Acessibilidade / Reportar erro

CBCD: 25 anos depois!

Em 1988 um punhado de idealistas liderados pelo Prof. Dr. Henrique Walter Pinotti - naquela época Titular da Cirurgia Digestiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo -, fundou uma entidade que hoje todos conhecemos e prestigiamos que é o COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIA DIGESTIVA - CBCD.

Estes abnegados cujos nomes podem ser vistos em ilustração do original desta ata (Figura 1), são ou foram até a sua aposentadoria/desligamento das atividades professores universitários comprometidos com o ensino da Cirurgia Geral e da Cirurgia Digestiva em particular em todo o Brasil.

Figura 1 -
Parte da Ata de Fundação do CBCD com os nomes de seus fundadores

Precedendo esta ação, alguns anos antes, também o mesmo Prof. Pinotti, tinha fundado junto com seus colaboradores, a primeira revista de Cirurgia do Aparelho Digestivo - ABCD Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva.

Foram ações "singelas" aparentemente, mas que requereram enorme esforço, dedicação e investimento de todos aqueles que acreditaram.

E o que aconteceu? Para que tanto esforço? Quem se beneficiou?

Acho que os dirigentes atuais desta entidade têm por obrigação responder e justificar todas estas ações que, na verdade e de fato, redundaram em prol da comunidade médica e dos pacientes, os verdadeiros beneficiados com estas ações.

A evolução e o progresso são situações inexoráveis. O mundo não anda para trás. Saudosismos à parte, a atualização nas ciências em geral e na medicina em particular avançam a galope sem olhar para trás, atropelando os que se atrasam. As faculdades de medicina já cumpriram o seu papel e dificilmente permitem a reciclagem e atualização de conhecimentos.

Quantas novidades em nossa área nestes 25 anos! Endoscopia cirúrgica, videocirurgia, cirurgia oncológica, cirurgia robótica, novas diretrizes, novos procedimentos e o CBCD não se omitiu. Criou eventos, cursos, programas de atualização e, com destaque, sua grande atividade integradora: junto com a Federação Brasileira de Gastroenterologia e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, criou a Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, evento com mais de 5000 participantes e que integra os conhecimentos nas diferentes áreas de concentração, permitindo atualização permanente aos mais novos procedimentos, além do diálogo direto com os especialistas em cada área, economizando tempo e oferecendo a possibilidade de aplicação prática dos conhecimentos auferidos.

Não foi só aí que o CBCD atuou. Atuou, e continua atuando, no sentido de oferecer ao profissional da especialidade segurança no desempenho de sua função. Ao lado de muitas outras ações neste mesmo sentido RECONHECEU A ESPECIALIDADE DE CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO, permitindo aos que a praticam seu desempenho livre e seguro. Como ações consequentes veio a RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO, com mais de 20 serviços reconhecidos no Brasil, formando cerca de 100 especialistas anualmente. Hoje o CBCD é responsável por elaborar as Normas da Residência em Cirurgia do Aparelho Digestivo no Brasil, adotadas pelo CFM e CNRM. Foi mais adiante: atuando junto à AMB - entidade maior que congrega as 57 especialidades médicas hoje reconhecidas no Brasil -, reconheceu o título de ESPECIALISTA EM CIRURGIA DIGESTIVA, mesmo para aqueles que não fizeram residência especializada, mas cuja prática clínica lhes permite prestar o exame de título e obter desta forma certificação que lhes assegure o livre exercício profissional.

A luta continuou e no sentido de oferecer aos profissionais condições seguras, elaborou os Manuais de Conduta para os procedimentos mais frequentes e o Termo de Consentimento, que permite maior segurança ao médico e ao paciente.

Foi além, e junto com o CFM - Conselho Federal de Medicina, AMB - Associação Médica Brasileira e da CNRM - Comissão Nacional de Residência Medica, criou as Áreas de Atuação em Endoscopia Digestiva e Cirurgia Laparoscópica, permitindo a inclusão destas práticas, agora regulamentadas. Mais recentemente em convênio com a SBCBM - Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, homologou a área de atuação em Cirurgia Bariátrica, para o respaldo dos profissionais que se interessam por estes procedimentos.

Ainda na área de atualização de conhecimentos o CBCD se empenhou na criação de DIRETRIZES, que pudessem nortear os profissionais na tomada de decisões em situações conflitantes e desta forma foram emitidas e publicadas, sempre no ABCD e no site do CBCD, as Diretrizes Sobre o Uso de Anticoagulantes e apoiando a ABCG - Associação Brasileira de Câncer Gástrico, as Diretrizes Sobre Câncer Gástrico.

Para facilitar a divulgação de conhecimentos, o CBCD participa ativamente de mais duas outras revistas médicas: GED - Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva e Arquivos de Gastroenterologia.

No sentido de lutar em benefício da comunidade médica em geral e dos cirurgiões do aparelho digestivo em particular, respondeu ao chamado da AMB e em trabalho contínuo de várias semanas, elaborou junto com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas FIPE a tabela de referência de honorários médicos - a CBHPM - para todos os procedimentos da Cirurgia do Aparelho Digestivo em permanente atualização.

O CBCD permanece e continua nesta luta incessante em prol da defesa e pelo respeito ao exercício profissional, participando de todos os movimentos regionais e nacionais em defesa do livre exercício profissional, por melhores condições de trabalho e remuneração mais justa e condizente com a nossa profissão e especialidade.

Neste sentido, os membros da sua Diretoria comparecem e participam das inúmeras reuniões, quer na AMB, quer no CFM, sempre atuante e atenta na defesa dos interesses da especialidade e seus profissionais.

Como especialidade e como órgão representativo, o CBCD foi além e deu respaldo às entidades associativas que não são especialidades, mas representam áreas de interesse dos cirurgiões do aparelho digestivo. Neste sentido o CBCD abriu suas portas para a SOBRACIL - Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica, SBCBM - Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, ABCG - Associação Brasileira de Câncer Gástrico, Clube do Pâncreas e Brazilian Branch of International Hepato-Pancreatic-Biliary Association. Esta atitude permite do ponto de vista prático que estas entidades atuem e colaborem tanto na divulgação de conhecimentos quanto junto aos órgãos representativos maiores como AMB e CFM para exporem seus pontos de vista e suas reivindicações.

O CBCD não parou aqui e foi ainda mais adiante participando do diálogo das novas áreas como a Cirurgia Oncológica, caminhando em diálogo constante com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica para elaboração do Certificado de Qualificação em Cirurgia Oncológica para todo cirurgião do aparelho digestivo que tenha o título de especialista.

O papel do Colégio cresceu e para permitir maior integração e facilitar a comunicação bem como respeitar as diferenças regionais de nosso país, criou os Capítulos Regionais, que permitem trazer o Colégio mais perto de seus associados no sentido de melhor integração e troca de informações, bem como melhor atender às necessidades e particularidades de cada região. Mais recentemente o CBCD, graças ao trabalho incansável de sua Diretoria e particularmente da Diretoria Científica, respectivamente os Professores Osvaldo Malafaia e Nelson Adami Andreollo, ex-presidentes do CBCD, conseguiu que sua revista ABCD, fosse indexada não somente no SCIELO mas também no MEDLINE/PUBMED e dentro de pouco tempo no PUBMED CENTRAL, permitindo desta forma que os trabalhos e estudos produzidos no Brasil tivessem visibilidade internacional com índice de impacto bom já divulgado pelo Scimago/Scopus.

É desta forma que o CBCD vem atuando ao longo dos anos, com suas Diretorias se sucedendo em processo democrático, com trabalho voluntário e desinteressado em prol de seus associados e da comunidade médica em geral. Nos últimos 25 anos, começando com seu fundador, o Prof. Henrique Walter Pinotti, vieram os seguintes professores para os biênios sucessivos: Luiz Sérgio Leonardi - 1991/1992 (UNICAMP, Campinas, SP); Edmundo Machado Ferraz - 1993/1994 (UFPE, Recife, PE); Luiz Rohde - 1995/1996 (UFRS, Porto Alegre, RS); Alcino Lazaro da Silva - 1997/1997 (UFMG, Belo Horizonte, MG); Osvaldo Malafaia - 1999/2000 (UFPR, Curitiba, PR); Joaquim José Gama-Rodrigues - 2001/2002 (USP, São Paulo, SP); Paulo Roberto Rocha Savassi - 2003/2004 (UFMG, Belo Horizonte, MG); Julio Cesar Uili Coelho - 2005/2006 (UFPR, Curitiba, PR); Angelita Habr-Gamma - 2007/2008 (USP, São Paulo, SP); Nelson Adami Andreollo - 2009/2010 (UNICAMP, Campinas, SP); Cleber Kruel - 2011/2012 (UFRGS, Porto Alegre, RS); Ivan Cecconello - 2013/2014 (USP, São Paulo, SP) e correntemente Bruno Zilberstein - 2015-2016 (USP, São Paulo, SP).

Porém, este trabalho que tanto esforço exigiu, jamais poderia ter sido realizado sem o apoio, incentivo, acreditação e confiança de seus associados que entendendo todo este enorme empenho, responderam ao chamado e vieram engrossar as fileiras de nossa entidade com sua ajuda e imprescindível participação.

O Colégio não parou e nem pode parar suas metas, seus objetivos, suas ações visando e buscando o respaldo cada vez maior aos seus associados e aos cirurgiões do aparelho digestivo em geral, promovendo e incentivado a divulgação de conhecimentos através da elaboração de DIRETRIZES, NORMAS, CONSENSOS e ORIENTAÇÕES e atuando na defesa dos interesses de nossa comunidade

É desta forma que para continuar trabalhando é preciso ajuda de todos, cada um fazendo o seu papel, integrando-se na vida associativa e colaborando para que nosso exercício profissional seja digno e reconhecido em benefício de todos.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2015
Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com