Acessibilidade / Reportar erro

A fragmentação florestal influencia a dieta dos ciclídeos, Apistogramma agassizii (Steindachner, 1875) e Aequidens tetramerus (Heckel, 1840) (Actinopterygii: Cichliformes) em riachos da Amazônia Ocidental

Resumo:

Objetivos

Avaliar os efeitos da substituição da vegetação ripária por pastagem na dieta de Apistogramma agassizii e Aequidens tetramerus.

Métodos

O estudo foi realizado no município de Senador Guiomar, Acre. Foram amostrados três riachos separados em dois trechos (100 metros de extensão cada), sendo um trecho margeado por floresta, borda e outro por pastagem. Foram realizadas coletas trimestrais entre janeiro e outubro de 2008, com auxílio de puçás.

Resultados

A espécie A. agassizii em trechos de floresta teve uma dieta baseada no consumo de insetos adultos, diferente do ambiente de pastagem, no qual o consumo de larvas de insetos foi maior. Já na dieta de A. tetramerus larvas de insetos foi o item mais importante em todos os ambientes, principalmente no de pastagem. Houve baixa amplitude de nicho trófico para A. agassizii em ambiente de floresta, devido ao consumo de insetos adultos, e para A. tetramerus na pastagem, devido ao consumo de larvas de insetos. Nas áreas de pastagem, não houve diferença nos itens consumidos pelas espécies, no qual apresentaram elevada sobreposição de nicho trófico, influenciado pelo consumo de larvas de Diptera.

Conclusão

Assim, evidenciamos que os itens alóctones, como insetos adultos são recursos alimentares indicadores de conservação da vegetação ripária e importantes para ambas as espécies, principalmente A. agassizii. No entanto observou-se a substituição na dieta de A. agassizii por itens autóctones, como larvas de Diptera, e o predomínio deste item na dieta de A. tetramerus conforme ocorre a degradação da vegetação ripária.

Palavras-chave:
sobreposição alimentar; mudança do uso do solo; nicho trófico; mata ripária

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com