Homenagem ao Professor Osvaldo Malafaia. Editor-Chefe dos Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva, ABCD de 2001 a 2021.

Antonio Carlos Ligocki CAMPOS Nicolau Gregori CZECZKO Sobre os autores

Segundo Calvin Coolidge, “a persistência e a determinação sozinhas são onipotentes”. Nos mais de 45 anos que tivemos (e temos) o privilégio de conviver com o Professor Osvaldo Malafaia, acreditamos que persistência e determinação são as diretrizes da sua vida. Sempre pautado na ética, conhecimento, sabedoria e competência, o Professor Malafaia tem a rara característica de dedicar-se diuturnamente aos seus propósitos. Determinado a vencer um desafio, desconhece barreiras que o afugentem dos seus objetivos.

Não foi diferente com o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Além de ter sido seu Presidente (1999-2000), quando exerceu profícua gestão, foi um dos idealizadores da Semana Brasileira do Aparelho Digestivo. Com a parceria da FBG e a SOBED, ele projetou ainda mais o CBCD no cenário cirúrgico nacional, firmando-o como a principal entidade agregadora dos cirurgiões do aparelho digestivo no Brasil. A mesma tenacidade, persistência e determinação afloraram do Professor Malafaia ao aceitar ser o Editor dos Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva, o ABCD. A convite do Professor Joaquim José Gama-Rodrigues (CBCD Ex-President, 2001-2002), ele assumiu esta importante incumbência em 2001 11 Zilberstein B, Gama-Rodrigues, Malafaia O. Novos Rumos. ABCD Arq Bras Cir Dig. 2001;14(1):1-1.. Ao lado do Professor Nelson Adami Andreollo, ao longo destes anos eles lograram elevar o ABCD ao patamar de mais importante Revista de Cirurgia da América Latina, baseado nas indexações obtidas nos órgãos internacionais, como Medline/PubMed, Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde - LILACS, PubMed Central - PMC e Directory of Open Access Journals - DOAJ. O seu Fator de Impacto aumentou e hoje se sobressai dentre as revistas congêneres brasileiras e latino-americanas.

O percurso até atingir este patamar foi árduo, a caminhada foi difícil, mas os percalços foram vencidos com galhardia. A obtenção do reconhecimento nacional e internacional requer um nível de exigência bastante elevado. No início, a revista era desconhecida, e as submissões de artigos científicos de qualidade eram raras e insuficientes. Como identificar os bons trabalhos, se eles não eram submetidos à ABCD? A solução idealizada foi a busca ativa. Combinando com o seu cargo de Coordenador da Medicina III da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o Professor Osvaldo vislumbrou aí a oportunidade de incentivar, junto aos Programas de Pós-Graduação na Área de Cirurgia, que os trabalhos de conclusão de Mestrado e Doutorado, na área de cirurgia digestiva, fossem submetidos à revista. Foi a maneira criativa de incentivar submissões de artigos de elevada qualidade científica. Com isso, o nível dos trabalhos publicados foi melhorando ao longo do tempo. O resultado foi a maior citação de trabalhos publicados na ABCD por outras revistas, tanto nacionais como internacionais, aumentando o seu fator de impacto 22 Andreollo NA, Malafaia O. Silver jubilee of the ABCD. ABCD Arq Bras Cir Dig. 2011;24(4):257-58.,33 Malafaia O. The ABCD from 1986 to 2021: Victorious trajectory! Arq Bras Cir Dig. 2021; 34(2):e1609.

Esta é a lógica que deve prevalecer: qualidade das publicações gera citações, o que leva a aumento de submissões e, consequentemente, possibilidade de selecionar os melhores trabalhos para publicação. É importante destacar que, além do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, o ABCD também é publicação oficial da Associação Brasileira do Câncer Gástrico, do Capítulo Brasileiro da International Hepato-Pancreato-Biliary Association e do Grupo de Estudos das Doenças do Pâncreas.

Mais do que gratidão pelo sucesso alcançado, é mister que a comunidade científica nacional, dedicada à cirurgia do aparelho digestivo, reconheça e eternize o papel único exercido pelo Professor Osvaldo Malafaia para elevar o ABCD ao padrão científico atual. Acreditamos que a melhor maneira de agradecer e reconhecer este esforço hercúleo do Professor Malafaia é dar continuidade ao seu trabalho pioneiro, e firmar os Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva como o principal veículo de divulgação da cirurgia digestiva no nosso país. Desejamos, aos novos Editores responsáveis, sucesso nesta empreitada.

Referências bibliográficas

  • 1
    Zilberstein B, Gama-Rodrigues, Malafaia O. Novos Rumos. ABCD Arq Bras Cir Dig. 2001;14(1):1-1.
  • 2
    Andreollo NA, Malafaia O. Silver jubilee of the ABCD. ABCD Arq Bras Cir Dig. 2011;24(4):257-58.
  • 3
    Malafaia O. The ABCD from 1986 to 2021: Victorious trajectory! Arq Bras Cir Dig. 2021; 34(2):e1609

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Jan 2022
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    18 Set 2021
  • Aceito
    23 Set 2021
Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com