entre 21 e 47 anos. As participantes concordaram em responder o TVQ: MtF em dois momentos (teste e reteste), cujo intervalo entre as aplicações idealizado foi de 30 dias. RESULTADOS: Duas propriedades psicométricas foram investigadas: consistência interna e confiabilidade teste-reteste. Foram obtidos altos níveis de consistência interna no teste (α=0,911) bem como no reteste (α=0,952), com alta confiabilidade, CCI médio=0,957(IC95% 0,916-0,984). CONCLUSÃO: O TVQ: MtF é um instrumento indicado para autoavaliação vocal de pacientes transexuais de homem para mulher, sendo recomendado para fins clínicos e de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To contribute to the development of a Brazilian Portuguese language version of the vocal self-assessment questionnaire, Transsexual Voice Questionnaire: Male-to-Female (TVQ:MtF), and to evaluate the questionnaire for use in Brazil. METHODS: The research was divided into two parts: (1) translation and adaptation of the questionnaire (TVQ:MtF) and demographic form and (2) preliminary study of the psychometric properties (internal consistency and test-retest reliability) of the adapted version of the questionnaire. For the translation and adaptation, the following steps were taken: translation, reconciliation, back-translation, harmonization, and pilot test. The TVQ:MtF questionnaire and the demographic form were applied to 13 male-to-female transsexuals, aged between 21 and 47 years. The participants agreed to answer the TVQ:MtF on two occasions (test and retest), with an optimal interval of 30 days. RESULTS: Two psychometric properties were investigated: internal consistency and test-retest reliability. High levels of internal consistency (in both test (α=0.911) and retest (α=0.952) conditions) and reliability (with an average ICC=0.957 (95%CI 0.916-0.984)), were found. CONCLUSION: The TVQ:MtF is an appropriate instrument for vocal self-assessment of male-to-female transsexual patients, which can be recommended for clinical and research goals.
  • Características acústicas da qualidade vocal metálica Original Articles

    Fadel, Congeta Bruniere Xavier; Dassie-Leite, Ana Paula; Santos, Rosane Sampaio; Rosa, Marcelo de Oliveira; Marques, Jair Mendes

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Caracterizar a frequência fundamental (F0) e frequência de formantes F1, F2, F3 e F4 das emissões vocais de cantoras amadoras com qualidade vocal metálica. MÉTODOS: Participaram da pesquisa 60 cantoras amadoras, com idades entre 18 e 60 anos, sendo 30 mulheres de qualidade vocal metálica integrando o grupo estudo (GE) e 30 mulheres sem essa qualidade vocal compondo o grupo controle (GC). A amostra foi selecionada através de triagem vocal confirmada por avaliadores, em consenso. Para a coleta de dados, foram gravadas e analisadas emissões de vogal sustentada em tom habitual e em duas frequências pré-determinadas, pelas quais extraíram-se os valores de F0 e frequência de formantes F1, F2, F3 e F4. RESULTADOS: Quanto à comparação das emissões em tom habitual, não houve diferença para F0, mas os valores dos formantes F2, F3 e F4 foram maiores no GE. Nas tonalidades pré-estabelecidas, verificou-se diferença entre os dois grupos nos formantes F3 e F4, em ambos os tons. CONCLUSÃO: Foi possível caracterizar a qualidade de voz metálica como de voz de frequência fundamental normal, com frequência de formante F2 aumentado, e valores de frequências de formantes F2, F3 e F4 maiores quando comparados ao GC.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To characterize the fundamental frequency and the frequency of the formants F1, F2, F3, and F4 from vocal emissions of amateur singers with metallic voice quality. METHODS: There were 60 amateur female singers aged between 18 and 60 years old; 30 women with metallic voice quality forming the study group (SG) and 30 women without such a vocal quality forming control group (CG). The sample was selected through voice screening confirmed by reviewers after reaching a consensus. Regarding data collection, sustained vowel emissions in usual tone and at two predetermined frequencies, by which the values of F0 and frequency of the formants F1, F2, F3, and F4 were obtained, were recorded and analyzed. RESULTS: Comparing the emissions in usual tone, no difference for F0 was found, but the values of the formants F2, F3, and F4 were higher in the SG. In the preestablished tones, there was a difference between the two groups in the formants F3 and F4 for both tones. CONCLUSION: It is possible to characterize metallic voice quality as a normal fundamental frequency, with increasing frequency of the F2 formant, and values of frequencies of formants F2, F3, and F4 higher when compared to the CG.
  • Prontidão do recém-nascido prematuro para a alimentação oral: revisão sistemática e metanálise Systematic Review

    Lima, Ana Henriques; Côrtes, Marcela Guimarães; Bouzada, Maria Cândida Ferrarez; Friche, Amélia Augusta de Lima

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: Identificar e sistematizar os principais estudos sobre a transição da alimentação enteral para alimentação oral em prematuros. ESTRATÉGIA DE PESQUISA: Foram localizados artigos que descrevem a transição da alimentação enteral para oral em prematuros, nas bases MEDLINE, LILACS e SciELO. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Foram incluídos estudos originais, com resumo disponível, publicados nos últimos dez anos. ANÁLISE DOS DADOS: Foi realizada análise da metodologia e dos principais resultados dos estudos, além de metanálise dos efeitos da estimulação sensório motora oral no tempo de transição para alimentação oral plena e no tempo de permanência hospitalar. RESULTADOS: Foram consideradas 29 publicações, nacionais e internacionais. A maioria dos estudos foi composta por ensaios clínicos (44,8%) e não utilizou escalas de avaliação para iniciar o processo de transição (82,7%). Na metanálise, observou-se que o efeito das estimulações do sistema sensório motor oral é positivo em relação ao tempo de transição para a dieta oral plena (p=0,000), mas não em relação ao tempo de permanência hospitalar (p=0,09). No entanto, foi encontrada grande heterogeneidade entre estudos, tanto na análise do tempo de transição para alimentação oral plena (I2=93,98) quanto em relação ao tempo de permanência hospitalar (I2=82,30). CONCLUSÕES: A transição para alimentação oral é um momento importante e várias características físicas e clínicas dos prematuros têm sido utilizadas para descrever esse processo. Apesar da impossibilidade de generalização dos resultados devido à heterogeneidade dos estudos, observou-se a importância de estratégias de estimulação do sistema sensório motor oral para a diminuição do período de transição até a alimentação oral plena.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To identify and systematize the main studies on the transition from enteral to oral feeding in preterm infants. RESEARCH STRATEGY: Articles that describe the transition from oral to enteral feeding in preterm infants were located in MEDLINE, LILACS, and SciELO databases. SELECTION CRITERIA: Original studies, with available abstract, published in the last 10 years were included. DATA ANALYSIS: Analysis of the methodology and the main results of the studies, and meta-analysis of the effects of sensory-motor-oral stimulation at the time of transition to full oral feeding and duration of hospitalization were conducted. RESULTS: Twenty-nine national and international publications were considered. Most studies were clinical trials (44.8%) and did not use rating scales to start the transition process (82.7%). In the meta-analysis, positive effect of stimulation of the sensory-motor-oral system was observed with respect to the transition time to oral diet (p=0.0000), but not in relation to the length of hospital stay (p=0.09). However, heterogeneity between studies was found both in the analysis of the transition time to full oral feeding (I2=93.98) and in the length of hospital stay (I2=82.30). CONCLUSION: The transition to oral feeding is an important moment, and various physical and clinical characteristics of preterm infants have been used to describe this process. Despite the impossibility of generalizing the results due to the heterogeneity of the studies, we have noted the importance of strategies for stimulation of sensory-motor-oral system to decrease the period of transition to full oral feeding system.
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