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CoDAS, Volume: 33, Número: 2, Publicado: 2021
  • Eficácia da terapia fonoaudiológica em pacientes pós-intubação com disfagia orofaríngea: um ensaio clínico randomizado Original Article

    Turra, Giovana Sasso; Schwartz, Ida Vanessa Doederlein; Almeida, Sheila Tamanini de; Martinez, Chenia Caldeira; Bridi, Maristela; Barreto, Sérgio Saldanha Menna

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo verificar a eficácia da fonoterapia no retorno precoce da via oral em pacientes com disfagia pós-intubação orotraqueal. Métodos Ensaio clínico controlado, randomizado, duplo-cego, realizado por dois anos com pacientes de Unidades de Terapia Intensiva de um hospital. Os critérios de inclusão foram intubação orotraqueal>48 horas, idade ≥18 anos, estabilidade clínica e disfagia. Foram excluídos pacientes com traqueotomia, 4 a 7 pontos na Escala Funcional de Ingestão Oral (FOIS), distúrbios neurológicos. Os pacientes foram randomizados para grupo tratado (GT) ou grupo controle (GC) (dez dias de acompanhamento). O GT recebeu orientações, técnicas e manobras terapêuticas, exercícios vocais e miofuncionais orofaciais, introdução da dieta por via oral; o GC recebeu tratamento SHAM. Os desfechos foram progressão da ingestão oral, gravidade da disfagia e via alternativa de alimentação. Resultados Inicialmente foram avaliados 240 pacientes, desses 40 (16,6%) apresentaram disfagia. Trinta e dois pacientes preencheram os critérios de inclusão e 17 (53%) receberam terapia fonoaudiológica. A permanência da alimentação por sonda foi menor no GT (mediana de 3 dias) em comparação ao GC (mediana de 10 dias) (p=0.004). O tamanho do efeito da intervenção sobre o tempo de permanência com sonda nasoentéroica foi estatisticametne significativo entre os grupos (Cohen's d=1.21). O GT apresentou progresso nos escores FOIS em comparação ao GC (p=0.005). O GT também teve uma progressão nos níveis de gravidade do PARD (de disfagia moderada a leve) (p<0.001). Conclusão A terapia fonoaudiológica favorece uma progressão precoce da ingestão oral em pacientes pós-intubação com disfagia. Registro de Ensaio Clínico: RBR-9829jk.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to verify the efficacy of speech therapy in the early return of oral intake in patients with post-orotracheal intubation dysphagia. Methods It was a double-blinded randomized controlled trial for two years with patients of intensive care units of a hospital. Study inclusion criteria were orotracheal intubation>48hours, age≥18 years old, clinical stability, and dysphagia. Exclusion criteria were tracheotomy, score 4 to 7 in the Functional Oral Intake Scale (FOIS), neurological disorders. Patients were randomized into speech treatment or control group (ten days of follow-up). The treated group (TG) received guidance, therapeutic techniques, airway protection and maneuvers, orofacial myofunctional and vocal exercises, diet introduction; the control group (CG) received SHAM treatment. Primary outcomes were oral intake progression, dysphagia severity, and tube feeding permanence. Results In the initial period of study, 240 patients were assessed and 40 (16.6%) had dysphagia. Of this, 32 patients met the inclusion criteria, and 17 (53%) received speech therapy. Tube feeding permanence was shorter in TG (median of 3 days) compared to CG (median of 10 days) (p=0.004). The size effect of the intervention on tube feeding permanence was statistically significant between groups (Cohen's d=1.21). TG showed progress on FOIS scores compared to CG (p=0.005). TG also had a progression in severity levels of Dysphagia protocol (from moderate to mild dysphagia) (p<0.001). Conclusion Speech therapy favors an early progression of oral intake in post-intubation patients with dysphagia. Clinical Trial Registration: RBR-9829jk.
  • Desempenho perceptivo-auditivo em crianças com e sem transtorno fonológico na classe das oclusivas Artigo Original

    Assis, Mayara Ferreira de; Cremasco, Elissa Barbi Mouro Pagliari; Silva, Lídia Maurício da; Berti, Larissa Cristina

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Comparar o desempenho perceptivo-auditivo de crianças com e sem transtorno fonológico (TF) na tarefa de identificação dos contrastes entre os fonemas oclusivos. Método Foram selecionadas, de um banco de dados, informações referentes ao desempenho perceptivo-auditivo de 46 crianças (23 com diagnóstico de TF com acometimento nas oclusivas (G1) e 23 com desenvolvimento típico de fala (G2)), entre quatro e oito anos de idade, em uma tarefa de identificação na classe das consoantes oclusivas do Português Brasileiro, a partir do instrumento de avaliação de percepção de fala (PERCEFAL). O tempo de reação, os números de erros e acertos, bem como o padrão de erro perceptual foram considerados na análise. Resultados Com relação à acurácia perceptivo-auditiva o Test-T mostrou uma diferença estatisticamente significante, em que as crianças típicas tiveram uma média de acerto maior do que as crianças com TF e um tempo de reação menor para os acertos. No tocante ao padrão de erro a ANOVA de medidas repetidas mostrou um efeito significativo para o grupo e padrão de erro, mas não para a interação entre grupo e padrão de erro. O teste Post Hoc de Tukey mostrou para ambos os grupos que os erros envolvendo ponto articulatório foram superiores aos erros de vozeamento e vozeamento + ponto articulatório. Conclusão crianças com transtorno fonológico apresentam pior acurácia em relação às crianças sem alteração e, ainda, um maior tempo de resposta para os acertos. Erros envolvendo o ponto de articulação entre as oclusivas foram os mais frequentes em ambos os grupos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To compare the auditory-perceptual performance of children with and without phonological disorder (PD) in the identification task of contrasts between stops phonemes. Methods Information was selected from a database regarding the auditory-perceptual performance of 46 children (23 with a diagnosis of PD with involvement in the stops (G1) and 23 with typical speech development (G2)), aged 4 and eight years old, in an identification task of the class of stops consonants in Brazilian Portuguese, using the speech perception assessment instrument (PERCEFAL). The reaction time, the number of errors and correctness, as well as the pattern of perceptual error were considered in the analysis. Results Regarding the auditory-perceptual accuracy, T-Test showed a statistically significant difference, in which typical children had a higher average of correctness than children with PD and shorter reaction time for correct answers. Regarding the error pattern, repeated measures ANOVA showed a significant effect for the group and error pattern, but not for the interaction between group and error pattern. Tukey's Post Hoc test showed for both groups that errors involving place of articulation were superior to voicing and voicing + place of articulation errors. Conclusion children with phonological disorders have worse accuracy in relation to children without disorders and, also, longer response time for correctness. Errors involving the place of articulation between the stops were the most frequent for both groups.
  • Evolução da oferta de Fonoaudiólogos no SUS: um estudo sobre a correlação com os indicadores sociais no Brasil na última década Artigo Original

    Silva, Raul Philipe Marcos; Nascimento, Cynthia Maria Barboza do; Miranda, Gabriella Morais Duarte; Silva, Vanessa de Lima; Lima, Maria Luiza Lopes Timóteo de; Vilela, Mirella Bezerra Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar a correlação entre a oferta de Fonoaudiólogos no Sistema Único de Saúde (SUS) e os indicadores sociais no Brasil, entre 2007 e 2016. Método Estudo ecológico, cujas unidades de análise foram as 27 Unidades Federativas (UFs) do país. Foram calculados os indicadores da oferta de Fonoaudiólogos no SUS e a evolução relativa desta oferta no período, bem como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Gini, ambos referentes ao ano de 2010. A correlação foi investigada utilizando o teste de Spearman, com α=5%. Resultados Em 2007, a oferta de Fonoaudiólogos no SUS foi de 3,55/105 habitantes, com o menor indicador no Amazonas e o maior no Mato Grosso do Sul. Em 2016, este indicador quase dobrou no país, com permanência do menor valor no Amazonas e o maior no Piauí. Ocorreu uma importante evolução relativa da oferta de Fonoaudiólogos no Brasil, neste período, com significativas variações entre as UFs. Houve correlação negativa entre a evolução relativa na última década e o IDH, e positiva com o Índice de Gini. Conclusão A evolução da oferta de Fonoaudiólogos no SUS foi maior nas unidades federativas com menor desenvolvimento humano e maior concentração de renda. Não obstante, os resultados referentes a 2016 mostraram a manutenção do status quo, com a maior oferta naquelas unidades federativas com maior desenvolvimento humano.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Investigate the correlation between the provision of speech therapists in the Brazilian public healthcare system and social indicators between 2007 and 2016. Methods An ecological study was conducted. The units of analysis were the 27 federative units of Brazil. Indicators of the provision of speech therapists in public healthcare and the relative evolution of this provision in the period as well as the Human Development Index and Gini Index related to the year 2010 were analyzed. Correlations were investigated using Spearman’s test (α = 5%). Results In 2007, the provision of speech therapists in the public healthcare system was 3.55/105 residents, with the lowest indicator in the state of Amazonas and the highest in the state of Mato Grosso do Sul. In 2016, this indicator nearly doubled in the country; the lowest indicator was again in the state of Amazonas and the highest was in the state of Piauí. An important relative evolution occurred in the provision of speech therapists in Brazil in the period analyzed, with significant variation among the federative units. A negative correlation was found between the relative evolution in the last decade and the Human Development Index and a positive correlation was found with the Gini Index. Conclusion The increase in the provision of speech therapists in the Brazilian public healthcare system was greater in federative units with lower human development and a greater concentration of income. Despite this, the results from 2016 showed the maintenance of the status quo, with a greater provision in federative units with greater human development.
  • Triagem Auditiva Neonatal: associação entre a cobertura, oferta de fonoaudiólogos e equipamentos no Brasil Artigo Original

    Oliveira, Thalita da Silva; Dutra, Monique Ramos Paschoal; Cavalcanti, Hannalice Gottschalck

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a cobertura da triagem auditiva neonatal e sua associação com a quantidade de Fonoaudiólogos no SUS e de equipamentos disponíveis nas unidades federativas do Brasil nos anos de 2012 e 2018. Método O estudo é do tipo ecológico descritivo de séries temporais tendo como unidade de análise as Unidades de Federação do Brasil e os nascidos-vivos. Foi realizada a análise exploratória da cobertura da triagem auditiva neonatal e análise descritiva dos dados. O coeficiente de correlação do ranking de Spearman foi usado para medir a força e direção de associação entre duas variáveis ranqueadas. Resultados A COB no Brasil apresentou evolução de 24,1% para 67,6%. Observaram-se melhores coberturas estão nas Regiões Sul e Sudeste em 2012 e no ano de 2018 destacando-se a Região Sul e o estado do MS. A média do índice de fonoaudiólogos foi de 4,79 e 8,9/100.000 habitantes, respectivamente para os anos de 2012 e 2018. O índice da oferta de equipamentos de “Emissões Otoacústicas Evocadas Transientes” se manteve abaixo de 1/100.000 habitantes nos dois anos e em todas as unidades federativas do país. Conclusão A cobertura da triagem apresentou um aumento no Brasil, porém ainda abaixo do recomendado e está relacionada com o aumento da inserção de fonoaudiólogos no SUS. A distribuição espacial se apresenta heterogênea em todo seu território.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To determine the coverage of newborn hearing screening (NHS) and its association with the availability of speech therapists in the National Health System (SUS) and equipment in the states of Brazil in 2012 and 2018. Methods This is a descriptive ecological time series study with the Brazilian states and live births as units of analysis. An exploratory analysis of newborn hearing screening coverage and descriptive data analysis were performed. Spearman’s correlation coefficient was used to measure the strength and direction of the association between two ranked variables. Results Coverage in Brazil increased from 24.1% to 67.6%. Better coverage was observed in the South and Southeast regions in 2012, and in the former and Mato Grosso state (MS) in 2018. The average number of speech therapists was 4.79 and 8.9 / 100,000 inhabitants in 2012 and 2018, respectively. The index of “transient evoked otoacoustic emission” equipment was below 1 / 100,000 inhabitants in the two years in all the states of the country. Conclusion Screening coverage increased in Brazil, albeit below the recommended level, and is related to rising number of speech therapists in the SUS. Spatial distribution is heterogeneous throughout the country.
  • Escala para rastreio de dislexia do desenvolvimento: evidências de validade e fidedignidade Artigo Original

    Bassôa, Ana; Costa, Adriana C.; Toazza, Rudineia; Buchweitz, Augusto

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Investigar validade e fidedignidade de uma escala de rastreio para dislexia do desenvolvimento (DD) no ensino fundamental preenchida por professores. Método Avaliação empírica - 12 professores responderam a Escala de Leitura e Escrita (ELE) sobre 95 alunos de 3º ano do ensino fundamental, em dois momentos; os escolares realizaram testes de leitura e escrita (variáveis externas) para investigar a correlação entre a escala e o desempenho dos mesmos. Realizaram-se (1) análise fatorial, (2) avaliação da consistência interna, (3) investigação da relação entre um item da escala e o construto medido por teoria da resposta ao item (TRI) (4) correlação da escala com variáveis externas (Validade Convergente-VC); e (5) investigação da estabilidade temporal da avaliação. Resultados (1) a escala avalia um único fator; (2) o coeficiente alpha apontou que os itens são bons indicadores do construto; (3) a análise por TRI mostra que todos os itens foram monotônicos, indicando que um único construto determina a variabilidade (4) a correlação de Spearman foi moderada (11/17 itens), apontando a existência de VC; (5) o valor da correlação do coeficiente de estabilidade temporal indica que o resultado da ELE não varia de maneira significativa no tempo; (6) nove crianças obtiveram pontuações que sugerem encaminhamento para uma avaliação diagnóstica devido ao grau de dificuldade apresentado. Conclusão O estudo mostra evidências empíricas de validade e fidedignidade da ELE para rastreio de risco de DD. A porcentagem de crianças com suspeita de DD (aproximadamente 9%) corrobora a literatura internacional sobre prevalência de dislexia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose To investigate the empirical validity and reliability of a screener for risk of developmental dyslexia (DD) by elementary school teachers. Methods The scale was tested with 12 teachers who answered questions about their students (95 students total, all in the third year of elementary school); the students, in turn, performed reading and writing tasks which were used to investigate the association between screening scores and performance. The following analyses were carried out: (1) factor analysis; (2) internal consistency; (3) relationship between each scale item and the construct of interest, as measured by item response theory (IRT); (4) correlation of each scale item with external variables (reading and writing tests); and (5) the temporal stability of teachers’ evaluations. Results The analyses showed: (1) one factor was extracted; (2) strong internal consistency – the items in the scale are good indicators for screening of this construct; (3) items were monotonic (IRT), i.e., item variability is associated with one construct; (4) moderate Spearman correlation (11/17 items); (5) temporal stability – the result of screening did not vary over time. Conclusion This study shows evidence of validity and reliability of the proposed scale in its intended use of screening for developmental dyslexia. The percentage of children at risk for developmental dyslexia, according to the scale, was approximately 9%, which is in agreement with the international literature on the prevalence of dyslexia.
  • Recursos ambientais, tipos de brinquedos e práticas familiares que potencializam o desenvolvimento cognitivo infantil Artigo Original

    Pereira, Leiziane; Guedes, Sabrina da Conceição; Morais, Rosane Luzia de Souza; Nobre, Juliana Nogueira Pontes; Santos, Juliana Nunes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Identificar fatores associados ao desenvolvimento cognitivo de crianças de 24 a 42 meses de idade, assim como caracterizar a disponibilidade de brinquedos e recursos presentes no ambiente familiar e as práticas parentais que sinalizam estabilidade familiar. Método Estudo transversal analítico realizado com crianças regularmente matriculadas em instituições de ensino públicas e privadas de uma cidade de médio porte. O desenvolvimento cognitivo foi avaliado por meio do teste Bayley e a qualidade do ambiente que vive a criança foi avaliada utilizando-se o Inventário de Recursos do Ambiente Familiar- RAF adaptado. Para conhecimento do nível econômico das famílias utilizou-se o Critério de Classificação Econômica Brasil 2015 (CCEB). As crianças foram alocados em dois grupos com base no resultado do teste cognitivo e comparadas quanto às atividades e rotinas da família e recursos presentes no domicílio. Resultados Das 104 crianças avaliadas, 72% são matriculadas na rede de ensino público, 69% pertencentes as classes econômicas C e D. De acordo com o desenvolvimento cognitivo, 55% obtiveram desenvolvimento acima da média aritmética. Na análise bivariada observou-se que os passeios e viagens realizados pela criança, maior escolaridade materna e paterna, vínculo com creches particulares, assim como a maior disponibilidade de recursos e níveis econômicos maiores foram relacionados a melhores escores cognitivos. Os dois últimos fatores permaneceram como preditores do desenvolvimento cognitivo na análise de regressão logística binária. Conclusão Maior disponibilidade de recursos no ambiente familiar e níveis econômicos foram positivamente associados ao desenvolvimento cognitivo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To identify the factors associated with the cognitive development of children from 24 to 42 months of age, as well as to characterize the availability of toys and resources present in the family environment, and the parental practices that signal family stability. Methods Cross-sectional analytical study conducted with children regularly enrolled in public and private educational institutions of a medium-sized city. Cognitive development was assessed by means of the Bayley test and the quality of the environment was evaluated using the Adapted Family Environment Resource Inventory (FERI). The children were allocated into two groups based on the cognitive test result and compared regarding activities performed at home; reports of outings and trips in the last year; presence of regular scheduled activities; activities developed with parents; toys the child has or has had; presence of newspapers, magazines, and books at home; the person responsible for monitoring the child during day-care; and routines of the child and family. Results Of the 104 children evaluated, 72% were enrolled in the public education network and 69% belonged to economic classes C and D. Regarding cognitive development, 55% had above-average development. In the bivariate analysis, it was observed that greater availability of toys and materials for the child and higher economic levels were related to better scores on the cognitive development test. These remained as predictors of cognitive development in binary logistic regression analysis. Conclusion Greater availability of resources in the family environment and economic levels were positively associated with cognitive development in children.
  • Aplicação de um instrumento de triagem do vocabulário para crianças entre 3 e 7 anos: estudo piloto Artigo Original

    Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; Lemos, Flávia Ferreira; Azoni, Cíntia Alves Salgado

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo descrever o desempenho em vocabulário expressivo e receptivo de crianças entre três e sete anos de idade em um instrumento de triagem. Método a amostra foi composta por 133 crianças entre três e sete anos de idade, sem diagnósticos de deficiências ou transtornos do neurodesenvolvimento. Para a triagem, foi utilizado o instrumento TRILHAR, que inclui as habilidades de vocabulário receptivo e expressivo. Os dados foram analisados pelos testes Kruskal-Wallis, Mann-Whitney e Correlação de Spearman. Resultado houve diferença no desempenho dos grupos, além de correlação positiva entre a faixa etária e a pontuação na triagem. Ainda, verificou-se diferença nos desempenhos das provas de vocabulário receptivo e expressivo. Conclusão Foi verificada diferença no desempenho dos grupos nas tarefas de vocabulário receptivo, expressivo e no resultado final, com melhores resultados para o grupo de sete anos. Além disso, observou-se correlação positiva entre a idade e o desempenho na triagem, ou seja, quanto maior a idade, melhor o desempenho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to describe the performance of children between three and seven years of age in using an expressive and receptive screening instrument. Methods the sample consisted of 133 children between 3 and 7 years of age, without diagnoses of neurodevelopmental disabilities or disorders. The screening was performed with the TRILHAR instrument, which includes receptive and expressive vocabulary skills. The data were analyzed by the Kruskal-Wallis, Mann-Whitney, and Spearman Correlation tests. Results we observed a statistical difference in the groups’ performance, in addition to a positive correlation between the age group and the final score in the screening. There was statistical difference in the performance on the receptive and expressive vocabulary subtests. Conclusion We observed difference in the performance of the groups in receptive and expressive tasks, and in the final score, with better performance for the children with 7 years. In addition, age and performance on the screening test were positively correlated, that is, the older the age, the better the performance.
  • Speech, Spatial and Qualities of hearing scale na avaliação do benefício em usuários de prótese auditiva Artigo Original

    Pennini, Patricia Teixeira Menniti; Almeida, Katia de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo foi verificar o grau de confiabilidade do Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (SSQ), na avaliação do benefício em usuários de próteses auditivas. Método Participaram do estudo 30 adultos deficientes auditivos, candidatos ao uso (novatos) ou usuários em fase de troca de suas próteses auditivas (experientes). Todos os participantes realizaram avaliação audiológica completa, seleção e adaptação das próteses auditivas que incluiu a verificação com medidas com microfone sonda e avaliação do benefício do uso das próteses auditivas utilizando o questionário Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (SSQ). Inicialmente, foi aplicado o questionário SSQ Base, em forma de entrevista. Após quatro semanas de uso das próteses auditivas novas reaplicou-se o questionário SSQ, em sua versão B (para os novatos) e C (para os experientes). Resultados Foi identificada maior dificuldade no domínio Audição para fala, do que nos outros domínios Audição espacial e Qualidades da audição. Todas as questões foram de fácil compreensão para a maioria dos participantes, que relataram serem compatíveis com as situações do seu cotidiano. A análise estatística revelou alto coeficiente Alpha de Cronbach (>0,9), demonstrando boa consistência interna entre os diversos itens do questionário. Demonstrou ser uma valiosa ferramenta para avaliar subjetivamente o desempenho comunicativo com e sem próteses auditivas. Conclusão O SSQ mostrou ser um instrumento de fácil aplicação e com alta confiabilidade que permite avaliação do benefício em indivíduos que se encontram em processo de reabilitação auditiva e pode ser aplicado a indivíduos que utilizam diferentes tipos de próteses auditivas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To check the degree of reliability of the Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (SSQ), in the assessment of the benefit in hearing aid users. Methods Thirty hearing impaired adults, candidates for use (novice users) or users whose hearing aids (experienced users) were being replaced, participated in the study. All participants underwent complete audiological evaluation, selection and fitting of hearing aids, which included checking measurements with a probe microphone and assessment of the benefit from using hearing aids with the Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (SSQ) questionnaire. A basic SSQ questionnaire was administered in the form of an interview. Later, four weeks after having started using new hearing aids, the versions B (for novice users) and C (for experienced users) of the SSQ questionnaire were administered. Results Greater difficulty was identified in the Hearing for speech domain than in the other domains, namely Spatial hearing, and Qualities of hearing. Most participants found all questions easy to understand and reported they were compatible with the situations they dealt with in their daily life. Statistical analysis revealed a high Cronbach's alpha coefficient (>0.9), which is indicative of good internal consistency between the various items contained in the questionnaire. It proved to be a valuable tool for subjectively assessing communicative performance with and without the use of hearing aids. Conclusion The SSQ proved to be an instrument that is easy to administer and highly reliable, allowing for the assessment of the benefit in individuals who are undergoing auditory rehabilitation, and which can be administered to individuals using different types of hearing aids.
  • O impacto da implementação do Picture Exchange Communication System - PECS na compreensão de instruções em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo Artigo Original

    Santos, Patricia de Almeida; Bordini, Daniela; Scattolin, Monica; Asevedo, Graccielle Rodrigues da Cunha; Caetano, Sheila Cavalcante; Paula, Cristiane Silvestre; Perissinoto, Jacy; Tamanaha, Ana Carina

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da implementação do Picture Exchange Communication System – PECS na compreensão de instruções de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Método Trata-se de estudo longitudinal. A amostra foi constituída por 20 crianças com TEA não verbais, sendo 15 meninos e 5 meninas, na faixa etária de 6 a 12 anos, avaliadas e diagnosticadas por equipe multidisciplinar, segundo os critérios do DSM-5. Para avaliação da compreensão de instruções foram aplicadas 8 instruções visuais e 8 instruções orais, em dois momentos do Programa de Implementação do PECS: no início das fases II e IV. O programa foi composto por 24 sessões de terapia fonoaudiológica individual com a presença do familiar e obedeceu às seis fases propostas originalmente pelo Manual de Treinamento do PECS. Resultados Houve aumento expressivo na compreensão de todas as instruções, na comparação entre os dois momentos do estudo; sendo que em seis das instruções orais (p=0,001) e cinco das instruções visuais (p=0,002), esse aumento foi estatisticamente significante. Conclusão Foi possível observar o impacto positivo do uso do PECS na compreensão de instruções tanto visuais quanto orais, mostrando que esse sistema não apenas fornece uma ferramenta de comunicação aumentativa ou alternativa para a criança se expressar, mas também promove melhora significativa na compreensão das informações contextuais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The purpose of this study was to analyze the impact of the implementation of the Picture Exchange Communication System (PECS) on the comprehension of instructions by children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Methods This is a longitudinal study (N° 0809/2018). The sample consisted of 20 children with nonverbal ASDs, 15 boys and 5 girls, aged 6 to 12 years, evaluated and diagnosed by a multidisciplinary team according to the DSM-5. For assessment of the comprehension of instructions, we used eight visual instructions and eight oral instructions, which were applied at two points in the PECS Implementation Program: early phases II and IV. The program consisted of 24 individual speech therapy sessions with the presence of a family member and followed the six phases originally proposed by the PECS Training Manual. Results There was an expressive increase in the comprehension of all instructions, in the comparison between the two moments of the study; and this increase was statistically significant in six of the oral instructions (p=0.001) and five of the visual ones (p=0.002). Conclusion It was possible to observe the positive impact of the use of PECS in the comprehension of both visual and oral instructions, showing that this system not only provides an augmentative or alternative communication tool for the children to express themselves but also promotes significant improvement in the understanding of contextual information.
  • Maturidade simbólica, vocabulário e desempenho intelectual de crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem Artigo Original

    Mendes, Janieri Braz Almeida; Santos, Cindy Carvalho dos; Soares, Aparecido José Couto; Befi-Lopes, Debora Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar se o desempenho da primeira avaliação da maturidade simbólica de crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem, se correlaciona com o desempenho em provas formais de avaliação da função intelectual não-verbal e vocabulário receptivo e expressivo após os 5 anos de idade. Método A pesquisa foi composta por 26 sujeitos, sendo 19 do sexo masculino, e 7 do sexo feminino, com média de idade de 4:10. Todos os participantes tinham, por ocasião da avaliação inicial, hipótese diagnóstica de TDL, posteriormente confirmada com base em critérios de inclusão e exclusão descritos internacionalmente. Foram analisados dados em relação à maturidade simbólica, vocabulário e desempenho em avaliação intelectual padronizada e investigada correlação entre eles. Todos os dados passaram por análise estatística e os intervalos de confiança foram de 95%. Resultados Quanto à maturidade simbólica, verificou-se tanto para o jogo mais utilizado, quanto para o mais elaborado, que a maioria das crianças com transtorno de desenvolvimento da linguagem apresentaram jogos mais primitivos. Em relação ao vocabulário, os dados apontam um melhor desempenho em vocabulário receptivo. Na avaliação do quociente de inteligência, as crianças obtiveram, em sua maioria, classificações na média e superior à média. Em relação à interação entre variáveis estudadas, nenhuma correlação foi encontrada. Conclusão Não foram encontradas correlações entre as variáveis estudadas. Os dados são discutidos à luz de literatura internacional e promovem importantes reflexões a respeito do desenvolvimento simbólico-linguístico dessa população.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify whether the performance in the first assessment of pretend play of children with diagnostic hypothesis of developmental language disorder, correlates with the performance in formal tests of non-verbal intellectual function and both receptive and expressive vocabulary after 5 years old. Methods The research comprised 26 subjects, 19 of whom were male, and 7 were female, with an mean age of 4:10. All participants presented a diagnostic hypothesis of developmental language disorder based on inclusion and exclusion criteria described internationally. Data were analyzed in relation to pretend play, vocabulary and performance in standardized intellectual assessment test; we also investigated correlation between them. All data underwent statistical analysis and the confidence intervals were 95%. Results As for pretend play, it was found that most children with suspected developmental language disorder present more primitive symbolic development. Regarding vocabulary, the data show greater performance in receptive vocabulary than in expressive. In the assessment of the intelligence quotient, the children obtained, in their majority, classifications in the mean score and superior score to their age. Regarding the interaction between studied variables, no correlation was found. Conclusion No relationship was found between the studied variables. The data are discussed in the light of international literature and promote important reflections on the symbolic-linguistic development of this population.
  • Estudo comparativo das emissões otoacústicas evocadas em trabalhadores marítimos Offshore e Onshore Artigo Original

    Malheiros, Moara Karoline Silveira; Câmara, Volney de Magalhães; Garcia, Tatiana Rodrigues; Cavalcante, Dayane Calixto; Mendonça, Lucas Wilson de; Andrade, Maria Isabel Kós Pinheiro de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar a função coclear de trabalhadores marítimos Offshore e Onshore de uma empresa naval da cidade do Rio de Janeiro e estimar a magnitude de associação entre a exposição ocupacional ao ruído e/ou substâncias químicas e alterações na função coclear. Método Neste estudo, foram avaliados trabalhadores marítimos entre 20-49 anos, de ambos os gêneros, sem queixas auditivas, distribuídos em dois grupos: o Grupo Offshore, que operam em alto mar com exposição ocupacional; e o Grupo Onshore, que operam em escritórios sem exposição ocupacional. Para avaliação da função coclear, foram realizados os exames de emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente (EOAT) e por produto de distorção (EOAPD). Resultados As respostas das EOAT e EOAPD foram, em média, menores no Grupo Offshore, para todas as frequências analisadas. A proporção de falhas observadas também foi maior no grupo de exposição (Offshore), tanto no critério geral quanto por frequência específica, principalmente para as frequências mais agudas de cada teste, 4 kHz para EOAT e 6 kHz para EOAPD. Conclusão Os resultados sugerem que a exposição a ruído e/ou a substâncias químicas pode contribuir significativamente para alterações da função coclear de trabalhadores marítimos, mesmo antes de manifestarem queixas auditivas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate the cochlear function of offshore and onshore seafaring workers of a naval company in the city of Rio de Janeiro and to estimate the degree of association between occupational exposure to noise and/or chemical substances and alteration in cochlear function. Methods This study evaluated seafaring workers aged 20 to 49, of both genders, without auditory symptoms, divided into two groups: the Offshore Group, operating in the high seas with occupational exposure; and the Onshore Group, operating in offices without occupational exposure. Exams were performed to evaluate cochlear function, including transient evoked otoacoustic emissions (TEOAE) and distortion product otoacoustic emissions (DPOAE). Results The TEOAE and DPOAE responses were on average lower in the Offshore Group, for all frequencies analyzed. The proportion of failures observed was also higher in the exposure group (Offshore), for general response and specific frequency, mainly for the frequencies of 4 kHz for TEOAE and 6 kHz for DPOAE. Conclusion The results suggest that exposure to noise and/or chemical substances can contribute to alterations in cochlear function in seafarers even without manifesting auditory symptoms.
  • Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores Expandido: AMIOFE-E LACTENTES (6-24 MESES) Artigo Original

    Medeiros, Andréa Monteiro Correia; Nobre, Gabriela Rodrigues Dourado; Barreto, Íkaro Daniel de Carvalho; Jesus, Elisdete Maria Santos de; Folha, Gislaine Aparecida; Matos, Anna Luiza dos Santos; Nascimento, Sarah Catarina Santos do; Felício, Cláudia Maria de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Adaptar e validar conteúdo e aparência do Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores Expandido (AMIOFE-E) para lactentes de 6 a 24 meses de idade. Método Estudo de validação. Os parâmetros foram baseados em literatura sobre desenvolvimento motor orofacial, experiência dos autores e painel de 10 especialistas. Os dados foram analisados por estatística descritiva, Índice de Validade de Conteúdo e concordância entre especialistas. Resultados O protocolo foi organizado em blocos funcionais após manutenção, exclusão, modificação e acréscimo de itens, adaptando-se à faixa etária. Obteve-se alto nível de concordância em 90% dos itens. Na versão final foram acrescidos: histórico de alimentação e hábitos parafuncionais orofaciais, mobilidade facial, dentição, modo oral de respiração, deglutição de pastoso e detalhamentos específicos para a faixa etária. Acrescentou-se um manual operacional e uma tabela para registro de escores. Conclusão O Protocolo AMIOFE-E Lactentes e respectivo manual operacional foram validados quanto ao conteúdo e aparência, e poderá contribuir no diagnóstico miofuncional orofacial na faixa etária de 6 a 24 meses de idade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Adapt and validate the content and appearance of the Expanded Protocol of Orofacial Myofunctional Evaluation with Scores (OMES-E) for nursing infants aged 6 to 24 months. Methods This is a validation study. The parameters were based on the literature on orofacial motor development, the authors’ experience, and on a committee of ten members. Data analysis was performed using descriptive statistics, content validity index, and agreement among experts. Results The protocol was organized into functional blocks after maintenance, exclusion, modification, and addition of items, and was adapted according to the age group. A high level of agreement between experts was obtained for 90% of the items. The final version of the protocol includes new items such as history of feeding, orofacial parafunctional habits, facial mobility, dentition, oral breathing mode, swallowing of pasty food, and details specific for the age group. An operational manual and a table for recording the scores were also included. Conclusions The OMES-E Infants protocol was validated for its content and appearance, and may contribute to orofacial myofunctional diagnosis in the 6 to 24-month age group.
  • Efeitos da presença do cão na expressão de conteúdos psíquicos de um sujeito que gagueja: estudo de caso Relato De Caso

    Ichitani, Tatiane; Faccin, Annelisa Bruna; Costa, Julia Biancalana; Juste, Fabiola Staróbole; Andrade, Claudia Regina Furquim de; Cunha, Maria Claudia

    Resumo em Português:

    RESUMO A gagueira gera impactos negativos na qualidade de vida dos sujeitos e está associada a maior risco de desenvolvimento de problemas sociais e psíquicos. Nessa perspectiva, apesar da diversidade das hipóteses etiológicas e dos tratamentos da gagueira, destaca-se a interface entre psicologia e fonoaudiologia na abordagem dos aspectos bio-psíquicos envolvidos nesse quadro clínico. Pesquisas recentes indicam que a presença, especificamente de cães, pode auxiliar o paciente na elaboração simbólica de conteúdos psíquicos. Nessa perspectiva, o objetivo desse estudo é avaliar os efeitos da presença do cão na expressão de conteúdos psíquicos de um sujeito que gagueja, com a hipótese de que o enquadre pode reduzir o sintoma. O sujeito é M., sexo feminino, 45 anos, casada, sem filhos, cursou ensino fundamental completo e de auxiliar de cabeleireira. Passou pelo processo de terapia fonoaudiológica na presença do cão. Foi realizada uma entrevista semi-dirigida após o processo. Um cão coterapeuta, da raça Golden Retriever, participou de todas as sessões. Alguns conteúdos subjetivos relevantes observados no setting no decorrer do processo terapêutico fonoaudiológico, os quais parecem ter sido mobilizados pelo enquadre estabelecido pela interação entre terapeuta-paciente-cão, parecem demonstrar associação com a manifestação das disfluências. O cão fez contato físico, deu suporte, motivou e acolheu o sujeito em situações de demonstração de conflitos psíquicos. Assim, este estudo de caso clínico indica que o enquadre da presença e interação do cão favoreceu a redução do sintoma da gagueira, promovendo ambiente acolhedor possibilitando a integração psique-soma do sujeito.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Stuttering has negative impacts on an individual’s quality of life and is associated with higher risk of development of social and psychological problems. From this perspective, despite the diversity of etiological hypotheses for and treatments of stuttering, the interface between psychology and speech therapy in the approach to the biopsychic aspects involved in this clinical scenario stands out. Recent research indicates that the presence, specifically of dogs, can assist patients in symbolic elaboration of psychic content. From this perspective, the aim of this study is evaluate the effects of a dog's presence on the expression of the psychic content of a stuttering person, with the hypothesis that framing may reduce symptoms. The subject is M., female, 45 years old, married, without children, hairdressing assistant, with elementary school completed. She underwent the process of speech therapy in presence of a dog. A semidirected interview was conducted after this process. A co-therapist dog of Golden Retriever breed participated in all sessions. The relevant subjective content observed in the setting during the speech therapy process, which seems to have been mobilized by the framework established by the interaction among the therapist, the patient, and the dog, seems to demonstrate an association with the manifestation of disfluencies. The dog made physical contact with, supported, motivated and welcomed the subject in situations in which psychic conflicts were demonstrated. This clinical case study indicates that the dog's presence and interaction framework favored the reduction of stuttering symptoms, promoting welcoming environment that enabled the subject's psyche-soma integration.
  • A efetividade da terapia fonoaudiológica no nível discursivo: estudo de caso de distúrbio linguístico-cognitivo na demência. Relato De Caso

    Marquete, Viviane Faria; Chaves, Tania Afonso; Barreto, Simone dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO Pessoas com demência apresentam alterações cognitivas, de linguagem e de comportamento. As alterações da linguagem podem ser identificadas no discurso desses pacientes já nas fases iniciais. Contudo, ainda há poucas pesquisas sobre a efetividade da terapia fonoaudiológica nesses casos. Os objetivos deste estudo foram descrever as manifestações linguísticas presentes no discurso de um paciente com distúrbio linguístico-cognitivo e analisar a efetividade da terapia fonoaudiólogica. Foi realizado um estudo de caso único longitudinal, com participante com demência mista em fase leve à moderada, submetida à avaliação pré e pós-terapia fonoaudiológica. Foram utilizados os subtestes de Compreensão oral e de Discurso narrativo oral da Bateria MTL-Brasil e o teste The Dog Story. Na avaliação, a paciente apresentou alteração grave da compreensão oral e alteração nas dimensões micro e macrolinguística do discurso, obtendo pontuação 2/10 no índice de avaliação do discurso oral. Após a terapia, a paciente obteve resultados dentro do esperado nos subtestes de Compreensão oral (palavras, frases e texto) e de Discurso narrativo oral (número de palavras e unidades de informação) da Bateria MTL-Brasil. No teste The Dog Story, a participante obteve melhor desempenho na produção do discurso em relação aos itens alteração lexical e complexidade sintática (dimensão microlinguística) e macroproposição (dimensão macrolinguística), alcançando escore de 5/10 no índice. É possível afirmar que a terapia fonoaudiológica foi efetiva a curto prazo para esta paciente com distúrbio linguístico-cognitivo e alterações no nível discursivo da linguagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT People with dementia present cognitive, language and behavioral impairments. The language deficits can be identified in the speech of these patients in the early stages. However, there are still few studies about the effectiveness of speech-language therapy in these cases. This study aimed to describe the language manifestations observed in the speech of a patient with a linguistic-cognitive disorder and to analyze the effectiveness of speech-language therapy. A longitudinal single-case study with a patient with mild to moderate mixed dementia was carried out. The patient underwent pre- and post-speech-language therapy evaluation with the Oral comprehension and the Narrative discourse subtests of the MTL-Brazil Battery and The Dog Story test. We observed severe impairments of the oral comprehension and deficits involving the micro and macrolinguistic dimensions of the discourse, with a score of 2/10 in the oral discourse evaluation index. After the speech-language therapy, the patient achieved adequate performance in the Oral Comprehension subtests (words, sentences and text) and the Oral Narrative discourse (number of words and information units) of the MTL-Brazil Battery. In The Dog Story test, the participant obtained better performance in the discourse production regarding the items lexical change and syntactic complexity (microlinguistic dimension) and macroproposition (macrolinguistic dimension), achieving a score of 5/10 on the index. It is possible to state that the speech-language therapy was effective in the short term for this patient with linguistic-cognitive disorder and impairments in the discursive level of the language.
  • Potenciais evocados auditivos corticais no transtorno do espectro do autismo: revisão sistemática Revisão Sistemática

    Kamita, Mariana Keiko; Silva, Liliane Aparecida Fagundes; Matas, Carla Gentile

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Identificar e analisar quais são os achados característicos dos Potenciais Evocados Auditivos Corticais (PEAC) em crianças e/ou adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em comparação do desenvolvimento típico, por meio de uma revisão sistemática da literatura. Estratégia de pesquisa Após formulação da pergunta de pesquisa, foi realizada uma revisão da literatura em sete bases de dados (Web of Science, Pubmed, Cochrane Library, Lilacs, Scielo, Science Direct, e Google acadêmico), com os seguintes descritores: transtorno do espectro autista (autism spectrum disorder), transtorno autístico (autistic disorder), potenciais evocados auditivos (evoked potentials, auditory), potencial evocado P300 (event related potentials, P300) e criança (child). A presente revisão foi cadastrada no Próspero, sob número 118751. Critérios de seleção Foram selecionados estudos publicados na integra, sem limitação de idioma, entre 2007 e 2019. Análise dos dados: Foram analisadas as características de latência e amplitude dos componentes P1, N1, P2, N2 e P3 presentes nos PEAC. Resultados Foram localizados 193 estudos; contudo 15 estudos contemplaram os critérios de inclusão. Embora não tenha sido possível identificar um padrão de resposta para os componentes P1, N1, P2, N2 e P3, os resultados da maioria dos estudos demonstraram que indivíduos com TEA podem apresentar diminuição de amplitude e aumento de latência do componente P3. Conclusão Indivíduos com TEA podem apresentar respostas diversas para os componentes dos PEAC, sendo que a diminuição de amplitude e aumento de latência do componente P3 foram as características mais comuns.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To identify and analyze what are the characteristic findings of Cortical Auditory Evoked Potentials (CAEP) in children and / or adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD) compared to typical development, through a systematic literature review. Research strategies Based on the formulation of a research question, a bibliographic survey was carried out in seven databases (Web of Science, Pubmed, Cochrane Library, Lilacs, Scielo, Science Direct, and Google Sholar), with the following descriptors: autism spectrum disorder (transtorno do espectro autista), autistic disorder (transtorno autístico), evoked potentials, auditory (potenciais evocados auditivos), event related potentials, P300 (potencial evocado P300) e child (criança). This review was registered in Prospero, under number 118751. Selection criteria Were selected articles published, without language limitation, between 2007 and 2019. Data analysis The characteristics of the latency and amplitude aspects of the P1, N1, P2, N2 and P3 components present in the CAEP. Results 193 studies were located; however, 15 original articles were included the inclusion criteria for this study. Although it has not been possible to identify any pattern of response for the P1, N1, P2 and N2 components, the results of the selected studies have demonstrated that individuals with ASD may present a decrease in amplitude and increase in latency of the P3 component. Conclusion Individuals with ASD may present different responses to the components of the CAEP, and the decrease of the amplitude and increase of the latency of the P3 component were the most common characteristics.
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