Acessibilidade / Reportar erro

Análise espectrográfica do efeito do aquecimento vocal na voz de meninas de coro

Objetivo

Analisar o efeito imediato do aquecimento vocal em crianças cantoras, por meio de análise acústica espectrográfica.

Métodos

Estudo de natureza experimental com 14 meninas de um coro infantil amador, com idades entre 9 e 12 anos. Foi realizada avaliação acústica espectrográfica antes e após a utilização de um programa de aquecimento vocal, em uma sequência hierarquizada de atividades, incluindo exercícios corporais, treino respiratório e articulatório, exercícios de produção vocal com escalas ascendentes e descendentes e sons facilitadores. Foi realizada gravação da vogal sustentada /Ɛ:/ nos momentos pré e pós-aquecimento vocal, para análise espectrográfica dos seguintes parâmetros: instabilidade do traçado, ruído nas frequências baixas e altas, bifurcação de frequência, série de harmônicos, presença de ataque vocal brusco, quebras de frequência e de sonoridade. Também foi analisada a média da frequência fundamental.

Resultados

Não foram encontradas diferenças em relação ao efeito do aquecimento vocal entre os momentos pré e pós-aquecimento, porém, no momento pós-aquecimento vocal, observou-se correlação negativa de grau bom entre número de harmônicos e ruído nas frequências altas.

Conclusão

O aquecimento vocal em meninas coristas produziu maior riqueza no espectro acústico, indicando provável melhora na coaptação glótica, ou em ajuste do trato vocal.

Voz; Acústica da fala; Treinamento da voz; Criança; Música


Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br