Acessibilidade / Reportar erro
Alea: Estudos Neolatinos, Volume: 24, Número: 2, Publicado: 2022
  • Apresentação do v. 24, n. 2 de Alea. Estudos Neolatinos Editorial

    González, Elena Palmero
  • O belo animal, o drama pós-catástrofe e o paradigma testemunhal Artigo

    Lima, Rainério dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo parte da noção de “belo animal” para pensar os paradigmas compositivos do drama contemporâneo na esteira das reflexões de Jacques Rancière e Jean-Pierre Sarrazac. Nesse caminho crítico, a imagem anatômica da fábula teatral, ainda presente em teóricos modernos como Hegel e Peter Szondi, é deslocada para uma metáfora teratológica que propõe o mythos como reminiscência e testemunho, político e íntimo, do sujeito ficcional. A lógica sintagmática da ação, o drama-na-vida, é remontada em uma razão inorgânica e regressiva da sequência dos atos, consubstanciando um tratamento estético que, como Paixão e Processo, caracteriza o que denominamos de dramaturgia pós-catástrofe.

    Resumo em Francês:

    Résumé L'étude part de la notion de « bel animal » pour réfléchir aux paradigmes compositionnels du théâtre contemporain, en suivant les réflexions de Jacques Rancière et Jean-Pierre Sarrazac. Dans ce cheminement critique, l'image anatomique de la fable théâtrale, encore présente chez des théoriciens modernes comme Hegel et Peter Szondi, est déplacée vers une métaphore tératologique qui propose le mythos comme réminiscence et témoignage politique et intime du sujet fictif. La logique syntagmatique de l'action, le drame-dans-la-vie, est rassemblée dans une raison inorganique et régressive de la séquence des actes, en consubstantiant un traitement esthétique qui, comme Passion et Processus, caractérise ce que nous appelons la dramaturgie post-catastrophe.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study starts from the notion of “beautiful animal” to think about the compositional paradigms of contemporary drama, in the wake of Jacques Rancière and Jean-Pierre Sarrazac’s reflections. In this critical path, the anatomical image of the theatrical fable, still present in modern theorists such as Hegel and Peter Szondi, is shifted to a teratological metaphor that proposes the mythos as reminiscence and political and intimate testimony of the fictional subject. The syntagmatic logic of action, the drama-in-life, is reassembled in an inorganic and regressive reason for the sequence of acts, consubstantiating an aesthetic treatment that, like Passion and Process, characterizes what we call post-catastrophe dramaturgy.
  • A questão do impossível no suicídio: a precariedade de si Artigo

    Eyben, Piero

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio pretende discutir a questão do suicídio a partir da poesia de poetas que passaram ao ato, tomando como paradigma Vladimir Maiakóvski. Com isso, pretendo rediscutir o lugar da vida e da morte na tentativa de definir a escrita e uma ética que possa ser capaz de pensar para além do si, do sujeito e da centralidade do mesmo. Discutir o horizonte de possibilidade que cria o ato suicidário é o objetivo aberto por nossa proposta, notando os problemas psicológicos e da abordagem linguística como passíveis de uma desconstrução.

    Resumo em Francês:

    Résumé Cet essai a pour but de discuter la question du suicide à partir de la poésie des poètes qui ont passer à l’act, en prenant Vladimir Maïakovski en tant que leur paradigme. Avec cela, j’ai l’intention de rediscuter la place de la vie et de la mort pour tenter de définir l’écriture et une éthique qui soit capable de penser au-delà de soi, du sujet et de la centralité do même, de l’ipséité. Discuter de l’horizon de possibilité qui crée l’acte suicidaire est le but ouvert par notre proposition, en constatant les problèmes psychologiques et l’approche linguistique comme sujet à déconstruction.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay aims to discuss the issue of suicide based on the poetry of poets who committed suicide, taking Vladimir Mayakovsky as a paradigm. I intend to re-discuss the place of life and death in an attempt to define writing and an ethics that may be able to think beyond the self, the subject and the centrality of the subject. Our proposal seeks to open a discussion on the array of possibilities created by the suicidal act, acknowledging thatpsychological problems and the linguistic approach are subject to deconstruction.
  • Diante da ausência (notas para uma poética da origem) Artigo

    Giorgi, Artur de Vargas

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio parte de uma articulação teórica em torno da ausência para, em seguida, explorar categorias (existência, experiência, exílio) que sustentam a proposição de uma poética da origem, da questão da ausência indissociável. Tal poética da origem - como produção da linguagem que deve sempre ser atualizada - é pensada em relação com uma vida em comum, isto é, com uma política que escapa aos limites positivos da presença, da propriedade e da representação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este ensayo parte de una articulación teórica en torno a la ausencia, con el fin de explorar categorías (existencia, experiencia, exilio) que sustentan la proposición de una poética del origen, de la cuestión de la ausencia inseparable. Esta poética del origen -como una producción siempre actualizada del lenguaje- se piensa en relación a una vida en común, es decir, con una política que escapa a los límites positivos de la presencia, la propiedad y la representación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay starts from a theoretical articulation around absence, in order to explore categories (existence, experience, exile) that support the proposition of a poetics of origin, inseparable from the question of absence. Such poetics of origin - as the production of language that must always be updated - is thought of in relation to a life in common, that is, to a politics that escapes the positive limits of presence, property and representation.
  • Poéticas de intervención en México: diálogos con lo mítico Artigo

    Sampaio, Claudia Dias

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo propõe uma reflexão sobre a ideia de intervenção presente na produção literária das últimas décadas no México. Seja de modo evidente, através de marcas gráficas no corpo dos poemas, ou a partir de uma elaboração que procura dilatar os discursos convencionais, a intervenção aqui tem a ver com as estratégias criadas para interceder, a partir da linguagem, no imaginário do leitor e, consequentemente, em seus discursos. Pensando-as como produtoras de “poéticas de intervenção”, as escrituras que lhes apresentamos aqui questionam os discursos do poder, assim como das complexas e distintas formas de autoridade. Elaboradas a partir de processos diversos de composição, nos fazem refletir sobre o tempo presente e da necessidade da imaginação para a sobrevivência humana. O diálogo com o mítico é um dos aspectos destes processos, ao qual nos dedicaremos nesta primeira aproximação das “poéticas de intervenção” no México, no âmbito da contemporaneidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo propone una reflexión sobre la idea de intervención presente en la producción literaria de las últimas décadas en México. Sea de modo evidente, a través de las marcas gráficas en el cuerpo de los poemas, o desde una elaboración que busca dilatar los discursos convencionales, la intervención aquí tiene que ver con las estrategias creadas para interceder, desde el lenguaje, en el imaginario del lector y, por ende, en sus discursos. Pensándolas como productoras de “poéticas de intervención”, las escrituras que aquí les presentamos cuestionan los discursos del poder, así como de las complejas y distintas formas de autoridad. Elaboradas a partir de procesos de composición diversos, nos hacen reflexionar acerca del tiempo presente y de la necesidad de la imaginación para la supervivencia humana. El diálogo con lo mítico es uno de los aspectos de estos procesos, sobre el cual versa ese primer acercamiento a las “poéticas de intervención” en México en el ámbito de la contemporaneidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article proposes a reflection on the idea of ​​intervention present in the literary production of recent decades in Mexico. Whether in an evident way, through the graphic marks in the body of the poems, or through an elaboration that seeks to dilate conventional discourses, the intervention here has to do with the strategies created to intercede, through language, in the imaginary of the reader and, therefore, in his or her discourses. Thinking of them as producers of “poetics of intervention”, the writings that we present here question the discourses of power, as well as the complex and different forms of authority. Resulting from diverse compositional processes, these writings make us reflect on the present time and the need for imagination for human survival. The dialogue with the mythical is one of the aspects of these processes, which is the subject of this first approach to the “poetics of intervention” in Mexico in the contemporary sphere.
  • Sismos e réplicas na escrita de Villoro: entre 8.8 e El vértigo horizontal Artigo

    Gárate, Miriam V.

    Resumo em Português:

    Resumo A figuração do sismo (e de suas réplicas) é recorrente na escrita do mexicano Juan Villoro, perpassando crônicas, romances e ensaios nos quais a iminência do fim e a dádiva fortuita da provisória sobrevivência tornam-se objetos de uma meditação que entrelaça literatura, memórias individuais, experiências coletivas e comunitárias, ética e política. O texto aborda dois de seus livros nos quais os tremores ganham centralidade: 8.8. El miedo en el espejo (2010) - “crônica em fragmentos” escrita após ter vivenciado o terremoto do Chile de 2010, no qual reverbera, por sua vez, o terremoto mexicano de 1985 - e El vértigo horizontal. Una ciudad llamada México (2018) - livro dedicado à cidade do México, concluído com um fragmento sobre o último tremor ocorrido na capital, em 2017, e uma litania originariamente publicada dois dias depois dessa (provisoriamente) última catástrofe. Conexões metafóricas do evento sísmico com o literário, o político e as possibilidades de vida em comum são explorados ao longo da leitura.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La figuración del sismo (y de sus réplicas) es recurrente en la escritura del mexicano Juan Villoro y atraviesa crónicas, novelas y ensayos en los cuales la inminencia del fin y la dádiva fortuita de la provisional sobrevivencia se tornan objeto de una meditación que entrelaza literatura, memorias individuales, experiencias colectivas y comunitarias, ética, política. El texto aborda dos de sus libros en los cuales los tremores cobran centralidad: 8.8. El miedo en el espejo (2010) - “crônica en fragmentos” escrita luego de haber vivido el terremoto de Chile del 2010 en la cual reverbera, a su vez, el terremoto mexicano de 1985 - y El vértigo horizontal. Una ciudad llamada México (2018) - libro dedicado a la ciudad de México que concluye con un fragmento sobre el último tremor ocurrido en la capital en el 2017 y con una letanía originalmente publicada dos días después de esa (provisoriamente) última catástrofe. Conexiones metafóricas del evento sísmico con lo literario, lo político y las posibilidades de vida en común son exploradas a lo largo de la lectura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The representation of earthquakes (and its aftershocks) is a recurring theme in Juan Villoro’s writings. This theme is present in his chronicles, novels and essays in which the imminence of the end and the fortuitous gift of momentary survival trigger meditations that intertwine literature, personal memory, collective and community experience, ethics and politics. This paper discusses two of Villoro’s books in which earthquakes take centre stage. The first one is 8.8 El miedo en el Espejo (2010), “a fragmented chronicle” written after the author experienced the Chilean earthquake of 2010, which also echoes the Mexican earthquake of 1985. The second book, Horizontal Vertigo: A City Called Mexico (2018), is dedicated to Mexico City and ends with a fragment about the last quake to jolt the capital in 2017 and with a litany, originally published two days after this last (at the time) catastrophe. Metaphoric connections between the seismic events and the literary, the political and the possibilities of life in common are explored throughout the paper.
  • Afectos criminales en la novela Perra brava (2010) de Orfa Alarcón Artigo

    Leal, Fabián; Navarrete, Carolina; González, Yéssica

    Resumo em Português:

    Resumo Na esfera da narcoliteratura latinoamericana, as mulheres têm sido geralmente representadas como sobreviventes nos contextos da narco e da pobreza, tendo sido também relegadas para segundo plano e retratadas sobretudo por autores do sexo masculino. Este artigo procura analisar a representação afetiva no romance Perra Brava (2010) da escritora mexicana Orfa Alarcón, especificamente em relação aos actos de violência perpetrados pela protagonista, que emergem após um processo de transformação e são motivados pelos afetos que a atacam. É relevante para elucidar a dimensão afetiva predominante no romance, uma vez que aponta para uma nova forma de representar a violência e os crimes na narcoliteratura, que até à data não tem sido estudada de forma completa no âmbito das investigações ligadas ao fenómeno da narco.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Dentro del ámbito de la narcoliteratura latinoamericana, la mujer ha sido comúnmente representada como una sobreviviente ante los contextos narco y de pobreza, siendo además relegada a un segundo plano y retratada, en su mayoría, por autores hombres En el presente artículo se busca analizar la representación afectiva en la novela Perra Brava (2010) de la escritora mexicana Orfa Alarcón, específicamente en lo que concierne a los hechos de violencia llevados a cabo por la protagonista, los cuales dan cuenta de un proceso de transformación y son motivados por los afectos que la acometen. Resulta relevante dilucidar la dimensión afectiva predominante en la novela ya que esta apunta hacia a una nueva forma de representar la violencia y los crímenes en la narcoliteratura, la que hasta la fecha no ha sido estudiada de forma acabada dentro de las investigaciones vinculadas al fenómeno de lo narco.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Within the field of Latin American narco-literature, women have been commonly portrayed as survivors of both narco and poverty environments, while simultaneously being left out of the main narrative and depicted mostly by male authors. This paper aims to analyze affective representation in the novel Perra Brava (2010), written by the Mexican author Orfa Alarcón, emphasizing the acts of violence carried out by the protagonist, which emerge after a process of personal transformation and are motivated by affections that overwhelm her. It is worth shedding light on the predominant affective dimension present in the novel since it points out a new way of representing violence and crimes in narco-literature, which has not been fully studied in the research related to the narco phenomenon so far.
  • As Poetas-Detetives de Ciudad Juárez Artigo

    Ruggieri, Mariana

    Resumo em Português:

    Resumo O presente ensaio tem como intuito investigar algumas relações entre linguagem, violência e cotidiano a partir do livro El silencio que la voz de todas quiebra (1999). O livro em questão é uma das primeiras investigações de fôlego realizadas acerca dos feminicídios de Ciudad Juárez. Em um diálogo, sobretudo, com Roberto Bolaño, Rita Segato e Veena Das, investigamos como o segredo e o silêncio são mobilizados pela gramática feminicida, para depois acompanhar o modo como ambos se decantam nos relatos das mães e familiares das jovens assassinadas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este ensayo tiene como objetivo indagar algunas relaciones entre lenguaje, violencia y cotidianidad a partir del libro El silencio que la voz de todos quiebra (1999). El libro en cuestión es una de las primeras investigaciones extensas realizadas sobre los feminicidios en Ciudad Juárez. En diálogo principalmente con Roberto Bolaño, Rita Segato y Veena Das, investigamos cómo el secreto y el silencio son movilizados por la gramática feminicida, para luego seguir la forma en que ambos se decantan en los relatos de las madres y familiares de las jóvenes asesinadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to explore some of the links between language, violence and the ordinary through El silencio de la voz de todas quiebra (1999). This bookwas one of the first thorough investigations carried out about the feminicides in Ciudad Juárez. After considering, alongside Roberto Bolaño, Rita Segato and Veena Das, the way in which silence and secret are inscribed in the grammar of feminicide, I will show how both seep into the accounts given by the mothers and other family members of the murdered young women.
  • La salvaje belleza de la vida. Cuerpo y escucha en Tres tristes tigres Artigo

    Hernández, Leonardo Javier Rodríguez

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo propõe uma interpretação de La Estrella em Tres tristes tigres como uma figura marginal em relação ao cânone da literatura cubana. Se para Lorenzo García Vega o cânone consistia na polaridade entre a mãe e a miliciana, na personagem de Cabrera Infante há uma protagonista noturna em desacato tanto da domesticidade materna origenista quanto do belicismo revolucionário. La Estrella é caracterizada pelo narrador Códac pela sua voz oceânica e por seu corpo monstruoso; sua presença opera uma iniciação a uma escuta abismal no narrador. Em jogo com o conceito de reconhecimento proposto por Paul Ricoeur, a teoria do grotesco de Wolfgang Kayser e a tipologia da escuta de Roland Barthes, “Ella cantaba boleros” é interpretada como uma transformação paródica do épico. A sobrevivência ocorre por meio da memória romanesca, matriz da narração. La Estrella é uma sinédoque da Havana que desaparece.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo propone una interpretación de La Estrella en Tres tristes tigres como una figura al margen del canon de la literatura cubana. Si para Lorenzo García Vega, el canon consistía en la polaridad madre-miliciana, en el personaje de Cabrera Infante hay una protagonista nocturna que desacata a la vez la domesticidad maternal origenista y el belicismo revolucionario. La Estrella es caracterizada por el narrador Códac a través de su voz oceánica y su cuerpo monstruoso; su presencia opera una iniciación a una escucha abismal en el narrador. En juego con el concepto de reconocimiento propuesto por Paul Ricoeur, de la teoría de lo grotesco de Wolfgang Kayser y de la tipología de la escucha de Roland Barthes, “Ella cantaba boleros” se interpreta como una transformación paródica de la épica. La sobrevivencia ocurre a través de la memoria novelesca, matriz de la narración. La Estrella es una sinécdoque de La Habana que desaparece.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article proposes an interpretation of Estella in Three Trapped Tigers as a marginal figure of the Cuban literary canon. Whereas for Lorenzo García Vega, the canon consisted of the mother-militia woman polarity, Cabrera Infante’s character is a nocturnal protagonist who disregards both the Origenist maternal domesticity and the revolutionary warmongering. The narrator Códac characterizes Estella through her oceanic voice and monstrous body; her presence operates as an initiation to a kind of abysmal listening in the narrator. Playing with Paul Ricoeur’s concept of recognition, Wolfgang Kayser's theory of the grotesque, and Roland Barthes's typology of listening, “Ella cantaba boleros” (“She Sang Boleros”) is interpreted as a parodic transformation of the epic narrative mode. Survival occurs through novelesque memory, the matrix of the narration. Estella is a synecdoche of a vanishing Havana.
  • Afrodescendência ausente na Heterogeneidade Cultural, de Antonio Cornejo Polar e a Afro-Peruanidade e Cimarronaje em Nicomedes Santa Cruz Artigo

    Mendes, Rogerio

    Resumo em Português:

    Resumo O projeto do crítico literário peruano Antonio Cornejo Polar teve importância ao tentar estimular a articulação de um projeto humanista latino-americano. Ao priorizar a inclusão de valores culturais nativos peruanos, o crítico literário transcendeu as diretrizes de valores canônicos universalistas investidos no continente e reafirmou a importância de um sistema de pensamento genuíno, autônomo e pautado por particularidades que deveriam compor a representação do que caracterizaria, essencialmente, a América Latina como episteme. No entanto, Polar falha ao não mencionar a relevância e reflexões das contribuições africanas no processo de formação social, cultural e literária peruana e da América Latina. Desse modo, o objetivo do presente estudo articula-se na relação do legado do pensamento crítico de Antonio Cornejo Polar tendo como base as contribuições afrodescendentes peruanas a partir da obra de Nicomedes Santa Cruz (2000).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El proyecto del crítico literario peruano Antonio Cornejo Polar tuvo gran relevancia al intentar estimular la articulación de un proyecto humanista latinoamericano. Al priorizar la inclusión de valores culturales nativos peruanos, el crítico literario transcendió las directrices de valores canónicos universalistas invertidos en el continente y reafirmó la importancia de un sistema de pensamiento genuino, autónomo y pautado por particularidades que deberían componer la representación de lo que caracterizaría, esencialmente, a Latinoamérica como episteme. Sin embargo, Polar falla al no mencionar la relevancia y reflexiones de las contribuciones africanas en el proceso de formación social, cultural y literaria peruana y de Latinoamérica. Por ello, el objetivo del presente estudio se centra en la relación del legado del pensamiento crítico de Antonio Cornejo Polar tomando como base las contribuciones afrodescendientes peruanas a partir de la obra de Nicomedes Santa Cruz (2000).

    Resumo em Inglês:

    Abstract The project initiated by Peruvian literary critic Antonio Cornejo Polar acquired great importance by attempting to articulate a Latin American humanistic project. By prioritizing the inclusion of native Peruvian values, the literary critic transcended the guidelines of universal canonical values rooted in the continent, reasserting the importance of a system with an independent and authentic mindset, characterized by features that essentially distinguish Latin America’s episteme. However, Polar fails by not mentioning the relevance and reflections of African contributions in the process of social, cultural and literary development in Peru and Latin America. Thus, this study focuses on the relationship between the legacy of Antonio Cornejo Polar’s critical thinking and the fundaments of Peruvian Afro-descendant contributions in the works of Nicomedes Santa Cruz (2000).
  • Intertextualidad en el memorial de agravios andino Representación verdadera Artigo

    Gutiérrez, Guillermo Andrés

    Resumo em Português:

    Resumo No presente artigo abordaremos as relações intertextuais presentes entre o memorial andino de agravos Representación verdadera e a) o livro veterotestamentário Lamentações de Jeremias; b) O Príncipe de Maquiavel; c) os textos de Fray Bartolomé de las Casas, e d) as principais crônicas andinas (Comentarios reales de Inca Garcilaso and Nueva corónica y buen gobierno de Guamán Poma). Representación verdadera é um exemplo notável do discurso andino desenvolvido do início do século XVII até o final do século XVIII.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el presente artículo abordaremos las relaciones intertextuales presentes entre el memorial de agravios andino Representación verdadera y a) el libro veterotestamentario Lamentaciones de Jeremías; b) El príncipe de Maquiavelo; c) los textos de Fray Bartolomé de las Casas; y d) las principales crónicas andinas (Comentarios reales del Inca Garcilaso y Nueva corónica y buen gobierno de Guamán Poma). Representación verdadera es un ejemplo destacado del discurso andino desarrollado desde principios del siglo XVII hasta finales del XVIII.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article we will address the intertextual relationships present in the Andean memorial of grievances True Representation and a) the Old Testament book Lamentations of Jeremiah; b) Machiavelli's The Prince; c) the texts of Fray Bartolomé de las Casas; d) the main Andean chronicles (Garcilaso’s Royal Commentaries of the Incas and Guamán Poma's The First New Chronicle and Good Government). True Representation is an outstanding example of the Andean discourse developed from the beginning of the 17th century to the end of the 18th century.
  • João Cabral e os rastros da antologia De Antônio Nobre ao saudosismo Artigo

    Fiuza, Solange

    Resumo em Português:

    Resumo Em 1946, João Cabral de Melo Neto organizou, a pedido de Jaime Cortesão, então exilado no Brasil, a antologia De António Nobre ao saudosismo. Cabral realizou a seleção dos poetas, escreveu o prefácio e entregou a obra, que, entretanto, não chegou a ser publicada. Dessa seleta, localizei algumas referências em cartas e depoimentos e o prefácio, ainda inédito. Proponho apresentar os rastros dessa obra não publicada, situando-a, rapidamente, nas relações de Cabral com a tradição poética portuguesa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En 1946, João Cabral de Melo Neto organizó, tras un pedido de Jaime Cortesão, que estaba exiliado en Brasil, la antologia De António Nobre ao saudosismo. Cabral realizó la selección de los poetas, escribió el prefacio y entregó la obra, que, sin embargo, no fue publicada. De esa colección de piezas, he localizado algunas referencias en cartas y testimonios y el prefacio, todavía inédito. Propongo presentar los rastros de esa obra no publicada, ubicándola, rápidamente, en las relaciones de Cabral con la tradición poética portuguesa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In 1946, João Cabral de Melo Neto organized, at the request of Jaime Cortesão, then exiled in Brazil, the anthology De António Nobre ao saudosismo. Cabral selected the poets, wrote the preface and delivered the work that, however, was not published. From that selection, I have located some references in letters and testimonies, and the preface, which is still unpublished. I aim to present the trails of this unpublished work, quickly situating it within Cabral's relationships with the Portuguese poetic tradition.
  • Leitura e apropriação em Adília, poeta-colecionadora Artigo

    Sales, Paulo Alberto da Silva; Alves, Ida

    Resumo em Português:

    Resumo Análise da poesia de Adília Lopes e discussão sobre como o gesto de leitura, segundo a perspectiva do arquivo contemporâneo, desconstrói os significados originais para a criação de novos acontecimentos textuais. Nos processos de reescrituras adilianas, destacam-se as práticas de apropriação e desvio de arquivos que revelam modos distintos de leitura. O deslocamento de citações, o mosaico de fragmentos de discursos e de memórias constitui uma poética sampleada, bem como a figuração de uma poeta-colecionadora. Demonstração de como, em sua escrita, o gesto de remontagem e de reproposição citacional promove, por meio do desvio irônico, uma poética do “gênio não-original”, como analisa Marjorie Perloff, e/ou uma “escrita não-original”, na perspectiva de Kenneth Goldsmith, bem como um trabalho de leitura, como pensa Roland Barthes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Análisis de la poesía de Adília Lopes discutiendo cómo el gesto de lectura, desde la perspectiva del archivo contemporáneo, pasa a hacer la desconstrucción de los significados originales para crear nuevos acontecimientos textuales. En los procesos de reescrituras adilianas, se subrayan las prácticas de apropiación y desvíos de archivos que revelan distintos modos de lectura. El desplazamiento de citaciones, el mosaico de fragmentos de discursos y de las memorias constituye una poética sampleada, así como la figuración de una poeta-coleccionista. Demostración de cómo, en su escrita, el gesto de reensamblaje y de reproposición citacional promueve, por medio de la desviación irónica, una poética del “genio no original” como muestra Marjorie Perloff, y/o una “escrita no-original”, de acuerdo con la perspectiva de Kenneth Goldsmith, así como un trabajo de lectura, como piensa Roland Barthes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents an analysis of Adília Lopes’ poetry, arguing how the act of reading, from the perspective of the contemporary archive, deconstructs the original meanings to create new textual events. In Adília’s rewriting processes, the appropriation and deviation practices of archives that reveal many different ways of reading stand out. The displacement of quotations and the mosaic of discourse fragments and memories constitute a sampled poetic as well as a figuration of a collector poet. It demonstrates how, in her writing, the act of reassembling and repurposing quotations promotes, through ironic deviation, a poetics of “unoriginal genius”, as proposed by Marjorie Perloff, and/or a “uncreative writing”, as in Kenneth Goldsmith’s perspective, or or even a reading work, following Roland Barthes’ notion.
  • Modulações em português de imagens, experiências e estesias orientais: revisão das razões do fascínio de alguma dicção poética chinesa e japonesa como utopia da poesia Artigo

    Borges, Vera

    Resumo em Português:

    Resumo O fascínio do Ocidente pela dicção poética oriental está atestado em várias latitudes e línguas, e resultou numa profícua produção na área da poesia. Sabe-se que a reinvenção da poesia chinesa da autoria de Pound, em grande medida na origem da sua proposta de revolução do idioma poético, nas primeiras décadas do séc. XX, assentou, na verdade, numa falácia; numa concepção errada da natureza da escrita chinesa (e japonesa) como essencialmente pictográfica e ideogramática, na base de propriedades expressivas reconhecidas na poesia que resultariam numa particular eficácia na apreensão e tradução do real. Pessanha enaltece, em termos similares aos da exaltação poundiana, a escrita da poesia chinesa clássica. Interessa-nos rever alguns inventários dos traços da dicção poética chinesa e japonesa que explicam que ela seja tomada como metonímia e metáfora da poesia, ou como meta e utopia da poesia, para perceber o que terá levado autores muito díspares a tentar a mão nos haikus, processo em que sondaremos algumas formulações poéticas em língua portuguesa. Consideramos também que esse fascínio por uma (sonhada) origem da dicção poética, quando cruzada com o habitar (não metafórico, neste caso) do pequenino enclave de Macau, de autores que nele lançaram raízes, resultou em alguns exercícios poéticos particularmente felizes e singulares. Serão trazidos à colação nesta abordagem poemas de Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner Andresen, José Tolentino Mendonça, Yao Feng, Fernanda Dias e Fernando Sales Lopes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La fascinación occidental por la dicción poética oriental está atestiguada, en diversas latitudes y lenguas, y se tradujo en una fructífera producción en el campo de la poesía. Se sabe que la reinvención de la poesía china por parte de Pound, en gran parte en el origen de su propuesta de revolución del lenguaje poético, en las primeras décadas del siglo XX, se basó en realidad en una falacia: en una concepción errónea de la naturaleza de la escritura china (y japonesa) como esencialmente pictográfica e ideogramática, basada en propiedades expresivas reconocidas en la poesía que redundarían en una particular eficacia en la aprehensión y traducción de lo real. Pessanha exalta, en términos similares a la exaltación de Pound, la escritura de la poesía clásica china. Nos interesa revisar algunos inventarios de los rasgos de la dicción poética china y japonesa que explican por qué se toma como metonimia y metáfora de la poesía, o como meta y utopía de la poesía, para comprender qué llevó a muy diferentes autores a intentarlo en haikus, proceso en el que probaremos algunas formulaciones poéticas en portugués. Consideramos también que esta fascinación por un origen (soñado) de la dicción poética, al cruzarse con el habitar (no metafórico, en este caso) del diminuto enclave de Macao, por parte de autores que en él arraigaron, resultó en poemas particularmente interesantes. En este acercamiento se traerán poemas de Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner, José Tolentino Mendonça, Yao Feng, Fernanda Dias y Fernando Sales Lopes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Western fascination for Eastern poetic diction is vastly documented, in several latitudes and languages, and has resulted in an impressive output in the field of poetry. It is known that Pound’s reinvention of Chinese poetry, largely at the origin of his proposal for a revolution in the poetic language, in the first decades of the 20th century, was actually based on a fallacy: on a misconception of the nature of Chinese (and Japanese) writing as essentially pictographic and ideogrammatic, based on expressive properties recognized in poetry that would prove to be particularly effective in the apprehension and translation of the real. Pessanha praises the writing of classical Chinese poetry in terms similar to the Poundian exaltation. We will review some inventories of the features of Chinese and Japanese poetic diction that explain why it is taken as a metonymy and metaphor of poetry, or as a goal and utopia of poetry, in order to understand what led very different authors to try their hand at haikus. Along this process, we will probe some poetic formulations in Portuguese. We also consider that this fascination with a (dreamed of) origin of poetic diction resulted in very interesting poems, when crossed with the (non-metaphorical, in this case) inhabiting of the tiny enclave of Macau, by authors who settled there. In this approach we will comment on poems by Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner, José Tolentino Mendonça, Yao Feng, Fernanda Dias and Fernando Sales Lopes.
  • Feições da poesia moçambicana do século XX Artigo

    Leal, Luciana Brandão

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo apresenta um panorama da poesia moçambicana no decorrer do século XX, ressaltando-se alguns momentos significativos da Literatura desse país africano (nas fases colonial e nacional). Apresenta-se propósitos literários de escritores que produziram nas fases colonial e nacional, procurando-se situá-los no âmbito da trajetória de resistência cultural que marcou os últimos anos da colonização de Moçambique, tentando-se acompanhar os percursos da Poesia moçambicana no seu período pré e nos primeiros anos pós-independência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio presenta un panorama de la poesía mozambiqueña a lo largo del siglo XX, destacando algunos momentos significativos de la literatura de ese país africano (en las fases colonial y nacional). Se presentan los propósitos literarios de los escritores que produjeron en las fases colonial y nacional, tratando de ubicarlos en el ámbito de la trayectoria de resistencia cultural que marcó los últimos años de la colonización de Mozambique, tratando de seguir los caminos de la poesía mozambiqueña en su período. años anteriores y posteriores a la independencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents an overview of Mozambican poetry during the 20th century, highlighting some significant moments in the literature of that African country (in the colonial and national phases). It discusses the literary purposes of writers who produced their work in the colonial and national phases, seeking to situate them within the scope of the cultural resistance that marked the last years of the colonization of Mozambique, trying to trace the paths of Mozambican poetry in its pre-independence and early post-independence years.
  • O mito desvirtuado e a liberdade da imaginação de Antônio José da Silva Artigo

    Rosa, Carlos Gontijo

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como tema as personagens principais da última peça do dramaturgo português Antônio José da Silva (1705-1739), Precipício de Faetonte (1738), com a qual por vezes se compara também as personagens de sua penúltima peça, As variedades de Proteu (1737). Por serem personagens mitológicas, rastreamos a construção das personagens Faetonte e Egéria na literatura clássica e ibérica predecessora, a fim de identificar as raízes míticas aproveitadas por Antônio José em sua dramaturgia. Para comparação com a construção de Faetonte, buscamos também referências sobre Proteu, da peça homônima. Por se tratar de mitos muito esparsos na tradição greco-latina, vasculhamos autores antigos que figuravam tais personagens. Percebemos que, na comparação com os textos antigos e outras obras do dramaturgo, ele consegue uma liberdade criativa ao lidar com mitos pouco difundidos no imaginário português setecentista, o que também lhe permite maior flexibilidade nas preceptivas que regem o gênero tragicômico, ao qual adere sua escrita.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El tema de este artículo son los personajes principales de la última pieza del dramaturgo portugués Antônio José da Silva (1705-1739), Precipício de Faetonte (1738), con los cuales eventualmente se comparan los personajes de su pieza anterior, As variedades de Proteu (1737). Siendo personajes mitológicos, rastreamos la construcción de los caracteres de Faetonte y Egéria en la anterior literatura clásica e ibérica, a fin de identificar las raíces míticas de las cuales se aprovechó Antônio José en su dramaturgia. Para comparar con Faetonte, buscamos también referencias al personaje Proteu, de la pieza con mismo nombre. Porque se tratan de mitos muy escasos en la tradición grecolatina, buscamos autores antiguos en que figuran los personajes. Percibimos, en la comparación con los textos antiguos y con otras obras del dramaturgo, que él obtiene cierta libertad creativa cuando lida con estos mitos poco difundidos en el imaginario portugués del Setecientos, que le permite también mayor flexibilidad con respeto a las preceptivas que rigen el género tragicómico, bajo el cual escribe sus textos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper focuses on the main characters of the last play by Portuguese playwright António José da Silva (1705-1739) - Precipício de Faetonte [Phaeton’s Fall] (1738), with which the main characters of his penultimate play, As variedades de Proteu [Proteus varieties] (1737), are sometimes compared. As mythological characters, we trace the characters’ construction of Faetonte and Egéria in the predecessor Classical and Iberian literature, to identify the mythical roots appropriated by Silva in his dramaturgy. In order to compare Faetonte’s character construction, we also have searched for references about Proteu, in the homonymous work. As these myths are very sparse in the Greco-Latin tradition, we searched ancient authors who mentioned these characters. By comparing this corpus with the ancient texts and other plays by Silva, we realized that he achieved creative emancipation when dealing with lesser-known myths in the 18th-century Portuguese imaginary, which also allowed him greater flexibility in dealing with the precepts that govern the tragicomic genre, to which his writing adheres.
  • Miguel de Castanhoso e o martírio de D. Cristóvão da Gama Artigo

    Nepomuceno, Luís André

    Resumo em Português:

    Resumo Miguel de Castanhoso participou da expedição portuguesa enviada à Etiópia, sob o comando de Cristóvão da Gama, para dar apoio militar ao imperador Galawdewos entre 1541-1543. Tendo publicado seu relato em 1564, Castanhoso imprimiu um tom mítico e profético a seu texto, construindo bases para o martirológio de D. Cristóvão, que foi torturado por inimigos muçulmanos e teria operado milagres. Este artigo analisa o relato de Castanhoso a partir das questões políticas que envolveram o possível projeto de um martirológio em torno do nome de Cristóvão da Gama. O projeto, no entanto, revelou a pouca influência portuguesa nos assuntos da Igreja em Roma, já que o martirológio de Gama não alcançou qualquer visibilidade política e religiosa internacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Miguel de Castañoso participó de una expedición portuguesa enviada hacia Etiopía bajo el comando de Cristóvão da Gama para darle apoyo al emperador Galawdewos entre 1541 y 1543. Castañoso publicó su relato en 1564 e imprimió un tono mítico y profético a su texto, construyendo bases al martirologio de D. Cristóvão que ha sido torturado por enemigos musulmanes y habría operado milagros. Este artículo analiza el relato de Castañoso desde las cuestiones políticas que involucraron el posible proyecto de un martirologio de al rededor del nombre de Cristóbal. El proyecto, sobretodo, ha revelado la poca influencia portuguesa en los asuntos de la Iglesia en Roma, ya que el martirologio de Gama no alcanzó cualquier visibilidad política y religiosa internacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Miguel de Castanhoso participated in the Portuguese expedition sent to Ethiopia, under the command of Cristóvão da Gama, to provide military support to Emperor Galawdewos between 1541-1543. Having published his account in 1564, Castanhoso imprinted a mythical and prophetic tone to his text, laying the foundations for the martyrology of Dom Cristóvão, who was tortured by Muslim enemies and was said to work miracles. This article analyzes Castanhoso’s account, based on the political issues surrounding a project of a martyrology around the name of Cristóvão da Gama. The project, however, revealed the little Portuguese influence in the matters of the Roman church, because Gama’s martyrology did not achieve any political or religious international impact.
  • Parábola del sembrador: dialéctica entre distopía y dogma Resenha

    Cabrera-Pommiez, Marcela; Jorquera, Sergio Caruman
  • The Distant Shores of Freedom e as contradições do lugar de fala do oprimido Resenha

    Borges, Mariana
  • A tese como atlas Resenha

    Fagundes, Mônica Genelhu
Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, CEP 21941-97 - Rio de Janeiro RJ Brasil , - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: alea.ufrj@gmail.com