Processamento auditivo central e processos de leitura em crianças e adolescentes: revisão integrativa

Cintia Alves de Souza Danielle Cristine Marques Andrezza Gonzalez Escarce Stela Maris Aguiar Lemos Sobre os autores

RESUMO

Objetivos

Revisar estudos que investigaram a interface existente entre processamento auditivo central e processos de leitura em crianças e adolescentes.

Estratégia de pesquisa

Foram selecionados estudos publicados no período de 2008 a 2019, por meio de levantamento bibliográfico nas bases de dados eletrônicas BVS - Lilacs (Biblioteca Virtual em Saúde) e PubMed (US National Library of Medicine).

Critérios de seleção

Estudos disponíveis na íntegra; publicados em português, inglês ou espanhol; realizados com crianças ou adolescentes e que abordaram as interfaces de processamento auditivo central e processos de leitura. Foram excluídos artigos de revisões de literatura e artigos com menor nível de evidência científica.

Resultados

Foram encontrados 1124 estudos nas bases de dados pesquisadas. Destes, 19 foram excluídos, pois estavam em mais de uma base. Analisaram-se os títulos e resumos de 1105 artigos, sendo que 92 foram escolhidos para a leitura na íntegra e, ao final, 46 artigos foram selecionados. Na revisão, observou-se que a maior parte dos estudos era de delineamento transversal, avaliava habilidades do processamento temporal e realizava comparação entre grupos de escolares com e sem dificuldades em relação à leitura.

Conclusão

Os estudos revelaram que existe associação entre leitura e habilidades auditivas, à medida que a dificuldade em tarefas de habilidades auditivas é comum em participantes com dificuldades em habilidades de leitura.

Palavras-chave:
Percepção auditiva; Testes auditivos; Leitura; Criança; Desenvolvimento do adolescente

ABSTRACT

Purpose

To review studies investigating the existing interface between central auditory processing and reading processes in children and adolescents.

Research strategy

Studies published from 2008 to 2019 were selected through a bibliographic survey in the following electronic databases: BVS - Lilacs (Virtual Health Library) and PubMed (US National Library of Medicine).

Selection criteria

Studies available in full; published in Portuguese, English or Spanish; performed with children or adolescents; and that addressed the central auditory processing interfaces and reading processes. Literature review articles and articles with a lower level of scientific evidence were excluded.

Results

A total of 1124 studies were found in the databases searched. Of these, 19 were excluded as they were on more than one base. The titles and abstracts of 1105 articles were analyzed, of which 92 were selected for full reading and, at the end, 46 articles were selected. In the review, it was observed that most studies were cross-sectional, evaluated temporal processing skills and compared groups of students with and without reading difficulties.

Conclusion

Studies have shown that there is an association between reading and listening skills, as difficulty in listening skills tasks is common in participants with reading skills difficulties.

Keywords:
Auditory perception; Hearing tests; Reading; Child; Adolescent development

INTRODUÇÃO

O processamento auditivo central é um conjunto de habilidades que permite ao ouvinte interpretar a mensagem ouvida de forma eficiente e efetiva(11 Machado CSS, Valle HLBS, Paula KM, Lima SS. Caracterização do processamento auditivo das crianças com distúrbio de leitura e escrita de 8 a 12 anos em tratamento no Centro Clínico de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Rev CEFAC. 2011;13(3):504-12. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000119.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010...
,22 Prando ML, Pawlowski J, Fachel JMG, Misorelli MIL, Fonseca RP. Relação entre habilidades de processamento auditivo e funções neuropsicológicas em adolescentes. Rev CEFAC. 2010;12(4):646-61. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000027.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010...
). Dentre as habilidades que o compõe, estão as de processamento temporal, essenciais para a compreensão da linguagem e desenvolvimento da fala(33 Mourão AM, Esteves CC, Labanca L, Lemos SMA. Desempenho de crianças e adolescentes em tarefas envolvendo habilidade auditiva de ordenação temporal simples. Ver CEFAC. 2012;14(4):659-68. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000141.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011...
).

Distúrbios no processamento auditivo central são, frequentemente, relacionados às dificuldades de aprendizagem e aos transtornos da linguagem(11 Machado CSS, Valle HLBS, Paula KM, Lima SS. Caracterização do processamento auditivo das crianças com distúrbio de leitura e escrita de 8 a 12 anos em tratamento no Centro Clínico de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Rev CEFAC. 2011;13(3):504-12. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000119.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010...
,44 Teixeira JKM, Parreiras DF, Mariz VF, Alves LM. Caracterização das habilidades do processamento auditivo de crianças atendidas no ambulatório de transtorno de aprendizagem de uma clínica escola de Belo Horizonte. Revista NBC. 2017;7(13):35-48.

5 Signor RCF, Vieira SK, Berberian AP, Santana AP. Distúrbio de processamento auditivo x dificuldade de leitura e escrita: há uma relação? Rev Bras Lingüíst Apl. 2018;18(3):581-607. http://dx.doi.org/10.1590/1984-6398201813079.
http://dx.doi.org/10.1590/1984-639820181...

6 Souza MA, Passaglio NJS, Lemos SMA. Alterações de linguagem e processamento auditivo: revisão de literatura. Rev CEFAC. 2016;18(2):513-9. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201618216215.
http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620161...
-77 Santos TSL, Câmara CC, Moreira DR, Borges LL. Processamento auditivo central em crianças com dificuldades acadêmicas: revisão bibliográfica. Estudos. 2015;42(3):327-43.). Como a leitura é um importante meio de aquisição de novos conhecimentos, o estudo da relação entre os processos de leitura e as habilidades auditivas é justificado, visto que ambos são essenciais para a aprendizagem(88 Gabriel R, Morais J, Kolinsky R. A aprendizagem da leitura e suas implicações sobre a memória e a cognição. Ilha Desterro. 2016;69(1):61-78. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n1p61.
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2016...
,99 Uvo MFC, Germano GD, Capellini AS. Desempenho de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em habilidades metalinguísticas, leitura e compreensão leitora. Rev CEFAC. 2017;19(1):7-19. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201719115815.
http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620171...
). Além disso, a avaliação do processamento auditivo central em escolares com dificuldades de aprendizagem é importante por contribuir para um diagnóstico preciso e, consequentemente, para o melhor processo terapêutico(11 Machado CSS, Valle HLBS, Paula KM, Lima SS. Caracterização do processamento auditivo das crianças com distúrbio de leitura e escrita de 8 a 12 anos em tratamento no Centro Clínico de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Rev CEFAC. 2011;13(3):504-12. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000119.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010...
).

Nesse contexto, ressalta-se que a leitura se refere a uma maneira de aquisição de informações, com o objetivo final de compreender o texto escrito(1010 Frota S, Pereira LD. Processamento auditivo: estudo em crianças com distúrbios da leitura e da escrita. Rev Psicopedag. 2010;27(83):214-22.). Para tanto, um aspecto fundamental é a compreensão leitora, considerada um processo de reconhecimento, integração e construção de ideias(1111 Capovilla F, Capovilla AGS, Viggiano K, Mauricio A, Bidá M. Processos logográficos, alfabéticos e lexicais na leitura silenciosa por surdos e ouvintes. Estud Psicol. 2005;10(1):15-23. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2005000100003.
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2005...
). Além disso, a compreensão leitora desempenha importante papel no processo de alfabetização e abrange diversos processos cognitivos que estão inter-relacionados, a saber: capacidade de processar, armazenar e recuperar informações; habilidade de memória, de atenção, de raciocínio, de lógica, de processamento auditivo central e visual. Dentre esses, encontram-se, conjuntamente, os processos básicos de leitura, como o reconhecimento, isto é, a decodificação de palavras e a extração do seu significado na forma impressa que, embora sejam requisitos necessários, não são suficientes para que a compreensão ocorra(1212 Machado AC, Capellini AS. Caracterização do desempenho de crianças com distúrbio de aprendizagem em estratégias de compreensão leitora. Rev Psicop. 2011;28(86):126-32.

13 Carrilho APN. Relação entre compreensão leitora e habilidades cognitivas e linguísticas em escolares com Distúrbio de Aprendizagem [tese]. Bauru: Universidade de São Paulo; 2016. http://dx.doi.org/10.11606/T.25.2016.tde-08082016-220203.
http://dx.doi.org/10.11606/T.25.2016.tde...
-1414 Bovo EBP, Lima RF, Silva FCP, Ciasca SM. Relações entre as funções executivas, fluência e compreensão leitora em escolares com dificuldades de aprendizagem. Rev Psicopedagogia. 2016;33(102):272-82.).

Entre as habilidades necessárias para a aquisição de leitura e escrita, está a consciência fonológica, caracterizada como a capacidade de segmentar palavras, sílabas e fonemas(1010 Frota S, Pereira LD. Processamento auditivo: estudo em crianças com distúrbios da leitura e da escrita. Rev Psicopedag. 2010;27(83):214-22.) e que está intimamente relacionada à rota fonológica de leitura(1111 Capovilla F, Capovilla AGS, Viggiano K, Mauricio A, Bidá M. Processos logográficos, alfabéticos e lexicais na leitura silenciosa por surdos e ouvintes. Estud Psicol. 2005;10(1):15-23. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2005000100003.
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2005...
). Vale ressaltar que a competência leitora se desenvolve em estágios - logográfico, alfabético e ortográfico - e com a utilização de diferentes estratégias - logográfica, fonológica e lexical(1111 Capovilla F, Capovilla AGS, Viggiano K, Mauricio A, Bidá M. Processos logográficos, alfabéticos e lexicais na leitura silenciosa por surdos e ouvintes. Estud Psicol. 2005;10(1):15-23. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2005000100003.
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2005...
).

Dificuldades na consciência fonológica são, frequentemente, associadas a distúrbios de processamento auditivo central(1010 Frota S, Pereira LD. Processamento auditivo: estudo em crianças com distúrbios da leitura e da escrita. Rev Psicopedag. 2010;27(83):214-22.). Os mecanismos fisiológicos da audição, por sua vez, desempenham importante função no processamento acústico rápido, na percepção da fala, no aprendizado e na compreensão da linguagem, sendo, desse modo, um pré-requisito na aquisição da leitura e da escrita(1010 Frota S, Pereira LD. Processamento auditivo: estudo em crianças com distúrbios da leitura e da escrita. Rev Psicopedag. 2010;27(83):214-22.).

Diante do exposto, verifica-se que, embora a literatura apresente pesquisas que incluem o processamento auditivo central e a leitura, não há o mapeamento dos principais desfechos estudados e, sendo assim, é oportuna a construção de uma síntese para o avanço da pesquisa na área.

Objetivo

Revisar estudos que investigaram a interface existente entre processamento auditivo central e processos de leitura em crianças e adolescentes.

ESTRATÉGIA DE PESQUISA

Trata-se de revisão integrativa da literatura, baseada em recomendações nacionais(1515 Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. 2010;8(1):102-6. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134. PMid:26761761.
http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082010...
,1616 Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008;17(4):758-64. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018.
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008...
), que buscou responder à seguinte pergunta: “Qual a relação entre o processamento auditivo central e os processos de leitura em crianças e adolescentes”?

A primeira fase desta pesquisa consistiu na elaboração da pergunta norteadora da investigação. Para obtenção de respostas sobre esse questionamento, foi realizada pesquisa bibliográfica nas plataformas de busca Medline, por meio da PubMed (US National Library of Medicine), e BVS - Lilacs (Biblioteca Virtual em Saúde - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Os dados foram coletados no período compreendido entre junho e setembro de 2018 e janeiro e dezembro de 2019.

Foram utilizados os descritores (MeSH - Medical Subject Headings - e DeCS - Descritores em Ciências da Saúde), bem como as palavras-chave “aspectos temporais auditivos” e “compreensão de leitura”, para recuperação dos assuntos na literatura. Os descritores e as palavras-chaves foram combinados entre si com a utilização dos operadores booleanos AND e OR. Assim sendo, a equação de busca utilizada foi: (tw:((“Percepção Auditiva” OR “Testes Auditivos” OR “Transtornos da Percepção Auditiva” OR “Aspectos temporais auditivos” OR “Auditory Perception” OR “Hearing Tests” OR “Auditory perceptual Disorders” OR “Temporal aspects of auditory”))) AND (tw:((leitura OR compreensão OR “Compreensão de Leitura” OR “Escrita Manual” OR escrita OR redação OR “Reading competence” OR reading OR comprehension OR handwriting OR writing))) AND (instance:”regional”) AND (db:(“LILACS” OR “IBECS” OR “INDEXPSI” OR “BINACIS” OR “LIS” OR “BBO” OR “CUMED” OR “DECS”) AND la:(“en” OR “pt” OR “es”)).

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Para inclusão dos artigos, foram adotados os seguintes critérios: estudos disponíveis na íntegra; publicados no período de 2008 a 2019; nos idiomas português, inglês ou espanhol; realizados com crianças ou adolescentes e que estudaram as interfaces de processamento auditivo central e processos de leitura. Foram adotados como critérios de exclusão artigos de revisões de literatura e artigos com menor nível de evidência científica, conforme proposto pela literatura(1717 Phillips B, Ball C, Sackett D, Badenoch D, Straus S, Haynes B, et al. Centre for Evidence-Based Medicine [Internet]. 2018 [citado em 2018 Nov 18]. Disponível em: http://www.cebm.net/index.aspx?o=1025
http://www.cebm.net/index.aspx?o=1025...
), ou seja, artigos de opinião de especialistas, relatos de casos ou séries de casos.

Análise dos dados

A princípio, os estudos foram selecionados com base na leitura dos títulos e resumos. Posteriormente, os artigos foram lidos na íntegra e as informações foram analisadas segundo o checklist do Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology – STROBE(1818 Malta M, Cardoso LO, Bastos FI, Magnanini MMF, Silva CMF. Passos da Iniciativa STROBE: subsídios para a comunicação de estudos observacionais. Rev Saude Publica. 2010;44(3):559-65. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102010000300021. PMid:20549022.
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). O objetivo da iniciativa STROBE é auxiliar no relato de estudos observacionais, por meio do seu checklist(1818 Malta M, Cardoso LO, Bastos FI, Magnanini MMF, Silva CMF. Passos da Iniciativa STROBE: subsídios para a comunicação de estudos observacionais. Rev Saude Publica. 2010;44(3):559-65. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102010000300021. PMid:20549022.
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).

O protocolo de análise dos estudos foi constituído dos seguintes itens: objetivo da pesquisa, delineamento, métodos, variáveis analisadas e resultados. Para tanto, duas autoras realizaram a leitura e análise dos estudos e, nos casos em que houve divergências em relação à inclusão ou não do estudo, os resultados das análises foram discutidos com uma terceira autora.

RESULTADOS

Foram encontrados 383 artigos na base de dados BVS – Lilacs e 741 artigos na PubMed, totalizando 1124 artigos. Destes estudos, 19 foram excluídos porque estavam presentes em mais de uma base. Por meio da análise do título e resumo, 1013 artigos foram excluídos por não responderem à pergunta norteadora do estudo. Assim, 92 estudos foram escolhidos para leitura na íntegra. Destes, 46 foram excluídos por não responderem à pergunta norteadora do estudo. Ao final, 46 artigos foram selecionados para a revisão (Figura 1). Embora a pergunta norteadora desta revisão tenha sido referente ao processamento auditivo central, os artigos apontaram, em sua maioria, para os aspectos temporais do processamento auditivo central. Além disso, a presente pesquisa revelou que a maior parte dos autores dos estudos selecionados optou por delineamentos mais simples (estudos transversais).

Figura 1
Fluxograma do critério de seleção dos estudos

Dos 46 estudos selecionados para esta revisão, 58,6% eram estudos internacionais, 17 correspondem a estudos observacionais transversais, 4 experimentais, 7 longitudinais, 2 exploratórios, 14 casos controle e 2 coorte. Outro dado relevante é que apenas 6 estudos(1919 Steinbrink C, Knigge J, Mannhaupt G, Sallat S, Werkle A. Are temporal and tonal musical skills related to phonological awareness and literacy skills? Evidence from two cross-sectional studies with children from different age groups. Front Psychol. 2019;10(16):805. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00805. PMid:31040806.
http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2019.008...

20 Souza CA, Escarce AG, Lemos SMA. Ordenação temporal e competência leitora de palavras e pseudopalavras: estudo preliminar. CoDAS. 2018;30(2):e20170102. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017102. PMid:29791619.
http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/2018...

21 Steinbrink C, Zimmer K, Lachmann T, Dirichs M, Kammer T. Development of rapid temporal processing and its impact on literacy skills in primary school children. Child Dev. 2014;85(4):1711-26. http://dx.doi.org/10.1111/cdev.12208. PMid:24359600.
http://dx.doi.org/10.1111/cdev.12208...

22 Ahmmed AU, Ahmmed AA, Bath JR, Ferguson MA, Plack CJ, Moore DR. Assessment of children with suspected auditory processing disorder: a factor analysis study. Ear Hear. 2014;35(3):295-305. http://dx.doi.org/10.1097/01.aud.0000441034.02052.0a. PMid:24496289.
http://dx.doi.org/10.1097/01.aud.0000441...

23 Carroll JM, Solity J, Shapiro LR. Predicting dyslexia using prereading skills: the role of sensorimotor and cognitive abilities. J Child Psychol Psychiatry. 2016;57(6):750-8. http://dx.doi.org/10.1111/jcpp.12488. PMid:26662375.
http://dx.doi.org/10.1111/jcpp.12488...
-2424 Souza CA, Escarce AG, Lemos SMA. Competência leitora de palavras e pseudopalavras, desempenho escolar e habilidades auditivas em escolares do ensino fundamental. Audiol Commun Res. 2019;24:1-8. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2018-2018.
http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2018...
) não realizaram comparações entre grupos (Quadro 1). Ou seja, tais estudos foram realizados com crianças regularmente matriculadas em instituições de ensino(1919 Steinbrink C, Knigge J, Mannhaupt G, Sallat S, Werkle A. Are temporal and tonal musical skills related to phonological awareness and literacy skills? Evidence from two cross-sectional studies with children from different age groups. Front Psychol. 2019;10(16):805. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00805. PMid:31040806.
http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2019.008...

20 Souza CA, Escarce AG, Lemos SMA. Ordenação temporal e competência leitora de palavras e pseudopalavras: estudo preliminar. CoDAS. 2018;30(2):e20170102. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017102. PMid:29791619.
http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/2018...
-2121 Steinbrink C, Zimmer K, Lachmann T, Dirichs M, Kammer T. Development of rapid temporal processing and its impact on literacy skills in primary school children. Child Dev. 2014;85(4):1711-26. http://dx.doi.org/10.1111/cdev.12208. PMid:24359600.
http://dx.doi.org/10.1111/cdev.12208...
,2323 Carroll JM, Solity J, Shapiro LR. Predicting dyslexia using prereading skills: the role of sensorimotor and cognitive abilities. J Child Psychol Psychiatry. 2016;57(6):750-8. http://dx.doi.org/10.1111/jcpp.12488. PMid:26662375.
http://dx.doi.org/10.1111/jcpp.12488...
,2424 Souza CA, Escarce AG, Lemos SMA. Competência leitora de palavras e pseudopalavras, desempenho escolar e habilidades auditivas em escolares do ensino fundamental. Audiol Commun Res. 2019;24:1-8. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2018-2018.
http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2018...
), ou com crianças com suspeita de distúrbio do processamento auditivo central(2222 Ahmmed AU, Ahmmed AA, Bath JR, Ferguson MA, Plack CJ, Moore DR. Assessment of children with suspected auditory processing disorder: a factor analysis study. Ear Hear. 2014;35(3):295-305. http://dx.doi.org/10.1097/01.aud.0000441034.02052.0a. PMid:24496289.
http://dx.doi.org/10.1097/01.aud.0000441...
). Os demais estudos realizaram comparação entre 2(2626 Vatanabe TY, Navas ALGP, Mariano SPB, Murphy CB, Durante AS. Desempenho de crianças com distúrbio de leitura após o treino auditivo. Audiol Commun Res. 2014;19(1):7-12. http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014000100003.
http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014...

27 Murphy-Ruiz PC, Penaloza-Lopez YR, Garcia-Pedroza F, Poblano A. Right cerebral hemisphere and central auditory processing in children with developmental dyslexia. Arq Neuropsiquiatr. 2013;71(11):883-9. http://dx.doi.org/10.1590/0004-282X20130172. PMid:24394876.
http://dx.doi.org/10.1590/0004-282X20130...

28 Oliveira JC, Murphy CFB, Schochat E. Processamento auditivo (central) em crianças com dislexia: avaliação comportamental e eletrofisiológica. CoDAS. 2013;25(1):39-44. http://dx.doi.org/10.1590/S2317-17822013000100008. PMid:24408169.
http://dx.doi.org/10.1590/S2317-17822013...

29 Simões MB, Schochat E. Transtorno do processamento auditivo (central) em indivíduos com e sem dislexia. Pró-Fono Rev Atual Cient. 2010;22(4):521-4. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000400027. PMid:21271110.
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010...

30 Boscariol M, Guimarães CA, Hage SRDV, Cendes F, Guerreiro MM. Processamento temporal auditivo: relação com dislexia do desenvolvimento e malformação cortical. Pró-Fono Rev Atual Cient. 2010;22(4):537-42. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000400030.
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010...

31 Pelitero TM, Manfredi AKDS, Schneck APC. Avaliação das habilidades auditivas em crianças com alterações de aprendizagem. Rev CEFAC. 2010;12(4):662-70. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000062.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010...
-3232 Pinheiro FH, Oliveira AMD, Cardoso ACV, Capellini SA. Testes de escuta dicótica em escolares com distúrbio de aprendizagem. Rev Bras Otorrinolaringol. 2010;76(2):257-62.,3434 Murphy CFB, Schochat E. How auditory temporal processing deficits relate to dyslexia. Braz J Med Biol Res. 2009;42(7):647-54. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-879X2009000700009. PMid:19578644.
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-879X2009...
,3636 Engelmann L, Ferreira MIDC. Avaliação do processamento auditivo em crianças com dificuldades de aprendizagem. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2009;14(1):69-74. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000100012.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009...

37 Germano GD, Pinheiro FH, Cardoso ACV, Santos LCA, Padula NAMR, Capellini SA. Relação entre achados em neuroimagem, habilidades auditivas e metafonológicas em escolares com dislexia do desenvolvimento. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2009;14(3):315-22. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000300006.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009...

38 Capellini SA, Germano GD, Cardoso ACV. Relação entre habilidades auditivas e fonológicas em crianças com dislexia do desenvolvimento. Rev Sem Assoc Bras Psicol Escol Educ. 2008;12(1):235-53. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008000100016.
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39 Wang HS, Wang NY, Chen IC, Tsao Y. Auditory identification of frequency-modulated sweeps and reading difficulties in Chinese. Res Dev Disabil. 2019;86:53-61. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2019.01.006. PMid:30660853.
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40 Vanvooren S, Poelmans H, De Vos A, Ghesquière P, Wouters J. Do prereaders’ auditory processing and speech perception predict later literacy? Res Dev Disabil. 2017;70:138-51. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2017.09.005. PMid:28938227.
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41 Barker MD, Kuruvilla-Mathew A, Purdy SC. Cortical auditory-evoked potential and behavioral evidence for differences in auditory processing between good and poor readers. J Am Acad Audiol. 2017;28(6):534-45. http://dx.doi.org/10.3766/jaaa.16054. PMid:28590897.
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42 Johnson EP, Pennington BF, Lee NR, Boada R. Directional effects between rapid auditory processing and phonological awareness in children. J Child Psychol Psychiatry. 2009;50(8):902-10. http://dx.doi.org/10.1111/j.1469-7610.2009.02064.x. PMid:19298469.
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-4343 Yalçinkaya F, Muluk NB, Sahin S. Effects of listening ability on speaking, writing and reading skills of children who were suspected of auditory processing difficulty. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2009;73(8):1137-42. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2009.04.022. PMid:19477531.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2009....
,4545 Dawes P, Bishop DV. Psychometric profile of children with auditory processing disorder and children with dyslexia. Arch Dis Child. 2010;95(6):432-6. http://dx.doi.org/10.1136/adc.2009.170118. PMid:20501538.
http://dx.doi.org/10.1136/adc.2009.17011...
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http://dx.doi.org/10.1016/j.jcomdis.2011...
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http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2011...
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55 Zaidan E, Baran JA. Gaps-in-noise (GIN©) test results in children with and without reading disabilities and phonological processing deficits. Int J Audiol. 2013;52(2):113-23. http://dx.doi.org/10.3109/14992027.2012.733421. PMid:23167240.
http://dx.doi.org/10.3109/14992027.2012....

56 Johnson BW, McArthur G, Hautus M, Reid M, Brock J, Castles A, et al. Lateralized auditory brain function in children with normal reading ability and in children with dyslexia. Neuropsychologia. 2013;51(4):633-41. http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2012.12.015. PMid:23333528.
http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychol...

57 Grube M, Cooper FE, Kumar S, Kelly T, Griffiths TD. Exploring the role of auditory analysis in atypical compared to typical language development. Hear Res. 2014;308:129-40. http://dx.doi.org/10.1016/j.heares.2013.09.015. PMid:24112877.
http://dx.doi.org/10.1016/j.heares.2013....
-5858 Hämäläinen JA, Lohvansuu K, Ervast L, Leppänen PH. Event-related potentials to tones show differences between children with multiple risk factors for dyslexia and control children before the onset of formal reading instruction. Int J Psychophysiol. 2015;95(2):101-12. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijpsycho.2014.04.004. PMid:24746550.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijpsycho.201...
,6161 Tomlin D, Dillon H, Sharma M, Rance G. The Impact of Auditory Processing and Cognitive Abilities in Children. Ear Hear. 2015;36(5):527-42. http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000000172. PMid:25951047.
http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000...
), 3(2525 Chaubet J, Pereira L, Perez AP. Temporal resolution ability in students with dyslexia and reading and writing disorders. Int Arch Otorhinolaryngol. 2014;18(2):146-9. http://dx.doi.org/10.1055/s-0033-1363465. PMid:25992081.
http://dx.doi.org/10.1055/s-0033-1363465...
,3333 Abdo AGR, Murphy CFB, Schochat E. Habilidades auditivas em crianças com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Pró-Fono Rev Atual Cient. 2010;22(1):25-30. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000100006.
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010...
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http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0b013e3181...
,4646 Ferguson MA, Hall RL, Riley A, Moore DR. Communication, listening, cognitive and speech perception skills in children with auditory processing disorder (APD) or Specific Language Impairment (SLI). J Speech Lang Hear Res. 2011;54(1):211-27. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2010/09-0167). PMid:20689032.
http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2010...

47 Billiet CR, Bellis TJ. The relationship between brainstem temporal processing and performance on tests of central auditory function in children with reading disorders. J Speech Lang Hear Res. 2011;54(1):228-42. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2010/09-0239). PMid:20689038.
http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2010...
-4848 Boets B, Vandermosten M, Poelmans H, Luts H, Wouters J, Ghesquière P. Preschool impairments in auditory processing and speech perception uniquely predict future reading problems. Res Dev Disabil. 2011;32(2):560-70. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2010.12.020. PMid:21236633.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2010.12...
,5050 Poelmans H, Luts H, Vandermosten M, Boets B, Ghesquière P, Wouters J. Reduced sensitivity to slow-rate dynamic auditoryinformation in children with dyslexia. Res Dev Disabil. 2011;32(6):2810-9. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2011.05.025. PMid:21645986.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2011.05...
,5252 Vandewalle E, Boets B, Ghesquière P, Zink I. Auditory processing and speech perception in children with specific language impairment: relations with oral language and literacy skills. Res Dev Disabil. 2012;33(2):635-44. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2011.11.005. PMid:22155538.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2011.11...
,5353 Georgiou GK, Papadopoulos TC, Zarouna E, Parrila R. Are auditory and visual processing deficits related to developmental dyslexia? Dyslexia. 2012;18(2):110-29. http://dx.doi.org/10.1002/dys.1439. PMid:22419585.
http://dx.doi.org/10.1002/dys.1439...
,5959 Rocha-Muniz CN, Zachi EC, Teixeira RA, Ventura DF, Befi-Lopes DM, Schochat E. Association between language development and auditory processing disorders. Rev Bras Otorrinolaringol. 2014;80(3):231-6. http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.01.002. PMid:25153108.
http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.0...
,6060 Calcus A, Colin C, Deltenre P, Kolinsky R. Informational masking of complex tones in dyslexic children. Neurosci Lett. 2015;584(1):71-6. http://dx.doi.org/10.1016/j.neulet.2014.10.026. PMid:25459281.
http://dx.doi.org/10.1016/j.neulet.2014....
) ou 5(6262 Murphy CF, Moore DR, Schochat E. Generalization of auditory sensory and cognitive learning in typically developing children. PLoS One. 2015;10(8):e0135422. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0135422. PMid:26267275.
http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0...
) grupos de estudo. Observou-se, também, que em 4 estudos(2626 Vatanabe TY, Navas ALGP, Mariano SPB, Murphy CB, Durante AS. Desempenho de crianças com distúrbio de leitura após o treino auditivo. Audiol Commun Res. 2014;19(1):7-12. http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014000100003.
http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014...
,3535 Pinheiro FH, Capellini SA. Desenvolvimento das habilidades auditivas de escolares com distúrbio de aprendizagem, antes e após treinamento auditivo, e suas implicações educacionais. Rev Psicopedag. 2009;26(80):231-41.,6262 Murphy CF, Moore DR, Schochat E. Generalization of auditory sensory and cognitive learning in typically developing children. PLoS One. 2015;10(8):e0135422. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0135422. PMid:26267275.
http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0...
,6363 Pinheiro FH, Capellini SA. Treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem. Pró-Fono Rev Atual Cient. 2010;22(1):49-54. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000100010.
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010...
) foi realizado treinamento auditivo em grupos com alterações: participantes com dificuldade de leitura(2626 Vatanabe TY, Navas ALGP, Mariano SPB, Murphy CB, Durante AS. Desempenho de crianças com distúrbio de leitura após o treino auditivo. Audiol Commun Res. 2014;19(1):7-12. http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014000100003.
http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014...
) e com distúrbio de aprendizagem(3535 Pinheiro FH, Capellini SA. Desenvolvimento das habilidades auditivas de escolares com distúrbio de aprendizagem, antes e após treinamento auditivo, e suas implicações educacionais. Rev Psicopedag. 2009;26(80):231-41.,6363 Pinheiro FH, Capellini SA. Treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem. Pró-Fono Rev Atual Cient. 2010;22(1):49-54. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000100010.
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010...
). Em um único estudo(6262 Murphy CF, Moore DR, Schochat E. Generalization of auditory sensory and cognitive learning in typically developing children. PLoS One. 2015;10(8):e0135422. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0135422. PMid:26267275.
http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0...
), a comparação foi feita entre 5 grupos de estudo, realizando, além do treinamento auditivo, treinamento das habilidades de memória e atenção.

Quadro 1
Descrição dos resultados dos estudos selecionados

Os resultados da presente revisão indicaram que somente 11 estudos(2323 Carroll JM, Solity J, Shapiro LR. Predicting dyslexia using prereading skills: the role of sensorimotor and cognitive abilities. J Child Psychol Psychiatry. 2016;57(6):750-8. http://dx.doi.org/10.1111/jcpp.12488. PMid:26662375.
http://dx.doi.org/10.1111/jcpp.12488...
,3232 Pinheiro FH, Oliveira AMD, Cardoso ACV, Capellini SA. Testes de escuta dicótica em escolares com distúrbio de aprendizagem. Rev Bras Otorrinolaringol. 2010;76(2):257-62.,4242 Johnson EP, Pennington BF, Lee NR, Boada R. Directional effects between rapid auditory processing and phonological awareness in children. J Child Psychol Psychiatry. 2009;50(8):902-10. http://dx.doi.org/10.1111/j.1469-7610.2009.02064.x. PMid:19298469.
http://dx.doi.org/10.1111/j.1469-7610.20...
,4343 Yalçinkaya F, Muluk NB, Sahin S. Effects of listening ability on speaking, writing and reading skills of children who were suspected of auditory processing difficulty. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2009;73(8):1137-42. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2009.04.022. PMid:19477531.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2009....
,4545 Dawes P, Bishop DV. Psychometric profile of children with auditory processing disorder and children with dyslexia. Arch Dis Child. 2010;95(6):432-6. http://dx.doi.org/10.1136/adc.2009.170118. PMid:20501538.
http://dx.doi.org/10.1136/adc.2009.17011...
,4646 Ferguson MA, Hall RL, Riley A, Moore DR. Communication, listening, cognitive and speech perception skills in children with auditory processing disorder (APD) or Specific Language Impairment (SLI). J Speech Lang Hear Res. 2011;54(1):211-27. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2010/09-0167). PMid:20689032.
http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2010...
,5151 Messaoud-Galusi S, Hazan V, Rosen S. Investigating speech perception in children with dyslexia: is there evidence of a consistent deficit in individuals? J Speech Lang Hear Res. 2011;54(6):1682-701. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2011/09-0261). PMid:21930615.
http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2011...
,5454 Chobert J, François C, Habib M, Besson M. Deficit in the preattentive processing of syllabic duration and VOT in children with dyslexia. Neuropsychologia. 2012;50(8):2044-55. http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2012.05.004. PMid:22595658.
http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychol...
,6060 Calcus A, Colin C, Deltenre P, Kolinsky R. Informational masking of complex tones in dyslexic children. Neurosci Lett. 2015;584(1):71-6. http://dx.doi.org/10.1016/j.neulet.2014.10.026. PMid:25459281.
http://dx.doi.org/10.1016/j.neulet.2014....
,6262 Murphy CF, Moore DR, Schochat E. Generalization of auditory sensory and cognitive learning in typically developing children. PLoS One. 2015;10(8):e0135422. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0135422. PMid:26267275.
http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0...
,6363 Pinheiro FH, Capellini SA. Treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem. Pró-Fono Rev Atual Cient. 2010;22(1):49-54. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000100010.
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010...
) não utilizaram testes que avaliam os aspectos temporais do processamento auditivo central. Entre os testes mais utilizados para avaliar os aspectos temporais estão o Gaps in Noise (GIN), o Teste de Padrão de Frequência (TPF) e o Teste de Padrão de Duração (TPD).

Quanto ao delineamento dos estudos, foi observado que a maioria apresentou delineamento transversal(1010 Frota S, Pereira LD. Processamento auditivo: estudo em crianças com distúrbios da leitura e da escrita. Rev Psicopedag. 2010;27(83):214-22.,1919 Steinbrink C, Knigge J, Mannhaupt G, Sallat S, Werkle A. Are temporal and tonal musical skills related to phonological awareness and literacy skills? Evidence from two cross-sectional studies with children from different age groups. Front Psychol. 2019;10(16):805. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00805. PMid:31040806.
http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2019.008...
,2020 Souza CA, Escarce AG, Lemos SMA. Ordenação temporal e competência leitora de palavras e pseudopalavras: estudo preliminar. CoDAS. 2018;30(2):e20170102. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017102. PMid:29791619.
http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/2018...
,2222 Ahmmed AU, Ahmmed AA, Bath JR, Ferguson MA, Plack CJ, Moore DR. Assessment of children with suspected auditory processing disorder: a factor analysis study. Ear Hear. 2014;35(3):295-305. http://dx.doi.org/10.1097/01.aud.0000441034.02052.0a. PMid:24496289.
http://dx.doi.org/10.1097/01.aud.0000441...
,2424 Souza CA, Escarce AG, Lemos SMA. Competência leitora de palavras e pseudopalavras, desempenho escolar e habilidades auditivas em escolares do ensino fundamental. Audiol Commun Res. 2019;24:1-8. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2018-2018.
http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2018...
,2525 Chaubet J, Pereira L, Perez AP. Temporal resolution ability in students with dyslexia and reading and writing disorders. Int Arch Otorhinolaryngol. 2014;18(2):146-9. http://dx.doi.org/10.1055/s-0033-1363465. PMid:25992081.
http://dx.doi.org/10.1055/s-0033-1363465...
,2727 Murphy-Ruiz PC, Penaloza-Lopez YR, Garcia-Pedroza F, Poblano A. Right cerebral hemisphere and central auditory processing in children with developmental dyslexia. Arq Neuropsiquiatr. 2013;71(11):883-9. http://dx.doi.org/10.1590/0004-282X20130172. PMid:24394876.
http://dx.doi.org/10.1590/0004-282X20130...

28 Oliveira JC, Murphy CFB, Schochat E. Processamento auditivo (central) em crianças com dislexia: avaliação comportamental e eletrofisiológica. CoDAS. 2013;25(1):39-44. http://dx.doi.org/10.1590/S2317-17822013000100008. PMid:24408169.
http://dx.doi.org/10.1590/S2317-17822013...

29 Simões MB, Schochat E. Transtorno do processamento auditivo (central) em indivíduos com e sem dislexia. Pró-Fono Rev Atual Cient. 2010;22(4):521-4. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000400027. PMid:21271110.
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010...

30 Boscariol M, Guimarães CA, Hage SRDV, Cendes F, Guerreiro MM. Processamento temporal auditivo: relação com dislexia do desenvolvimento e malformação cortical. Pró-Fono Rev Atual Cient. 2010;22(4):537-42. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000400030.
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31 Pelitero TM, Manfredi AKDS, Schneck APC. Avaliação das habilidades auditivas em crianças com alterações de aprendizagem. Rev CEFAC. 2010;12(4):662-70. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000062.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010...

32 Pinheiro FH, Oliveira AMD, Cardoso ACV, Capellini SA. Testes de escuta dicótica em escolares com distúrbio de aprendizagem. Rev Bras Otorrinolaringol. 2010;76(2):257-62.

33 Abdo AGR, Murphy CFB, Schochat E. Habilidades auditivas em crianças com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Pró-Fono Rev Atual Cient. 2010;22(1):25-30. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000100006.
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010...
-3434 Murphy CFB, Schochat E. How auditory temporal processing deficits relate to dyslexia. Braz J Med Biol Res. 2009;42(7):647-54. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-879X2009000700009. PMid:19578644.
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-879X2009...
,3737 Germano GD, Pinheiro FH, Cardoso ACV, Santos LCA, Padula NAMR, Capellini SA. Relação entre achados em neuroimagem, habilidades auditivas e metafonológicas em escolares com dislexia do desenvolvimento. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2009;14(3):315-22. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000300006.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009...
,3838 Capellini SA, Germano GD, Cardoso ACV. Relação entre habilidades auditivas e fonológicas em crianças com dislexia do desenvolvimento. Rev Sem Assoc Bras Psicol Escol Educ. 2008;12(1):235-53. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008000100016.
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008...
,4949 Miller CA, Wagstaff DA. Behavioral profiles associated with auditory processing disorder and specific language impairment. J Commun Disord. 2011;44(6):745-63. http://dx.doi.org/10.1016/j.jcomdis.2011.04.001. PMid:21636094.
http://dx.doi.org/10.1016/j.jcomdis.2011...
), seguido por estudos com delineamento caso controle(3939 Wang HS, Wang NY, Chen IC, Tsao Y. Auditory identification of frequency-modulated sweeps and reading difficulties in Chinese. Res Dev Disabil. 2019;86:53-61. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2019.01.006. PMid:30660853.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2019.01...
,4343 Yalçinkaya F, Muluk NB, Sahin S. Effects of listening ability on speaking, writing and reading skills of children who were suspected of auditory processing difficulty. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2009;73(8):1137-42. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2009.04.022. PMid:19477531.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2009....

44 Dawes P, Sirimanna T, Burton M, Vanniasegaram I, Tweedy F, Bishop DV. Temporal auditory and visual motion processing of children diagnosed with auditory processing disorder and dyslexia. Ear Hear. 2009;30(6):675-86. http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0b013e3181b34cc5. PMid:19672194.
http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0b013e3181...
-4545 Dawes P, Bishop DV. Psychometric profile of children with auditory processing disorder and children with dyslexia. Arch Dis Child. 2010;95(6):432-6. http://dx.doi.org/10.1136/adc.2009.170118. PMid:20501538.
http://dx.doi.org/10.1136/adc.2009.17011...
,5050 Poelmans H, Luts H, Vandermosten M, Boets B, Ghesquière P, Wouters J. Reduced sensitivity to slow-rate dynamic auditoryinformation in children with dyslexia. Res Dev Disabil. 2011;32(6):2810-9. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2011.05.025. PMid:21645986.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2011.05...
,5151 Messaoud-Galusi S, Hazan V, Rosen S. Investigating speech perception in children with dyslexia: is there evidence of a consistent deficit in individuals? J Speech Lang Hear Res. 2011;54(6):1682-701. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2011/09-0261). PMid:21930615.
http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2011...
,5353 Georgiou GK, Papadopoulos TC, Zarouna E, Parrila R. Are auditory and visual processing deficits related to developmental dyslexia? Dyslexia. 2012;18(2):110-29. http://dx.doi.org/10.1002/dys.1439. PMid:22419585.
http://dx.doi.org/10.1002/dys.1439...

54 Chobert J, François C, Habib M, Besson M. Deficit in the preattentive processing of syllabic duration and VOT in children with dyslexia. Neuropsychologia. 2012;50(8):2044-55. http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2012.05.004. PMid:22595658.
http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychol...

55 Zaidan E, Baran JA. Gaps-in-noise (GIN©) test results in children with and without reading disabilities and phonological processing deficits. Int J Audiol. 2013;52(2):113-23. http://dx.doi.org/10.3109/14992027.2012.733421. PMid:23167240.
http://dx.doi.org/10.3109/14992027.2012....
-5656 Johnson BW, McArthur G, Hautus M, Reid M, Brock J, Castles A, et al. Lateralized auditory brain function in children with normal reading ability and in children with dyslexia. Neuropsychologia. 2013;51(4):633-41. http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2012.12.015. PMid:23333528.
http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychol...
,5858 Hämäläinen JA, Lohvansuu K, Ervast L, Leppänen PH. Event-related potentials to tones show differences between children with multiple risk factors for dyslexia and control children before the onset of formal reading instruction. Int J Psychophysiol. 2015;95(2):101-12. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijpsycho.2014.04.004. PMid:24746550.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijpsycho.201...

59 Rocha-Muniz CN, Zachi EC, Teixeira RA, Ventura DF, Befi-Lopes DM, Schochat E. Association between language development and auditory processing disorders. Rev Bras Otorrinolaringol. 2014;80(3):231-6. http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.01.002. PMid:25153108.
http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.0...

60 Calcus A, Colin C, Deltenre P, Kolinsky R. Informational masking of complex tones in dyslexic children. Neurosci Lett. 2015;584(1):71-6. http://dx.doi.org/10.1016/j.neulet.2014.10.026. PMid:25459281.
http://dx.doi.org/10.1016/j.neulet.2014....
-6161 Tomlin D, Dillon H, Sharma M, Rance G. The Impact of Auditory Processing and Cognitive Abilities in Children. Ear Hear. 2015;36(5):527-42. http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000000172. PMid:25951047.
http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000...
).

Dentre os estudos selecionados para a presente revisão integrativa, grande parte possuía como cenário a clínica ou ambulatório da própria instituição de ensino. Diversos estudos(1919 Steinbrink C, Knigge J, Mannhaupt G, Sallat S, Werkle A. Are temporal and tonal musical skills related to phonological awareness and literacy skills? Evidence from two cross-sectional studies with children from different age groups. Front Psychol. 2019;10(16):805. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00805. PMid:31040806.
http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2019.008...

20 Souza CA, Escarce AG, Lemos SMA. Ordenação temporal e competência leitora de palavras e pseudopalavras: estudo preliminar. CoDAS. 2018;30(2):e20170102. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017102. PMid:29791619.
http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/2018...
-2121 Steinbrink C, Zimmer K, Lachmann T, Dirichs M, Kammer T. Development of rapid temporal processing and its impact on literacy skills in primary school children. Child Dev. 2014;85(4):1711-26. http://dx.doi.org/10.1111/cdev.12208. PMid:24359600.
http://dx.doi.org/10.1111/cdev.12208...
,2323 Carroll JM, Solity J, Shapiro LR. Predicting dyslexia using prereading skills: the role of sensorimotor and cognitive abilities. J Child Psychol Psychiatry. 2016;57(6):750-8. http://dx.doi.org/10.1111/jcpp.12488. PMid:26662375.
http://dx.doi.org/10.1111/jcpp.12488...
,2424 Souza CA, Escarce AG, Lemos SMA. Competência leitora de palavras e pseudopalavras, desempenho escolar e habilidades auditivas em escolares do ensino fundamental. Audiol Commun Res. 2019;24:1-8. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2018-2018.
http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2018...
,3131 Pelitero TM, Manfredi AKDS, Schneck APC. Avaliação das habilidades auditivas em crianças com alterações de aprendizagem. Rev CEFAC. 2010;12(4):662-70. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000062.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010...
,3636 Engelmann L, Ferreira MIDC. Avaliação do processamento auditivo em crianças com dificuldades de aprendizagem. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2009;14(1):69-74. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000100012.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009...
,3939 Wang HS, Wang NY, Chen IC, Tsao Y. Auditory identification of frequency-modulated sweeps and reading difficulties in Chinese. Res Dev Disabil. 2019;86:53-61. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2019.01.006. PMid:30660853.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2019.01...
,4040 Vanvooren S, Poelmans H, De Vos A, Ghesquière P, Wouters J. Do prereaders’ auditory processing and speech perception predict later literacy? Res Dev Disabil. 2017;70:138-51. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2017.09.005. PMid:28938227.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2017.09...
,4545 Dawes P, Bishop DV. Psychometric profile of children with auditory processing disorder and children with dyslexia. Arch Dis Child. 2010;95(6):432-6. http://dx.doi.org/10.1136/adc.2009.170118. PMid:20501538.
http://dx.doi.org/10.1136/adc.2009.17011...
,4949 Miller CA, Wagstaff DA. Behavioral profiles associated with auditory processing disorder and specific language impairment. J Commun Disord. 2011;44(6):745-63. http://dx.doi.org/10.1016/j.jcomdis.2011.04.001. PMid:21636094.
http://dx.doi.org/10.1016/j.jcomdis.2011...

50 Poelmans H, Luts H, Vandermosten M, Boets B, Ghesquière P, Wouters J. Reduced sensitivity to slow-rate dynamic auditoryinformation in children with dyslexia. Res Dev Disabil. 2011;32(6):2810-9. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2011.05.025. PMid:21645986.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2011.05...

51 Messaoud-Galusi S, Hazan V, Rosen S. Investigating speech perception in children with dyslexia: is there evidence of a consistent deficit in individuals? J Speech Lang Hear Res. 2011;54(6):1682-701. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2011/09-0261). PMid:21930615.
http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2011...

52 Vandewalle E, Boets B, Ghesquière P, Zink I. Auditory processing and speech perception in children with specific language impairment: relations with oral language and literacy skills. Res Dev Disabil. 2012;33(2):635-44. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2011.11.005. PMid:22155538.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2011.11...

53 Georgiou GK, Papadopoulos TC, Zarouna E, Parrila R. Are auditory and visual processing deficits related to developmental dyslexia? Dyslexia. 2012;18(2):110-29. http://dx.doi.org/10.1002/dys.1439. PMid:22419585.
http://dx.doi.org/10.1002/dys.1439...

54 Chobert J, François C, Habib M, Besson M. Deficit in the preattentive processing of syllabic duration and VOT in children with dyslexia. Neuropsychologia. 2012;50(8):2044-55. http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2012.05.004. PMid:22595658.
http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychol...
-5555 Zaidan E, Baran JA. Gaps-in-noise (GIN©) test results in children with and without reading disabilities and phonological processing deficits. Int J Audiol. 2013;52(2):113-23. http://dx.doi.org/10.3109/14992027.2012.733421. PMid:23167240.
http://dx.doi.org/10.3109/14992027.2012....
,5757 Grube M, Cooper FE, Kumar S, Kelly T, Griffiths TD. Exploring the role of auditory analysis in atypical compared to typical language development. Hear Res. 2014;308:129-40. http://dx.doi.org/10.1016/j.heares.2013.09.015. PMid:24112877.
http://dx.doi.org/10.1016/j.heares.2013....
,6060 Calcus A, Colin C, Deltenre P, Kolinsky R. Informational masking of complex tones in dyslexic children. Neurosci Lett. 2015;584(1):71-6. http://dx.doi.org/10.1016/j.neulet.2014.10.026. PMid:25459281.
http://dx.doi.org/10.1016/j.neulet.2014....
) tiveram, pelo menos, parte da coleta de dados realizada na escola em que os participantes estavam matriculados. Nove estudos(2222 Ahmmed AU, Ahmmed AA, Bath JR, Ferguson MA, Plack CJ, Moore DR. Assessment of children with suspected auditory processing disorder: a factor analysis study. Ear Hear. 2014;35(3):295-305. http://dx.doi.org/10.1097/01.aud.0000441034.02052.0a. PMid:24496289.
http://dx.doi.org/10.1097/01.aud.0000441...
,3232 Pinheiro FH, Oliveira AMD, Cardoso ACV, Capellini SA. Testes de escuta dicótica em escolares com distúrbio de aprendizagem. Rev Bras Otorrinolaringol. 2010;76(2):257-62.,4141 Barker MD, Kuruvilla-Mathew A, Purdy SC. Cortical auditory-evoked potential and behavioral evidence for differences in auditory processing between good and poor readers. J Am Acad Audiol. 2017;28(6):534-45. http://dx.doi.org/10.3766/jaaa.16054. PMid:28590897.
http://dx.doi.org/10.3766/jaaa.16054...

42 Johnson EP, Pennington BF, Lee NR, Boada R. Directional effects between rapid auditory processing and phonological awareness in children. J Child Psychol Psychiatry. 2009;50(8):902-10. http://dx.doi.org/10.1111/j.1469-7610.2009.02064.x. PMid:19298469.
http://dx.doi.org/10.1111/j.1469-7610.20...
-4343 Yalçinkaya F, Muluk NB, Sahin S. Effects of listening ability on speaking, writing and reading skills of children who were suspected of auditory processing difficulty. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2009;73(8):1137-42. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2009.04.022. PMid:19477531.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2009....
,4848 Boets B, Vandermosten M, Poelmans H, Luts H, Wouters J, Ghesquière P. Preschool impairments in auditory processing and speech perception uniquely predict future reading problems. Res Dev Disabil. 2011;32(2):560-70. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2010.12.020. PMid:21236633.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2010.12...
,5858 Hämäläinen JA, Lohvansuu K, Ervast L, Leppänen PH. Event-related potentials to tones show differences between children with multiple risk factors for dyslexia and control children before the onset of formal reading instruction. Int J Psychophysiol. 2015;95(2):101-12. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijpsycho.2014.04.004. PMid:24746550.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijpsycho.201...
,5959 Rocha-Muniz CN, Zachi EC, Teixeira RA, Ventura DF, Befi-Lopes DM, Schochat E. Association between language development and auditory processing disorders. Rev Bras Otorrinolaringol. 2014;80(3):231-6. http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.01.002. PMid:25153108.
http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.0...
,6161 Tomlin D, Dillon H, Sharma M, Rance G. The Impact of Auditory Processing and Cognitive Abilities in Children. Ear Hear. 2015;36(5):527-42. http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000000172. PMid:25951047.
http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000...
) não citaram o local de realização da coleta de dados.

DISCUSSÃO

De acordo com a literatura(99 Uvo MFC, Germano GD, Capellini AS. Desempenho de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em habilidades metalinguísticas, leitura e compreensão leitora. Rev CEFAC. 2017;19(1):7-19. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201719115815.
http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620171...
,6464 Gonçalves-Guedim TF, Capelatto IV, Salgado-Azoni CA, Ciasca SM, Crenitte PAP. Desempenho do processamento fonológico, leitura e escrita em escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Rev CEFAC. 2017;19(2):242-52. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201719220815.
http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620171...
), testes de processamento auditivo central têm sido frequentemente utilizados para verificar a associação entre dificuldades escolares e alterações no desenvolvimento de habilidades auditivas. Assim sendo, crianças com queixas de dificuldades escolares normalmente apresentam resultados piores na avaliação do processamento auditivo central(6464 Gonçalves-Guedim TF, Capelatto IV, Salgado-Azoni CA, Ciasca SM, Crenitte PAP. Desempenho do processamento fonológico, leitura e escrita em escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Rev CEFAC. 2017;19(2):242-52. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201719220815.
http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620171...
). Na presente revisão de literatura, a maioria dos estudos(1010 Frota S, Pereira LD. Processamento auditivo: estudo em crianças com distúrbios da leitura e da escrita. Rev Psicopedag. 2010;27(83):214-22.,2525 Chaubet J, Pereira L, Perez AP. Temporal resolution ability in students with dyslexia and reading and writing disorders. Int Arch Otorhinolaryngol. 2014;18(2):146-9. http://dx.doi.org/10.1055/s-0033-1363465. PMid:25992081.
http://dx.doi.org/10.1055/s-0033-1363465...

26 Vatanabe TY, Navas ALGP, Mariano SPB, Murphy CB, Durante AS. Desempenho de crianças com distúrbio de leitura após o treino auditivo. Audiol Commun Res. 2014;19(1):7-12. http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014000100003.
http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014...

27 Murphy-Ruiz PC, Penaloza-Lopez YR, Garcia-Pedroza F, Poblano A. Right cerebral hemisphere and central auditory processing in children with developmental dyslexia. Arq Neuropsiquiatr. 2013;71(11):883-9. http://dx.doi.org/10.1590/0004-282X20130172. PMid:24394876.
http://dx.doi.org/10.1590/0004-282X20130...

28 Oliveira JC, Murphy CFB, Schochat E. Processamento auditivo (central) em crianças com dislexia: avaliação comportamental e eletrofisiológica. CoDAS. 2013;25(1):39-44. http://dx.doi.org/10.1590/S2317-17822013000100008. PMid:24408169.
http://dx.doi.org/10.1590/S2317-17822013...

29 Simões MB, Schochat E. Transtorno do processamento auditivo (central) em indivíduos com e sem dislexia. Pró-Fono Rev Atual Cient. 2010;22(4):521-4. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000400027. PMid:21271110.
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010...

30 Boscariol M, Guimarães CA, Hage SRDV, Cendes F, Guerreiro MM. Processamento temporal auditivo: relação com dislexia do desenvolvimento e malformação cortical. Pró-Fono Rev Atual Cient. 2010;22(4):537-42. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000400030.
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010...

31 Pelitero TM, Manfredi AKDS, Schneck APC. Avaliação das habilidades auditivas em crianças com alterações de aprendizagem. Rev CEFAC. 2010;12(4):662-70. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000062.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010...

32 Pinheiro FH, Oliveira AMD, Cardoso ACV, Capellini SA. Testes de escuta dicótica em escolares com distúrbio de aprendizagem. Rev Bras Otorrinolaringol. 2010;76(2):257-62.

33 Abdo AGR, Murphy CFB, Schochat E. Habilidades auditivas em crianças com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Pró-Fono Rev Atual Cient. 2010;22(1):25-30. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000100006.
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010...

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57 Grube M, Cooper FE, Kumar S, Kelly T, Griffiths TD. Exploring the role of auditory analysis in atypical compared to typical language development. Hear Res. 2014;308:129-40. http://dx.doi.org/10.1016/j.heares.2013.09.015. PMid:24112877.
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,6060 Calcus A, Colin C, Deltenre P, Kolinsky R. Informational masking of complex tones in dyslexic children. Neurosci Lett. 2015;584(1):71-6. http://dx.doi.org/10.1016/j.neulet.2014.10.026. PMid:25459281.
http://dx.doi.org/10.1016/j.neulet.2014....
,6363 Pinheiro FH, Capellini SA. Treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem. Pró-Fono Rev Atual Cient. 2010;22(1):49-54. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000100010.
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010...
) avaliou habilidades do processamento auditivo central em crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem ou com dislexia. A maioria dos autores concluiu que há alteração de processamento auditivo central nos participantes com dislexia e com distúrbio de leitura e escrita. Contudo, não houve grandes diferenças entre o desempenho de ambos os grupos, sendo sempre pior do que o do grupo controle.

Vale considerar que o processamento auditivo central abrange diversas habilidades e, dentre elas, as habilidades do processamento temporal(33 Mourão AM, Esteves CC, Labanca L, Lemos SMA. Desempenho de crianças e adolescentes em tarefas envolvendo habilidade auditiva de ordenação temporal simples. Ver CEFAC. 2012;14(4):659-68. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000141.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011...
). Os aspectos temporais da audição são essenciais para a fala e a compreensão da linguagem e sua inadequação pode refletir em dificuldades ortográficas e na codificação/decodificação, tanto de palavras como de frases(33 Mourão AM, Esteves CC, Labanca L, Lemos SMA. Desempenho de crianças e adolescentes em tarefas envolvendo habilidade auditiva de ordenação temporal simples. Ver CEFAC. 2012;14(4):659-68. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000141.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011...
).

A maioria dos estudos(2323 Carroll JM, Solity J, Shapiro LR. Predicting dyslexia using prereading skills: the role of sensorimotor and cognitive abilities. J Child Psychol Psychiatry. 2016;57(6):750-8. http://dx.doi.org/10.1111/jcpp.12488. PMid:26662375.
http://dx.doi.org/10.1111/jcpp.12488...
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,6060 Calcus A, Colin C, Deltenre P, Kolinsky R. Informational masking of complex tones in dyslexic children. Neurosci Lett. 2015;584(1):71-6. http://dx.doi.org/10.1016/j.neulet.2014.10.026. PMid:25459281.
http://dx.doi.org/10.1016/j.neulet.2014....
,6262 Murphy CF, Moore DR, Schochat E. Generalization of auditory sensory and cognitive learning in typically developing children. PLoS One. 2015;10(8):e0135422. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0135422. PMid:26267275.
http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0...
,6363 Pinheiro FH, Capellini SA. Treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem. Pró-Fono Rev Atual Cient. 2010;22(1):49-54. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000100010.
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010...
) utilizou testes que avaliam os aspectos temporais do processamento auditivo central. Deste modo, fica explícita a importância da inclusão de testes que avaliem o processamento temporal, ou seja, a ordenação e a resolução temporal, em protocolos de pesquisa e diagnóstico de crianças e adolescentes com queixas ou evidências de alterações de leitura e escrita.

Contudo, alguns estudos(1010 Frota S, Pereira LD. Processamento auditivo: estudo em crianças com distúrbios da leitura e da escrita. Rev Psicopedag. 2010;27(83):214-22.,2828 Oliveira JC, Murphy CFB, Schochat E. Processamento auditivo (central) em crianças com dislexia: avaliação comportamental e eletrofisiológica. CoDAS. 2013;25(1):39-44. http://dx.doi.org/10.1590/S2317-17822013000100008. PMid:24408169.
http://dx.doi.org/10.1590/S2317-17822013...
) evidenciaram que participantes com dificuldade na leitura e escrita(1010 Frota S, Pereira LD. Processamento auditivo: estudo em crianças com distúrbios da leitura e da escrita. Rev Psicopedag. 2010;27(83):214-22.) e dislexia(2828 Oliveira JC, Murphy CFB, Schochat E. Processamento auditivo (central) em crianças com dislexia: avaliação comportamental e eletrofisiológica. CoDAS. 2013;25(1):39-44. http://dx.doi.org/10.1590/S2317-17822013000100008. PMid:24408169.
http://dx.doi.org/10.1590/S2317-17822013...
) também apresentaram pior desempenho na habilidade auditiva de figura-fundo. Outro estudo(2222 Ahmmed AU, Ahmmed AA, Bath JR, Ferguson MA, Plack CJ, Moore DR. Assessment of children with suspected auditory processing disorder: a factor analysis study. Ear Hear. 2014;35(3):295-305. http://dx.doi.org/10.1097/01.aud.0000441034.02052.0a. PMid:24496289.
http://dx.doi.org/10.1097/01.aud.0000441...
) indicou que a habilidade de fechamento auditivo está comumente alterada em crianças com suspeita de distúrbio do processamento auditivo central e que esse distúrbio, frequentemente, coexiste com outros, relacionados a fatores cognitivos.

Os delineamentos transversal e caso-controle foram os mais utilizados nos estudos da presente revisão. Vale ressaltar, no entanto, que, embora os estudos com ambos os tipos de delineamento sejam importantes, eles apresentam diferenças significativas. Os estudos transversais objetivam abordar a associação entre os fatores de risco e a doença (desfecho), envolvendo amostra aleatória de uma população de interesse. São mais frágeis, já que as variáveis são avaliadas simultaneamente, revelando um “retrato” da situação no momento, e não permitem inferir sobre a causalidade dos aspectos estudados. Os estudos caso-controle, por sua vez, pretendem comparar um grupo de casos (doentes) com um grupo controle (sem a doença), em relação à presença ou ausência de um fator de exposição no passado. A limitação desse tipo de estudo é que a necessidade do levantamento da história pregressa dos participantes pode apresentar vieses de seleção e de informação(6565 Soares JF, Siqueira AL. Introdução à estatística médica. Belo Horizonte: Departamento de Estatística, UFMG; 1999. Organização da pesquisa médica; cap. 2.,6666 Souza TT, Correr CJ. Tipos de estudos epidemiológicos [Internet]. SlideShare; 2013 [citado em 2019 Dez 21]. Disponível em: https://pt.slideshare.net/FClinico/tipos-de-estudos-epidemiolgicos-26672507
https://pt.slideshare.net/FClinico/tipos...
).

Quatro estudos experimentais(2626 Vatanabe TY, Navas ALGP, Mariano SPB, Murphy CB, Durante AS. Desempenho de crianças com distúrbio de leitura após o treino auditivo. Audiol Commun Res. 2014;19(1):7-12. http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014000100003.
http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014...
,3535 Pinheiro FH, Capellini SA. Desenvolvimento das habilidades auditivas de escolares com distúrbio de aprendizagem, antes e após treinamento auditivo, e suas implicações educacionais. Rev Psicopedag. 2009;26(80):231-41.,6262 Murphy CF, Moore DR, Schochat E. Generalization of auditory sensory and cognitive learning in typically developing children. PLoS One. 2015;10(8):e0135422. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0135422. PMid:26267275.
http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0...
,6363 Pinheiro FH, Capellini SA. Treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem. Pró-Fono Rev Atual Cient. 2010;22(1):49-54. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000100010.
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010...
) realizaram treinamento auditivo no grupo de estudo e foi verificada significativa melhora no resultado das reavaliações.

Em um dos estudos(2626 Vatanabe TY, Navas ALGP, Mariano SPB, Murphy CB, Durante AS. Desempenho de crianças com distúrbio de leitura após o treino auditivo. Audiol Commun Res. 2014;19(1):7-12. http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014000100003.
http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014...
), os autores utilizaram o software “Treinamento temporal auditivo com estímulos não verbais e verbais com fala expandida®”, que contém jogos verbais e não verbais, baseados no programa de treinamento auditivo Fast Forword Language. O objetivo da pesquisa foi verificar o desempenho de leitura e dos aspectos temporais da audição em crianças com dificuldades de leitura, após o treino auditivo. Para tal, foram realizados, além da avaliação audiológica básica, os testes de processamento auditivo central (Padrão de Frequência - Auditec, Padrão de Duração - Auditec e Gaps in Noise - GIN), a Avaliação de Habilidades de Leitura (Protocolo de Leitura e Escrita) e o Teste de Consciência Fonológica (CONFIAS)(2626 Vatanabe TY, Navas ALGP, Mariano SPB, Murphy CB, Durante AS. Desempenho de crianças com distúrbio de leitura após o treino auditivo. Audiol Commun Res. 2014;19(1):7-12. http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014000100003.
http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014...
). No estudo, foram utilizados dois jogos para o treinamento: “Jogo do Caco” (não verbal) e “Jogo do Papagaio” (verbal)(2626 Vatanabe TY, Navas ALGP, Mariano SPB, Murphy CB, Durante AS. Desempenho de crianças com distúrbio de leitura após o treino auditivo. Audiol Commun Res. 2014;19(1):7-12. http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014000100003.
http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014...
). Os autores desse artigo(2626 Vatanabe TY, Navas ALGP, Mariano SPB, Murphy CB, Durante AS. Desempenho de crianças com distúrbio de leitura após o treino auditivo. Audiol Commun Res. 2014;19(1):7-12. http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014000100003.
http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014...
) concluíram que o treinamento auditivo foi efetivo para melhorar o desempenho nas habilidades auditivas temporais e de leitura em crianças com dificuldade de leitura.

Outros dois estudos experimentais(3535 Pinheiro FH, Capellini SA. Desenvolvimento das habilidades auditivas de escolares com distúrbio de aprendizagem, antes e após treinamento auditivo, e suas implicações educacionais. Rev Psicopedag. 2009;26(80):231-41.,6363 Pinheiro FH, Capellini SA. Treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem. Pró-Fono Rev Atual Cient. 2010;22(1):49-54. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000100010.
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010...
) indicaram que, após o treinamento auditivo, o desempenho em habilidades auditivas melhorou, tanto no grupo com distúrbio de aprendizagem, quanto no grupo de escolares sem dificuldade de aprendizagem.

Estudo experimental(6262 Murphy CF, Moore DR, Schochat E. Generalization of auditory sensory and cognitive learning in typically developing children. PLoS One. 2015;10(8):e0135422. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0135422. PMid:26267275.
http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0...
) realizou treinamento que incluiu tarefas de atenção, memória e sensoriais auditivas. Os autores verificaram que em todos os grupos (grupo de atenção, grupo de memória, grupo sensorial, grupo placebo e grupo controle) os participantes demonstraram aprendizado nas tarefas treinadas. Contudo, o aprendizado não foi transferido para medidas de linguagem (leitura e consciência fonológica), já que tanto o grupo placebo, como o grupo controle melhoraram da mesma forma que os demais grupos treinados.

CONCLUSÃO

Com base nos artigos analisados na presente revisão, sobre a interface entre processamento auditivo central e processos de leitura em crianças e adolescentes, é possível concluir que há associação entre leitura e habilidades auditivas, já que a maioria dos participantes com dificuldades em habilidades de leitura também apresentam desempenho prejudicado em tarefas de habilidades auditivas. Os estudos revelaram que as habilidades auditivas que mais se encontravam alteradas eram a ordenação e a resolução temporal. Contudo, alguns estudos também revelaram alteração nas habilidades auditivas de figura-fundo para sons verbais e fechamento auditivo. Além disso, verificou-se que o treinamento auditivo é efetivo para a melhora no desempenho das habilidades auditivas e também pode ser efetivo para melhora no desempenho em tarefas de leitura.

AGRADECIMENTOS

À CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e à FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), pelo financiamento para a execução da pesquisa.

  • Trabalho realizado no Programa de Pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Belo Horizonte (MG), Brasil.
  • Financiamento: Edital - Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal Processo: 422625/2018; Edital - Chamada 01/2018 - Demanda Universal/FAPEMIG - Processo: APQ-01354-18; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Bolsa do Programa de Demanda Social; Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ Processo: 308647/2018-1. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Dez 2020
  • Data do Fascículo
    2020

Histórico

  • Recebido
    12 Jun 2020
  • Aceito
    13 Out 2020
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