Acessibilidade / Reportar erro
Alea: Estudos Neolatinos, Volume: 25, Número: 2, Publicado: 2023
  • APRESENTAÇÃO DO VOLUME 25, N.2 DE ALEA. ESTUDOS NEOLATINOS Editorial

    González, Elena Palmero
  • Dramatizar la idea: Ricardo Piglia ensayista Artículo

    Montiel, Emiliano Rodríguez

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho enfoca os ensaios de Ricardo Piglia, as particularidades formais que caracterizam seu estilo e as diferentes concepções de leitor e leitura que são teorizadas ao longo de sua produção crítica. Através de uma retórica ao mesmo tempo dialógica e epigramática, Piglia compõe uma engenhosa forma de ensaio em que as ideias são dramatizadas em vez de explicadas. É uma operação que amalgama crítica e ficção. A nossa leitura, pautada pela interrogante em torno a que tipo de leitor é construído nos ensaios de Piglia, defende que, mais do que um leitor de ficção ou um leitor crítico, é um leitor-espectador de teatro que melhor se ajusta às suas coordenadas performativas. Assim, concebendo Piglia como dramaturgo e suas leituras como encenação, poderíamos viabilizar a premissa proposta por seu pensamento: a coexistência, em uma mesma voz, do crítico, do narrador e do professor.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo se centra en la ensayística de Ricardo Piglia, en las particularidades formales que cifran su estilo y en las diferentes concepciones de lector y de lectura que teoriza a lo largo de su producción crítica. Mediante una retórica a un mismo tiempo dialógica y epigramática, Piglia compone una forma ensayística singular donde las ideas, antes que ser explicadas, se dramatizan, en una operación que amalgama crítica y ficción. Nuestra lectura, orientada por la pregunta en torno a qué tipo de lector es el que construye la ensayística pigliana, sostiene que, antes que un lector de ficción o un lector de crítica, es un lector-espectador de teatro el que mejor cuaja con sus coordenadas performáticas. Puesto que así, concibiendo a Piglia como a un dramaturgo y a sus lecturas como puestas en escena, podríamos hacer posible la premisa que propone su pensamiento: la convivencia, en una misma voz, del crítico, el narrador y el profesor.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper focuses on Ricardo Piglia's essay writing, on the formal particularities that characterize his style and on the different conceptions of reader and reading that he theorizes throughout his critical production. Through a rhetoric that is both dialogic and epigrammatic, Piglia composes an ingenious form where ideas are dramatized rather than explained. It is an operation that amalgamates criticism and fiction. Our reading, guided by the question around what type of reader is constructed in Piglia’s essays, maintains that, before a reader of fiction or a reader of criticism, it is a reader-spectator of the theater who best fits his performative coordinates. Thus, by conceiving Piglia as a playwright and his readings as staging, we could make possible the premise proposed by his thought: the coexistence, in the same voice, of the critic, the narrator and the teacher.
  • Justicia biográfica: los ensayos de César Aira sobre Osvaldo Lamborghini y Alejandra Pizarnik Artículo

    Battistoni, Nieves

    Resumo em Português:

    Resumo Em O ensaio e seu tema (2001), César Aira sintetiza os fundamentos do ensaio na escolha temática, tanto que, se fosse o certo - arrisca - “se escreveria sozinho” (AIRA, 2001, p. 9). A afirmação é uma boutade, mais uma na lista utópica da arte que se faria, mas mesmo assim, ou por isso mesmo, o que poderia significar? A partir daqui, tentar-se-á articular um passeio pelos ensaios biográficos que César Aira escreveu sobre Osvaldo Lamborghini (“Prólogo” a Novelas y Cuentos de Ediciones del Serbal, 1988) e Alejandra Pizarnik (Alejandra Pizarnik, Beatriz Viterbo, 1998, e Alejandra Pizarnik, 1936-1972, Ediciones Omega, 2001) sob a hipótese de que, ao fazê-lo, não só executa o dispositivo borgeano de reativação da literatura argentina, cujo modelo se encontra em Evaristo Carriego (1930), de Borges, mas também institui um “ato de justiça” em relação à lenda negra que os cercava. Na medida em que o “mito pessoal” - ou “fábula de estilo” - opera uma neutralização dessa lenda, uma “mediação” entre a vida e a literatura, Aira parece executar leitores e exegetas crédulos, biógrafos ladinos, todos eles cristalizadores e perpetuadores de uma imagem equivocada pactuada por uma hermenêutica inocente, como que assumindo o perfil atenuado de um defensor que maneja argumentos biográfico-literários e recorre, sem preconceitos, à memória de amigos que desde o início souberam-se póstumos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En El ensayo y su tema (2001), César Aira resume lo fundamental del ensayo en la elección temática, tanto que, si fuera cierto -arriesga- “se escribiría solo” (AIRA, 2001, p. 9). La afirmación es una boutade, una más en la lista utópica del arte que se haría solo, pero, aun así, o por esto mismo, ¿qué podría querer decir? A partir de aquí, se intentará articular un recorrido por los ensayos biográficos que César Aira escribió sobre Osvaldo Lamborghini (“Prólogo” a Novelas y Cuentos de Ediciones del Serbal, 1988) y Alejandra Pizarnik (Alejandra Pizarnik, Beatriz Viterbo, 1998, y Alejandra Pizarnik. 1936- 1972, Ediciones Omega, 2001) bajo la hipótesis de que, al hacerlo, no sólo ejecuta el dispositivo borgeano de reactivación de la literatura argentina cuyo modelo encuentra en el Evaristo Carriego (1930) de Borges, sino, además, instituye un “acto de justicia” respecto de la leyenda negra que los rodeó. En la medida en que el “mito personal” -o “fábula del estilo”- opera una neutralización de esa leyenda, una “mediación” entre vida y literatura, Aira parece ir ajusticiando a lectores y exégetas crédulos, biógrafos ladinos, todos ellos cristalizadores y perpetuadores de una imagen equivocada convenida por una hermenéutica inocente, como si asumiera el perfil atenuado de un defensor que esgrime argumentos biográfico-literarios y acude, desprejuiciado, al recuerdo de los amigos que desde el comienzo se supieron póstumos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In El ensayo y su tema (2001), César Aira asserts that the essence of the essay lies in the thematic choice, so much so that, if it were the right choice -he dares say- the essay “would write itself”. This statement is a boutade, another whim in the utopian list of art that makes itself but, even so, or for this very reason, what could it possibly mean? Starting from this premise, this paper will attempt to articulate a journey through the biographical essays that César Aira wrote about Osvaldo Lamborghini (“Prólogo” a Novelas y Cuentos. Ediciones del Serbal, 1988) and Alejandra Pizarnik (Alejandra Pizarnik, Beatriz Viterbo, 1998, and Alejandra Pizarnik. 1936- 1972, Ediciones Omega, 2001) under the hypothesis that, in doing so, Aira not only executes the Borgean device of reactivating Argentine literature, whose model he finds in Borges’ Evaristo Carriego (1930), but he also institutes an “act of justice” regarding the black legend that surrounded them. While the “personal myth” -or “fable of style”- neutralizes that legend, or serves as a “mediation” between life and literature, Aira seems to be executing credulous readers and exegetes, ladino biographers, all of them crystallizers and perpetuators of a wrong image agreed upon by an innocent hermeneutics, as if assuming the attenuated profile of a defender who wields biographical-literary arguments and, unprejudiced, turns to the memory of friends who, from the very beginning, knew themselves to be posthumous writers.
  • A ele, com carinho: notas para Victor Heringer Artigo

    Saldanha, Fabio Pomponio

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo pretende pensar o tema da saudade (de, e não em, Victor Heringer) como tentativa de homenagem, pelo efeito que a leitura de sua produção literária pode, de maneira pessoal e intransferível, quase como o acontecimento, mudar e abrir caminhos de percepção não só da obra em si, mas como também da própria tensão na teoria que suscita formulações genéricas, universalizantes. Através de movimentos que buscam pensar a junção do visto a partir do literário como a base de questionamento da teoria sem separar um e outro, relê-se argumentos em torno do gênero crônica e de como a literatura teria capacidade de mudar a vida de alguém a ponto de produzir, como resultado, uma tentativa de entendimento daquilo que resta a partir do momento no qual a relação produzida autor-leitor se quebra, ao mesmo tempo em que se mantém, depois da morte do primeiro pólo, em termos de sobrevivência e afeto.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El articulo pretende pensar el tema de la saudade (de, y no en, Victor Heringer) en un intento de homenaje en el sentido de que la lectura de su producción literaria puede, de manera personal e intransferible, casi como el acontecimiento, cambiar y abrir caminos de entendimiento no sólo de la obra, sino también de la tensión en la teoría que suscita formulaciones genéricas, universalizadoras. A través de movimientos que buscan pensar el cruce de lo visto desde lo literario como base para cuestionar la teoría sin separar uno de otro, se releen argumentos en torno al género de la crónica y cómo la literatura tendría la capacidad de cambiar el punto de vida de alguien y de producir, en consecuencia, un intento de entender lo que resta después que se rompe la relación autor/lector, y al mismo tempo entender lo que queda, en términos de sobrevivencia y afecto, después de la muerte del autor.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay seeks to discuss saudade (of, and not in, Victor Heringer) as an attempt to pay homage to him in the sense that the reading of his literary production can, in a personal and non-transferable way, almost like the event, change the perception, and open new understandings, not only of the work itself but also of the tension in the theory that creates generic, universalizing formulations. Through movements that seek to reflect on the junction of what is read through the literary as the basis for questioning the theory without separating one from the other, we will re-read arguments around the chronicle genre and how literature would have the capacity to change someone's life and to produce, as a result, an attempt to understand what remains when the author-reader relationship is broken and what remains, in terms of survival and affection, after the author’s death.
  • A partilha do sonho: Ailton Krenak e Glauber Rocha, uma aproximação intempestiva Artigo

    Duarte, Mateus Sanches; Silva, Gabriel Martins da; Menezes, João Pedro Saddi Cabral de

    Resumo em Português:

    Resumo A fim de explorar as possíveis aproximações entre Glauber Rocha e Ailton Krenak, este ensaio investiga os ecos e as relações entre duas figuras distintas em suas atribuições, lugares sociais e ambições político-estéticas, mas que compartilham um engajamento em questões urgentes no debate público de seus respectivos tempos históricos. Assim, propomos um diálogo transversal entre os dois pensadores a partir da dimensão onírica (a instituição do sonho), que talvez melhor atravesse suas afinidades e diferenças. Embora pareça inusitada uma associação entre Glauber Rocha e os ameríndios, ou entre Ailton Krenak e o Cinema Novo, o ensaio enfatiza a afinidade intempestiva da instituição do sonho nas ressonâncias e dissidências entre os manifestos de Glauber Rocha “Eztetyka da Fome” (1965) e “Eztetyka do sonho” (1971) e os livros de Ailton Krenak, Ideias para adiar o fim do mundo (2020) e A vida não é útil (2021).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Con el fin de explorar las posibles aproximaciones entre Glauber Rocha y Ailton Krenak, este ensayo investiga los ecos y las relaciones entre dos figuras distintas en sus atribuciones, lugares sociales y ambiciones político-estéticas, pero que comparten un compromiso con cuestiones urgentes en el debate público de sus respectivos tiempos históricos. Así, proponemos un diálogo transversal entre los dos pensadores a partir de la dimensión onírica (la institución del sueño), que quizás sea la que mejor atraviese sus afinidades y diferencias. Aunque parezca inusual una asociación entre Glauber Rocha y los amerindios, o entre Ailton Krenak y el Cinema Novo, el ensayo enfatiza la afinidad intempestiva de la institución del sueño en las resonancias y disidencias entre los manifiestos de Glauber Rocha “Eztetyka da Fome” (1965) y “Eztetyka do sonho” (1971) y los libros de Ailton Krenak, Ideias para adiar o fim do mundo (2020) y A vida não é útil (2021).

    Resumo em Inglês:

    Abstract In order to explore possible connections between Glauber Rocha and Ailton Krenak, this essay investigates the echoes and relationships between these two figures who are different in their attributions, social positions, and political-aesthetic ambitions, but who share a commitment to urgent issues in the public debate of their respective historical times. Thus, we propose a transversal dialogue between the two thinkers in the oneiric dimension (the institution of the dream), which will perhaps best traverse their affinities and differences. Although an association between Glauber Rocha and the Amerindians or between Ailton Krenak and the Cinema Novo may seem unusual, this essay highlights the untimely affinity of the institution of the dream in the resonances and dissidences between Glauber Rocha's manifestos “Eztetyka da Fome” (1965) and “Eztetyka do sonho” (1971) and Ailton Krenak's books, Ideas to Postpone the End of the World (2020) and Life is Not Useful (2021).
  • De procedimentos e alguma barbárie Artigo

    Lima, Natalie

    Resumo em Português:

    Resumo O conceito de procedimento desenvolvido pelo escritor argentino César Aira no ensaio “La nueva escritura” é o ponto de partida com o qual se busca, num gesto crítico que encena certa barbárie, especular em torno de uma provocação do chileno Roberto Bolaño: haveria um “surrealismo clandestino na América Latina”?

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El concepto de procedimiento desarrollado por el escritor argentino César Aira en el ensayo “La nueva escritura” es el punto de partida con el que, en un gesto crítico que escenifica cierta barbarie, se busca especular en torno a una provocación del chileno Roberto Bolaño: ¿habría un “surrealismo clandestino en América Latina”?

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The concept of procedure developed by the Argentine writer César Aira in his essay “La nueva escritura” is the starting point with which, in a critical gesture that stages a certain barbarism, this paper seeks to speculate around a provocation by the Chilean Roberto Bolaño: could there be a “clandestine surrealism in Latin America”?
  • Carreteras secundarias. Jorge Ibargüengoitia: el Boom a contrapelo Artículo

    Lemus, Víctor

    Resumo em Português:

    Resumo Nos últimos anos têm surgido teorias anunciando o fim da autonomia da literatura na América Latina, conquistada, supostamente, na década de 1960 com os autores do denominado Boom. A partir de uma perspectiva lineal e etapista, atribui-se a complexas tensões do nosso presente o fim da especificidade do discurso literário, assim como o colapso de sua institucionalidade. Contemporânea rigorosa do Boom, a obra narrativa de Jorge Ibargüengoitia revela sua atualidade ao tornar evidente a existência de vias alternas à “conquista e crise” do primado do estético na narrativa mexicana e, talvez, das letras do continente

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En los últimos años han surgido teorías anunciando el fin de la autonomía de la literatura en América Latina, conquistada, supuestamente, en la década de 1960 con los autores del denominado Boom. A partir de una perspectiva lineal y etapista, se atribuye a complejas tensiones de nuestro presente el fin de la especificidad del discurso literario, así como el colapso de su institucionalidad. Contemporánea rigurosa del Boom, la obra narrativa de Jorge Ibargüengoitia revela su actualidad al evidenciar la existencia de vías alternas a la “conquista y crisis” del primado de lo estético en la narrativa mexicana y, quizá, en las letras del continente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract. In recent years, theories have emerged announcing the end of the autonomy of literature in Latin America, which was supposedly achieved in the 1960s with the authors of the so-called Boom. From a linear and periodical perspective, the end of the specificity of literary discourse, as well as the collapse of its institutionality, is attributed to complex tensions of our present. A rigorous contemporary of the Boom, Jorge Ibargüengoitia’s narrative work reveals its relevance by evidencing the existence of alternative paths to “the conquest and crisis” of the primacy of the aesthetic in Mexican narrative and, perhaps, in the literature of the continent.
  • Literatura em perspectiva. Teatros de literatura e perspectivação a partir de Morada Frágil Artigo

    Goldfeder, André

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo aborda Morada frágil ([1999] 2009), singular experimento literário-teatral do escritor, dramaturgo, encenador, pensador de teatro e artista visual Valère Novarina. No centro dessa encenação literária encontram-se agenciamentos de uma visão sobre o problema da perspectiva, que partem do paradigma da perspectiva renascentista em direção a uma concepção perspectiva transversal e transtemporal. Acompanhando os desdobramentos da cenografia enunciativa do texto, propõe-se analisar os modos de encenação que Novarina realiza em torno da perspectiva, complexo técnico, especulativo e poético, articulado a partir de um campo de diálogos entre a literatura, o teatro e a pintura. Assim, busca-se pensar uma noção de teatro de literatura, tomando o espaço literário enquanto espaço de tensionamentos produtivos entre os atos e a (i)materialidade compósita e extremamente ambígua do meio escritural.

    Resumo em Espanhol:

    Resumé L’article analyse Morada frágil [Demeure fragile] ([1999]/2009), un expérimentation littéraire-théâtrale unique conçu par l’écrivant, dramaturge, metteur en scène, théoricien du théâtre et artiste visuel Valère Novarina. Au cœur de cette mise-en-scène littéraire, on appréhende des agencements d’une vision sur le problème de la perspective, qui partent du paradigme de la perspective de la Renaissance vers une conception perspective transversal et trans-temporelle. En suivant les dédoublements de la scénographie de l’énonciation du texte, on propose d’analyser les modes de mise-en-scène que Novarina effectue autour d’un champ de dialogues entre la littérature, le théâtre et la peinture. Ce faisant, on cherche penser une notion de théâtre de la littérature, en concevant l’espace littéraire comme espace de tensions productives entre les actes e l’(i )matérialité composite du moyen de l’écriture.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyses Morada frágil ([1999]/2009), a unique literary-theatrical experiment by the writer, playwright, director and theater theoretician Valère Novarina. At the core of this literary mise-en-scène a vision on the problem of perspective is staged, starting from the Renaissance paradigm of perspective and moving towards a transversal and transtemporal conception of perspective. Through an analysis of the text’s scenography, we intend to comment on the modes of staging that Novarina performs around perspective, a technical, speculative and poetic complex that arises from dialogues between literature, theater and painting. In doing so, we aim to explore a notion of literature theater, conceiving the literary space as a space of productive tensions between writing acts and the composite and ambiguous (im)materiality of the writing medium.
  • Demarcações espectrais: a ideia de ordem em Wallace Stevens Artigo

    Cechinel, André

    Resumo em Português:

    Resumo A partir da análise do poema “The Idea of Order at Key West”, de Wallace Stevens, o presente artigo propõe-se a discutir o conceito de ordem conforme formulado na obra poética do autor. Diferentemente do trabalho da “nova crítica” [new criticism], que idealiza preservar intactas as fronteiras entre os espaços extrínseco e intrínseco que compõem os artefatos artísticos, a ideia de ordem em Stevens busca tragar para dentro do poema toda a sua exterioridade, reconfigurando criativamente a realidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A partir del análisis del poema “The Idea of Order at Key West”, de Wallace Stevens, este artículo se propone discutir el concepto de orden tal como se formula en la obra poética del autor. A diferencia del trabajo de la “nueva crítica” [new criticism], que idealiza conservar intactas las fronteras entre los espacios extrínsecos e intrínsecos que conforman los artefactos artísticos, la idea de orden en Stevens busca tragar en el poema toda su exterioridad, reconfigurando creativamente la realidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the analysis of the poem “The Idea of Order at Key West”, by Wallace Stevens, this article intends to discuss the concept of order as formulated in the author’s poetic work. Unlike the literary criticism carried out by the “new critics”, which idealized preserving intact the boundaries between the extrinsic and intrinsic spaces that compose the artistic artifacts, the idea of order in Stevens seeks to bring into the poem all its exteriority, creatively reconfiguring the reality.
  • Seven Tropical Sins: la construcción de un Brasil masivo, for export y à la Hollywood en un guion de Manuel Puig Artículo

    Torres, María Guillermina

    Resumo em Português:

    Resumo O trabalho a seguir é dedicado à análise do roteiro Seven Tropical Sins, escrito por Manuel Puig em 1986 durante seu exílio no Brasil. A partir do comentário sobre uma de suas cenas e, em particular, da composição da atriz principal Sônia Braga, busca-se mostrar a maneira como Puig procurou construir um filme para ser consumido por um amplo público brasileiro, diagramando-o em sintonia com os interesses da indústria estrangeira mas, ao mesmo tempo, regido pelos parâmetros do cinema hollywoodiano dos anos trinta e quarenta, o favorito do autor. Dessa forma, este artigo se concentra em mostrar como isso se articula no protagonismo de Braga e nas operações que Puig realiza para retomar e, por sua vez, deslocar as imagens anexadas à sua figura desde meados dos anos setenta.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El siguiente trabajo se dedica al análisis del guion Seven Tropical Sins, escrito por Manuel Puig en 1986 durante su exilio en Brasil. A partir del comentario de una de sus escenas y, en particular, de la composición que en ella se realiza de la actriz protagonista Sônia Braga, se buscará mostrar de qué manera Puig se propuso construir un guion para un filme que fuera consumido por un amplio público brasileño, diagramado en consonancia con los intereses de la industria extranjera y, asimismo, regido por los parámetros del cine hollywoodense de los años treinta y cuarenta, el predilecto del autor. De esta manera, este escrito se focaliza en mostrar cómo esto se anuda en el rol protagónico de Braga y en las operaciones que Puig realiza para retomar y, a su vez, desplazar las imágenes adheridas a su figura desde mediados de la década del setenta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The following article analyzes the script Seven Tropical Sins, written by Manuel Puig in 1986 during his exile in Brazil. By commenting on one of its scenes and, in particular, on the composition of the leading actress Sônia Braga, we will seek to show how Puig sought to construct a script for a film that would be consumed by a wide Brazilian audience, designed in line with the interests of the foreign industry and, likewise, governed by the parameters of the Hollywood cinema of the 1930s and 1940s, the author's favorite cinema age. In this way, this paper seeks to show how this all ties up in Braga’s leading role and in the operations that Puig performs to take and, in turn, displace the images attached to her figure since the mid-seventies.
  • Carolina Maria de Jesus: una viajera negra por Argentina Artículo

    Leal, Marcelle Ferreira

    Resumo em Português:

    Resumo Carolina Maria de Jesus viaja entre os anos 1961 e 1962 para Argentina, Uruguay e Chile com o fim de divulgar o livro Quarto de despejo. O registo da viagem é publicado no apêndice de Casa de Ladrillos, sob o título Diario de Viaje. Este artigo apresenta seus escritos sobre a viagem por Buenos Aires, Rosário, Córdoba e Mendoza. Além disso, são discutidas as afetações provocadas por uma intelectual negra em trânsito pela América Latina. Em cotejo com teóricos sobre temas étnico-raciais, propomos uma demonstração sobre a importância da turnê internacional dessa autora brasileira para a legitimidade de negra e negros como corpos viajantes e intelectuais que pensam sobre a região a partir da sua base. A relevância do debate justifica-se pela necessidade de expandir os estudos sobre as narrativas das mulheres negras em deslocamento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Carolina Maria de Jesus viaja entre 1961 y 1962 a Argentina, Uruguay y Chile con el fin de divulgar el libro Quarto de despejo. El registro de la trayectoria está publicado en el apéndice de Casa de Ladrillo, bajo el título Diario de viaje. En el presente artículo se presentan sus apuntes sobre su desplazamiento por Buenos Aires, Rosario, Córdoba y Mendoza. Además, se discuten las afectaciones provocadas por una intelectual negra en tránsito por Latinoamérica. Se propone, a la luz de teóricos de los temas étnico-raciales, una demostración de la importancia de la gira internacional de la autora brasileña para la legitimación de negras y negros como cuerpos viajeros e intelectuales que piensan la región desde su base. La relevancia del debate se justifica en la necesidad de ampliar los estudios sobre los relatos de mujeres negras en desplazamiento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Between 1961 and 1962, Carolina Maria de Jesus travelled to Argentina, Uruguay and Chile to promote her book Quarto de despejo (Child of the Dark: The Diary of Carolina Maria de Jesus). The record of her journey was published in the appendix of Casa de Ladrillo, under the title Diario de viaje. This article presents the writings on her travels through Buenos Aires, Rosario, Córdoba and Mendoza. In addition, the paper discusses the effects caused by a Black intellectual in transit through Latin America. In dialogue with theorists of ethno-racial issues, we seek to demonstrate the importance of the Brazilian author’s international tour in providing legitimacy to Black people as traveling and intellectual bodies that think of the region from their base. The discussion proves relevant given the need to expand studies on the narratives of black women in displacement.
  • A alteridade em O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho Artigo

    Rafael, Dayana dos Santos Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo Em O sol se põe em São Paulo, a escrita promove um exercício de alteridade, possibilita o contato com o outro e a consciência de si. O narrador, que recebeu a incumbência de narrar uma história que não lhe pertence, passa a refletir sobre seu próprio passado e identidade. Através do exercício narrativo, sua fratura linguística e cultural se expande, visto que, percebe em si a ausência de identificação com o repertório cultural que faz parte de suas origens. A partir desse espaço, de onde relata a origem do outro, sua consciência de não pertencimento é reforçada, o que intensifica sua angústia existencial. O esfacelamento do vínculo com as origens faz com que se eleja a instabilidade, a fragmentação, a hibridização e o jogo entre o ser e o parecer, como elementos constituintes de sua identidade. Logo, o narrador percebe que sua representação identitária, assim como a de tantos outros, se realiza através da narrativa do indivíduo em trânsito, do ser movente, da identidade em construção.

    Resumo em Francês:

    Résumé Dans o Sol se põe em São Paulo, l'écriture promeut un exercice d'altérité, permettant le contact avec l'autre et la conscience de soi. Le narrateur, chargé de raconter une histoire qui ne lui appartient pas, commence à réfléchir sur son passé et son identité. À travers l'exercice narratif, sa fracture linguistique et culturelle s'élargit, puisqu'il perçoit en lui-même le manque d'identification au répertoire culturel qui fait partie de ses origines. De cet espace, d'où il raconte l'origine de l'autre, sa conscience de non-appartenance se renforce, ce qui intensifie son angoisse existentielle. La rupture du lien avec les origines fait de l'instabilité, de la fragmentation, de l'hybridation, du jeu de l'être et du paraître éléments constitutifs de son identité. Dès lors, le narrateur prend conscience que sa représentation identitaire, ainsi que celle de tant d'autres, se réalise à travers le récit de l'individu en transit, de l'être en mouvement, de l'identité en construction.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In o Sol se põe em São Paulo, Carvalho’s writing promotes an exercise of alterity, enabling contact with the other and self-awareness. The narrator, who has been given the task of narrating a story that does not belong to him, starts to reflect on his own past and identity. Through the narrative exercise, his linguistic and cultural fracture expands, since he perceives in himself the lack of identification with the cultural repertoire that is part of his origins. From this space, from where he reports the origin of the other, his awareness of not belonging is reinforced, which intensifies his existential anguish. The breakdown of the bond with his origins leads to instability, fragmentation, hybridization, a game between being and seeming to be chosen as constituent elements of his identity. Therefore, the narrator realizes that his identity representation, as well as that of so many others, takes place through the narrative of the individual in transit, of the moving being, of the identity under construction.
  • Multiperspectivismo: a construção de olhares múltiplos sobre a violência no Brasil contemporâneo Artigo

    Andrade, Patricia

    Resumo em Português:

    Resumo Entre as tendências que compõem a contemporaneidade literária no Brasil, a crítica tem identificado a presença de novos realismos, o retorno à subjetividade (SCHØLLHAMMER, 2009, 2020), a reiteração da narrativa entrecortada e a tematização da violência nas grandes cidades (RESENDE, 2008), entre outras. Considerando tais constatações, identificamos a recorrência de diversos traços presentes ainda no romance moderno revisitados no contemporâneo. O presente trabalho propõe a análise de um desses traços - o multiperspectivismo (HARTNER, 2019, NIEDERHOFF, 2019) - em Meia-noite e vinte (2016), de Daniel Galera, Pontos de fuga (2019), de Milton Hatoum, e Torto arado (2019), de Itamar Vieira Junior. O objetivo é analisar de que formas as perspectivas múltiplas se articulam em autores e obras de propostas distintas, buscando compreender os diferentes efeitos alcançados, e como cada obra tangencia questões fundamentais para a sociedade brasileira na atualidade, como a violência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Entre las corrientes que componen la literatura contemporánea en Brasil, la crítica ha identificado la presencia de nuevos realismos y el retorno a la subjetividad (SCHØLLHAMMER, 2009, 2020), la reiteración de la narrativa fracturada y el tema de la violencia en las grandes ciudades (RESENDE, 2008), entre otros. Teniendo en cuenta estos hallazgos, identificamos la recurrencia de varios rasgos presentes en la novela moderna revisitada en la época contemporánea. Este artículo propone el análisis de una de estas características - el multiperspectivismo (HARTNER, 2019; NIEDERHOFF, 2019) - en Meia-noite e vinte (2016), de Daniel Galera, Pontos de fuga (2019), de Milton Hatoum, y Torto arado (2019), de Itamar Vieira Junior. El objetivo es analizar cómo se articulan múltiplas perspectivas en autores y obras con diferentes propuestas, buscando comprender los diferentes efectos logrados, y cómo cada obra aborda cuestiones fundamentales para la sociedad brasileña actual, como la violencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Among the trends in literary contemporaneity in Brazil, critics have identified the presence of new realisms and the return to subjectivity SCHØLLHAMMER, 2009, 2020), the reiteration of the fractured narrative and the thematization of violence in big cities RESENDE, 2008), among others. Considering these findings, we recognize the recurrence of several traits present in the modern novel revisited in the contemporary. The present work proposes the analysis of one of these traits - multiperspectivity HARTNER, 2019; NIEDERHOFF, 2019) - in Meia-noite e vinte (Twenty After Midnight) (2016) by Daniel Galera, Pontos de fuga (2019) by Milton Hatoum, and Torto arado (2019) by Itamar Vieira Junior. We aim to analyze how multiple perspectives are articulated in authors and works with different aesthetic projects, seeking to understand the different effects achieved, and how each work touches on fundamental issues for Brazilian society today, such as violence.
  • Alda Lara: um convite à poesia Artigo

    Leal, Luciana Brandão

    Resumo em Português:

    Resumo Apresentam-se percursos poéticos de Alda Lara, poeta natural de Benguela, Angola, que morou em Lisboa e Coimbra, Portugal, quando cursava Medicina. Os textos analisados compõem a antologia Poemas (2004), publicada postumamente. Opta-se, neste artigo, por apresentar a maioria dos poemas na íntegra, possibilitando que o leitor conheça poesias de Alda Lara, pois sua obra não está publicada no Brasil. Analisam-se os deslocamentos propostos por ela, “mulher em trânsito”, cujos percursos e temáticas são fundamentais para a criação da moderna poesia angolana e para a concepção de um projeto literário dessa colônia/país.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este articulo presenta los caminos poéticos de Alda Lara, poeta de Benguela, Angola, que vivió en Lisboa y Coimbra, Portugal, mientras estudiaba Medicina. Los textos analizados componen la antología Poemas (2004), publicada póstumamente. Preferimos presentar la mayoría de los poemas en su versión integral, permitiendo al lector conocer mejor la poesía de Alda Lara, ya que su obra no está publicada en Brasil. Analizamos los desplazamientos propuestos por ella, "mujer en tránsito", cuyos caminos y temas son fundamentales para la creación de la poesía angolana moderna y para la concepción de un proyecto literario de esta colonia/país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents the poetic trajectory of Alda Lara, a poet born in Benguela, Angola, who lived in Lisbon and Coimbra, Portugal, during her medical studies. The texts analyzed make up the anthology Poemas (2004), published posthumously. In this article we chose to present most of the poems in their entirety, allowing the reader to get to know Alda Lara's poetry, as her work has not yet been published in Brazil. This article analyzes the displacements proposed by her, “woman in transit”, whose paths and themes are fundamental for the creation of modern Angolan poetry and for the conception of a literary project of this colony/country.
  • Definições de tipo lexicográfico nas obras de ficção de José Saramago Artigo

    Machado, José Barbosa

    Resumo em Português:

    Resumo Uma das características da prosa ficcional de José Saramago é a reflexão acerca do uso da linguagem e, em particular, do léxico. Nenhum autor português mais recente tem ou teve uma preocupação tão evidente e reiterada. Nas obras saramaguianas, encontramos a cada passo o autor preocupado em explicar ao leitor a utilização de determinado vocábulo, refletindo acerca da sua origem e das suas particularidades semânticas. Muitas dessas reflexões podem inserir-se naquilo a que em linguística se chama lexicografia implícita (VERDELHO, 1995), que é representada pelo registo no próprio texto de definições de tipo lexicográfico ou dicionarístico. A lexicografia implícita ocorre sempre que um autor apresenta uma definição de uma palavra ou expressão, com o objetivo de clarificar o seu significado ou evitar a ambiguidade. O objetivo desse estudo é identificar nas obras ficcionais de José Saramago as passagens em que o autor apresenta definições de tipo lexicográfico. Tais definições estão bem marcadas no texto e distinguem-se facilmente do resto do discurso, embora façam também parte dele. O segundo termo da definição é muitas vezes introduzido pela forma verbal é, como em “um machuco é um chaparro novo”, servindo-se o autor, no entanto, de outras expressões: quer dizer, isto quer dizer, isto é, significa, maneira de dizer, para quem não saiba, etc.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Una de las características de la prosa ficcional de José Saramago es la reflexión sobre el uso del lenguaje y, en particular, del léxico. Ningún autor portugués más reciente tiene ni tuvo una preocupación tan evidente y reiterada. En las obras de Saramago encontramos a cada paso al autor preocupado por explicar al lector el uso de una determinada palabra, reflexionando sobre su origen y particularidades semánticas. Muchas de estas reflexiones pueden insertarse en lo que en lingüística se denomina lexicografía implícita (VERDELHO, 1995), que se representa por el registro en el texto de definiciones de tipo lexicográfico o de diccionario. La lexicografía implícita ocurre siempre que un autor presenta una definición de una palabra o expresión, con el objetivo de aclarar su significado o evitar la ambigüedad. El objetivo de este estudio es identificar en las obras de ficción de José Saramago los pasajes en los que el autor presenta definiciones de tipo lexicográfico. Tales definiciones están bien marcadas en el texto y se distinguen fácilmente del resto del discurso, aunque también forman parte de él. El segundo término de la definición suele ser introducido por la forma verbal é, como en «um machuco é um chaparro novo», aunque el autor hace uso de otras expresiones: quer dizer, isto quer dizer, isto é, significa, maneira de dizer, para quem não saiba, etc.

    Resumo em Inglês:

    Abstract One of the main features of José Saramago's fictional prose is the reflection on the use of language and, in particular, the lexicon. No other recent Portuguese author has or has had such an evident and reiterated concern. In Saramago's works, we find at each step an author that is concerned to explain to the reader the use of a certain word, reflecting on its origin and semantic peculiarities. Many of these reflections may be considered part of what in linguistics is known as implicit lexicography (VERDELHO, 1995), which refers to the act of recording, in the text itself, lexicographic or dictionary-style definitions. Implicit lexicography occurs whenever an author presents a definition of a word or expression, with the aim of clarifying its meaning or avoiding ambiguity. The objective of this study is to identify in José Saramago's fictional works the passages in which the author presents lexicographic definitions. Such definitions are well-marked in the text and are easily distinguished from the rest of the discourse, although they are also part of it. The second term of the definition is often introduced by the verbal form é (‘is’), as in «um machuco é um chaparro novo», although the author makes use of other expressions: quer dizer (‘that is to say’), isto quer dizer (‘this means’), isto é (‘that is’), significa (‘it means’), maneira de dizer (‘another way of saying’), para quem não saiba (‘for those who don’t know’), etc.
  • La madre no normativa y dinámicas de lo fantástico en “El último verano” de Amparo Dávila Artículo

    Leonardo-Loayza, Richard

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo a seguir analisa El ultimo verano, de Amparo Dávila. Pretende-se demonstrar que esse texto apresenta um questionamento dos mandatos sociais da maternidade, que subjugam as mulheres a ponto de desestabilizá-las emocionalmente, o que produziria o sujeito social da “mãe não normativa”. Da mesma forma, queremos analisar a forma como o fantástico se torna uma ferramenta discursiva para desenvolver esse questionamento. Nesse sentido, o fantástico torna-se uma chave interpretativa da realidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El siguiente artículo aborda El último verano de Amparo Dávila. Se pretende demostrar que en este texto se presenta un cuestionamiento a los mandatos sociales de la maternidad, los cuales sojuzgan a las mujeres al punto de desestabilizarlas emocionalmente, lo que produciría el sujeto social de la “madre no normativa”. Asimismo, se desea mostrar el modo en el que lo fantástico se convierte en una herramienta discursiva para desarrollar dicho cuestionamiento. En este sentido, lo fantástico se erige como una clave interpretativa de la realidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The following article analyzes El último Verano by Amparo Dávila. The article aims to demonstrate that this text presents a questioning of the social mandates of motherhood, which subjugate women to the point of emotionally destabilizing them, which would produce the social subject of the “non-normative mother”. Moreover, we seek to analyze the way in which the fantastic becomes a discursive tool to develop this questioning. In this sense, the fantastic becomes an interpretive key to reality.
  • Sanación genealógica-filial y devenir autoral: Are you my mother? (2012), de Alison Bechdel, y Diario oscuro (2019), de Marcela Trujillo Artículo

    G., Carolina A. Navarrete; Rossel, Gabriel Saldías

    Resumo em Português:

    Resumo Neste ensaio propomos a noção de “modo gráfico autoficcional”; estratégia poética e narratológica empregada pela cartunista chilena Marcela Trujillo, cujo alter ego é “Maliki”, autora de Diario oscuro, e pela cartunista norte-americana Alison Bechdel, com sua graphic novel autoficcional Are You My Mother? Nossa hipótese sustenta que o objetivo por trás do uso do modo gráfico autoficcional e da exposição da intimidade familiar se constituiria como uma transgressão das normas genealógico-filiais estabelecidas entre mães e filhas, o que permitiria reinscrever o eu narrativo a partir de posições-sujeito múltiplas e cambiantes, imbuídas do desejo de “se tornar autoras”, ou seja, como pessoas que se representam enquanto criadoras das suas próprias histórias de vida, realizando com o desenho e a palavra suas próprias subjetividades encarnadas, reflexivas e críticas consigo mesmas, com ambiente e com uma matriz genealógica própria.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el presente ensayo proponemos la noción de “modo autoficcional gráfico”; estrategia poética y narratológica desplegada por la historietista chilena Marcela Trujillo, cuyo alter ego es “Maliki” autora de El Diario Oscuro, y por la dibujante norteamericana Alison Bechdel, con su novela gráfica autoficcional Are You My Mother?. Nuestra hipótesis sostiene que el objetivo detrás de la utilización del modo autoficcional gráfico, y de la exposición de la intimidad familiar se constituiría como una transgresión de las normativas genealógico-filiales establecidas entre madres e hijas, lo que permitiría reinscribir al yo narrativo desde posiciones-sujeto múltiples y cambiantes, imbuidas por el deseo de “devenir autoras”, es decir, como personas que se representan a sí mismas como las creadoras de sus propias historias de vida, performando, en tanto dibujo y palabra, sus propias subjetividades corporizadas, reflexivas y críticas consigo mismas, con el entorno y con su propia matriz genealógica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this essay, we put forward the notion of “graphic autofictional mode”, a poetic and narratological strategy deployed by both the Chilean cartoonist Marcela Trujillo, whose alter ego is “Maliki”, author of El Diario Oscuro, and by the American cartoonist Alison Bechdel, with her graphic autofiction novel Are You My Mother?. Our hypothesis posits that the objective behind the use of the graphic autofictional mode, and the exposure of family intimacy, would be a transgression of the genealogical-filial norms established between mothers and daughters, which would allow the narrative self to be re-inscribed from multiple and shifting subject-positions, imbued with the desire to “become authors”, that is, as people who represent themselves as the creators of their own life stories, performing, as image and word, their own embodied, reflexive subjectivities, which are critical of themselves, their environment and their own genealogical matrix.
  • A escrita fronteiriça de Susy Delgado Artigo

    Pereira, Diana Araujo; Pozzo, Anibal Orué

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto propõe uma aproximação à poesia da paraguaia Susy Delgado sob o prisma do debate de(s)colonial como escritura que se erige em um entrelugar fronteiriço, ou ainda em meio aos trânsitos e às dinâmicas da fricção entre línguas e identidades, no contexto paraguaio contemporâneo. Além de sua importância poética, ressaltamos também a atuação política de Susy Delgado que, como jornalista e gestora, vem exercendo um papel fundamental em torno às línguas oficiais do Paraguai.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este texto propone un acercamiento a la poesía de la paraguaya Susy Delgado bajo el prisma del debate de(s)colonial, como escritura que se erige en un entrelugar fronterizo, o en medio a los tránsitos y dinámicas de la fricción entre lenguas e identidades, en el contexto paraguayo contemporáneo. Además de su importancia poética, resaltamos también la actuación política de Susy Delgado que, como periodista y gestora, viene cumpliendo un rol fundamental en torno a las lenguas oficiales del Paraguay.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This text proposes an approach to the poetry of the Paraguayan Susy Delgado, under the prism of the (de)colonial debate, as a writing that is erected in a border in-between, or in the midst of transits and dynamics of friction between languages and identities, in the contemporary Paraguayan context. In addition to her poetic importance, we also highlight the political activities of Susy Delgado who, as a journalist and manager, has been playing a key role in the official languages of Paraguay.
  • Erotismo vital: a “Gênese biopoética” de Claudio Rodríguez Fer Tradução

    Valladares, Saturnino

    Resumo em Português:

    Resumo Depois de traduzir Uma temporada no paraíso (Valer, 2019), o primeiro livro de Claudio Rodríguez Fer publicado no Brasil, gostaria de apresentar ao leitor brasileiro os cinco textos que compõem “Gênese biopoética”, a primeira parte de ADN do infinito (Andavira Editora, 2021), o último poemário do autor galego. O principal objetivo deste trabalho é realizar uma aproximação à sua poesia e mostrar minha versão ao português desses poemas. Convém lembrar que Claudio Rodríguez Fer desenvolve sua obra literária em língua galega e que, com a irrupção de sua poesia de signo erótico, renovou a estética da literatura galega dos anos 1980.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Después de traducir Unha tempada no paraíso (Valer, 2019), el primer libro de Claudio Rodríguez Fer que se publicó en Brasil, deseo presentarle al lector brasileño los cinco textos que componen "Génesis biopoética", la primera parte de ADN do infinito (Andavira Editora, 2021), el último poemario del autor gallego. El objetivo principal de este trabajo es realizar una aproximación a su poesía y mostrar mi versión portuguesa de estos poemas. Cabe recordar que Claudio Rodríguez Fer desarrolla su obra literaria en lengua gallega y que, con la irrupción de su poesía de signo erótico, renovó la estética de la literatura gallega en los años 80.

    Resumo em Inglês:

    Abstract After translating Unha tempada no paraíso (Valer, 2019), the first book by Claudio Rodríguez Fer to be published in Brazil, I would like to present to the Brazilian reader the five texts that make up "Génesis biopoética", the first part of ADN do infinito (Andavira Editora, 2021), the Galician author's latest collection of poems. The main aim of this work is to make an approach to his poetry and to show my Portuguese version of these poems. It is worth noting that Claudio Rodríguez Fer's literary work is written in Galician and that, with the irruption of his erotic poetry, he renewed the aesthetics of 1980s Galician literature in the 1980s.
  • O que vai e o que fica? A propósito do novo livro de Luís Augusto Fischer Resenha

    Breda, Fernando
  • Além da interpretação textual: caminhos de pesquisa e transdisciplinaridade nos estudos literários Resenha

    Mendes, Leonardo
Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, CEP 21941-97 - Rio de Janeiro RJ Brasil , - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: alea.ufrj@gmail.com