Acessibilidade / Reportar erro
CoDAS, Volume: 28, Número: 3, Publicado: 2016
  • Editorial Editorial

    Navas, Ana Luiza; Silva, Roberta Gonçalves da
  • Potencial evocado auditivo de estado estável em crianças e adolescentes Original Article

    Luiz, Cyntia Barbosa Laureano; Garcia, Michele Vargas; Azevedo, Marisa Frasson de

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução A aplicabilidade do potencial evocado auditivo de estado estável tem crescido no diagnóstico audiológico. Objetivo Verificar a correlação entre os limiares eletrofisiológicos obtidos no Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável e os limiares comportamentais obtidos na audiometria tonal liminar em crianças e adolescentes com audição normal e perda auditiva neurossensorial de grau moderado a moderadamente severo. Métodos Foram avaliados 25 indivíduos de ambos os sexos com idade entre 5 e 15 anos, distribuídos nos seguintes grupos: 15 indivíduos com audição normal e 10 indivíduos com perda auditiva neurossensorial de grau moderado a moderadamente severo. Os indivíduos foram submetidos a: audiometria tonal liminar, logoaudiometria, medidas de imitância acústica (timpanometria e pesquisa dos reflexos acústicos) e ao potencial evocado auditivo de estado estável. Resultados No grupo com audição normal, os limiares eletrofisiológicos máximos situaram-se entre 19 a 27 dBcgNA. No grupo com perda auditiva de grau moderado a moderadamente severo, a correlação encontrada foi de 0,42 a 0,74. As diferenças médias do limiar eletrofisiológico e o limiar comportamental situaram-se entre: –0,3 e 12 dB para o grupo de audição normal e de –9 e 2 dB no grupo com perda auditiva de grau moderado a moderadamente severo. Conclusão No grupo com audição normal não houve correlação entre os limiares eletrofisiológicos e comportamentais, em contrapartida foi encontrada correlação positiva no grupo com perda de grau moderado a moderadamente severo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction The applicability of the Steady-State Auditory Evoked Potential has grown in audiological diagnosis. Objective To investigate the correlation between the electrophysiological thresholds and behavioural thresholds in individuals with normal hearing and sensorineural hearing loss. Method We evaluated 25 individuals of both genders aged between 5 and 15 years divided into the following groups: 15 individuals with normal hearing and 10 individuals with moderate and moderately severe sensorineural hearing loss. The individuals were submitted to pure tone audiometry, speech audiometry, acoustic impedance and Steady-State Auditory Evoked Potential. Results In the group with normal hearing, the maximum thresholds electrophysiological ranged from 19 to 27dBcgNA. In the group with moderate and moderately severe hearing loss the correlation was 0.42 to 0.74. Mean differences in electrophysiological and behavioural thresholds were between –0.3 and 12dB for the normal hearing group, –9 and 2dB in the moderate and moderately hearing loss group. Conclusion In the group with normal hearing there was no correlation between the electrophysiological and behavioural thresholds, however positive correlation was found in the group with loss of moderate and moderately severe.
  • Validação do questionário Parent’s Evaluation of Aural/Oral Performance of Children – PEACH em língua portuguesa brasileira Original Article

    Levy, Cilmara Cristina Alves da Costa; Rodrigues-Sato, Lyvia Christina Camarotto Battiston

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Traduzir, adaptar e validar o questionário Parent’s Evaluation of Aural/Oral Performance of Children para a língua portuguesa brasileira, aplicar o questionário e analisar a interação entre pais/cuidadores e crianças. Métodos Após ser traduzido, retrotraduzido e adaptado, o PEACH foi aplicado a 13 pais ou responsáveis por crianças deficientes auditivas de grau moderado a profundo atendidas no Ambulatório de Audiologia Educacional da instituição. Pediu-se aos pais que preenchessem o diário, respondessem ao questionário fornecendo o maior número de exemplos de comportamentos observados em cada questão e comparecessem ao retorno, após uma semana, para entrevista com a avaliadora ou terapeuta da criança. Resultados Os dados são apresentados em frequência e porcentagem. Usou-se o teste de qui-quadrado, tendo-se adotado 5% como nível de significância (p). Duas questões sofreram adaptação cultural para a língua portuguesa brasileira; as mães foram as pessoas que mais responderam ao questionário (69,2%). Conclusão O questionário foi traduzido e adaptado respeitando os aspectos culturais da população brasileira. Em algumas questões deve-se tomar cuidado ao analisar as respostas dos pais, levando-se em conta a idade da criança e o conteúdo linguístico exigido para que se observe o comportamento, evitando interpretações errôneas quanto à qualidade da amplificação e do uso do AASI/IC. A aplicação do questionário é de grande importância, visto que mede o desempenho das crianças em situações de sua vida diária.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Translate, adapt and validate the Parent's Evaluation of Aural/Oral Performance of Children questionnaire to Brazilian Portuguese, as well as analyzing the interaction between parents/caregivers and children. Methods After translated, back translated and adapted this questionnaire was administered to 13 parents or guardians of children with moderate to severe hearing loss that were treated in the ambulatory of audiology of the Institution. Parents should fill out the diary, answering the questionnaire, giving as many examples of observed behaviors for each question and return for follow-up after a week for an interview with the evaluator or child's therapist. Results Data are presented in frequency and percentage. We used chi-square test with a 5% significance level (p). Two questions were culturally adapted to Brazilian Portuguese. The questionnaires were answered by mothers most of the time (69.2%). Conclusions The questionnaire was translated and adapted respecting the cultural aspects of the Brazilian population. It was observed that, for some questions, it is necessary care when analyzing the answers that parents provide, taking into consideration the child's age and linguistic content that is required for the observed behavior, avoiding erroneous interpretations made on the quality of amplification and the use of hearing aids or CI due to this. The questionnaire is of great importance since it measures the performance of children in their daily life situations.
  • Volume derramado, saturação de oxigênio e frequência cardíaca durante a alimentação de recém-nascidos prematuros: comparação entre dois métodos alternativos de oferta Original Article

    Araújo, Viviane Castro de; Maciel, Ana Caroline Martinez; Paiva, Mariana de Almeida Ribeiro; Bezerra, Ana Cristina Barreto

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Comparar o uso da seringa e da técnica sonda-dedo para a oferta de dieta a prematuros, considerando-se volume de dieta oferecido e volume derramado, variação da saturação de oxigênio periférico e frequência cardíaca. Métodos Estudo quasi-experimental, com 30 prematuros, 13 do gênero feminino e 17 do masculino. As médias das idades gestacionais ao nascimento e no momento da avaliação (idade corrigida) foram de 33 4/7±4/7 e 36±4/7, respectivamente. Os pesos médios ao nascimento e na avaliação foram de 1.800±140 e 1.972±88 gramas. Foi avaliado um momento de alimentação com a seringa e outro com a sonda-dedo para a mesma criança, sendo caso e controle de si mesma. Utilizou-se oxímetro de pulso portátil para verificar a variação da saturação de oxigênio e a frequência cardíaca. Uma gaze foi colocada sob o queixo do bebê como anteparo da dieta derramada. Foram utilizados os testes ANOVA, t de Student pareado, Comparação Múltipla de Tukey e Correlação de Pearson, com nível de significância de 5%. Resultados Houve diferença para o volume oferecido e para o volume de leite derramado com os dois valores, sendo maiores quando a seringa foi utilizada. A frequência cardíaca foi diferente: antes/durante e antes/depois para ambas as formas de oferta, mas com valores considerados normais, assim como a saturação de oxigênio, que apontou aumento entre os momentos antes e depois da oferta para a seringa. Conclusão A técnica sonda-dedo proporciona menor derramamento da dieta, sendo as variações da saturação de oxigênio e frequência cardíaca consideradas normais para o neonato.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To compare the use of syringe and finger feeding to feed preterm newborns considering amount of milk offered, amount of milk spilled, variation of oxygen saturation, and heart rate. Methods Quasi-experimental study with 30 preterm newborns. Thirteen infants were females and 17 were males. The mean gestational age at birth and during evaluation (corrected age) was 33 4/7 ± 4/7 and 36 ± 4/7, respectively. Newborns’ mean birthweight and mean weight when evaluated was 1,800 ± 140 and 1,972 ± 88 grams. We assessed one feeding session using a syringe and another feeding session using the finger feeding technique. Both techniques were used in the same infant, so that the preterm newborns were controls for themselves. A portable pulse oximeter was used to check the variation of oxygen saturation and heart rate. A gauze pad was placed under the infants’ chin to absorb the spilled milk. The statistical tests used were: ANOVA, paired Student’s t test, Tukey Multiple Comparison test, and Pearson Correlation Coefficient. The level of significance was set at 5%. Results We found a difference between the techniques in terms of both amount of milk offered and amount of milk spilled. These amounts were larger when the syringe was used. Heart rate was different at two specific times: before/during and before/after feeding for both techniques. However, the values were within normal limits. Oxygen saturation values were also different, showing higher values after syringe feeding. Conclusions Finger feeding proved to cause less spillage, whereas the variations of oxygen saturation and heart rate were within normal limits.
  • O uso das conjunções por crianças com desenvolvimento típico de linguagem Original Article

    Glória, Yasmin Alves Leão; Hanauer, Letícia Pessota; Wiethan, Fernanda Marafiga; Nóro, Letícia Arruda; Mota, Helena Bolli

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar o uso das conjunções na fala espontânea de crianças de três anos de idade com desenvolvimento típico de linguagem, residentes do município de Santa Maria - RS. Métodos Participaram da pesquisa 45 crianças, com idades entre 3:0;0 e 3:11;29 (anos:meses;dias), do banco de dados do Centro de Estudos de Linguagem e Fala (CELF). Foi transcrita a fala espontânea de cada sujeito. Em seguida, foram feitas as análises das amostras identificando os tipos de conjunções de cada faixa etária. As amostras foram analisadas estatisticamente, analisando-se o número e o tipo de conjunções empregadas em cada faixa etária e comparando-as entre si. Resultados Os dados indicaram que quanto maior a faixa etária da criança, maior o número dos tipos de conjunções utilizadas por elas. Quanto à comparação entre as faixas etárias, houve diferença estatística na comparação entre os números médios de conjunções por faixa etária, assim como para conjunções aditivas e para conjunções subordinativas. Conclusão Aos três anos de idade, a criança já apresenta o uso gramatical das conjunções. No começo, aparecem as conjunções coordenativas aditivas, adversativas e explicativas, e aos 3:6, as conjunções mais complexas, como as subordinativas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate the use of conjunctions in the spontaneous speech of three years old children with typical language development, who live in Santa Maria - RS. Methods 45 children, aged 3:0;0 – 3:11;29 (years:months;days) from the database of the Center for the Study of Language and Speech (CELF) participated of this study. The spontaneous speech of each child was transcribed and followed by analysis of the samples to identify the types of conjunctions for each age group. The samples were statistically analyzed using the R software that allowed the evaluation of the number and type of conjunctions used in each age group by comparing them with each other. Results The data indicated that the higher the age of the child, the greater the number of types of conjunctions used by them. The comparison between age groups showed significant differences when comparing the average number of conjunctions per age group, as well as for additive conjunctions and subordinating conjunctions. Conclusion At age of three the children begin to develop the grammatical use of conjunctions, early appearing additive, adversative and explanatory coordinating conjunctions, and at 3:6 they are able to use the most complex conjunctions, as subordinating conjunctions.
  • Aspectos temporais auditivos de crianças com mau desempenho escolar e fatores associados Original Article

    Rezende, Bárbara Antunes; Lemos, Stela Maris Aguiar; Medeiros, Adriane Mesquita de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo investigar os aspectos temporais auditivos de crianças de 7 a 12 anos de idade com mau desempenho escolar e a associação com aspectos comportamentais, percepção de saúde, perfil escolar e de saúde e fatores sociodemográficos. Métodos trata-se de estudo observacional analítico transversal com 89 crianças de 7 a 12 anos de idade, com mau desempenho escolar das escolas públicas municipais de uma cidade do interior de Minas Gerais, participantes dos Atendimentos Educacionais Especializados. A primeira etapa da pesquisa foi realizada com os pais para coleta de informações sobre questões sociodemográficas, perfil de saúde e vida escolar. Além disso, os pais preencheram o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). A segunda etapa foi realizada com as crianças para investigação da autopercepção de saúde e da avaliação auditiva que constou da meatoscopia, Emissões Otoacústicas Transientes e testes que avaliam os aspectos temporais auditivos de ordenação temporal simples e resolução temporal. Foram consideradas como variáveis respostas os testes que avaliam os aspectos temporais auditivos e as variáveis explicativas foram agrupadas para realização da análise de regressão logística uni e multivariável, considerando o nível de significância de 5%. Resultados foi encontrada associação com significância estatística entre aspectos temporais auditivos e as variáveis idade, gênero, presença de reprovação e autopercepção de saúde. Conclusão as crianças com mau desempenho escolar apresentaram alterações dos aspectos temporais auditivos. As habilidades temporais avaliadas sugerem associação a diferentes fatores como: processo maturacional, autopercepção de saúde e histórico escolar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate the auditory temporal aspects in children with poor school performance aged 7-12 years and their association with behavioral aspects, health perception, school and health profiles, and sociodemographic factors. Methods This is an observational, analytical, transversal study including 89 children with poor school performance aged 7-12 years enrolled in the municipal public schools of a municipality in Minas Gerais state, participants of Specialized Educational Assistance. The first stage of the study was conducted with the subjects’ parents aiming to collect information on sociodemographic aspects, health profile, and educational records. In addition, the parents responded to the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). The second stage was conducted with the children in order to investigate their health self-perception and analyze the auditory assessment, which consisted of meatoscopy, Transient Otoacoustic Emissions, and tests that evaluated the aspects of simple auditory temporal ordering and auditory temporal resolution. Tests assessing the temporal aspects of auditory temporal processing were considered as response variables, and the explanatory variables were grouped for univariate and multivariate logistic regression analyses. The level of significance was set at 5%. Results Significant statistical correlation was found between the auditory temporal aspects and the variables age, gender, presence of repetition, and health self-perception. Conclusion Children with poor school performance presented changes in the auditory temporal aspects. The temporal abilities assessed suggest association with different factors such as maturational process, health self-perception, and school records.
  • Perfil escolar e as habilidades cognitivas e de linguagem de crianças e adolescentes do espectro do autismo Original Article

    Campos, Larriane Karen de; Fernandes, Fernanda Dreux Miranda

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo verificar a correlação entre tempo de permanência semanal na escola, e o desempenho de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em teste de inteligência não verbal e em habilidades comunicativas e de comportamento. Métodos Participaram deste estudo 44 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 12 anos. Todos os participantes estão matriculados em escolas regulares. Resultados Dos 44 participantes, 20 não responderam ao teste de inteligência não verbal; assim, eles foram divididos em dois grupos: - Grupo A: 24 participantes avaliados quanto a desempenho em inteligência não verbal e habilidades comunicativas e de comportamento e Grupo B, com 20 participantes avaliados quanto às habilidades comunicativas e de comportamento. Os resultados mostraram, no Grupo A, correlação positiva significativa entre a frequência escolar e a inteligência não verbal, e correlação negativa significativa entre frequência escolar e as inabilidades em linguagem expressiva e pragmática/social. No que diz respeito ao Grupo B, houve tendência a correlações negativas em todas as relações, mas significância apenas com relação às inabilidades pragmática/social. Conclusão De forma geral os resultados de ambos os grupos indicam que crianças com melhores resultados em inteligência não verbal e melhores habilidades de comunicação e comportamento tendem a permanecer mais tempo na escola por semana.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Verify the association between the time spent at school per week and the performance of children and adolescents with autism spectrum disorders in non-verbal intelligence test and communicative and behavioral abilities. Methods Participants were 44 children and adolescents aged 6 to 12 years. All participants were enrolled in regular schools. Results Of the 44 participants, 20 did not respond to the non-verbal intelligence test. Therefore, the participants were divided into two groups: Group 1 was composed of 24 participants who were assessed in non-verbal intelligence, behavior and communication abilities; Group B comprised 20 participants who were assessed in communication and behavior abilities. Results for Group A showed significant positive correlation between the time spent at school per week and non-verbal intelligence, and significant negative correlation regarding impairments in expressive language and social/pragmatic abilities. Results for Group B presented a tendency to negative correlations in all associations, with significant correlation only with respect to social pragmatics. Conclusion The overall results for both groups indicate that children with higher non-verbal intelligence scores and better communication and behavior abilities tend to spend more time at school per week.
  • Categorias enunciativas na descrição do funcionamento de linguagem de mães e bebês de um a quatro meses Original Article

    Kruel, Cristina Saling; Rechia, Inaê Costa; Oliveira, Luciéle Dias; Souza, Ana Paula Ramos de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo apresentar categorias que expliquem o funcionamento de linguagem de um bebê com sua mãe a partir do conceito de sistema semiótico benvenisteano e verificar se tais categorias podem ser descritas numericamente. Método Quatro díades foram acompanhadas em três etapas. O primeiro estudo consistiu na análise qualitativa das filmagens transcritas, realizadas em cada uma das etapas. Pretendeu-se identificar os princípios enunciativos atrelados à relação do sistema semiótico corporal do bebê à linguagem materna, a saber, os princípios da interpretância e homologia. Outro estudo foi realizado por meio da análise numérica descritiva das categorias enunciativas identificadas e pela escala de comportamentos mãe-bebê, a partir da aplicação do Software ELAN (EUDICO Linguistic Anotador). Resultados Percebeu-se mutualidade mãe-bebê na maior parte das cenas analisadas. Identificaram-se, na homologia e na interpretância, categorias enunciativas produtivas que demonstram a relação demanda do bebê com a interpretação materna. Também foi possível utilizá-las para descrever numericamente as interações mãe-bebê. Além disso, outras categorias emergiram havendo mais subtipos de produções maternas que não estão diretamente relacionadas à demanda do bebê, demonstrando que este está exposto à linguagem de características heterogêneas. Conclusão O conceito de sistema semiótico permitiu propor categorias de funcionamento de linguagem identificáveis na relação mãe-bebê. Tais categorias puderam ser descritas numericamente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To present categories which explain the language functioning between infants and their mothers from Benveniste’s concept of semiotic system, and verify whether such categories can be described numerically. Method Four mother-infant dyads were monitored in three stages. The first study consisted of a qualitative analysis of the transcribed video recordings conducted in each stage. We intended to identify the enunciative principles associated with the relationship between the semiotic system of the infant’s body and their mother’s language, namely, the principles of interpretancy and homology. The other study was conducted by means of a descriptive numerical analysis of the enunciative categories and the infant caregiver scale of behavior, using the ELAN software (EUDICO Linguistic Anotador). Results Mutuality in mother-infant interactions was observed in most of the scenes analyzed. Productive enunciative categories demonstrated in the infant’s demand/mother’s interpretation relation was identified in homology and interpretancy. It was also possible to use these categories to describe the mother-infant interactions numerically. In addition, other categories emerged because there are other subtypes of maternal productions not directly related to infant demand. This shows that infants are exposed to language of heterogeneous characteristics. Conclusion The concept of semiotic system allowed the proposition of language functioning categories identifiable in the mother-infant relationship. Such categories were described numerically.
  • Theory of Mind (ToM) and language: stimulating metalinguistic skills in people with dementia Original Article

    Rosell-Clari, Vicent; González, Beatriz Valles

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The purpose of this paper was to assess the use of the Metalinguistic Skills Stimulation Program in Theory of Mind (ToM) in people with dementia. Methods An experimental research design was developed. Forty-two subjects, 28 women and 14 men, aged 61 to 87 participated in the study. The three following groups were created: Experimental Group and Control Group - both composed of people with dementia, and Normal Group - consisting of people without dementia or any medical and psychological disorders that keep them from living a normal life. All subjects in the sample were evaluated using the MMSE30 Test and the MetAphAs Test. The stimulation program was used with the Experimental Group in 40-minute sessions held twice a week for five months. After the program, a second evaluation or retest was performed. The data obtained were compared statistically and qualitatively, individually and between the different groups. Results A clear effect of the treatment was observed: most of the patients improved their average scores in the performance of various tasks and on the MetAphAs Test. Significant differences were observed when comparing the Experimental Group with the Control Group. Conclusions The evolution of each patient presents a multifactorial etiology, and it was influenced by different variables related to the patients and their psychosocial environment. The data encourage the development of further research with larger samples in order to achieve more conclusive results.
  • Gagueira na escola: efeito de um programa de formação docente em gagueira Original Article

    Silva, Lorene Karoline; Martins-Reis, Vanessa de Oliveira; Maciel, Thamiris Moreira; Ribeiro, Jessyca Kelly Barbosa Carneiro; Souza, Marina Alves de; Chaves, Flávia Gonçalves

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo verificar o que docentes de escolas públicas e privadas sabem sobre gagueira, bem como verificar a eficácia do Programa de Formação Docente em Gagueira na ampliação desses conhecimentos. Métodos participaram do estudo 137 docentes da educação infantil. Inicialmente os docentes responderam a um questionário sobre gagueira. Em seguida, 75 docentes participaram do Programa de Formação Docente em Gagueira com duração de quatro horas. Um mês após participação no programa, os docentes responderam novamente ao questionário. Resultados depois da formação, notou-se um aumento no percentual daqueles que consideram baixa a prevalência de pessoas que gaguejam na população. Os entrevistados passaram a relatar que a gagueira é mais frequente no gênero masculino. Houve aumento daqueles que consideram a gagueira hereditária. Diminuiu a incidência de educadores que acreditavam que a gagueira é psicológica. A maioria dos entrevistados passou a acreditar na multicausalidade da gagueira. Diminuiu o índice de educadores que afirmavam que a gagueira é emocional. Houve melhor entendimento de algumas atitudes que os educadores podem ter na tentativa de ajudar uma pessoa que gagueja. Conclusão os educadores possuíam algum conhecimento sobre gagueira, mas insuficiente para diferenciá-la dos demais distúrbios de linguagem. O programa ampliou os conhecimentos em relação à gagueira. Entretanto, mostrou-se mais efetivo para as características da gagueira do que para as atitudes dos educadores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Verify the knowledge of teachers from public and private schools about stuttering and attest the effectiveness of the Teacher Training Program on Stuttering in the expansion of this knowledge. Methods The study sample comprised 137 early-childhood teachers. Initially, the teachers responded to a questionnaire on stuttering. After that, 75 teachers attended a 4-hour Teacher Training Program on Stuttering. One month later, the teachers responded to the same questionnaire again. Results The following points were observed after the training program: increased percentage of teachers who consider as low the prevalence of stuttering in the population; beginning of reports stating that stuttering is more frequent in males; increased number of teachers who consider stuttering hereditary; decreased incidence of teachers who believe stuttering is psychological; prevalence of those who believe stuttering is a consequence of multiple causes; decreased rate of teachers who believe stuttering is emotional; a better understanding of how educators should behave to help stutterers. Conclusion Before the course, the teachers had some knowledge regarding stuttering, but it was insufficient to differentiate from other language disorders. The Program expanded their knowledge on stuttering. However, it proved to be more effective with respect to the characteristics of stuttering than to the attitudes of the teachers.
  • Educação mediada por tecnologia em Fonoaudiologia: impacto na motivação para aprendizagem sobre o Sistema Miofuncional Orofacial Original Article

    Rondon-Melo, Silmara; Andrade, Claudia Regina Furquim de

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi comparar três métodos de aprendizagem sobre Anatomia e Fisiologia do Sistema Miofuncional Orofacial quanto à motivação para a aprendizagem em Fonoaudiologia. Participaram 36 estudantes do segundo ano de graduação, após assinatura de termo de consentimento livre e esclarecido. Cada estudante foi alocado randomicamente nos grupos: Grupo I (GI) – 12 participantes do Método Interativo 1 (MI1); Grupo II (GII) – 12 participantes do Método Interativo 2 (MI2); Grupo III (GIII) – 12 participantes do Método Tradicional (MT). Os métodos de aprendizagem foram aplicados durante horário de estudo complementar semanal, após aula expositiva de disciplina obrigatória. Concluída a aplicação dos métodos de aprendizagem, foi aplicado o questionário Instructional Materials Motivation Survey para avaliar a motivação. Os dados foram submetidos à análise estatística no software SPSS versão 21. A comparação entre os grupos foi realizada pela ANOVA seguida pelo teste post hoc de Tukey. O nível de significância foi de 5%. Os grupos diferiram em todos os aspectos avaliados e na pontuação total (F2,33=3691,17 p<0,001). O GII teve maior pontuação geral (GI x GII = p=0,015; GI x GIII = p=0,115; GII x GIII = p<0,001). Com relação à atenção (GII x GIII = p=0,001) e à confiança (GII x GIII = p=0,003), o GII teve maior pontuação que o GIII. Não houve diferença quanto à relevância. O GII teve a maior pontuação para satisfação (GI x GII = p=0,023; GII x GIII = p<0,001). Neste estudo, foi observado que o modelo computacional 3D foi mais eficiente para motivar os estudantes durante a aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to compare the learning motivation of three learning methods as means of teaching Anatomy and Physiology of the Orofacial Myofunctional System of second-year Speech-Language and Hearing Sciences undergraduate students. The study was conducted with 36 students that participated after signing an informed consent form. Each student was randomly allocated to the groups: Group I (GI) – 12 participants using Interactive Method 1 (IM1); Group II (GII) – 12 participants using Interactive Method 2 (IM2); and Group III (GIII) – 12 participants using the Traditional Method (TM). The learning methods were applied during weekly complementary study schedule, following the discipline’s lectures. Upon the conclusion of the learning methods application, the Instructional Materials Motivation Survey questionnaire was administered for evaluating the students’ learning motivation. Data were analyzed using SPSS software version 21. Comparisons between groups were performed using ANOVA followed by Tukey post hoc test. The significance level was set at 5%. The groups differed in all evaluated aspects with the total score (F2,33 = 3691.17 p <0.001). The GII had the highest overall score (GI x GII = p = 0.015; GI x GIII = p = 0.115; GII x GIII = p <0.001). On attention (GII x GIII = p = 0.001) and confidence (GII x GIII = p = 0.003), GII had higher scores than GIII. There was no difference between groups on relevance. For satisfaction, GII had the highest score (GI x GII = p = 0.023; GII x GIII = p <0.001). Therefore, summatively, the 3D computer model was more efficient in enhancing students’ learning motivation.
  • Valores de nasalância para sílabas produzidas por falantes do Português Brasileiro Original Article

    Marino, Viviane Cristina de Castro; Cardoso, Vanessa Moraes; Ramos, Renata Giorgetto; Dutka, Jeniffer de Cássia Rillo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo o objetivo do estudo foi estabelecer valores de nasalância para sílabas produzidas por falantes do Português Brasileiro com diferentes idades e sexo. Métodos Participaram deste estudo 245 falantes do Português Brasileiro (121 do sexo masculino e 124 do sexo feminino), de ambos os sexos, divididos em quatro grupos de idade: 57 crianças, 61 adolescentes, 65 adultos jovens e 62 adultos. Valores de nasalância foram obtidos para um conjunto de 14 sílabas (dez orais e quatro nasais), utilizando o Nasômetro II 6400. Resultados Valores de nasalância mais altos foram encontrados para sílabas nasais quando comparadas às orais e para as sílabas constituídas pela vogal /i/ quando comparadas com a vogal /a/. Valores de nasalância mais altos foram obtidos para mulheres quando comparados aos dos homens e, particularmente, para os adultos. Conclusão Valores de nasalância das sílabas produzidas por falantes do Português Brasileiro demonstraram variação quanto às sílabas investigadas e também para variável sexo para falantes adultos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This study aimed to determine nasalance values for syllables produced by Brazilian Portuguese speakers of different ages and gender. Methods Nasalance scores were collected for 14 syllables (10 orals and 4 nasals) using Nasometer II 6400. The participants were 245 Brazilian Portuguese speakers (121 males and 124 females), both genders, divided into four age groups: 57 children, 61 adolescents, 65 young adults and 62 adults. Results Nasalance scores for nasal syllables were higher than for oral syllables. For both, oral and nasal syllables, nasalance scores were higher for vowel /i/ than for /a/. Across all syllables, the females’ nasalance scores were higher than males, with most of this difference attributed to the oldest age group where females mean nasalance was three points higher than males. Conclusion Values obtained demonstrated nasalance scores variation according to gender, particularly for the adult group and for the syllables tested.
  • Avaliação para o início da alimentação oral de recém-nascidos pré-termo Original Article

    Bolzan, Geovana de Paula; Berwig, Luana Cristina; Prade, Leila Sauer; Cuti, Lilian Kopp; Yamamoto, Raquel Coube de Carvalho; Silva, Ana Maria Toniolo da; Weinmann, Angela Regina Maciel

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo avaliar a acurácia do Preterm Oral Feeding Readiness Scale - POFRAS para iniciar a alimentação oral de recém-nascidos pré-termo e verificar a concordância entre este instrumento e o instrumento de avaliação do Nível de Habilidade Oral. Métodos Foram avaliados 82 recém-nascidos pré-termo quanto à prontidão para o início da alimentação oral através do POFRAS e da avaliação do Nível de Habilidade Oral, durante a primeira alimentação oral. A acurácia do POFRAS foi estimada em relação à variável proficiência, por meio da Curva ROC (Receiver Operating Characteristic Curve). Para a análise da concordância entre os instrumentos, foi utilizado o coeficiente Kappa. Resultados A acurácia global do POFRAS foi de 71,29%. O ponto de corte 29 foi o que apresentou melhor equilíbrio entre sensibilidade e especificidade. O coeficiente Kappa mostrou fraca concordância entre os instrumentos na identificação dos RN aptos e inaptos a mamar por via oral (k=0.281). Conclusão a acurácia do POFRAS para o início da alimentação oral, estimada por meio da variável proficiência, foi semelhante à obtida com a técnica de translactação. Observou-se fraca concordância entre os instrumentos avaliados. Sugere-se, portanto, que estes instrumentos de avaliação sejam usados de forma complementar na prática clínica, uma vez que ambos apresentam aspectos importantes do comportamento alimentar do prematuro, que ao serem analisados conjuntamente permitirão orientar a conduta necessária para propiciar uma transição alimentar mais breve e eficaz para essa população.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To assess the accuracy of the Preterm Oral Feeding Readiness Scale (POFRAS) on the beginning of oral feeding in preterm infants and to verify the concordance between this tool and the Oral Feeding Skill Level. Methods 82 preterm infants were assessed by POFRAS regarding their readiness to initiate oral feeding and by the oral feeding skill level evaluation during the first oral feeding. POFRAS's accuracy was estimated regarding proficiency by a Receiver Operating Characteristics (ROC) curve. The concordance between the tools was obtained by analysis of the Kappa coefficient. Results POFRAS's global accuracy was of 71.29%. The cut-off value of 29 was the one that presented most optimization of the sensitivity based on specificity. The Kappa coefficient has shown a weak concordance between the instruments to identify infants able and unable to oral feeding (k=0.281). Conclusion POFRAS's accuracy to initiate oral feeding considering the proficiency was similar to that obtained with the technique of translactation. We observed a weak concordance between the instruments. We suggest that, in clinical practice, both instruments should be used in a complementary manner, since both present important aspects of the preterm feeding behavior that together will better guide the necessary conduct to provide an effective and quick transition to full oral feeding in this population.
  • Influência da amostra de fala na classificação perceptiva da hipernasalidade Original Article

    Medeiros, Maria Natália Leite de; Fukushiro, Ana Paula; Yamashita, Renata Paciello

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar a influência do tipo de amostra de fala, conversa espontânea ou repetição de sentenças, sobre o índice de concordância intra e interavaliadores obtido na classificação perceptiva da hipernasalidade. Métodos Foram selecionadas e editadas 120 amostras de fala gravadas em áudio (60 contendo trechos de conversa espontânea e 60 contendo repetição de sentenças) de indivíduos com fissura de palato±lábio reparada, de ambos os sexos, com idade entre 6 e 52 anos (média=21±10 anos). Três fonoaudiólogas experientes, utilizando seus critérios internos, classificaram a hipernasalidade em escala de 4 pontos: 1=ausente, 2=leve, 3=moderada e 4=grave, primeiramente na amostra de conversa espontânea e, 30 dias depois, na repetição de sentenças. Os índices de concordância intra e interavaliadores foram estabelecidos para ambos os tipos de amostra de fala e comparados entre si por meio do Teste Z com nível de significância de 5%. Resultados A comparação dos índices de concordância intra-avaliadores entre os dois tipos de amostra de fala mostrou aumento dos coeficientes obtidos na análise da repetição de sentenças em relação aos obtidos na conversa espontânea, já a comparação entre os índices de concordância interavaliadores não mostrou diferença significante entre as três avaliadoras para os dois tipos de amostras de fala. Conclusão A repetição de sentenças favoreceu a confiabilidade do julgamento perceptivo da hipernasalidade de um mesmo avaliador, visto que a concordância intra-avaliadores na análise desta amostra de fala foi maior. No entanto, o tipo de amostra de fala não influenciou a concordância entre diferentes avaliadores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate the influence of speech sample of spontaneous conversation or sentences repetition on intra and inter-rater hypernasality reliability. Methods One hundred and twenty audio recorded speech samples (60 containing spontaneous conversation and 60 containing repeated sentences) of individuals with repaired cleft palate±lip, both genders, aged between 6 and 52 years old (mean=21±10) were selected and edited. Three experienced speech and language pathologists rated hypernasality according to their own criteria using 4-point scale: 1=absence of hypernasality, 2=mild hypernasality, 3=moderate hypernasality and 4=severe hypernasality, first in spontaneous speech samples and 30 days after, in sentences repetition samples. Intra- and inter-rater agreements were calculated for both speech samples and were statistically compared by the Z test at a significance level of 5%. Results Comparison of intra-rater agreements between both speech samples showed an increase of the coefficients obtained in the analysis of sentences repetition compared to those obtained in spontaneous conversation. Comparison between inter-rater agreement showed no significant difference among the three raters for the two speech samples. Conclusion Sentences repetition improved intra-raters reliability of perceptual judgment of hypernasality. However, the speech sample had no influence on reliability among different raters.
  • Autoavaliação e prontidão para mudança em pacientes disfônicos Original Article

    Lopes, Leonardo Wanderley; Vilela, Eveline Gonçalves

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar se existe associação entre a autoavaliação vocal e a prontidão para mudança em pacientes disfônicos. Método Participaram 151 pacientes com queixa vocal e diagnóstico de disfonia, entre 18 e 65 anos de idade, 47 homens e 104 mulheres, atendidos no ambulatório de voz de uma instituição pública. Foram aplicados quatro instrumentos de autoavaliação, incluindo o Questionário de Qualidade de Vida em Voz (QVV), o Índice de Desvantagem Vocal (IDV) e a Escala de Sintomas Vocais (ESV), além da utilização do instrumento URICA-VOZ, para verificação do estágio de prontidão para mudança dos pacientes. Todos os instrumentos foram aplicados imediatamente antes do início da terapia vocal. As variáveis foram correlacionadas e comparadas por meio de estatística inferencial. Resultados A maioria dos pacientes encontrava-se no estágio de contemplação (76,2%, n = 115), 22 (14,6%), no estágio de pré-contemplação e 14 (9,3%), no estágio de ação. Houve correlação negativa entre o escore no URICA-VOZ e o domínio socioemocional e escore total do QVV. Ocorreu correlação positiva entre o escore do URICA-VOZ e os domínios total, emocional e funcional do IDV, assim como entre o escore do URICA-VOZ e os domínios total, de limitação e emocional da ESV. Apenas os valores do domínio socioemocional do QVV e emocional no ESV apresentaram diferenças estatisticamente significantes entre os estágios motivacionais. Conclusões Existe associação entre a autoavaliação vocal e a prontidão para mudança em pacientes disfônicos. Pacientes com maior impacto na qualidade de vida em voz no QVV e maior frequência de sintomas vocais referida na ESV apresentam maior prontidão para mudança.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To examine whether there is an association between vocal self-assessment and readiness for change in dysphonic patients. Methods 151 patients with vocal complaints and diagnosis of dysphonia, between 18 and 65 years of age, 47 men and 104 women treated at the voice clinic of a public institution participated in the study. Four self-assessment instruments were applied, including the Voice-Related Quality of Life (V-RQOL), the Voice Handicap Index (VHI) and the Voice Symptom Scale (VoiSS), and the use of URICA-VOICE instrument to verify the patients stage of readiness for change. All instruments were applied immediately before the start of vocal therapy. The variables were correlated and compared using inferential statistics. Results Most patients were in the contemplation stage (76.2%, n = 115), 22 (14.6%) were in the pre-contemplation stage and 14 (9.3%) in the action stage. There was a negative correlation between the score in URICA-VOICE and the socio-emotional domain and total score V-RQOL. There was a positive correlation between the score URICA-VOICE and full social, emotional and functional VHI, as well as between the score URICA-VOICE and full fields, limitation and emotional VoiSS. Only the social-emotional domain V-RQOL and emotional in VoiSS values showed statistically significant differences between the motivational stages. Conclusion There is association between vocal self-assessment and readiness for change in dysphonic patients. Patients with major impact on quality of life in voice in V-RQOL and higher frequency of vocal symptoms mentioned in the VoiSS show greater readiness for change.
  • Relação entre a presença de sinais videolaringoscópicos sugestivos de refluxo laringofaríngeo e distúrbio de voz em professoras Original Article

    Andrade, Bruna Mateus Rocha de; Giannini, Susana Pimentel Pinto; Duprat, André de Campos; Ferreira, Léslie Piccolotto

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar a relação entre a presença de sinais videolaringoscópicos sugestivos de refluxo laringofaríngeo (RLF) e distúrbio de voz (DV) em professoras. Métodos Pesquisa de natureza transversal, com amostra por conveniência que teve, como critérios de inclusão, ter mais de 18 anos, ser professor do sexo feminino, procurar atendimento com queixa de DV e/ou de RLF. Os fatores de exclusão foram: ser fumante e apresentar alterações respiratórias. Todos os sujeitos preencheram os seguintes instrumentos: Condição de Produção Vocal – Professor (CPV-P), inclusive o Índice de Triagem para Distúrbio de Voz (ITDV), e o Índice de Desvantagem Vocal (IDV). Fez-se coleta de amostra de fala para avaliação perceptivo-auditiva da voz e todas foram submetidas à avaliação otorrinolaringológica. Resultados Foram avaliadas 121 professoras, com média de idade de 43 anos e de 7,8 horas-aula por dia. Somente 24% das professoras não apresentaram lesões em pregas vocais e 42,1% apresentaram sinais videolaringoscópicos sugestivos de RLF. No grupo de professoras com presença de sinais de RLF, os sintomas do ITDV mais relatados foram garganta seca, rouquidão, pigarro, e a média do IDV foi de 17,9 pontos. Não houve associação entre distúrbio de voz e presença de sinais videolaringoscópicos sugestivos de RLF. Na análise de regressão logística binária múltipla, os fatores independentes para o RLF foram idade e escore (tercil: 13-20) do IDV. Conclusão Não houve associação entre o DV e o RLF e sim entre idade e escore IDV.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To analyze the relationship between the presence of videolaryngoscopic signs suggestive of laryngopharyngeal reflux (LPR) and voice disorder (VD) in teachers. Methods this is a cross-sectional study with convenience sample and inclusion criteria as subjects 18 years or older, be a teacher female, seek care with complaint of VD and/or LPR. The exclusion criteria included smoking and presence of respiratory changes. All subjects concluded the following instruments: Vocal Production Condition - Teacher (VPC-T), including the Screening Index for Voice Disorder (SIVD); and Voice Handicap Index (VHI). Speech samples were collected for voice perceptual assessment and all of them were submitted to otorhinolaryngology review. Results We evaluated 121 teachers, with a mean age of 43 years and 7.8 class hours per day. Only 24.0% of the teachers did not have vocal cord lesions and 42.1% had videolaryngoscopic signs suggestive of LPR. In the group of teachers with presence of Signs suggestive of LPR, the most common symptoms of SIVD were dry throat, hoarseness, throat clearing; the average VHI was 17.9 points. There was no association between voice disorder and presence of videolaryngoscopic signs suggestive of LPR. The independent factors for the LPR in the multiple binary logistic regression analysis were age and VHI score (tertile: 13-20). Conclusion There was no association between VD and LPR, but between age and VHI score.
  • Curva ROC do Protocolo Qualidade de Vida em Voz Pediátrico (QVV-P) Brief Communication

    Krohling, Lívia Lima; Paula, Kely Maria Pereira de; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    RESUMO Verificar a eficiência e determinar a nota de corte do instrumento Qualidade de Vida em Voz Pediátrico (QVV-P), bem como as medidas de sensibilidade, especificidade e eficiência. Participaram 230 voluntários, pais/responsáveis de crianças/adolescentes com e sem queixa vocal, de ambos os gêneros, com idade entre 2 e 18 anos, que responderam a versão brasileira validada do QVV-P, cujos três escores (geral, físico e socioemocional) foram analisados pela Receiver Operating Characteristic Curve (curva ROC). As notas de corte, a curva ROC e as medidas de especificidade, sensibilidade e eficiência variaram conforme o escore investigado - geral, físico ou socioemocional. O escore geral apresentou poder discriminatório excelente (eficiência=0,936; especificidade=0,991; e sensibilidade=0,881), o escore socioemocional teve classificação de rendimento razoável (eficiência=0,794; especificidade=0,604; e sensibilidade=0,983), e o escore físico foi um classificador excelente (eficiência=0,918; especificidade=0,946; sensibilidade=0,890). Foram determinadas as seguintes notas de corte e área sob a curva: escore geral- corte=96,25 e AUC=0,98; escore físico- corte=91,68 e AUC=0,97; e escore socioemocional- corte=96,87 e AUC=0,79. O protocolo QVV-P é um classificador excelente e eficiente na discriminação de crianças e adolescentes com e sem queixa vocal. A percepção dos pais/responsáveis quanto à presença de uma alteração na voz de seu filho possibilita a compreensão do comprometimento na qualidade de vida relacionada à voz, em 98% dos casos, principalmente, no que se refere às questões físicas do QVV-P.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT To verify the efficiency and to determine the cutoff values that discriminate children/adolescents with and without vocal complaints, as well as the measures of sensibility, specificity and efficiency of the Brazilian Pediatric Voice-Related Quality-of-Life Survey (P-VRQOL). The participants included 230 parents of children/adolescents of both genders, aged between 2 years and 18 years, with and without vocal complaints that responded the validated Brazilian version of P-VRQOL. The three scores (total, physical and social-emotional) were analyzed by the Receiver Operating Characteristic Curve (ROC curve). The cutoff values, ROC curve and the measures of specificity, sensibility and efficiency varied as the score investigated - total, physical or social-emotional. The total score demonstrated excellent discrimination (efficiency=0.936; specificity=0.991; and sensibility=0.881); the social-emotional score was a reasonable indicator (efficiency=0.794; specificity=0.604; and sensibility=0.983) and the physical score was an excellent sorter (efficiency=0.918; specificity=0.946; and sensibility=0.890). The cutoff values and area under curve were: total score- cutoff=96.25 and AUC=0.98; physical score- cutoff=91.68 and AUC=0.97; social-emotional score cutoff=96.87 and AUC=0.79. The P-VRQOL is an excellent sorter to discriminate children/adolescents with and without vocal complaints. The perception of parents about the presence of vocal problem allows the judge of lower quality of life in 98% of the cases, especially, in P-VRQOL physical domain.
  • Phonological awareness intervention and attention efficiency in children at risk: evidence of effectiveness on visual attention Brief Communication

    Porta, María Elsa; Carrada, Mariana Andrea; Ison, Mirta Susana

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Using a pretest and posttest comparison group design, this 20 weeks study investigated the effects of a phonological awareness training program (PATP) on attention efficiency (AE) in 57 children (age = 5 to 6 years) at risk. The experimental group received the PATP (EG; n=30). We obtained pretest and posttest measures of phonological awareness and AE. The ANOVA showed significant interaction effects of the PATP and time on phonological awareness and AE. For both groups, posttest AE score means were higher than pretest score means. Pretest measures showed that the AE score mean for the EG was lower than that for the Control Group (CG; n=31); whereas posttest data showed no between group differences. Contrast analysis showed that the EG gained a greater level of phonological awareness ability and AE over CG. Our results indicate that children’s attention efficiency not only improved as they developed, but also increased by means of a PATP.
  • O desenvolvimento da linguagem da criança após o implante coclear: uma revisão de literatura Systematic Review

    Monteiro, Clarice Gomes; Cordeiro, Ana Augusta de Andrade; Silva, Hilton Justino da; Queiroga, Bianca Arruda Manchester de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Levantar na literatura a descrição do desenvolvimento de linguagem de crianças usuárias de implante coclear. Estratégias de pesquisa Buscas na plataforma Pubmed e nas bases de dados Web of Science, Scopus e Science Direct, seguindo etapas de seleção e análise crítica dos periódicos encontrados e escolhidos. Critérios de seleção Selecionados artigos originais que abordavam crianças usuárias de implante coclear, nos quais eram mencionados o desenvolvimento de linguagem após a cirurgia. Excluídos artigos de estudo de caso, dissertações, capítulos de livros, editoriais e artigos originais que não referenciavam no título, no resumo ou no texto aspectos de desenvolvimento da comunicação oral, percepção dos sons e da fala e outras fases do desenvolvimento humano. Análise dos dados Foi criado um fichamento protocolar contemplando os seguintes pontos: autor, ano, local, amostra, tipo de estudo, objetivos, métodos utilizados, resultados principais e conclusão. Resultados Encontrados 5.052 artigos a partir da busca de descritores e termos livres. Desses, 3.414 foram excluídos pelo título, 1.245, pelo resumo e 358, pela leitura do texto completo, sendo selecionados 35, dos quais, 28 estavam repetidos. Ao final, sete artigos foram analisados nesta revisão. Conclusão Verifica-se que os usuários de implante coclear apresentam desenvolvimento linguístico e educacional aquém de seus pares com audição normal, porém melhor que os usuários de próteses convencionais, podendo igualar-se a eles com o passar do tempo. Há uma grande variabilidade nas metodologias dos testes, diminuindo, portanto, a efetividade e a confiabilidade dos resultados encontrados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Aim review the literature for studies that describe the language development of children after they receive cochlear implants. Research strategies Literature review on the PubMed, Web of Science, Scopus, and Science Direct databases, tracing the selection and critical analysis stages in the journals found and selected. Selection criteria We selected original articles looking at children with cochlear implants, which mentioned language development after surgery. Case studies, dissertations, books chapters, editorials, and original articles that did not mention aspects of oral communication development, perception of sounds and speech, and other stages of human development, in the title, abstract, or text, were excluded. Data analysis A protocol was created for this study including the following points: author, year, location, sample, type of study, objectives, methods used, main results, and conclusion. Results 5,052 articles were found based on the search descriptors and free terms. Of this total, 3,414 were excluded due to the title, 1,245 due to the abstract, and 358 from reading the full text; we selected 35, of which 28 were repeated. In the end, seven articles were analyzed in this review. Conclusion We conclude that cochlear implant users have slower linguistic and educational development than their peers with normal hearing - though they are better than conventional prostheses users - and they are able to match them over time. There is great variability in the test methodologies, thus reducing the effectiveness and reliability of the results found.
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br