Acessibilidade / Reportar erro

Utilidade clínica dos escores de risco no sangramento varicoso

RESUMO

CONTEXTO:

O sangramento varicoso permanece como importante causa de sangramento gastrointestinal superior. Vários escores são utilizados na estratificação do risco para sangramento não varicoso. Sua utilidade em pacientes de sangramento varicoso não é clara.

OBJETIVO:

Este estudo tem como objetivo comparar a probabilidade desses escores em prever vários desfechos na mesma população. Estudar característica e validar o AIMS65, o Rockall, a Pontuação de Glasgow Blatchford (GBS), o escore Progetto Nazionale Emorragia Digestiva (PNED), na pontuação em hemorragia gastrointestinal varicosa superior (UGIB) em pacientes para prever vários resultados em nossa população.

MÉTODOS:

Um total de 300 indivíduos com UGIB foram rastreados prospectivamente. Destes, 141 pacientes com sangramento varicoso foram submetidos à avaliação clínica, hematológica e endoscopia tendo seus escores de risco calculados e comparados aos casos não-varicosos. Todos os casos foram acompanhados por 30 dias para mortalidade, necessidade de transfusão sanguínea por ressangramento ou de necessidade de intervenção radiológica ou cirúrgica.

RESULTADOS:

O sangramento varicoso (141) foi mais comum do que não varicoso (134) e em 25 teve endoscopia negativa. No grupo varicoso, a cirrose foi a etiologia mais comum (85%). A distribuição da idade e do sexo foi semelhante em ambos os grupos. Presença de vômito colorido em borra de café (P=0,002), sangramento indolor (P=0,001), edema (P=0,001), ascite (P=0,001), hemoglobina <7,5 GMS (P<0,001), pH <7,35 (P<0,001), nível de bicarbonato sérico <17,6 mmol/L (P<0,001), albumina sérica <2,75 GMS% (P<0,001), contagem plaquetária <1,2 Lacs/μL (P<0,001), INR elevada 1,35 (P<0,001), Bun >25 mmol/L (P<0,001) e estado ASA (P<0,001), lactato elevado >2,85 mmol/L (P=0,001) foram significativos. Entretanto, nenhum fator foi encontrado como significativo na análise multivariada. Rockall foi significativo em prever a mortalidade e ressangrar. O AIMS65 também foi significante na predição da mortalidade. O GBS foi significativo na predição de transfusão sanguínea e necessidade de intervenção. O escore de PNED foi significante em todos os eventos, exceto mortalidade.

CONCLUSÃO:

Todos os quatro escores apresentaram menor potencial preditivo na predição de eventos em sangramento varicoso. Entretanto, o AIMS65 e o escore de Rockall foram significantes na predição da mortalidade, enquanto o GBS na predição da necessidade de transfusão e intervenção. O escore de PNED foi significante em todos os eventos, exceto mortalidade.

DESCRITORES:
Trato gastrointestinal superior; Varizes esofágicas e gástricas; Endoscopia; Valor preditivo dos testes; Confiabilidade dos dados

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br