Sobradpec: 15 anos

Saul Goldenberg

a01v17n5

1 – COMUNICAÇÃO

Saul Goldenberg*

"Onde dois ou três estiverem

reunidos em meu nome,

Eu estou aí, no meio deles."-

TRES FACIUNT COLLEGIUM

SOBRADPEC - 15 ANOS

A história da SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM CIRURGIA - SOBRADPEC é repleta de grandes desafios.

O primeiro desafio foi a criação da Revista ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA.

O meu depoimento em 1986 foi:

"A nossa intenção é fazer a ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA ser

um veículo eficiente da produção científica da Pós-Graduação.

Não será pretensioso demais desejar que a Revista represente o

nosso "Surgical Fórum. A idéia está lançada."1

Afirmava o Prof. Dr. Otávio Ribeiro Ratto Titular do Departamento de Medicina da UNIFESP-EPM (1986):

"A disponibilidade nacional de periódicos é muito limitada, nem sempre possível garantir a sua periodicidade ou mesmo a sua manutenção a longo prazo." 2

No mesmo ano o depoimento do Prof. Dr. Joel Faintuch (USP)

"Pude verificar que esta não é mais uma publicação médica do nosso meio, mas sim uma revista de alta seriedade, que usa um enfoque acadêmico e uma temática de cirurgia experimental poucas vezes observada no Brasil. Recomendo e recomendarei esta importante contribuição às letras médicas. Mais ainda, contando com tão sábia orientação do Editor Responsável e da Comissão Científica, tenho certeza que Acta Cirúrgica Brasileira crescerá rapidamente, e quem sabe não está tão distante o dia em que ela poderá alcançar em prestígio e popularidade sua homônima dos países escandinavos." 3

E a ACTA manteve rigorosamente a sua periodicidade e aceitou o desafio da sua manutenção. Para tanto atendeu as exigências do CNPq cujo apoio foi decisivo.

A Revista tornou-se a publicação oficial da SOBRADPEC, que teve a sua instalação solene em 17 de setembro de 1987. Os objetivos da SOBRADPEC foram bem definidos:

  1. Incrementar a união entre os que possuem o ideal do exercício da pesquisa;

  2. Estimular o progresso e o aprimoramento da investigação científica;

  3. Discutir e divulgar conhecimentos novos;

  4. Promover o intercâmbio de informações com Instituições congêneres nacionais e estrangeiras;

  5. Editar a Revista ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA.

O mesmo propósito que motivou a organização das sociedades científicas, isto é, agrupar especialistas de cada área, norteou a nossa.

Constituiu-se na SOCIEDADE PARA O CIRURGIÃO-ACADÊMICO, para o CIRURGIÃO PESQUISADOR.4

O histórico da SOBRADPEC pode ser encontrado no site: www.sobradpec.hpg.com.br e no www.sobradpec.org.br

Possui atualmente 22 Regionais: Triângulo Mineiro (abril 1989), Paraná (novembro 1989), Bahia (agosto 1990), Rio de Janeiro (agosto 1991), Rio Grande do Sul (novembro 1991), Minas Gerais (maio 1992), Rio Grande do Norte (outubro 1992), Distrito Federal (novembro 1992), Santa Catarina (novembro 1992), Maranhão (maio 1993), Pernambuco (dezembro 1993), São Paulo (dezembro 1993), Sul Mineira (março 1994), Espírito Santo (agosto 1994), Pará (novembro 1994), Amazonas (abril 1995), Ribeirão Preto (agosto 1996), Centro Oeste (novembro 1996), Ceará (agosto 1999), Piauí (junho 2001), Alagoas (novembro 2001), Goiás (dezembro 2001).

A Sociedade está registrada no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas como sociedade sem fins lucrativos. Possui seu CNPJ com contabilidade organizada realizando Declaração Anual de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica.

A Revista ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA, publicação oficial da SOBRADPEC firmou-se na América Latina como o único periódico na área da cirurgia experimental. Foi incluída no SciELO: www.scielo.br/acb e indicada pela CAPES: www.periodicos.capes.gov.br

Tem o International Standard Serial Number – ISSN 0102-8650

Está registrada no 2º.Cartório de Registro da Pessoa Jurídica da Capital de São Paulo

Matrícula n. 54966. O nome da Revista está registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial - Setor do Registro de Marcas e Patentes.

Tem recebido apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq – Programa de Apoio a Publicações Científicas, desde 1987.

Após cinco anos de existência: "A Acta Cir Bras está vivendo seu quinto ano de existência. Embora jovem, seu crescimento já ultrapassou os muros do Curso de Pós-Graduação... Começou com as feições de uma apostila... Em nosso meio, muitas revistas científicas nascem e poucas sobrevivem pela falta de recursos..., sobretudo aquelas voltadas a assuntos que não se traduzem retorno comercial imediato para o investidor."5

Os respectivos quinqüenios da Acta Cirúrgica Brasileira podem ser apreciados no artigo "visibilidade e acessibilidade da produção científica na área da cirurgia experimental."6

De 1989 até 2002 foram publicados 18 suplementos da Acta Cirúrgica Brasileira.

Tornou-se associada da ABEC – Associação Brasileira de Editores Científicos e da WAME – World Association of Medical Editors.

CONGRESSOS DA SOBRADPEC:

Outro grande desafio foi realizar, em 1989, o 1º.Congresso Nacional de Cirurgia Experimental, em Maceió-Alagoas-PRESIDENTE: Prof. Dr. Saul Goldenberg. O evento teve pleno êxito e foi o ponto de partida para a aceitação dos desafios sucessivos pelas Regionais: o 2º. em 1991 pela Regional do Paraná, em Foz do Iguaçu-PRESIDENTE Prof. Dr. Zacarias Alves de Souza Filho; o 3º. em 1993 pela de Minas Gerais, em Belo Horizonte-PRESIDENTE Prof.Dr.Alcino Lázaro da Silva; o 4º. em 1995 pela de Rio Grande do Sul, em Porto Alegre-PRESIDENTE Prof.Dr.Luiz Rohde; o 5º. em 1997 pela de Santa Catarina, em Florianópolis-PRESIDENTE Prof.Dr.Carlos Alberto Justo da Silva; o 6º. em 1999 pela de São Paulo-PRESIDENTE Prof.Dr.Dario Birolini; o 7º. em 2001 pela de Pernambuco, em Recife-PRESIDENTE Prof.Dr.Carlos Teixeira Brandt; o 8º. em 2003 pela de Minas Gerais em Belo Horizonte-PRESIDENTE: Prof. Dr.Cirênio de Almeida Barbosa.

REALIZAÇÕES DA SOBRADPEC:

- 1º. Simpósio de Cirurgia Experimental do Rio Grande do Sul, de 10 a 11 de novembro de 1989 na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FMUFRGS).

- 1º. Curso de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental em São Luis do Maranhão, de 16 a 18 de novembro de 1989.

- Com a Regional do Triângulo Mineiro a 1ª. Jornada de Cirurgia Experimental do Triângulo Mineiro, de 25 a 26 de maio de 1990 na Universidade Federal de Uberlândia.

- 1ª. Jornada de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, de 9 a 10 de agosto de 1990, na Universidade Federal da Bahia.

- Curso de Especialização em Cirurgia Experimental e Técnica Operatória, de fevereiro a novembro de 1991, aulas semanais, na Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba-Minas Gerais [FUNEPU].

- 1º. Curso de Extensão Universitária em Cirurgia Experimental, convênios com a Fundação de Assistência, Ensino e Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia (FAEPU) e a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (FUNEPU), de 28/2/1991 até 24/4/1992, aulas semanais.

- 4º. Simpósio de Medicina Experimental do Rio Grande do Sul, de 8 a 10 de novembro de 1992 no Hospital das Clínicas de Porto Alegre da Faculdade de Medicina da UFRGS.

- Curso de Metodologia da Pesquisa na Faculdade de Medicina de Volta Redonda, Departamento de Cirurgia-Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, de 26 de março a 26 de junho de 1993, aulas semanais.

- Com a Regional de Santa Catarina o Curso Intensivo de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, de março a outubro de 1993, aulas semanais, no Departamento de Clínica Cirúrgica do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina.

- Com a Regional do Maranhão o 1º.Encontro Médico Maranhão-Piauí, em 22 de maio de 1993.

- Atualização em Suturas Mecânicas-Uso de Grampeadores no Curso de Pós-Graduação em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental da Escola Paulista de Medicina em 22 de outubro de 1993.

- Sessão Conjunta com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) no 9º.Fórum de Pesquisa em Cirurgia promovido pelo Núcleo Central do CBC em 13 de setembro de 1994, no Centro de Convenções do CBC, Rio de Janeiro.

- Com a Regional de São Paulo a 1ª.Jornada de Ensino e Pesquisa em Hospital Não Universitário no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, em 24 de setembro de 1994.

- Com a Regional do Espírito Santo a 2ª.Jornada de Cirurgia Geral e Experimental na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória-ES, de 7 a 9 de novembro de 1994.

- Curso de Medicina Experimental, de março a dezembro de 1995, aulas semanais, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Apoio Pró-Reitoria de Ensino e Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UMC.

- Com a Regional do Pará o I CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE CIRURGIA, de 19 a 22 de abril de 1995.

- Com a Regional de São Paulo Curso de Iniciação à Pesquisa em Cirurgia Experimental de 3 de agosto a 28 de setembro de 1995.

- Curso de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, de março a novembro de 1995, aulas semanais, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-Campo Grande

- FORUM DE PESQUISA, integração com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões no 21ºCongresso Brasileiro de Cirurgia e 11º. Congresso Latino-Americano de Cirurgia [FELAC] de 3 a 7 de setembro de 1995.

- Instalação do Núcleo de Cirurgia Experimental na Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté [UNITAU], no dia 14 de dezembro de '1996, sob a coordenação do Prof. Dr. Antonio Batista Cauduro e por iniciativa do Dr. João Ebram Neto.

- 3ª. Jornada de Cirurgia Experimental do Triângulo Mineiro, com a Regional do Triângulo Mineiro e Centro Educacional e Administrativo da Faculdade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro-Uberaba, de 1 a 2 de setembro de 1995.

- I FORUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CLÍNICA CIRÚRGICA E CIRURGIA EXPERIMENTAL NA ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA, em 18 e 19 de outubro de 1996.

- Cursos de Extensão Universitária para Monitores em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental provenientes das Regionais da SOBRADPEC, desde 1996, no período de 8 de janeiro a 10 de fevereiro, acolhidos pela Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental da UNIFESP-EPM.

- Pela Regional do Maranhão, Curso de Metodologia da Pesquisa Científica, de 27 a 29 de março de 1997, Coordenado pelo Prof. Gutemberg Fernandes de Araújo.

- Pela Regional do Paraná o 1º. Curso de Biologia Molecular, de 10 a 17 de maio de 1997, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Coordenado pelo Prof. Fernando H. Greca.

- Ingresso da Acta Cirúrgica Brasileira no SciELO-Scientific Electronic Library Online em 1997.

- 1º. Encontro de Editores Científicos de Periódicos da Área da Saúde, em 27 de junho de 1997 em colaboração com a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), e com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME).

- Pela Regional do Pará, Curso de Orientação Metodológica em Monografias, 16 de maio de 1997, Coordenado pelo Prof. Marcus Vinicius Henriques Brito.

- Com a Regional do Pará o 1º.Congresso Amazônico de Pesquisas Médicas – I CONAMPEM de 2 a 4 de outubro de 1998.

- Com a Regional Sulmineira o 4º. Encontro da SOBRADPEC na Faculdade de Ciências Médicas de Pouso Alegre-MG [FACIMPA], de 26 a 27 de fevereiro de 1999.

- Com a Regional do Maranhão e Capítulo do Maranhão do CBC o Curso de Metodologia da Pesquisa Científica, de 18 a 19 de junho de 1999.

- Com a Regional do Pará o 2º.Congresso Amazônico de Pesquisas Médicas II CONAMPEM de26 a 28 de maio de 2000.

- Núcleo de Comunicação Científica em Cirurgia [NCCC] e o Núcleo dos Amigos da Cirurgia Experimental [NACE] da SOBRADPEC, instalado em 2002.7

- Em 1995 a Revista Acta Cirúrgica Brasileira completava 10 anos.8

"No dia 17 de setembro de 1997 a SOBRADPEC completou 10 anos de profícua existência. Instalou 18 Regionais. Realizou 5 Congressos Nacionais. Estimulou e apoiou a criação de núcleos de pesquisa em cirurgia experimental em nosso País. São terrenos férteis e descentralizados para a formação de recursos humanos capacitados para a investigação em animais de laboratório. Servem de exemplo ilustrativo do P I B que existe na área:P = Potencial. I = Individual. B = Brasileiro. Este P I B existe em todas as Instituições. Em algumas ele está, simplesmente, adormecido. A SOBRADPEC tem despertado, estimulado, motivado, congregado e orientado estes colegas. E que entusiasmo estes colegas tem mostrado..." 9

Mensagem enviada pelo Prof. Alcino Lázaro da Silva: ABC da SOBRADPEC (Ad astra per astra).10

A Acta Cirúrgica Brasileira aos 13 anos.11

Completando 15 anos.12 Definindo novos rumos.13

HOMENAGENS A PRESIDENTES FALECIDOS:

RENATO TOURINHO DANTAS – BAHIA

Fundador e 1º.Presidente da Regional da Bahia

MANOEL GRIMBERG – RIO GRANDE DO SUL

2º. Presidente da Regional do Rio Grande do Sul.

SÓCIOS HONORÁRIOS

Alcino Lázaro da Silva (UFMG), Fábio S. Goffi (USP), William Saad Hossne (UNESP), Adib D. Jatene (USP), Nader Wafae (UNIFESP), Costabile Gallucci [in memorian](UNIFESP), Egas Penteado Izique [in memorian](UFPR), Iseu Afonso da Costa (UFPR), David Rosenberg [in memorian](UNIFESP), Daher Cutait [in memorian](USP), Ernesto Francisco Damerau (UFSC), Carlos Ernani Rosado Soares (UFRN), Haroldo Juaçaba (UFC), Salomão Kelner (UFPE), Joffre M. de Rezende (UFG), Ruy Ferreira Santos (USP-Ribeirão Preto).

MISSÃO S O B R A D P E C

S ERVIR

O RGANIZAR

B USCAR APRIMORAMENTO

R EALIZAR

A POIAR

D ESENVOLVER POTENCIALIDADES

P RODUZIR

E STIMULAR

C ONFRATERNIZAR

A SOBRADPEC foi incluída no PORTAL DE REFERÊNCIA PARA C&T DO CNPq: portaldereferencia@prossiga.br

O Prof. Dr. Alcino Lázaro da Silva acaba de batizar a SOBRAPEC como a COMUNIDADE AZUL.14

"O logótipo ou a logomarca da sociedade é um brasão em cujo contorno se lê o nome da Sociedade, na expectativa de este nome caracterizar os Amigos da Ciência ... tendo no centro a data de sua fundação, 1987. No centro há um triângulo que possui mistérios na sua imagem: lados iguais, ângulos iguais, três lados que poderiam significar a Santíssima Trindade, as partes do universo, as fases da existência do espaço, os elementos da matéria, os pontos da reticência, as Três Marias, o número perfeito, o triângulo inconfidente, o triângulo da liberdade. Encerrados no contorno artístico, e também triangulando, vêem-se as três pilastras da arte cirúrgica: diérese, hemostasia e síntese. No centro do triângulo, o ponto de atenção maior da sociedade, que é a divulgação do conhecimento, ou seja, a revista ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA.

Enfim, v.g., TRES FACIUNT COLLEGIUM (Três fazem o Grupo) deveria estar escrito, como lema, abaixo do nome Acta Cirúrgica Brasileira."

A partir de janeiro de 2002 a sugestão foi acolhida e passou a ser mais um lema da SOBRADPEC.

VISITE A HOME PAGE DA SOBRADPEC e verifique os que estão vinculados à sociedade: www.sobradpec.hpg.com.br

Terá novo domínio: www.sobradpec.org.br

O quadro atual da Sociedade compreende 171 sócios efetivos e 9 sócios aspirantes (acadêmicos de graduação).

A Revista Acta Cirúrgica Brasileira é enviada para 72 Associações, Bibliotecas e Instituições Universitárias.

Este é um breve balanço do que se realizou até agora.

Manter a "tocha acesa" é o desafio para os anos vindouros.

REFERÊNCIAS

1. Goldenberg S. Apresentação da Acta Cirúrgica Brasileira [editorial]. Acta Cir Bras 1986 jan/mar;1(1): 1.

2. Ribeiro Ratto O. Editorial. Acta Cir Bras 1986 abr/jun;1(2):1.

3. Faintuch J. Sobre a revista [carta ao editor]. Acta Cir Bras 1986; 1(3):60.

4. Lázaro da Silva A. SOBRADPEC – Sociedade para o cirurgião-acadêmico [editorial]. Acta Cir Bras 1995;10(4):159-60.

5. Ortiz V. Acta Cirúrgica Brasileira. Cinco anos de existência [editorial]. Acta Cir Bras 1990;5(3):83-4.

6. Población D A, Goldenberg S. Visibilidade e acessibilidade da produção científica na área da cirurgia experimental. Acta Cir Bras 2001;16(3):115-21. Disponível em: URL: http://www.scielo.br/acb.

7. Goldenberg S. Núcleo de Comunicação Científica em Cirurgia [NCCC] e Núcleo dos Amigos da Cirurgia Experimental [NACE] da SOBRADPEC [editorial]. Acta Cir Bras 2002; 17(2):87-8.

8. Goldenberg S, Ortiz V. Acta Cirúrgica Brasileira: 10 anos de existência. Acta Cir Bras 1995; 10(1):3.

9. Goldenberg S. Mensagem do Presidente [editorial]. Acta Cir Bras 1997;12(2):83.

10. Lázaro da Silva A. Mensagem. Acta Cir Bras 1997;12(2):129.

11. Acta Cirúrgica Brasileira: Treze anos depois. Acta Cir Bras 1998;13(4):226.

12 Poli de Figueiredo L F. A Acta Cirúrgica Brasileira no novo milênio [editorial]. Acta Cir Bras 2001; 16(2):67.

13. Poli de Figueiredo L F. Acta Cirúrgica Brasileira: novos rumos [editorial]. Acta Cir Bras 2002; 17(4):207.

14. Lázaro da Silva A. Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia -SOBRADPEC. Comunidade azul. Acta Cir Bras 2002;17(3):149-50. Disponível em URL: http://www.scielo.br/acb.)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Set 2003
  • Data do Fascículo
    Set 2002
Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia Al. Rio Claro, 179/141, 01332-010 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3287-8814 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sgolden@terra.com.br