Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DO ÓLEO DE COPAÍBA NA MUCOSA INTESTINAL DE RATOS SUBMETIDOS AO CHOQUE HIPOVOLÊMICO

RESUMO

Racional:

O choque hipovolêmico é situação comum em pacientes politraumatizados, podendo acarretar isquemia de vários órgãos, aumentando a morbimortalidade. O intestino é geralmente um dos órgãos mais afetados por essa condição.

Objetivo:

Avaliar os efeitos do óleo de copaíba na lesão da mucosa intestinal de ratos submetidos ao choque hipovolêmico.

Métodos:

Quinze ratos foram distribuídos em três grupos: Sham - operação simulada; isquemia - submissão ao choque hipovolêmico; e copaíba - submissão ao choque hipovolêmico previamente tratados com óleo de copaíba. A pressão arterial média, a gasometria arterial após a indução do choque, o grau da lesão intestinal e o tamanho das vilosidades foram avaliados.

Resultados:

O grupo sham apresentou os menores valores de lactato e PaCO2 e os maiores valores de pressão arterial média, pH e bicarbonato em relação aos demais grupos. O grau de lesão mesentérica foi de zero no sham; 3,0±1,00 no grupo isquemia; e 3,0±0,71 no da copaíba. O comprimento dos vilos foi de 173,60±8,42 no grupo sham, 142,77±8,33 no da isquemia e 143,01±9,57 no da copaíba. Houve diferença significante entre o grupo sham e os demais grupos (p<0.05); contudo, não houve diferença estatística entre os grupos submetidos ao choque hipovolêmico.

Conclusão:

A administração do óleo de copaíba não reduziu a lesão da mucosa intestinal de ratos submetidos ao choque hipovolêmico.

DESCRITORES:
Doença vascular intestinal; Intestino delgado; Plantas medicinais; Ratos

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com