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CoDAS, Volume: 34, Número: 1, Publicado: 2022
  • Tosse Crônica e Fonoaudiologia Carta Aos Editores

    Dornelas, Rodrigo; Ribeiro, Vanessa Veis; Behlau, Mara
  • Quais fatores cognitivos e linguísticos influenciam o processamento fonológico em adolescentes? Artigo Original

    Jesus, Luciana Cássia de; Alves, Luciana Mendonça; Martins-Reis, Vanessa de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Caracterizar o processamento fonológico em adolescentes e identificar habilidades linguísticas e funções cognitivas que o influenciam nessa faixa etária. Método Participaram 83 adolescentes típicos de 11 a 16 anos. Utilizaram-se os testes de consciência fonológica, nomeação automática rápida, avaliação neuropsicológica e leitura. Foi realizada a análise descritiva e a regressão linear com nível de significância de 5%. Resultados Em relação ao processamento fonológico, observou-se menor desempenho na tarefa de segmentação fonêmica, maior tempo de nomeação de objetos e desempenho dentro do esperado para a idade em memória operacional. Verificou-se associação recíproca entre nomeação rápida de objetos, de letras e memória operacional, entre nomeação rápida de letras e consciência fonológica. As funções executivas e a atenção influenciaram a memória operacional e a consciência fonológica. A memória verbal episódica semântica influenciou a memória operacional e, a leitura, a consciência fonológica. Conclusão O desempenho no processamento fonológico foi influenciado por habilidades linguísticas e cognitivas e sugere ainda estar em aprimoramento na adolescência.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To characterize phonological processing of adolescents and to identify language skills and cognitive functions that influence their age group. Methods 83 typical adolescents aged from 11 to 16 years of age participated in the research. Phonological awareness tests, rapid automatic naming, neuropsychological assessment and reading were used. Descriptive analysis and linear regression were carried out with a 5% significance level. Results Regarding phonological processing, a lower performance was found in the phonemic segmentation task, longer times for object naming and performance as were expected for working memory of the age range. There was a reciprocal association between rapid naming of objects, letters and working memory, between rapid naming of letters and phonological awareness. Executive functions and attention influence working memory and phonological awareness. Semantic episodic verbal memory influenced working memory and reading, phonological awareness. Conclusion The performance in phonological processing was influenced by linguistic and cognitive skills which suggests they are still improving in adolescents.
  • Dificuldade auditiva autorreferida em trabalhadores expostos à poeira industrial no sul do Brasil Artigo Original

    Jesus, Caroline Janaina de; Hillesheim, Danúbia; Zucki, Fernanda

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar a associação entre dificuldade auditiva autorreferida e exposição ocupacional à poeira industrial em trabalhadores do sul do Brasil. Método Trata-se de um estudo transversal analítico, realizado com dados do inquérito da Pesquisa Nacional de Saúde (2013). A variável dependente foi a dificuldade auditiva autorreferida e a variável independente principal foi a exposição ocupacional à poeira industrial. As covariáveis foram: sexo, cor da pele, idade em anos completos, exposição a ruído e exposição à substâncias químicas. As variáveis de exposição ocupacional a ruído e substâncias químicas foram utilizadas como variáveis de ajuste (variáveis de confusão) e as análises foram estratificadas por cada estado (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul), com o intuito de verificar a diferença na magnitude dos resultados por região. Tanto para a análise bruta quanto para a ajustada, a razão de chance foi utilizada como medida de associação, estimada por meio da análise de regressão logística. Os dados foram analisados no software Stata, versão 14. Resultados Com relação a exposição principal, 10,1% da amostra (n=490) afirmou estar exposta à poeira industrial em ambiente ocupacional, ao passo que 7,0% afirmou ter dificuldade auditiva. Na análise final, trabalhadores expostos a poeira industrial apresentaram 1,77 vezes mais chance de mencionar dificuldade auditiva, quando comparados a indivíduos não expostos a este agente. Conclusão Houve associação entre dificuldade auditiva e exposição à poeira industrial em trabalhadores da região Sul do Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate the association between self-reported hearing difficulties and occupational exposure to industrial dust in workers in southern Brazil. Methods This is a cross-sectional analytical study conducted with data from the National Health Survey (Pesquisa Nacional de Saúde, 2013). The dependent variable was self-reported hearing impairment, and the primary independent variable was occupational exposure to industrial dust. The covariables were: sex, skin color, age in complete years, exposure to noise, and exposure to chemical substances. The variables of occupational exposure to noise and chemical substances were used as adjustment variables (confounding variables), and the analyses were stratified per state (Santa Catarina, Paraná, and Rio Grande do Sul) to verify the difference in magnitude results per region. For the crude and adjusted analysis, the odds ratio (OR) was used as a measure of association, estimated through the logistic regression analysis. The data were analyzed through the software Stata, version 14. Results Regarding the main exposure, 10.1% of the sample (n = 490) reported being exposed to industrial dust in an occupational environment, while 7.0% reported hearing impairment. In the final analysis, workers exposed to industrial dust were 1.77 times more likely to report hearing impairment when compared to individuals not exposed to this agent. Conclusion There was an association between hearing impairment and exposure to industrial dust in workers in the southern region of Brazil.
  • Comparison of performance with hearing aid programmed to NAL-NL1 first-fit and optimized-fit Original Article

    Narayanan, Sreena Ediyarath; Manjula, Puttabasappa

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The initial-fit provided by the hearing aid manufacturer’s software is generally a display of measurement done in the ear simulators. The need for verification of hearing aid output and gain in the real ear using probe-microphone measurement to match the prescriptive target is highlighted. The objective of the study was to evaluate the difference in real-ear aided response (REAR), real-ear insertion gain (REIG), aided thresholds, articulation index (AI) and word recognition score (WRS) in quiet, with hearing aid programmed to NAL-NL1 first-fit and NAL-NL1 optimized-fit using the probe-microphone technique. Methods In a repeated measure experimental design, 11 participants with a mean age of 41.09 (SD=±9.95) years having moderate and moderately-severe sensorineural hearing loss were tested monaurally in two aided conditions, with a 16-channel hearing aid programmed for manufacturer’s NAL-NL1 first-fit and optimized-fit to NAL-NL1 using probe-microphone verification. The REAR, REIG, aided threshold, articulation index and word recognition scores in quiet were obtained for both aided conditions. Results The REAR, REIG, aided threshold, AI and WRS in quiet were significantly better with the NAL-NL1 optimized-fit compared to manufacturer’s NAL-NL1 first-fit. Conclusion The optimized-fit yields better audibility and improved word recognition in quiet. This supports best practice guidelines of many professional organizations regarding the use of probe-microphone measurement as the “Gold standard” for verification of hearing aid fitting, thereby providing better satisfaction and quality of life to hearing aid users.
  • Análise do índice de desvantagem vocal para o canto de coristas idosos Artigo Original

    Moura, Weluma Evelyn Rodrigues; Gadenz, Camila Dalbosco; Lemos, Isadora de Oliveira; Bós, Ângelo José Gonçalves; Cassol, Mauriceia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar o índice de desvantagem vocal para o canto de coristas idosos e verificar a sua relação com perfil, hábitos e condições de saúde dos participantes. Método Foram incluídos 110 indivíduos com 60 anos ou mais, participantes de coros amadores. Os coristas foram entrevistados a fim de verificar dados como idade, tempo de canto coral, classificação vocal e a presença de hábitos e condições de saúde adversas à produção vocal. Posteriormente, responderam o questionário “Índice de Desvantagem Vocal para o Canto (IDV-C)” que avalia a autopercepção do indivíduo em relação às experiências no uso da voz cantada. Resultados O escore do IDV-C teve uma mediana de 25, sendo a pontuação mínima 0 e a máxima 86. Os itens mais pontuados estavam relacionados aos aspectos físicos no uso da voz cantada: “Não consigo cantar agudo” (Q10) e “Minha garganta fica seca quando canto” (Q13). Verificou-se que os idosos com mais de 75 anos apresentaram maior desvantagem vocal para o canto ao comparar com os mais jovens (p=0,020). As coristas classificadas como contralto também apresentaram maior escore do IDV-C (p=0,023), assim como os indivíduos que relataram beber pouca água (p=0,007). Conclusão Os coristas deste estudo apresentaram um índice de desvantagem vocal para o canto compatível com vozes saudáveis para o canto. Ao verificar a relação do escore do IDV-C com as características dos participantes e a respeito dos hábitos e condições de saúde, constatou-se que os coristas idosos com mais de 75 anos, as coristas contralto e aqueles que afirmaram beber pouca água apresentaram escores maiores de desvantagem vocal para o canto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the singing voice handicap index in elderly choristers and verify its relationship with the profile, habits and health conditions of the participants. Methods 110 individuals aged 60 years or older, participating in amateur choirs, were included. Choir singers were interviewed in order to verify data such as age, time in choir singing, vocal classification, and the presence of habits and health conditions adverse to voice production. Subsequently, they answered the questionnaire “Singing Voice Handicap Index (SVHI)”, which assesses the individual's self-perception in relation to experiences in the use of the singing voice. Results The SVHI score had a median of 25, with a minimum score of 0 and a maximum score of 86. The most scored items were related to physical aspects in the use of singing voice: “I am unable to use my ‘high voice’” (Q10) and “My throat is dry when I sing”(Q13). It was found that older adults over 75 years of age had a greater voice handicap when compared to younger ones (p=0.020). Choir singers classified as contralto also had a higher SVHI score (p=0.023), as well as individuals who reported drinking little water (p=0.007). Conclusion The choristers in this study presented a singing voice handicap index compatible with healthy singing voices. When verifying the relationship of the SVHI score with the characteristics of the participants and with respect to habits and health conditions, it was found that the elderly choir singers over 75 years old, the contralto choir singers, and those who claimed to drink little water had higher scores for the singing voice handicap.
  • Concordância entre instrumentos de avaliação quantitativa do palato duro em crianças Original Article

    Berwig, Luana Cristina; Marquezan, Mariana; Milanesi, Jovana de Moura; Knorst, Jessica Klöckner; Montenegro, Márlon Munhoz; Castro, Amanda Cunha Regal de; Sant’Anna, Eduardo Franzotti; Ardenghi, Thiago Machado; Silva, Ana Maria Toniolo da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar a concordância entre instrumentos de avaliação quantitativa do palato duro. Método Este estudo transversal foi realizado com uma amostra de 30 crianças de 6 a 11 anos de Santa Maria, sul do Brasil. Os instrumentos de medidas do palato avaliados foram: paquímetro digital, utilizado diretamente na cavidade oral e em modelos de gesso, arco tridimensional Korkhaus, usado diretamente na cavidade oral e em modelos de gesso, e Dolphin Imaging Software utilizado para medições em tomografia computadorizada de feixe cônico (CBCT). A concordância entre os diferentes instrumentos foi avaliada por meio do Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC). Resultados As médias de todas as dimensões transversais obtidas pela tomografia computadorizada de feixe cônico foram menores do que as dos outros instrumentos - os valores de concordância na largura entre os caninos e na largura entre os primeiros molares foram baixos na comparação entre a tomografia computadorizada de feixe cônico e os demais instrumentos. Na largura entre o primeiro e o segundo pré-molar, todas as comparações apresentaram valores de concordância aceitáveis. Valores de concordância aceitáveis também foram obtidos ao comparar a profundidade do palato na região do segundo pré-molar com o uso de um divisor de arco dentro da cavidade oral e no gesso. Conclusão A maioria dos instrumentos apresentou concordância satisfatória nas medidas relacionadas ao plano transverso do palato duro. Porém, quando avaliado o plano vertical, apenas o divisor de arco aplicado tanto no gesso quanto na cavidade oral apresentou concordância ideal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate the agreement among instruments of the quantitative evaluation of hard palate. Methods This cross-sectional study was performed with a sample of 30 children aged 6 to 11 from Santa Maria, Southern Brazil. The instruments for palate measurements evaluated were: digital caliper, used directly in the oral cavity and in plaster casts, Korkhaus tridimensional bow, used directly in the oral cavity and in plaster casts, and Dolphin Imaging Software used for measurements in cone-beam computed tomography (CBCT). The agreement among different instruments was evaluated using the Intraclass Correlation Coefficient (ICC). Results The means of all transversal dimensions obtained by cone-beam computed tomography were lower than those of the other instruments - the agreement values in the width between the canines and in the width between the first molars were lower when comparing the cone-beam computed tomography and the other instruments. In the width between the first and second premolars, all comparisons showed acceptable agreement values. Good concordance values were obtained when comparing the palate depth at the second premolar region when using a bow divider inside the oral cavity and in the cast. Conclusion Most instruments presented satisfactory agreement in the measurements related to the transverse plane of the hard palate. However, when the vertical plane was evaluated, only the bow divider applied to both cast and oral cavity presented ideal agreement.
  • Função mastigatória em idosos comparada a adultos jovens Original Article

    Ramos, Verônica Fernandes; Silva, Anderson Francisco; Picinato-Pirola, Melissa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Caracterizar a função mastigatória de idosos e comparar o total de tempo e golpes mastigatórios e o escore mastigatório total entre idosos e adultos jovens. Método Trata-se de um estudo observacional, transversal e analítico. Um total de 50 indivíduos participaram do estudo, 25 idosos (idade média de 66 anos) e 25 adultos jovens (idade média de 22 anos). A avaliação da função mastigatória foi realizada por meio da filmagem padronizada da mastigação habitual de um biscoito maisena. O tipo mastigatório (bilateral alternado, bilateral simultâneo, unilateral preferencial, crônica e anterior), o escore mastigatório, o total do tempo mastigatório e o número total de golpes mastigatórios foram verificados e comparados entre os idosos e os adultos jovens. Resultados O padrão mastigatório predominante nos adultos jovens foi a mastigação bilateral alternada (52%), enquanto que nos idosos predominou a mastigação bilateral simultânea (48%). O uso de prótese dentária apresentou influência significativa no escore total da mastigação; os idosos apresentaram maior tempo mastigatório e maior quantidade de golpes mastigatórios; contudo, o escore total da mastigação foi menor para este grupo. Conclusão O uso de prótese dentária apresenta influência significativa na função mastigatória. Quando comparados aos jovens, idosos apresentam maior quantidade de tempo e golpes mastigatórios e menor escore total da mastigação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To characterize the masticatory function of the elderly and to compare total amount of time, masticatory strokes and total mastication score among the elderly and young adults. Methods It is an observational, cross-sectional and analytical study. A total of 50 individuals participated, 25 elderly (mean age 66 years) and 25 young adults (mean age 22 years). The evaluation of mastication was performed by standardized filming of the usual mastication of a wheat flour biscuit. The masticatory type (alternated bilateral, simultaneous bilateral, preferential unilateral, chronic and anterior), masticatory score, total masticatory time and the total number of masticatory strokes were verified and compared between the elderly and young adults. Results The predominant masticatory pattern in the young adults was the alternated bilateral mastication (52%), while, in the elderly, the simultaneous bilateral mastication predominated (48%). The use of dental prostheses had a significant influence on the total mastication score; elderly presented greater masticatory time and greater amount of masticatory strokes; however, the total masticatory score was lower for this group. Conclusion The use of dental prosthesis has a significant influence on masticatory function. When compared to young adults, the elderly had a greater amount of time and masticatory strokes and a lower total mastication score.
  • Confiabilidade entre avaliadores na análise quantitativa temporal da deglutição orofaríngea por meio de software específico Original Article

    Cola, Paula Cristina; Alves, Thaís Coelho; Gatto, Ana Rita; Rubira, Claudio José; Spadotto, André Augusto; Silva, Roberta Gonçalves da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo analisar a confiabilidade inter-juízes por meio da mensuração de alguns parâmetros temporais da deglutição por meio de um software específico. Método Foram utilizados seis bancos de dados que incluem os resultados dos testes de confiabilidade realizados em estudos anteriores do presente grupo de pesquisa. Os bancos de dados foram obtidos usando o mesmo método de medição e incluem dados obtidos na consistência purê (nível 3) e líquida (nível 0). Neste estudo, as confiabilidades correspondentes ao tempo de trânsito oral total (TTOT), tempo de início de resposta faríngea (IRF) e tempo de trânsito faríngeo (TTF) mensuradas no mesmo software; as avaliações realizadas por um único avaliador para todos os bancos de dados foram usadas como referência, e as avaliações realizadas por novos avaliadores para cada banco de dados também foram incluídas. Foi utilizado o coeficiente de correlação intraclasse (ICC) com intervalo de confiança de 95%. Resultados Foram analisadas 244 imagens de estudos videofluoroscópicos da deglutição. Em todas as análises, os ICCs foram >0,75, mostrando excelente concordância entre avaliadores. O TTOT do nível 3 apresentou ICCs de 0,936 a 1.000 e o do nível 0 apresentou ICCs de 0,997 a 1,000. Além disso, o IRF mostrou ICCs de 0,916 a 1,000 para o nível 3 e de 0,978 a 1,000 para o nível 0. O TTF mostrou ICCs de 0,848 a 1,000 para o nível 3 e de 0,984 a 1,000 para o nível 0. Conclusão As confiabilidades obtidas com este software específico para o TTOT, IRF e TTF mostraram excelente concordância.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This study aims to analyze inter-judge reliability by measuring a few temporal parameters of swallowing using a specific software. Methods Six databases that include the results of reliability tests performed in prior studies by the present research group were employed. The datasets were obtained using the same measurement method and include data obtained based on puree (level 3) consistency and liquid (level 0) consistency according to the International Dysphagia Diet Standardization Initiative. In this study, the reliabilities corresponding to the total oral transit time (TOTT), initiation of the pharyngeal response time (PRT), and the pharyngeal transit time (PTT) were measured using the same software; the evaluations performed by a single rater for all datasets were used as the benchmark, and evaluations performed by new raters for each dataset were also included. The intra-class correlation coefficient (ICC) with a 95% confidence interval was employed. Results A total of 244 videofluoroscopic swallowing study images were analyzed. In all analyses, the ICCs were >0,75 and showed excellent agreement between the senior and junior raters. The TOTT for level 3 showed ICCs from 0.936 to 1.000 and that for level 0 showed ICCs from 0.997 to 1.000. Further, the PRT showed ICCs from 0.916 to 1.000 for level 3 and from 0.978 to 1.000 for level 0. The PTT showed ICCs from 0.848 to 1.000 for level 3 and from 0.984 to 1.000 for level 0. Conclusion The reliabilities obtained using this specific software for the TOTT, PRT, and PTT showed excellent agreement.
  • Parâmetros de referência para normalidade e fatores associados ao palato duro durante a fase de dentição mista Original Article

    Berwig, Luana Cristina; Marquezan, Mariana; Milanesi, Jovana de Moura; Knorst, Jessica Klöckner; Ardenghi, Thiago Machado; Silva, Ana Maria Toniolo da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar a associação entre as dimensões do palato duro de acordo com os sexos, cor da pele e períodos da dentição mista e apresentar parâmetros de normalidade de referência para esta fase de desenvolvimento. Método Este estudo transversal avaliou uma amostra representativa de crianças com idade entre 7 e 13 anos em Santa Maria, sul do Brasil. Os desfechos do estudo foram as dimensões do palato: medidas de largura e profundidade. Características sociodemográficas e medidas orais relacionadas também foram avaliadas. Modelos de regressão linear ajustados foram utilizados para avaliar o efeito das variáveis preditoras sobre as dimensões do palato duro em milímetros. Os padrões de referência para a normalidade do palato duro foram apresentados em média, desvio padrão e intervalo de confiança de 95%. Resultados Foram avaliadas 569 crianças. As dimensões do palato duro foram maiores no sexo masculino e menores no primeiro período de transição da dentição mista. A cor da pele influenciou a largura do palato duro ao nível dos pré-molares, sendo as medidas de largura menores nos brancos. Mordida cruzada posterior, más oclusões de Classe II e III de Angle e hábitos de sucção não nutricionais causaram redução nas medidas da largura do palato duro. Conclusão As diferentes dimensões do palato duro são influenciadas por variáveis demográficas como o sexo, cor da pele e período de dentição mista. Crianças do sexo feminino, de cor de pele branca e no primeiro período de transição de dentição mista apresentaram menores dimensões do palato duro. O estabelecimento de padrões de referência de normalidade nas medidas do palato orienta a prática clínica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate the association among dimensions of the hard palate according to the sexes, skin color, and periods of the mixed dentition and present reference parameters of normality for this stage of development. Methods This cross-sectional study evaluated a representative sample of children between the ages of 7 and 13 years in Santa Maria, southern Brazil. The outcomes of the study were the dimensions of the palate: width measurements and depth. Sociodemographic characteristics and related oral measures were also assessed. Adjusted linear regression model were used to evaluate the effect of the predictor’s variables on the dimensions of the hard palate in millimeters. The reference standards for the hard palate normality were presented in mean, standard deviation, and 95% confidence interval. Results A total of 569 children were evaluated. The hard palate dimensions were larger in the male sex and smaller in the first transitional period of mixed dentition. Skin color had an influence on the hard palate width at the level of the premolars, and the width measurements were smaller in white individuals. Posterior cross bite, Angle Class II and III malocclusions and non-nutritional sucking habits caused reduction in the hard palate width measurements. Conclusion Different dimensions of the hard palate are influenced by demographic variables such as sex, skin color, and mixed dentition period. Children of the female sex, white-skinned and in the first transition period of mixed dentition had smaller dimensions of the hard palate. Establishing normality reference standards in measurements of the palates guides the clinical practice.
  • Efeito inibitório da via auditiva eferente na síndrome de Turner Artigo Original

    Bazilio, Martha Marcela de Matos; Santos, Adriana Fernandes Duarte dos; Frota, Silvana; Guimarães, Marília; Ribeiro, Márcia Gonçalves

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo investigar o efeito inibitório da via auditiva eferente na síndrome de Turner e relacionar com o perfil citogenético. Método estudo descritivo transversal com grupo de comparação. Amostra: Grupo estudo formado por 40 pacientes com síndrome de Turner (17,6 anos); e Grupo controle constituído por 54 indivíduos (18,9 anos), do sexo feminino sem síndrome. Os indivíduos selecionados foram submetidos à pesquisa do efeito inibitório da via auditiva eferente. Resultados A média do Efeito inibitório da via auditiva eferente no grupo estudo na orelha direita foi 0,4 dB e no grupo comparação foi de 1,9 dB, entretanto na orelha esquerda a média do efeito inibitório da via auditiva eferente foi 1,4 dB no grupo estudo e 0,8 dB no grupo comparação. O efeito inibitório da via auditiva eferente foi presente em 14 indivíduos com monossomia e em 15 com outras alterações citogenéticas. Conclusão No grupo estudo o valor do efeito inibitório da via auditiva eferente foi significantemente maior na orelha esquerda e significativamente menor que o grupo controle na direita. Não houve diferença significativa no efeito inibitório da via auditiva eferente entre os tipos de cariótipo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The goal of this study is to investigate the efferent auditory pathways inhibition in Turner's syndrome and to relate it to the cytogenetic profile. Methods This is a cross-sectional study with a comparison group. A sample with 94 participants divided into two groups: The study group was a sample of 40 patients diagnosed with Turner’s syndrome (17.6 years of age). The control group was composed of 54 volunteers (18.9 years of age), female, without syndrome. The selected individuals were submitted to efferent auditory pathways inhibition research. Results The mean of the inhibitory effect of the efferent auditory pathway in the study group in the right ear was 0.4 dB and in the comparison group it was 1.9 dB, however in the left ear the mean of the inhibitory effect of the efferent auditory pathway was 1.4 dB in the study group and 0.8 dB in the comparison group. The inhibitory effect of the efferent auditory pathway was present in 14 individuals with monosomy and in 15 with other cytogenetic alterations. Conclusions In the study group, the efferent auditory pathways inhibition value was significantly higher in the left ear and significantly lower than the control group in the right ear. There was no significant difference in efferent auditory pathways inhibition of right ear and left ear between the karyotype types.
  • Quais fatores interferem no desempenho de pré-escolares no subteste de linguagem da Bayley-III? Artigo Original

    Lima, Antonio Marcos Oliveira de; Cáceres-Assenço, Ana Manhani

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo verificar se o desempenho de pré-escolares nascidos prematuros e a termo no subteste de linguagem da Bayley-III difere e identificar se as variáveis idade gestacional, peso ao nascer, nível socioeconômico e escolaridade materna são determinantes no desfecho de desenvolvimento de linguagem. Método estudo transversal descritivo caso controle em que 36 pré-escolares nascidos prematuros e 27 nascidos a termo foram avaliados em relação ao desenvolvimento de linguagem pelo subteste da Bayley III. Foram considerados pré-escolares entre 18 e 36 meses de idade cronológica; com ausência de síndromes ou alterações genéticas, sensoriais, neurológicas, auditivas ou visuais; e que não tinham realizado terapia fonoaudiológica previamente. Os testes de Mann-Whitney, Exato de Fisher e regressão logística binária foram utilizados para análise estatística. Resultados o desempenho dos grupos não diferiu seja pela pontuação composta (p=0,701) ou pela classificação baseada no percentil (p=0,225). A idade gestacional, o peso ao nascimento e o nível socioeconômico não influenciaram no desfecho do desenvolvimento de linguagem. No entanto, a escolaridade materna foi significativa (p=0,014) no modelo de regressão logística binária, sugerindo que a mãe ter estudado até a educação básica aumenta a chance de ter um filho com desempenho abaixo do esperado no subteste de linguagem da Bayley III em 6,31 vezes. Conclusão não houve diferença entre os grupos no subteste de linguagem da Bayley-III e apenas a escolaridade materna influenciou no desfecho do desenvolvimento de linguagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to verify if the performance of pre-school children born prematurely and at term in the Bayley-III language subtest differs and to identify whether variables gestational age, birth weight, socioeconomic level, and maternal education are determinant in the outcome of language development. Methods Descriptive cross-sectional case-control study in which 36 pre-school children born prematurely and 27 born at term were evaluated concerning language development by the Bayley III subtest. Preschoolers between 18 and 36 months of chronological age were considered; with no syndromes or genetic, sensory, neurological, auditory, or visual impairments; and had not previously undergone speech therapy. Mann-Whitney, Fisher's Exact, and binary logistic regression tests were used for statistical analysis. Results the groups' performance did not differ either by the composite score (p = .701) or by the classification based on the percentile (p = .225). Gestational age, birth weight, and socioeconomic status did not influence the outcome of language development. However, maternal education was significant (p = .014) in the binary logistic regression model, suggesting that the mother having studied until basic education increases the chance of having a child underperforming in the Bayley III language subtest 6.31 times. Conclusion there was no difference between the groups in the Bayley-III language subtest and only maternal education influenced the outcome of language development.
  • Síntomas de hipoacusia y exposición al ruido recreativo en jóvenes universitarios, Barranquilla, Colombia Artigo Original

    Escobar-Castro, Dellanira Isabel; Vivas-Cortés, Michelle De Jesús; Espinosa-Cepeda, Cindy Paola; Zamora-Romero, Alberto Mario; Peñuela-Epalza, Martha Elena

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Investigar la participación de estudiantes universitarios en actividades de ocio productoras de ruido y la relación entre los niveles de exposición semanal al ruido recreativo y síntomas de hipoacusia auto reportados, en la ciudad de Barranquilla, Colombia. Método Se realizó un estudio transversal mediante encuesta virtual, basada en el Cuestionario de Exposición al Ruido, más 11 preguntas de síntomas auditivos, a una muestra aleatoria de 730 sujetos. El nivel de exposición semanal al ruido recreativo se estimó a partir del tiempo dedicado al total de actividades recreativas reportadas por los participantes y su evaluación subjetiva de la intensidad de ruido producida por cada actividad, transformada en niveles de ruido continuo equivalente. La asociación entre la exposición al ruido recreativo y la presencia de síntomas de hipoacusia se analizó mediante la prueba de Chi-cuadrado. Resultados El 93% de los participantes manifestó al menos un síntoma de hipoacusia y la mitad reportó cuatro o más. El síntoma más frecuente de hipoacusia asociada al ruido fue el tinnitus (72%). El 55% tenía una exposición semanal de ruido por encima de 85 dBA y en éstos la prevalencia de síntomas de hipoacusia fue mayor (p < 0.05). Conclusión Se sugiere la presencia de deterioro auditivo en gran parte la población universitaria, asociado con altas dosis de exposición semanal al ruido recreativo. Es necesario fortalecer los programas de promoción de la salud auditiva en la academia, y desde los servicios de salud, la valoración objetiva y periódica de la audición.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The aim of this study was to investigate the total weekly exposure to leisure noise among university students and to assess its association with self-reported symptoms of hypoacusis. Methods This is a cross-sectional survey. An online questionnaire based on the “Noise Exposure Questionnaire”, plus 11 questions regarding hearing loss were sent to 730 randomly selected students. Participants self-reported time spent on different leisure noise activities and their subjective evaluation of the loudness of these activities, converted into equivalent noise levels, were used to estimate weekly noise exposure levels that were compared to occupational noise limits (> 85 dBA = hazardous). Inference statistics was applied to relate hearing symptoms and “likely or having some degree of hearing loss” with hazardous weekly leisure noise exposure levels. Results Ninety-three percent of the participants reported at least one hypoacusis symptom. The most frequent sound-related ear symptom was tinnitus (72%). Fifty-five percent of the individuals presented weekly exposure to noise >85 dBA. Symptoms of hearing loss were more prevalent in those exposed to weekly noise levels >85 dBA. Conclusion This study suggests that there may be hearing loss caused by exposure to high levels of leisure noise in a large part of the study population. Health promotion of hearing conservation should be emphasized at university level. Objective repeated measurement of hearing acuity should be part of integral health services for the youth population.
  • Condição de produção vocal do professor em diferentes situações funcionais Artigo Original

    Mota, Aline Ferreira de Brito; Pellicani, Ariane Damasceno; Dornelas, Rodrigo; Ricz, Lilian Neto Aguiar

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo verificar se professores com menor uso vocal em decorrência da carga horária de trabalho reduzida apresentam menor queixa de distúrbio vocal e melhores condições ambientais e organizacionais de trabalho. Método participaram do estudo 46 professores, de ambos os gêneros, com média de idade de 39,5 anos (DP=8), tempo de profissão médio de 15 anos. Os professores foram divididos em: grupo A aqueles com regime de dedicação exclusiva, vinculados a uma única escola pública de ensino e carga horária de sala de aula reduzida; grupo B, professores da rede pública de ensino que trabalhavam em várias escolas e com hora aula elevada. Todos os sujeitos foram submetidos aos seguintes instrumentos: Condição de Produção Vocal – Professor (CPV-P) e o Índice de Triagem para Distúrbio de Voz (ITDV). Resultados o grupo B apresentou presença de distúrbio de voz (5,21; p=0,02) e maiores queixas quanto a condições de acústica (p=0,04), temperatura (p=0,04), umidade (p=0,01), iluminação (p=0,001), limpeza (p=0,01), material didático (p<0,0001). Hábitos de gritar (p=0,02), falar em local aberto (p=0,02) e receber orientações vocais (p=0,01) também apresentaram diferença estatisticamente significantes. Conclusão Os professores atuantes no ensino fundamental e médio de ensino pertencentes ao grupo de vínculo de dedicação exclusiva a uma única escola, com hora semanal reduzida de sala de aula e menor exposição vocal apresentaram menor queixa de distúrbio de voz, melhores condições ambientais e organizacionais e referiram gritar menos no ambiente de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to verify if teachers with less vocal use due to reduced workload have fewer complaints of vocal disorders and better environmental and organizational working conditions. Methods 46 teachers of both genders, with a mean age of 39.5 years old, and 15 years of career length participated in this study. The individuals were divided into group A, public school teachers with exclusive dedication to a single school and regulated workload; group B, public school teachers with elevated workload working in many schools. All subjects were submitted to the following instruments: Condition of Vocal Production-Teacher and the Screening Index for Voice Disorder. Results group B teachers presented voice disorder (5.21; p=0.02) and greater complaints regarding acoustic conditions (p=0.04), temperature (p=0,04), humidity (p=0.01), lighting (p=0.001), cleanliness (p=0.01), and didactic materials (p<0.0001). Habits of screaming (p=0.02), speaking in an open place (p=0,02), and vocal orientations (p=0.01) also had a statistically significant difference. Conclusion Teachers working in elementary and high school belonging to the group of exclusive dedication to a single school, with reduced weekly classroom hours and less vocal exposure had fewer complaints of voice disorders, better environmental and organizational conditions, and reported screaming less at work.
  • Caderno de experiências: um recurso terapêutico na audiologia educacional Artigo Original

    Frederigue-Lopes, Natália Barreto; Soldera, Débora Prevideli; Silva, Joice de Moura; Medina, Camila; Moret, Adriane Lima Mortari; de Souza Jacob, Regina Tangerino

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Traduzir para o idioma português a ferramenta My Experience Book, avaliar o conteúdo da tradução, o nível de legibilidade, a qualidade e a identidade visual do material e disponibilizá-lo online. Método Estudo descritivo, transversal, de caráter quantitativo e qualitativo. Os procedimentos contaram com cinco etapas, sendo: tradução do material; avaliação e resposta ao questionário 1 referente à tradução; determinação da validade do conteúdo; avaliação da legibilidade; disponibilização do material online e avaliação do conteúdo voltado à qualidade e a identidade visual (questionário 2). Participaram do estudo três fonoaudiólogos, juízes e 22 profissionais (fonoaudiólogos e médicos otorrinolaringologistas de serviços de saúde auditiva e reabilitação). Resultados A tradução do material apresentou taxas de concordância de validade maiores que 90%. A legibilidade classificou o material com nível fácil de leitura. Dentre os 184 profissionais convidados, 22 concordaram com a participação, demonstrando baixa adesão ao estudo. A maior parte dos respondentes concordaram positivamente com os aspectos relacionados ao conteúdo e coerência do material traduzido, vídeos, imagens ilustrativas e legendas. O material também foi considerado importante pela maioria dos avaliadores. Todos os fonoaudiólogos referiram fazer uso do instrumento na prática clínica. Conclusão O material traduzido referente à ferramenta é de grande relevância, pois reúne informações práticas voltadas à criação de um caderno de experiências, bem como orientações quanto ao uso do instrumento como recurso adicional para a estimulação do desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem de crianças com deficiência auditiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To translate the My Experience Book toll into Portuguese, evaluate the translation content, readability, quality, and visual identity of the material, and make it available online. Methods Descriptive, cross-sectional, quantitative, and qualitative study. The procedures consisted of five stages: translation of the material; evaluation and response to questionnaire one regarding translation; determining the validity of the content; readability assessment; availability of material online and evaluation of content aimed at quality and visual identity (questionnaire two). Twenty-five professionals (audiologists and physicians) participated in the study. Results The translation of the notebook showed validity agreement rates greater than 90%. Readability rated the material easy to read. Among the 184 invited professionals, only 25 agreed to participate, demonstrating low adherence to the study. Most respondents agreed positively about the content and consistency of the translated material, videos, illustrative images, and captions. The material was also considered necessary by the majority of the evaluators. All audiologists reported using the instrument in clinical practice. Conclusion The translated toll is of great relevance. It gathers practical information to create a notebook of experiences and guidance on using the material as an additional resource to stimulate the auditory skills of children with hearing impairment.
  • Perfil sensorial de crianças com Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) Artigo Original

    Buffone, Flávia Regina Ribeiro Cavalcanti; Schochat, Eliane

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar o perfil sensorial de crianças com TPAC, de acordo com o Child Sensory Profile 2 e verificar possíveis associações entre o PAC e o PS. Método Foram avaliadas 60 crianças em idade escolar de duas escolas públicas de João Pessoa, PB. Todas realizaram triagem cognitiva, tiveram suas informações socioeconômicas colhidas e foram submetidas às avaliações audiológica, do processamento auditivo central e do processamento sensorial. A análise dos dados foi feita com o SPSS Statistics, versão 25.0, e o valor de significância adotado foi de 0,05. Foi realizada a análise descritiva com medidas de tendência central. A associação entre as variáveis foi medida pelos testes t de Student e U de Mann-Whitney. O tamanho do efeito da diferença entre os grupos foi medido pelo coeficiente d de Cohen ou r de Rosenthal. Resultados As crianças com TPAC tinham idade média de 8,4 anos, e suas famílias apresentaram renda e escolaridade inferior aquelas sem alteração do processamento auditivo. Foi observado que crianças com TPAC apresentam mais diferenças sensoriais que seus pares com PAC normal. Os resultados do Child Sensory Profile 2 não mostrou associação estatística com o processamento auditivo e a magnitude do tamanho do efeito entre as variáveis foi moderada para o sistema visual. Conclusão Crianças com TPAC tem mais diferenças sensoriais que seus pares de acordo com o resultado normativo do Child Sensory Profile 2. Não foi observada associação entre o processamento sensorial e auditivo central, com exceção do sistema visual.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the sensory profile of children with auditory sensory processing disorder according to the Child Sensory Profile 2 and to verify potential associations between central auditory processing and sensory processing. Methods Sixty children from two public schools in the city of João Pessoa, state of Paraíba, were evaluated. All children had their cognitive skills tested and their socioeconomic and demographic information collected. The children’s hearing, central auditory processing, and sensory processing were evaluated. SPSS Statistics version 25.0 was used for data analysis and the significant value adopted was 0.05. Descriptive analysis was performed using the central tendency method. The similarities among the test variables were measured by Student’s t-test and Mann-Whitney U test. The effect size (ES) between the groups was measured by Cohen’s d or Rosenthal’s r coefficient. Results The average age of children with CAPD was 8.4 years, and their families had lower levels of income and education when compared to those without the disorder. Children with CAPD present more sensory differences than their peers with normative CAP. The Child Sensory Processing 2 results didn’t show any statistic associations with central auditory processing, and the effect size was of moderate magnitude for the visual system. Conclusion Children with CAPD have more sensory differences than their peers according to the normative results of the Child Sensory Profile 2. An association between sensory and central auditory processing was not observed, except for the visual system.
  • Medidas antropométricas orofaciais de recém-nascidos e sua relação com sexo, peso e altura Artigo Original

    Campanha, Silvia Márcia Andrade; Martinelli, Roberta Lopes de Castro; Palhares, Durval Batista

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Comparar as medidas antropométricas orofaciais, com peso, altura e sexo de recém-nascidos. Método Estudo transversal observacional realizado com 130 recém-nascidos em aleitamento materno exclusivo. A coleta de dados foi realizada por fonoaudiólogas devidamente treinadas e calibradas. As medidas orofaciais dos recém-nascidos foram realizadas com uma régua maleável e transparente de 10 cm de comprimento, nos seguintes segmentos: alturas do terço superior (tr-g), do terço médio (g-sn) e do terço inferior da face (sn-gn); altura do filtro (sn-Is); distância entre o canto do olho e a comissura labial do lado direito e esquerdo (ex-ch). A medida do peso e da altura foram coletadas nos prontuários dos recém-nascidos. Os dados foram submetidos à análise estatística, sendo aplicado o teste de Mann-Whitney, adotando nível de significância de 5%. Resultados Dos 130 recém-nascidos, 61 eram do sexo masculino e 69 do sexo feminino. A mediana do peso foi de 3,3 kg e da altura de 49 cm. Houve diferença significativa entre o peso e a medida da distância entre o canto do olho e a comissura labial do lado direito e esquerdo (ex-ch). Não foi encontrada diferença significativa das medidas orofaciais com sexo e altura. Conclusão Não houve diferença nas medidas antropométricas orofaciais de recém-nascidos a termo quando comparadas com sexo e altura; porém, quando comparadas com peso, há diferença nas medidas da distância entre o canto do olho e a comissura labial do lado direito e esquerdo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To compare orofacial anthropometric measurements, with weight, height and sex of newborns. Methods Observational cross-sectional study carried out with 130 newborns on exclusive breastfeeding. Data collection was performed by properly trained and calibrated speech therapists. The orofacial measurements of the newborns were performed with flexible and transparent ruler 10 cm long, in the following segments: heights of the upper third(tr-g), the middle third(g-sn) and the lower third on the face (sn-gn); filter height (sn-Is), distance between the corner of the eye and the labial commissure on the right and left side (ex-ch). Weight and height measurements were collected from the newborns' medical records. The data were submitted to statistical analysis, using the Mann-Whitney test, adopting a significance level of 5%. Results Of the 130 newborns, 61 were male and 69 female. The median weight was 3.3 kg and the median height was 49 cm. There was significant difference between weight and measurement distance between the corner of the eye and the left and right labial commissure (ex-ch). There was no significant difference in orofacial measurements with sex and height. Conclusion There was no difference in orofacial anthropometric measurements of full-term newborns when compared with sex and height; however, when compared to weight, there is a difference in the measurements of the distance between the corner of the eye and the labial commissure on the right and left side.
  • Adaptação de listas de sentenças para avaliação da percepção da fala Artigo Original

    Pinheiro, Maria Madalena Canina; Vieira, Michele Gindri; Vieira, Lara Malafaia; Koerich, Isadora; Rosseto, Isadora; Lazzarotto-Volcão, Cristiane; Paul, Stephan

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Adaptar listas de sentenças para avaliar o reconhecimento de fala em adultos. Método Foram atualizadas 200 sentenças balanceadas foneticamente que passaram por duas etapas de revisão. Na primeira etapa, foi enviado um questionário on-line para 60 juízes analisarem as sentenças em relação aos critérios de familiaridade, significado e previsibilidade. Para análise da consistência interna do questionário foi aplicado coeficiente Alfa de Cronbach. Na segunda etapa, três juízes especialistas analisaram se as mesmas estavam de acordo com os parâmetros indicados pela literatura para a construção de sentenças e organizaram em 10 listas de 20 sentenças cada, a fim de facilitar a avaliação clínica do reconhecimento de fala. Foi realizado um estudo piloto com três indivíduos jovens e normo-ouvintes. Resultados Na primeira etapa foram analisadas as respostas de 15 juízes que preencheram todo o questionário. Verificou-se que a concordância entre os juízes foi alta para todos os critérios. Foram indicadas 71 sentenças para serem modificadas na primeira etapa, sendo a previsibilidade o critério que teve maior ocorrência de modificação. Na segunda etapa foram identificadas mais 28 sentenças passíveis de ajustes, sendo a presença de nome próprio o critério mais frequente. No estudo piloto os jovens apresentaram alto índice de reconhecimento de fala. Conclusão Concluiu-se que a maioria das modificações realizadas nas sentenças deste estudo possibilitou a criação de um material fidedigno para a prática clínica fonoaudiológica que contribuirá na padronização da avaliação da percepção da fala de indivíduos normo-ouvintes e com perda auditiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Adapt a list of sentences for a speech intelligibility test. Methods A speech material data base consisting of 200 phonetically balanced sentences was analyzed and partially updated. In the first stage, 60 reviewers, specialists in linguistics and speech and hearing science, analyzed the sentences in relation to the parameters of familiarity, meaning and predictability using an on-line questionnaire. Cronbach's Alpha coefficient was used to analyze the internal consistency of the questionnaire. In the second stage, the reviewers analyzed whether they were in accordance with the criteria indicated by the literature for the construction of sentences. Results In the first stage, the responses of 15 reviewers who completed the entire questionnaire were analyzed. Agreement between reviewers was high for all criteria. 71 sentences were recommended for modification in the first stage, with predictability being the most indicated parameter as requiring change. In the second stage, 28 more sentences were selected for adjustment, with the presence of a proper name in the sentence being the most frequently cited criterion. Conclusion It was possible to adapt a list of sentences in order to provide speech language therapists with a free of charge speech perception protocol. It is hoped that this new test can assist in standardizing assessment for normal hearing adults and individuals with hearing loss in Brazilian Portuguese.
  • Síndrome de Silver-Russell: Características clínicas, de neurodesenvolvimento e comunicação: Estudo de casos clínicos Relato De Caso

    Ribeiro, Eduarda Hanna Porto; Haduo, Michele Dias Hayssi; Ribeiro, Camila da Costa; Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin

    Resumo em Português:

    RESUMO A Síndrome de Silver Russel (SSR) é uma condição geneticamente heterogênea com fenótipo clínico que inclui restrição do crescimento intrauterino e pós-natal, alterações craniofaciais, assimetrias corporais, baixo índice de massa corporal e dificuldades alimentares. Há expectativa de alterações do desenvolvimento motor, da coordenação global e de fala. O presente estudo tem como objetivo apresentar características da síndrome, do neurodesenvolvimento e comunicação de três crianças do sexo masculino, com diagnóstico da síndrome, na faixa etária de 16, 18 e 44 meses, respectivamente. Cumpriram-se os critérios éticos. Foi realizada análise de prontuário, com objetivo de coletar informações da anamnese realizada com os responsáveis, e da avaliação realizada com as crianças. A avaliação foi realizada por meio da aplicação dos seguintes instrumentos: Observação do Comportamento Comunicativo (OCC), Teste de Screening de Desenvolvimento Denver-II (TSDD-II) e o Early Language Milestone Scale (ELMS). O levantamento de características confirmou a hipótese da SSR; na OCC verificou-se atraso nos comportamentos comunicativos para todos os participantes; no TSDD-II verificou-se atraso nas habilidades motora grossa, motora fina-adaptativa, linguagem e pessoal social. Na ELM verificou-se escores aquém do esperado para as funções auditiva receptiva e auditiva expressiva com habilidades receptivas mais desenvolvidas do que as habilidades expressivas. A SSR merece ser reconhecida pela comunidade científica, uma vez que as características fenotípicas e os dados de vida pregressa, possibilitam que seja levantada a hipótese da síndrome, visando o diagnóstico correto precocemente e um planejamento terapêutico que minimize os efeitos deletérios desta condição.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Silver Russell Syndrome (SRS) is a genetically heterogeneous condition with a clinical phenotype that includes intrauterine and postnatal growth restriction, craniofacial alterations, body asymmetries, low body mass index, and feeding difficulties. Alterations in motor development, global coordination, and speech are expected. The current study aims to present the syndrome, neurodevelopment, and communication characteristics of three male children diagnosed with the syndrome, aged 16, 18, and 44 months, respectively. Ethical principles were followed. An analysis of the medical records, aiming to collect information of the anamnesis, conducted with the guardians, and of the assessment carried out with the children was performed. The assessment was performed by applying the following instruments: Communicative Behavior Observation (CBO), Development Screening Test Denver-II (TSDD-II), and the Early Language Milestone Scale (ELMS). The survey of characteristics confirmed the SRS hypothesis; it was verified a delay in communicative behavior for all participants in CBO; in TSDD-II there was a delay in gross motor, fine motor-adaptive, language, and social personal skills. Scores below expectations were found for receptive auditory and expressive auditory functions, with receptive abilities more developed than expressive abilities, in ELM. The SRS deserves to be recognized by the scientific community, since the phenotypic characteristics and the data from the previous life allow the hypothesis of the syndrome to be raised, aiming at an early correct diagnosis and therapeutic planning that minimizes the harmful effects of this condition.
  • Errata: tosse crônica e fonoaudiologia Errata

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