Acessibilidade / Reportar erro

Percepção de fonoaudiólogos sobre a atuação na área de cuidados paliativos em um hospital público de Santa Catarina

RESUMO

Objetivo

identificar a percepção de fonoaudiólogos sobre a própria atuação em cuidados paliativos em um hospital público de Santa Catarina.

Método

trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, realizado com cinco fonoaudiólogos atuantes em um hospital público de Santa Catarina. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo.

Resultados

após análise do conteúdo do discurso dos fonoaudiólogos participantes, surgiram as seguintes categorias: conceito e entendimento sobre cuidados paliativos e atuação do fonoaudiólogo; reconhecimento da Fonoaudiologia na atuação multiprofissional; relação interpessoal com o paciente e a família e dificuldades na prática de cuidados paliativos.

Conclusão

a percepção dos fonoaudiólogos revela o conceito de que os cuidados paliativos são prestados a pacientes que não possuem mais possibilidade de cura, mas para os quais há necessidade de tratar comorbidades e proporcionar melhor qualidade de vida. Evidenciaram-se durante as entrevistas: a percepção da atuação fonoaudiológica na área da disfagia, o reconhecimento dos demais profissionais de que a atuação fonoaudiológica tem se ampliado e de que o cuidado deve se estender a toda a família.

Palavras-chave:
Cuidados paliativos; Fonoaudiologia; Equipe de assistência ao paciente; Percepção; Hospitalar

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br