Acessibilidade / Reportar erro

Revisitando o conceito de gradientes longitudinais em reservatórios

Resumo:

Objetivo

Os reservatórios são um tipo cada vez mais comum de ecossistema aquático em países onde a energia hidrelétrica é uma fonte de energia dominante. A compreensão do funcionamento desses sistemas é essencial para estabelecer estratégias de monitoramento e prioridades de uso. O principal objetivo deste estudo foi testar se diferentes indicadores ecológicos apresentavam gradientes longitudinais em reservatórios.

Métodos

Coletamos dados ao longo dos eixos principais de 17 reservatórios tropicais para testar a relação entre diferentes indicadores ecológicos (por exemplo, turbidez, concentrações de nutrientes e abundância do fitoplâncton) e a distância da barragem. Depois, testamos se as magnitudes dos gradientes longitudinais estavam relacionadas a um conjunto de variáveis explanatórias (ocorrência de reservatórios em cascatas, presença de tributários próximos à barragem, uso do solo, morfologia e idade do reservatório).

Resultados

Não encontramos relações significativas entre nosso conjunto de indicadores ecológicos e a distância da barragem e as magnitudes dessas relações não foram consistentemente previstas pelas variáveis explanatórias. No entanto, diferentes indicadores exibiram padrões consistentes com as expectativas.

Conclusão

A distância da barragem não é um preditor consistente da variabilidade espacial de diferentes variáveis limnológicas em reservatórios tropicais, destacando um alto grau de dependência do contexto.

Palavras-chaves:
zonas de reservatórios; hidroelétrica; fitoplâncton; nutrientes; monitoramento

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com