Acessibilidade / Reportar erro

A aventura fabulosa em O ano de 1993: memórias do porvir * * Este artigo foi elaborado com o auxílio da bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (#2013/09928-6).

The fabled adventure of O ano de 1993: memories of the world to come

Resumo

A partir da leitura de O ano de 1993 (1975), de José Saramago - cuja interpretação parte do surrealismo e dos romances distópicos de ficção científica -, propomos uma análise que nos permita relacionar esse livro também à epopeia, uma vez que, embora não haja um herói específico, ações gloriosas ou feitos memoráveis (entre outros elementos que caracterizam o gênero), entrevemos no poema narrado uma sucessão de eventos extraordinários que provocam surpresa e maravilha - apesar de grande desilusão em determinados momentos - na medida em que relatam a aventura do homem (herói e carrasco) na terra. A partir do exercício interpretativo que propomos, esperamos confirmar a nossa hipótese referente à circularidade de traços insólitos que caracterizam a maior parte da ficção saramaguiana, presentes desde o período formativo do autor, como será demonstrado aqui.

Palavras-chave
O ano de 1993; José Saramago; surrealismo; distopia

Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, CEP 21941-97 - Rio de Janeiro RJ Brasil , - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: alea.ufrj@gmail.com