Acessibilidade / Reportar erro

Correlação Clinico-Radiográfica

Correlação Clínico-Radiográfica

Caso 7/2002 - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP

Edmar Atik

São Paulo, SP

Dados clínicos - Criança do sexo masculino com 27 meses de idade, apresentava na história cianose e taquipnéia desde o nascimento, com diminuição desses sinais após a feitura de Blalock-Taussig com sete meses. No entanto, houve agravamento posterior, a partir de 13 meses, quando surgiu também edema generalizado. Ao exame físico, a cianose e dispnéia eram acentuados, com pulsos normais. A freqüência cardíaca era de 130 bpm, o peso de 10,1kg e a altura de 83cm. No precórdio havia abaulamento e impulsões na borda esternal esquerda. O choque da ponta estava desviado da linha hemiclavicular esquerda. As bulhas eram hiperfonéticas e auscultava-se sopro sistólico discreto no 3º, 2º e 4º espaços intercostais. O fígado era palpado a 8cm do rebordo costal direito e do apêndice xifóide. O eletrocardiograma mostrava sinais de sobrecarga de cavidades direitas com onda P apiculada e com amplitude de 5mm em D2. A onda R de V1 correspondia a 15mm e em V6 a morfologia era qrS. A onda T era negativa de V1 a V3 estando o SÂP a +50º, o SÂQRS a –150º e o SÂT a +60º.

Imagem radiográfica - Mostra acentuada cardiomegalia (ICT:0,82) às custas dos arcos inferiores. O coração mostra-se globoso sendo o arco médio alongado e abaulado. A congestão venocapilar pulmonar é nítida nos campos superiores de ambos os pulmões (fig. 1).


Impressão diagnóstica - Essa imagem sugere alguma cardiopatia? A forma globosa e o aumento exagerado dos arcos cardíacos, pressupondo aumento de todas as cavidades cardíacas, acentuam a suposição de cardiomiopatia, independente ou associada a alguma outra cardiopatia congênita de base, a qual no entanto fica "mascarada" pela primeira, impossível de ser determinada por este método.

Diagnóstico diferencial - Cardiomegalias semelhantes poderiam também ocorrer em cardiopatias com acentuada sobrecarga de volume, como na insuficiência mitral, em tumores infiltrativos cardíacos tipo rabdomioma ou fibroma, dentre os mais freqüentes, e em derrames pericárdicos.

Confirmação diagnóstica - Os elementos clínicos orientaram para o diagnóstico de miocardiopatia associada à transposição das grandes artérias, comunicação interventricular e estenose pulmonar, este estabelecido previamente. Ecocardiograma mostrou acentuado aumento do ventrículo esquerdo (42mm) e do direito (32mm). A comunicação interventricular tinha 15mm e o gradiente de 52mmHg na via de saída de ventrículo esquerdo era subestimado em face da exagerada disfunção biventricular.

Conduta - Indicado transplante cardíaco.

Editor da Seção: Edmar Atik

Correspondência: Edmar Atik – InCor – Av. Dr. Enéas C. Aguiar, 44 – 05403-000

São Paulo, SP – E-mail: conatik@incor.usp.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Ago 2002
  • Data do Fascículo
    Jul 2002
Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@cardiol.br