Acessibilidade / Reportar erro

Transplante de fígado para tratamento de lesão de via biliar após colecistectomia

RESUMO

CONTEXTO:

A lesão da via biliar é uma complicação que pode ameaçar a vida e que requer manejo adequado para prevenir o aparecimento de desfechos negativos. Os pacientes podem apresentar episódios repetidos de colangite, cirrose biliar secundária, doença hepática terminal e até mesmo morte.

OBJETIVO:

Avaliar a experiência de um único centro em transplante hepático secundário a lesão iatrogênica de via biliar pós-colecistectomia e fazer uma revisão de literatura.

MÉTODOS:

Este foi um estudo retrospectivo de um único centro. Dos 1662 transplantes de fígado, 10 (0,60%) foram secundários a lesões iatrogênicas das vias biliares devido à colecistectomias. Os prontuários médicos desses pacientes foram revisados neste estudo.

RESULTADOS:

Nove dos dez pacientes eram mulheres; o tempo médio em lista de espera de transplante e entre colecistectomia e inclusão na lista de espera foi de 222 dias e de 139,9 meses, respectivamente. A colecistectomia foi realizada por abordagem aberta em oito (80%) casos e por abordagem laparoscópica em dois (20%) casos. Os pacientes foram submetidos a uma média de 3,5 cirurgias e procedimentos antes do transplante de fígado e a reconstrução biliar foi realizada com hepaticojejunostomia em Y-de-Roux em nove (90%) casos. O tempo operatório médio foi de 447,2 minutos e a média de transfusão de concentrados de hemácias foi de 3,4 unidades por paciente. Mortalidade no primeiro mês foi de 30%.

CONCLUSÃO:

Embora o transplante de fígado seja um tratamento extremo para uma doença inicialmente benigna, ele tem suas indicações bem definidas no tratamento de lesões biliares após colecistectomia, seja em um cenário agudo ou crônico.

DESCRITORES:
Transplante de fígado; Colecistectomia; Ductos biliares; Cirrose hepática biliar

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br