Acessibilidade / Reportar erro

COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO SOBRE DESEMPENHOS, UTILIZANDO DIFERENTES TIPOS DE TAREFAS E CATEGORIAS INFERENCIAIS

RESUMO

Essa pesquisa teve como objetivo examinar a compreensão leitora de alunos do Ensino Fundamental II em suas relações com o nível de escolaridade e as tarefas propostas. Os sujeitos da pesquisa foram 62 alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública da cidade de Porto Alegre (RS/Brasil). A coleta de dados foi realizada utilizando Questionário, Verdadeiro ou Falso e Múltipla Escolha, com correspondência das questões entre os conteúdos e as categorias inferenciais, e Cloze. Cada sujeito respondeu a uma tarefa apenas, sendo essa distribuição realizada aleatoriamente em cada turma de alunos. Os dados coletados foram organizados e tratados estatisticamente, possibilitando a obtenção dos seguintes resultados: com relação ao nível de escolaridade, diferença significativa no desempenho em compreensão leitora (p=0,007), indicando progressão dos escores à medida do avanço da escolaridade; com relação ao tipo de tarefa, diferença significativa (p=0,003), com a tarefa de Múltipla Escolha apresentando a maior média (4,43), a tarefa de Verdadeiro ou Falso a menor média (2,60) e as tarefas de Questionário e Cloze médias intermediárias (3,29 e 3,28, respectivamente); com relação à categoria inferencial, evolução da capacidade de realizar inferências com o aumento do nível de escolaridade.

compreensão leitora; categoria inferencial das questões; ensino fundamental

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Quirino de Andrade, 215, 01049-010 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 5627-0233 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: alfa@unesp.br