Acessibilidade / Reportar erro

ESCOLA DE BONNEUIL: ESTUDO SOBRE O TRATAMENTO “ESTOURADO” DO AUTISMO

Bonneuil School: study about the “burst” treatment of autism.

Resumo:

A peculiaridade do funcionamento de Bonneuil no tratamento do autismo constitui o objeto central de investigação do presente artigo. Busca-se compreender como o “estouro” dessa instituição, caracterizado pelas oscilações frequentes de estadias e de profissionais, pode contribuir para o desenvolvimento psíquico dos autistas. Este estudo baseia-se no método clínico e referencial psicanalítico, a partir de observação participante durante um estágio realizado na Escola de Bonneuil. Defende-se a pertinência desse dispositivo, cujo alicerce principal é o reconhecimento da criança como sujeito em devenir. Neste caso, é possível arriscar efeitos subjetivantes através do imprevisto.

Palavras-chave:
psicanálise; Bonneuil; instituição estourada; autismo; tratamento

Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Instituto de Psicologia UFRJ, Campus Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250 - Pavilhão Nilton Campos - Urca, 22290-240 Rio de Janeiro RJ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistaagoraufrj@gmail.com