Alimentação do mapará (Hypophthalmus edentatus Spix, 1829) do lago do Castanho, Amazonas (Siluriformes, Hypophthalmidae) (* * — Parte do trabalho de dissertação apresentado ao Curso de Pós-graduação de Biologia de Água Doce e Pesca Interior da Fundação Universidade do Amazonas e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, para a obtenção do grau de Mestre em Ciências Biológicas. )

F. Martinho Carvalho Sobre o autor

Resumo

Foram feitas análises do conteúdo estomacal e observações de estruturas do trato digestivo e dos rastros de Hypophihalmus edentatus, com o objetivo de determinar-se o regime alimentar e as possíveis adaptações morfológicas relacionadas a este regime. Os resultados obtidos indicam que a espécie é pelágica zooplanctófaga e seletiva para os maiores componentes do zooplancton. Verificou-se que o número de rastros aumenta com o crescimento mas o espaço entre eles permanece praticamente constante.

Summary

This paper deals with the feeding habits of Hypophthalmus edentatus and the adaptations involved. The species is a pelagic zooplanktivore, selective for the larger components of the Zooplankton. The number of gill rakers increases with growth while the length of interval between gil rakers remains practically constant during the life of the individual.

Texto disponível apenas em PDF

  • *
    — Parte do trabalho de dissertação apresentado ao Curso de Pós-graduação de Biologia de Água Doce e Pesca Interior da Fundação Universidade do Amazonas e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, para a obtenção do grau de Mestre em Ciências Biológicas.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Set 1980
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia Av. André Araujo, 2936 Aleixo, 69060-001 Manaus AM Brasil, Tel.: +55 92 3643-3030, Fax: +55 92 643-3223 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: acta@inpa.gov.br