RESUMO:
Neste artigo relatamos e descrevemos as descobertas de nossa pesquisa realizada nos arquivos da Filial de São Petersburgo do Arquivo da Academia Russa de Ciências, onde foram consultadas os documentos do Instituto da História Comparada das Literaturas e Línguas do Ocidente e Oriente (ILIAZV), lugar de atuação de Valentín Nikoláievitch Volóchinov entre 1925 e 1932. A pesquisa documental permitiu o conhecimento da trajetória acadêmica e mesmo pessoal desse autor, na época em que produziu, entre outras, a obra Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Entre os principais achados da consulta ao arquivo destacamos: a forte presença da teoria marxista em diversas atividades do ILIAZV, a participação de Volóchinov nessas atividades, a atuação de Volóchinov na seção de metodologia da literatura, a presença de temas de trabalhos de Medviédev e de Bakhtin em planos dos relatórios de Volóchinov entregues ao ILIAZV, o reconhecimento dos méritos acadêmicos de Volóchinov por pesquisadores do ILIAZV, a metodologia de trabalho de Volóchinov, as mudanças nas instituições acadêmicas soviéticas entre 1925 e 1932.
PALAVRAS-CHAVE:
Volóchinov; Círculo de Bakhtin; Arquivos do ILIAZV
ABSTRACT:
In this article, we report on and describe findings from our research, conducted at the St. Petersburg Branch of the Russian Academy of Sciences Archives, where we consulted documents from the Institute of Comparative History of Literatures and Languages of East and West (ILIAZV), and where Valentin Nikolaievitch Voloshinov worked between 1925 and 1932. The bibliographic research allowed us to understand the academic, and even personal, trajectory of this author, during the period in which he wrote Marxism and the philosophy of language and Fundamental problems with the sociological method in the science of language, among other works. The primary findings of this archival consultation include: a strong presence of Marxist theory in various activities of the ILIAZV; the participation of Voloshinov in those activities; Voloshinov's work in the sector of literature methodology; the presence of themes of works by Medvedev and Bakhtin, found in Voloshinov's reports to the ILIAZV; the recognition of Voloshinov's academic merits by ILIAZV researchers; Voloshinov's work methods; and, finally, changes in Soviet academic institutions between 1925 and 1932.
KEYWORDS:
Voloshinov; Bakhtin circle; ILIAZV archives
Introdução
A primeira divulgação de arquivos de Valentín Nikoláievitch Volóchinov ocorreu em 1995, no número 2 da revista Dialog, Karnaval, Khronotop por Nikolái A. Pankóv, à época editor chefe da publicação. O material procedia do Arquivo Estatal da Federação Russa (GARF), localizado em Moscou, e atestava que Volóchinov era “um pessoa real e não um mito” ou mesmo um alter ego de Bakhtin (VASSÍLIEV, 1995VASSÍLIEV, N. L. V. N. Volóchinov: biografítchekii ótcherk. In: VOLÓCHINOV, V. N. Filossófiia i sotsiológuia gumanitarnykh nauk. São Petersburgo: Asta Press, 1995. p. 5-22., p. 5), como muitos pensavam à época. Decorridos 21 anos, voltamos a abordar os arquivos de Volóchinov não só a partir do material presente no GARF, mas principalmente na Filial de São Petersburgo do Arquivo da Academia Russa de Ciências (Sankt-Peterbúrgski Filial Arkhiva RAN), instituição visitada no primeiro semestre de 2016. Qual a importância desse trabalho hoje? Primeiramente, a publicação da tradução de Marxismo e filosofia da linguagem a partir da primeira e segunda edições russas (no prelo) e dos artigos assinados por Volóchinov (em fase de tradução), ambos a partir do original russo, merece, a nosso ver, um esclarecimento, baseado em dados factuais, a respeito da atribuição dos textos a Valentín Nikoláievitch Volóchinov, uma vez que o público brasileiro bem como boa parte dos pesquisadores russos costumam atribuir essas obras a Mikhail Bakhtin. Apesar de a disputa autoral não estar resolvida, acreditamos que os materiais de arquivo, descritos a seguir, nos auxiliam a entender a disputa em jogo. Em segundo lugar, o trabalho nos arquivos do Instituto da História Comparada das Literaturas e Línguas do Ocidente e Oriente (ILIAZV - Institút Sravnítelnoi Istórii literatúr i iazykóv Západa i Vostóka) possibilitou o conhecimento do contexto ideológico e acadêmico - e talvez esse seja o aspecto mais relevante - do processo de produção de parte das obras do Círculo de Bakhtin, pois os artigos e livros assinados por Volóchinov fizeram parte dos relatórios de atividades apresentados no Instituto, contribuindo para a elaboração do método sociológico na teoria literária e na linguística, método este desenvolvido na subseção de Metodologia da Literatura.
Reconstruiremos fatos relacionados à atuação de Valentín Nikoláievitch Volóchinov entre os anos de 1924 e 1932, no ILIAZV, que em 1930 passou a se chamar Instituto Estatal da Cultura Linguística (GIRK - Gossudárstvennyi Institút Retchevói Kultúry). Não temos aqui a pretensão de escrever uma história abrangente do Instituto ou uma biografia exaustiva de Volóchinov2
2
A biografia de Valentín Volóchinov foi escrita pelo pesquisador russo Nikolái Vassíliev (1995).
, mas sim produzir um quadro de um período da vida acadêmica deste autor, passível de ser comprovado por meio dos registros disponíveis na filial de São Petersburgo do RAN e no GARF (este a partir documentos publicados por PANKÓV, 1995PANKÓV, N. A. Mifologuema Volóchinova (nieskolko zametchánii kak by na póliakh arkhívnykh materiálov). Dialog, Karnaval, Khronotop, Vítebsk, v. 2, p. 66-69, 1995.). Os dados consultados no arquivo permitiram o contato com a identidade concreta de um autor que, após a sua morte, em 13 de junho de 1936 (VASSÍLIEV, 1995VASSÍLIEV, N. L. V. N. Volóchinov: biografítchekii ótcherk. In: VOLÓCHINOV, V. N. Filossófiia i sotsiológuia gumanitarnykh nauk. São Petersburgo: Asta Press, 1995. p. 5-22., p.15), ficou praticamente esquecido até que seu nome e suas publicações apareceram, na Rússia, associados à obra de Mikhail Bakhtin no início dos anos 1970 após a conhecida declaração de Viatchesláv Ivánov (2009IVÁNOV, V. V. Znatchiénie idei M. M. Bakhtiná o znáke, vyskázyvanii i dialogue dliá sovremiénnoi semiótiki. In: IVÁNOV, V. V. Ízbrannye trudý po semiótike i istórii kultúry, tom VI. Moscou: Znak: 2009. p. 183-217., 1995)IVÁNOV, V. V. Ob ávtorstve knig V. N. Volóchinova i P. N. Medviédeva. Dialog, karnaval, khronotop, Moscou, n. 4, p. 134-139, 1995. Disponível em: <http://nevmenandr.net/dkx>. Acesso em: 12 nov. 2011.
http://nevmenandr.net/dkx...
. Nos anos 1990 e 2000, artigos e livros de Volóchinov são reeditados primeiramente na coletânea Filosofia e sociologia das ciências humanas (1995b), cujo ensaio introdutório de Vassíliev defende a autoria de Valentín Volóchinov e traz “Círculo de Bakhtin” na capa juntamente com o nome de Volóchinov, e em seguida na coletânea Bakhtin sob máscara (2000) que, ao reunir trabalhos publicados originalmente sob o nome de Volóchinov e Medviédev nos anos 1920, apresenta-os como “máscaras” de Bakhtin.
Ingresso e participação no ILIAZV
Valentín Nikoláievitch Volóchinov é aceito no ILIAZV em 10 de março de 1925 na condição de colaborador (sverkhchtátnyi sotrúdnik). No questionário de ingresso constante da pasta de Volóchinov (Figura 1), encontramos informações sobre sua situação familiar e financeira.
Seu pai é funcionário da diretoria das estradas de ferro e abandona a família em 1913, quando Volóchinov tem 18 anos. Sua mãe tem uma doença que a impossibilita para o trabalho. Em razão dessas circunstâncias, Volóchinov relata que ganha a vida dando aulas particulares e se encontra em uma situação financeira extremamente difícil. Está desempregado. É casado com uma estudante. Relata que ministrava apenas 2 aulas em troca de almoço e de um pagamento insignificante. Não serviu ao exército em razão de ter tuberculose. Além dessas informações pessoais, são detalhados os seguintes dados:
Data e local de nascimento: 18 de junho de 1895 em São Petersburgo Local e data de finalização do curso superior: Universidade de Leningrado em 1o. de junho de 1924.
Em quais outras instituições de ensino superior estudou e quando se formou? Na Universidade de São Petersburgo (Faculdade de Direito) de 1913/1914 até 1916/17. Não terminei por sair da universidade.3 3 Vassíliev (1995), a partir de consultas ao “Arquivo Histórico Estatal de São Petersburgo” (GIA - Gossudárstvennyi Istorístcheskii Arkhív Sankt-Petersburga), relata que o único fato conhecido sobre esse período é que Volóchinov era apaixonado por música e publicou suas primeiras obras musicais no ano de ingresso no curso de direito.
Textos publicados à época: revistas Iskússtvo 1921 e Zapíski Peredvijnógo Teatra 1922-1923.
Sua opinião sobre o marxismo como método científico: Considero que ele é o único método aceitável.
Quais obras marxistas estudou:
Além do próprio Marx, li os trabalhos de Plekhánov, Bukhárin etc.
Filiação partidária atual:
Sem partido.
Especialização: Metodologia da Literatura.
Orientador científico: V. A. Desnítski.4 4 Trecho original: “Otnochénie k marksízmu kak naútchnomu miétodu: Stchitáiu egó edínstvenno priémlemym v metodologuítcheskom otnochénii. Kakíe marksístskie proizvediénia izutchali: Krome samogó Marksa, tchital rabóty Plekhánova, Bukhárina i t. d. Partíinost v nastoiáchee vriémia: Bespartíinyi. Spetsiálnost: Metodológuia literatúry. Naútchnyi rukovodítel: V. A. Desnítski.”
(Fond 302, Op. 2, no. 51, folha 2).
Os dados constantes desse documento de arquivo permitem-nos conhecer aspectos relevantes dos contextos político, histórico e acadêmico nos quais os textos assinados por Volóchinov foram produzidos e publicados. Entre os diversos aspectos passíveis de serem desenvolvidos, destacamos dois deles: a hegemonia da teoria marxista e de sua acepção soviética na metodologia da pesquisa, e a área de especialização em metodologia da literatura na qual Volóchinov atuou ao lado de Vassíli Desnítski, seu orientador científico.
Algumas questões do questionário de Volóchinov mostram concretamente como o marxismo se tornou uma abordagem teórico-metodológica oficial e obrigatória para ingresso e atuação em instituições de ensino e pesquisa soviéticas. Essa linha de interpretação autoriza-nos a ler, com reserva, a resposta categórica e única possível à época que Volóchinov dá à questão “Sua opinião sobre o marxismo como método científico”. Diversos registros encontrados nos arquivos do ILIAZV e do GIRK atestam orientações marxistas nos trabalhos realizados por Volóchinov. Em primeiro lugar, observamos a presença de obras marxistas na lista de leituras obrigatórias, tanto gerais quanto específicas à área de literatura, para o ingresso na pós-graduação, constantes do Projeto de regulamento dos Institutos de Pesquisa Científica e das Associações dos Institutos (29/01/1925):
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Geral para todo o Instituto: O manifesto comunista.- Marx. Capital, t. 1.- Borchárdt. Capital/exposição em 3 tomos/- Engels. Anti-Dühring.-Plekhánov. Questões fundamentais do marxismo.- Plekhánov. Sobre a questão do desenvolvimento do materialismo monista.- Bukhárin. Materialismo histórico.- Lenin. Imperialismo, como a mais nova etapa do capitalismo.- Lenin. Estado e revolução.
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Para a seção de Literatura: Plekhánov. Artigos sobre literatura e arte/Coletânea, edição do Instituto K. Marx e F. Engels, t.t. 5,6,10,14/.-Mering. Literatura mundial e proletariado.- Voróvski. Panorama crítico-literário.- Nerevérzev. Dostoiévski ou Gógol.- A resolução do Comitê Central do Partido Comunista Russo sobre a literatura/Imprensa e Revolução, 1925, N. 5-6; Zvezdá, 1925, N. 4/.
Para especialistas em literatura russa: Plekhánov. História do pensamento social russo, t.t. 1,2,2 e Ensaios sobre a literatura do século XIX, ed. Pribói, 1924. (Fond 302, Op. 1, n. 223, folha 6).5 5 Trecho original: “1. Óbchaia dlia vsegó Instituta: Kommunistítcheski Manifest. — Marx. Kapital, t.1. — Borchardt. Kapital/izlojénie vsekh 3-kh tomov/ - Engels. Anti-During. — Plekhánov. K vopróssu o razvítii monítcheskogo materializma. - Bukhárin. Istorítcheski materializm. — Lênin. Imperializm, kak novéichii etap kapitalizma. — Lênin. Gossudárstvo i revoliútsia. 2. Dlia Otdeliénia Literatúry: Plekhánov. Statí po literatúre i iskússtvu/Sotchiniénia, izd. In-ta — K. Marxa e F. Engelsa, t.t. 5, 6, 10, 14/. — Mering. Mirováia literatura i proletariat. — Voróvski. Literatúrno-kritítcheski ótcherk. — Pereviérzev. Dostoiévski ili Gógol. — Rezoliútsia TsKRKP o literatúre/Petchat i Revoliútsia, 1925 g., N. 5-6; Zvezdá, 1925 g., N. 4. Dliá spetsialístov po rússkói literatúre: Plekhánov. “Istória rússkoi obchéstvennoi mýsli, t.t. 1,2,3 i ótcherki po literatúre XIX viéka”, izd. “Priboi”, 1924.”
Esse fragmento atesta que, já em meados da década de 1920, o marxismo tinha se tornado uma orientação hegemônica na área das ciências humanas, uma das possíveis motivações para a presença explícita de autores marxistas soviéticos e de suas propostas metodológicas nas obras de Volóchinov e Medviédev.
O próprio Volóchinov, como consta em seus relatórios periódicos apresentados no ILIAZV (Fond 302, Op. 2, no. 51, folha 12), destaca que, nas suas atividades pedagógicas fora do Instituto, ministrava disciplinas sobre a teoria marxista, o materialismo histórico, a história da cultura material, sendo que algumas dessas disciplinas (por exemplo, História da cultural material) constavam do currículo obrigatório em todos os anos do curso universitário. No próprio ILIAZV, Volóchinov e seu orientador científico, Vassíli Desnítski, estão entre os membros de laboratórios e seções, cujo conteúdo versava explicitamente sobre teorias marxistas, a saber:
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Laboratório de literatura da época do imperialismo e da revolução proletária (Kabiniét literatúry epókhi imperialízma i proletárskoi revoliútsii) (Fond 302, Op.275, folha 10);
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Laboratório de Metodologia (Kabiniét metodológuii) (1929-1930) no qual, entre outros, trabalhava-se sobre a formação de um fichário com as citações dos clássicos da teoria marxista (Fond 302, Op. 1, no. 270, folha 10) e com diversos temas ligados à teoria marxista na literatura, conforme podemos atestar no excerto a seguir Plano de trabalho do Setor de Metodologia da Literatura (Out.-Dez. 1930):
A investigação do problema levantado por Plekhánov sobre os estudos literários e a análise crítica com base na metodologia marxista a respeito das principais tendências da teoria literária da Europa Ocidental. Nos próximos três meses estão previstas as seguintes palestras: E. Kislítsina «Plekhánov sobre a literatura russa», Berkóvski «A Estética de Hegel», Ioffe «A teoria da arte livre», Azadóvski «A escola de Sauer», Volóchinov «Hirt e a teoria dos gêneros».
Além disso, nos seminários continuaremos a elaboração da história da crítica literária marxistas sob a orientação de V. A. Denístski. Propõe-se ainda desenvolver o tema plekhaniano com base nos materiais da Casa de Plekhánov.6 6 Trecho original: “Izutchiénie Plekhánovskoi probliemy v literaturoviédenii i kritítcheskii análiz na osnove marksístskoi metodológuii osnovnykh tetchiénii západno-evropéiskogo literaturoviédenia. V blijáichem kvartale namiétcheny doklady: E. Kislítsinoi “Plekhánov o rússkoi literatúre”, Berkóvskogo “Estétika Hegelia”, Ioffe “Teória svobódnogo iskússtva”, Azadóvskogo “Chkola Sauera”, Volóchinova “Hirt i teoria jánrov”. Krome togo seminárskim putiom budet prodoljátsia razrabótka istórii marksístskoi literatúrnoi krítiki pod rukovódstvom V. A. Desnítskogo. Plekhánovskuiu tiému predpolagáietsia razrabátyvat takje i na osnóve materiálov Doma Plekhánova.” (Fond 302, op. 1, n. 271, folha 1).
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No Plano de Atividades do Setor de Literatura do Instituto Estatal da Cultura Linguística (GIRK, 1932 — Fond 302, Op. 1, no. 56, folha 73-75), a participação de Volóchinov consta em dois laboratórios e em um grupo que se fundamentam em teorias marxistas. O primeiro deles é o Laboratório do Processo Literário (Kabiniét literatúrnogo protséssa), que, inclusive, aborda os gêneros literários de uma perspectiva marxista. O segundo é o Laboratório do Método de Criação (Kabiniét tvórtcheskogo miétoda) no qual se objetivava, entre outros, elaborar uma história marxista dos sistemas poetológicos. O Grupo de Literatura Antirreligiosa (Grúppa antireliguióznoi literatúry) visava lutar contra a religião com base em textos literários.
A produção bibliográfica de Volóchinov também atesta a sua participação em publicações dedicadas à teoria marxista. Em 1928, foi publicado o artigo As mais novas correntes do pensamento linguístico no Ocidente (Novéichie tetchéniia lingvistítcheskoi mýsli na Západe) na revista Literatura e marxismo (Literatura i marksizm) dedicada à teoria e história da literatura. Na nota de rodapé da primeira página do artigo, informase que
Este artigo é um resumo expandido de três capítulos do livro do autor Marxismo e filosofia da linguagem (problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem), que está sendo publicado na seção de Leningrado da editora Gossizdat. (VOLOCHINOV, 1928VOLÓCHINOV, V. H. Novéichie tetchéniia lingvistítcheskoi mýsli na Západe. Literatura i Marksizm, Leningrado, v.5, p. 115-149, 1928., p. 115).7 7 Trecho original: “Dánnaia statiá - avroreferat triokh glav knigi ávtora “Marksizm i filossófia iazyká” (Osnovnýie probliémy sotsiologuítcheskogo miétoda v iazyke)”, vykhodiáchei v Leningrádskom otdeliéniii Gosizdata.”
O livro mencionado nessa citação saiu um ano mais tarde, em 1929, pela editora de Leningrado, Pribói. Em 1930, Volóchinov publicou o artigo Sobre as fronteiras entre a poética e a linguística (O granítsakh poétiki i lingvístiki) em um livro organizado por seu orientador de doutorado, Vassíli Desnítski, em que se afirmava a necessidade da abordagem marxista nos estudos literários: Na luta pelo marxismo na ciência literária (V borbié za marksízm v literatúrnoi naúke), volume que fazia parte da coleção Questões de metodologia e teoria da linguagem e da literatura (Vopróssy metodológuii i teórii iazyká i literatúry).
Um segundo elemento importante do questionário de admissão de Valentín Volóchinov é a definição da sua área de especialização: metodologia da literatura8 8 Alpátov (2005, p. 45) observa que “Chama a atenção a falta de correspondência entre o seu [Volóchinov] lugar na estrutura do Instituto e a temática de suas publicações”, referindo-se, entre outros, aos livros Freudismo: um esboço crítico (1927) e Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem (1929) que não são trabalhos de metodologia da literatura. . De acordo com os documentos disponíveis no arquivo, o Instituto da História Comparada das Literaturas e Línguas do Ocidente e Oriente era dividido em duas grandes áreas: língua e literatura. Todos os registros da atuação de Volóchinov no ILIAZV estão contidos na área de literatura, a saber:
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No relatório de atividades como pós-graduando do período 1925-1926 (Fond 302, Op. 2, no. 51, folha 9), o trabalho desenvolvido por Volóchinov está inserido na Subseção de Metodologia da Literatura. Entre os trabalhos mencionados, consta a produção do conhecido artigo A palavra na vida e a palavra na poesia (Slóvo v jízni i slóvo v poézii) e entre parênteses explica-se que se trata de um resumo, feito pelo próprio Volóchinov, de alguns capítulos do livro Ensaio de poética sociológica (Ópyt sotsiologuítcheskoi poétiki). Apesar da menção ao livro no relatório, ao que sabemos, uma obra com esse título nunca foi publicada pelo autor9 9 Adiante transcreveremos o plano de Ensaio de Poética Sociológica e teceremos considerações sobre suas relações com obras posteriores tanto do próprio Volóchinov, quanto de Bakhtin e Medviédev. .
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No relatório de atividades como pós-graduando do período 1928-1929 (Fond 302, Op. 2, no. 51, folha 12), Volóchinov relata que desempenhou a função de secretário da Subseção de Metodologia da Literatura, auxiliando seu orientador científico Vassíli Desnítski. Além disso, Volóchinov juntamente com Desnítski integraram grupos de pesquisa sobre a literatura no decorrer dos anos da sua atuação no Instituto: grupo do Processo Literário, Subseção de Metodologia e teoria da literatura (1928-1929).
Apesar da atuação de Volóchinov na Subseção de Metodologia da Literatura, é preciso mencionar que o ILIAZV, chamado a partir de 1930 de Instituto Estatal de Cultura Linguística (GIRK) é, segundo carta de Iakubínski de 1933 (Fond 302, op. 1, n. 97, folha 3), o único instituto em que a língua e a literatura eram estudadas conjuntamente. Essa orientação geral do Instituto é um elemento do contexto institucional importante para a compreensão da obra de Volóchinov e de Medviédev, nas quais os conceitos e a metodologia de pesquisa abordam de modo integrado tanto a língua quanto a literatura.
No decorrer dos anos 1920, os registros do Instituto apontam para a inserção e o desenvolvimento de uma orientação de pesquisa no domínio da poética sociológica. Se é verdade que Volóchinov e Medviédev integraram a maioria dos grupos e linhas de pesquisa em poética sociológica, observamos que essa orientação transcendia a atuação deles. Por exemplo, no plano de metas da seção de literatura dos anos 1928-1929, aparecem os temas coletivos nos quais Volóchinov e Medviédev não são mencionados:
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A sociologia dos gêneros na literatura russa moderna organizada pelo professor G. Gorbatchióv e pelo pós-graduando M. Maizel;
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A morfologia e a sociologia dos gêneros literários e do seu desenvolvimento no Ocidente, organizado pelo professor V. Chichmarióv e V. Jirmúnski.
É difícil avaliarmos com precisão o quanto a poética sociológica é devedora dos trabalhos de Volóchinov e Medviédev, pois, se por um lado, os primeiros registros do aparecimento desse tema no âmbito das pesquisas realizadas no ILIAZV estão ligados a eles, por outro, Volóchinov e Medviédev não constam dos temas coletivos acima mencionados, em que o método sociológico também se faz presente.
Os relatórios de Valentín Volóchinov: tradução, descrição e análise
Passemos agora para uma descrição um pouco mais detalhada da atuação de Volóchinov primeiramente no ILIAZV e depois no GIRK. Conforme já mencionamos, Valentín Nikoláevitch Volóchinov preencheu o questionário de ingresso no ILIAZV no final 1924 (Fond 302, opic 2, no. 51, folha 1-2) e ingressou na condição de pesquisador colaborador em 1925 (sverkhchtátnyi sotrúdnik); no início de 1927 (Fond 302, op. 2, no. 51, folha 17), ele foi aceito como doutorando do Instituto sob a orientação científica de Vassíli Desnítski; em 1 de outubro de 1929, ocorre a defesa da tese de doutoramento (Fond 302, op. 2, no. 51, folha 18); e, em 1930-31 torna-se professor pesquisador efetivo (Fond 302, op. 1, no. 56, folha 71). Encontramos no Projeto do plano de publicações para os anos 1930-31 (Fond 302, op. 1, no. 270, folha 58), área de literatura, a monografia de Volóchinov Marxismo e filosofia da linguagem (2. ed.). Em 1931, encontramos um registro no Plano de atividades do Grupo de História das Literaturas Europeias Ocidentais na Época do Capitalismo (1931) de que Volóchinov trabalhava sobre o tema O problema do gênero (Fond 302, op. 1, no. 270, folha 76).
Além de sua atuação como pesquisador e doutorando no ILIAZV, existem, nos relatórios apresentados por Volóchinov (Fond 302, op. 2, no. 51), informações sobre suas atividades antes e fora do Instituto:
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De 1919-1922, foi professor (liéktor) na Escola Profissional do Departamento da Educação Política da Província (Gubpolitprosviet) em Vítebsk;
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De 1922 a 1923 foi professor (liéktor) no Sindicato dos Trabalhadores das Estradas de Ferro de Petrogrado (Dorprofsoj);
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De 1925-1928 foi professor no Departamento da Educação Política da Província (Gubpolitprosviet);
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A partir de 1925 ensina na Escola Estatal Técnica Industrial e Artística de Leningrado.
Nesse período escreveu artigos, resenhas e até poemas, a saber:
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Poema (sem título). Zápiski peredvíjnogo teátra, n. 37, p. 3, Petrogrado, 6 nov. 1922;
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Soneto e resenha do livro E. M. Braudo. Nietzsche. Filósofo-músico. (Nietzsche. Filóssof-muzykant), Ed. Atenei, 1922. Zápiski peredvíjnogo táatra, n. 38, p. 3, Petrogrado, 14 nov. 1922;
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Resenha do livro Igor Gliébov Piotr Tchaikóvski. Sua vida e obra (Tchaikóvski. Jizn i tvórtchestvo). Petrograd, Ed. Mysl, 1922, 183 p. Zápiski peredvíjnogo teátra, n. 42, p. 5, Petrogrado, 12 dez. 1922;
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Resenha do livro E. M. Braudo. Aleksandr Porfírievitch Borodin. Sua vida e obra. (Aleksandr Porfírievitch Borodin. Ego jizn i tvórtchestvo). Petrograd, Ed. Mysl, 1922, 183 p. Zápiski peredvíjnogo teátra, n. 43, p. 5, Petrogrado, 19 dez. 1922;
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VOLOCHINOV. V. O problema da obra de Beethoven. (Probliéma tvórtchestva Betkhóvena). Zápiski peredvíjnogo teátra, n. 44, p. 2-3, Petrogrado, 26 dez. 1922.
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VOLOCHINOV. V. O problema da obra de Beethoven. Parte final. (Probliéma tvórtchestva Betkhovena. Okontchánie). Zápiski peredvíjnogo teátra, n. 44, p. 3-4, Petrogrado, 16 jan. 1923.
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Resenha do livro Romain Rolland. Os músicos dos nossos dias. (Muzykanty nachikh dnei). Ed. “Mysl”. Zápiski peredvíjnogo teátra, n. 56, p. 8, Petrogrado, 8 maio, 1923.
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VOLOCHINOV. V. Sobre o estilo dos concertos. (O kontsértnom stíle). Zápiski peredvíjnogo teátra, n. 58, p. 1-2, Petrogrado, 5 jun. 1923.
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Resenha do livro Prof. K. A. Kuznetsov. Introdução à história da música. Primeira parte (Prof. K. A. Kuznetsov. Vvediénie v istóriiu múzyki. Tchast I.) Gossizdat, 1923, 128 p, Zápiski peredvíjnogo teátra, n. 67, p. 9, Petrogrado, 20 dez. 1923.
A produção bibliográfica de Volóchinov antes de seu ingresso no ILIAZV atesta sua atuação como poeta e crítico da música. Depois do ingresso no ILIAZV, Volóchinov apresentou relatórios regulares nos quais detalhava os trabalhos escritos e publicados, as conferências proferidas e sua atuação docente em instituições de ensino. Esses relatórios parecem atestar que havia um controle e uma cobrança constante e rígida sobre os pós-graduandos e pesquisadores do Instituto. Nos arquivos, foram encontrados seis relatórios de Volóchinov que passaremos a descrever.
Primeiro relatório (1925-1926)
O primeiro deles que relata a atuação de Volóchinov nos anos de 1925/1926 está organizado em duas grandes partes: a primeira é dedicada à pesquisa científica e a segunda ao trabalho pedagógico, sendo que ambas estão inter-relacionadas do ponto de vista metodológico, segundo afirma o próprio autor.
Na parte dedicada à pesquisa científica, destaca-se a importância dos trabalhos já publicados ou que se encontram no prelo, a saber:
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O longo artigo Do outro lado do social (crítica à psicanálise do ponto de vista do materialismo dialético), publicado na revista Zvezdá, 1925, n. 5;
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Outro extenso trabalho, A palavra na vida e a palavra na poesia (resumo expandido do livro Ensaio de poética sociológica), também na revista Zvezdá, 1926, n. 6;
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O livro Freudismo: um esboço crítico, a ser publicado na editora Lenotguíz10 10 Sobre o interesse de Volóchinov e de outros membros do Círculo pelos trabalhos de Freud, Vassíliev (1995, p.10) escreveu: “A intelligentsia russa viveu naqueles tempos um fervor generalizado pelo freudismo, o que se refletiu diretamente nos interesses científicos do Círculo bakhtiniano.” Entre os membros do Círculo que se interessaram pelo freudismo, Vassíliev relata ter Sollertínski ministrado um curso sobre psicologia no qual uma atenção especial foi dedicada ao trabalhos de Freud e ter Pumpiânski preparado o artigo Por uma crítica de Rank e da psicanálise. ;
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Preparação para publicação do livro Ensaio de poética sociológica.
Essa relação revela um modo de trabalho em que primeiramente publicava-se um extenso artigo em uma revista, para depois ser expandido em um livro com a mesma temática. Esse procedimento ocorreu com sucesso no caso do artigo Do outro lado do social que se transformou no livro Freudismo: um esboço crítico. No entanto, o artigo A palavra na vida e a palavra na poesia. Sobre questões de poética sociológica não teve o mesmo prosseguimento, pois o livro Ensaio de poética sociológica nunca se concretizou, apesar de constar um plano com os capítulos e seus conteúdos no material consultado na Filial de São Petersburgo do Arquivo da Academia Russa de Ciências (Sankt-Peterbúrgski Filial Arkhíva RAN) (Fond 302, op. 2, no. 51, folha 14). Para não deixarmos passar nenhum detalhe, gostaríamos de mencionar que a letra desse plano difere tanto da letra do próprio Volóchinov, que pudemos observar no material pessoal do autor, quanto da de Bakhtin, conforme já tinha sido observado por Pankóv (1995)PANKÓV, N. A. Mifologuema Volóchinova (nieskolko zametchánii kak by na póliakh arkhívnykh materiálov). Dialog, Karnaval, Khronotop, Vítebsk, v. 2, p. 66-69, 1995. a respeito do plano de Marxismo e filosofia da linguagem. A seguir, reproduzimos imagens dos manuscritos (Figura 2) e transcrevemos a tradução do plano de Ensaio de Poética Sociológica:
Ensaio de Poética Sociológica
I
Sociologia da forma
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Capítulo I. Panorama das tendências atuais da teoria geral da arte e da poética na Europa Ocidental
Pluralismo metodológico. A ruptura entre as disciplinas teóricas e históricas — os principais defeitos dessas tendências. A reavaliação do significado do material — A inclinação formalista. A reavaliação do aspecto psicológico subjetivo.
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Capítulo II. O estado atual da poética na URSS
A crítica da orientação psicológica na poética (Potiebniá e sua escola). A crítica da orientação linguística (dos diferentes tipos de método formal). A crítica do método histórico-cultural (dos epígonos de Vesselóvski). A crítica das posições do professor Sakúlin.
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Capítulo III. A palavra na vida
O enunciado cotidiano real como um fenômeno sócio-histórico concreto. O fenômeno linguístico como uma abstração. A necessidade de aplicação das categorias sociais e históricas para a compreensão dos aspectos formais do enunciado real. O meio extra-verbal e a situação do enunciado determinam a sua forma e o seu significado.
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Capítulo IV. A análise do enunciado
A parte não-verbal (“subentendida”) do enunciado. O horizonte social único do enunciado. Os componentes espacial, temporal e valorativo desse horizonte. O enunciado como produto da interação social dos falantes com base no horizonte comum. O “autor” do enunciado; a “coautoria” do interlocutor-ouvinte; a apresentação do protagonista.
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Capítulo V. A palavra como avaliação social
O conceito de entonação expressiva. A entonação e a avaliação. As metáforas entonacional e gestual. O caráter secundário da metáfora semântica. A metáfora entonacional e o mito. O meio social da metáfora. A palavra como uma avaliação social. A condensação da avaliação no aspecto artístico formal do enunciado.
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Capítulo VI. O reflexo do horizonte social nas formas da língua e na estrutura da imagem
O reflexo das relações sociais entre os falantes na morfologia e na sintaxe das línguas primitivas e as formas excepcionais do plural nas línguas australianas. Os diferentes significados das palavras “nós”, “outro” etc. e os seus reflexos na língua. As diferentes formas optativas11 11 Refere-se ao predicado que expressa um desejo ou uma vontade, isto é, parece tratar-se do modo subjuntivo em português. e imperativas. A posição social do falante e do ouvinte determinam a escolha da construção. Os procedimentos estilísticos que equivalem a essas formas nas línguas novas. A imagem e a sua orientação social. A imagem como a vivificação ou renovação da avaliação social na palavra.
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Capítulo VII. O conceito de estilo
O estilo como um conjunto das avaliações verbais. Análise sociológica dos motivos fundamentais do estilo. O reflexo da hierarquia social em sua estaticidade e dinamicidade — no léxico, na epitetologia, nas alterações semânticas (metafóricas, metonímicas etc.).
A unidade do estilo como unidade e firmeza da posição socioavaliativa do falante.
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Capítulo VIII. A sociologia do gênero
A classificação das formas do gênero do ponto de vista da posição dos principais participantes do evento da criação: do autor, do ouvinte, do protagonista. Os fatores técnico-materiais e sociológicos do gênero. O grau de abrangência do horizonte social que determina o gênero. Os gêneros maiores e menores (“de câmara”). O grau de abrangência do horizonte social e o seu reflexo na estrutura do gênero. Os gêneros dialéticos e não-dialéticos. A arquitetônica do gênero e a arquitetônica sócio-política. A evolução do poema como gênero do século XVII ao XX. A evolução do romance nos séculos XVII e XIX. A morte dos gêneros. O problema do romance moderno. A evolução dos gêneros líricos.
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Capítulo IX. Os resultados da análise sociológica da forma
A forma artística como um sistema de avaliações sociais. As avaliações sociais formadoras e não-formadoras da forma. A técnica da forma condicionada pela natureza do material linguístico. Os fatores biológicos da forma (do ritmo). O problema da inter-relação entre a forma e o conteúdo. A forma como avaliação do conteúdo. Os métodos sociológicos de análise do conteúdo.
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Capítulo X. O caráter de classe das avaliações formadoras de forma
A avaliação formadora de forma como uma avaliação constante, essencial. Os agrupamentos ocasionais não são dotados de forças artístico-criativas. O caráter superficial e abstrato de todas as avaliações entre classes e extra-classes. A arte “nacional” e arte de classes. (Fond 302, op. 2, no. 51, folha 14-15).
Esse longo plano evidencia diversos aspectos da produção intelectual de Volóchinov em consonância com os demais trabalhos produzidos por outros autores do Círculo, em especial Bakhtin e Medviédev. Primeiramente, observamos que as sete seções do artigo A palavra na vida e a palavra na arte. Sobre as questões de poética sociológica correspondem aos capítulos III, IV, V, VI e VII do plano acima. Em segundo lugar, destaca-se o fato de que os planos dos capítulos I e II são muito próximos da parte inicial do livro assinado por Medviédev O método formal nos estudos literários. Introdução crítica a uma poética sociológica (2012), o que parece sinalizar a estreita colaboração entre os autores do Círculo. Em seguida, parte dos temas abordados em Marxismo e filosofia da linguagem se fazem presentes nos planos dos capítulos III a X, com destaque para “O enunciado como produto da interação social dos falantes com base no horizonte comum.”, que parece ser o embrião da futura tese central de MFL de que a “interação discursiva” e o “enunciado” constituem a realidade fundamental da linguagem verbal humana. Por fim, ressaltamos a semelhanças de temas relacionados no plano com temas de obras posteriormente publicadas e assinadas por Mikhail Bakhtin, a saber:
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a monografia sobre Dostoiévski e os longos trabalhos sobre o romance dos anos 1930 que se aproximam dos conteúdos A evolução do romance nos séculos XVII e XIX. A morte dos gêneros. O problema do romance moderno. A evolução dos gêneros líricos, bem como do capítulo VII O conceito de estilo;
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o ensaio Os gêneros do discurso, escrito por Bakhtin nos anos 1950, aproxima-se de temas presentes no plano do capítulo VIII A sociologia do gênero. Além da tematização do conceito de “gênero”, chama a atenção a presença do termo “arquitetônica”, que é recorrente nos textos assinados por Bakhtin desde o início dos anos 1920, mas está ausente dos textos publicados por Volóchinov.
Esse plano nos parece rico em indícios materiais de que houve uma colaboração estreita entre Bakhtin, Medviédev e Volóchinov na segunda metade dos anos 1920, da qual todos os três se beneficiaram em obras posteriormente publicadas.
Ainda na pesquisa científica, Volóchinov relata a realização de duas palestras: A construção temática da ode de Lomonóssov12 12 Mikhail Lomonóssov (1711-1765) eminente cientista enciclopedista russo, fundador de diversos domínios científicos (física, química, astronomia, geografia, gramática etc.), pioneiro na criação da linguagem poética russa e autor de diversas odes. . Análise sociológica do sistema valorativo da ode russa (Tematítcheskaia konstrúktsia ódy Lomonóssova. Sotsiologuítcheski análiz tsénnostnoi sistiémy rússkogo odízma) e Liénski13 13 Vladímir Liénski é um dos personagens principais do romance em versos de Aleksándr Púchkin (1799-1837) Ievguiéni Oniéguin (publicado em capítulos de 1823 a 1831). como paródia do romantismo sentimental (Liénski kak paródia na sentimentálnyi romantizm). Essas conferências evidenciam dois aspectos do trabalho científico do autor: primeiramente, observamos a orientação metodológica baseada no método sociológico que toma como objeto o sistema valorativo e a paródia, fenômenos amplamente abordados na obra do Círculo nos anos 1920; em segundo lugar, a análise de clássicos da literatura russa em consonância com a participação de Volóchinov na subseção de Metodologia da Literatura e com seu trabalho como professor de literatura russa tanto no ILIAZV, quanto em outras instituições.
Na parte dedicada ao trabalho pedagógico, Volóchinov relata que lecionou as disciplinas História da Cultura Material, Materialismo Histórico e História da Literatura na Escola Estatal Técnica, Artística e Industrial, importante instituição de ensino superior de São Petersburgo, em que se formaram diversos artistas russos expoentes. Além desse trabalho regular, Volóchinov proferiu palestras combinadas com concertos de piano sobre história da cultura, sociologia da música e história da literatura para o Comitê de Educação da Província que realizava trabalho educacional em associações de trabalhadores.
Volóchinov encerra o relatório, ressaltando a sobrecarga de trabalho docente que o impedia de avançar na sua pesquisa científica sobre a sociologia da arte (verbal, musical e plástica). Em razão disso, solicita auxílio do governo para poder se dedicar mais a sua vocação principal: a pesquisa científica. Ele planejava publicar uma grande obra sobre o tema, para a qual já teria finalizado a primeira parte, o mencionado texto Ensaio de poética sociológica, cuja descrição de capítulos e seus temas principais constam da pasta de documentos pessoais de Volóchinov. A respeito dessa obra duas questões permanecem resposta: o Ensaio de poética sociológica seria um livro que nunca foi publicado? O autor teria transformado esse trabalho em Marxismo e filosofia da linguagem, no qual encontramos menções aos diversos signos ideológicos (musicais, verbais, plásticos etc.)?
Segundo relatório (1926-1927)
O relatório seguinte, correspondente ao ano letivo 1926-192714 14 Na Rússia, o ano letivo começa em setembro e termina em junho do ano seguinte. , não se encontra na pasta pessoal de Volóchinov, consultada na Filial de São Petersburgo do Arquivo da Academia Russa de Ciências (Sankt-Peterbúrgski Filial Arkhiva RAN), mas o encontramos publicado por Pankóv (1995PANKÓV, N. A. Mifologuema Volóchinova (nieskolko zametchánii kak by na póliakh arkhívnykh materiálov). Dialog, Karnaval, Khronotop, Vítebsk, v. 2, p. 66-69, 1995., p. 76-77) na revista Dialog. Karnaval. Khronotop. O relatório está dividido em duas grandes partes: pesquisa científica e prática científica. Na primeira, Volóchinov cita os seguintes trabalhos:
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Novamente menciona o artigo A palavra na vida e a palavra na poesia e o livro O Freudismo (Esboço crítico), o qual desta vez é acompanhado pela indicação da editora (Lenotguiz) e do ano da publicação (1927);
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A palestra A estrutura poética como uma estrutura sociológica (Poetítcheskaia struktúra kak struktúra sotsiologuítcheskaia), prevista para ser proferida no ILIAZV, em 18/06/1927;
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A preparação do livro Introdução a uma poética sociológica com indicação de que será publicado.
No final dessa parte, Volóchinov acrescenta que leu e analisou uma série de obras sobre marxismo para fazer o exame de doutoramento.
A segunda parte — a prática científica — está assim dividida:
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Atividades como palestrante: palestras sobre história da cultura musical e sobre a história na literatura, realizadas em clubes, hospitais etc.
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Atividades pedagógicas: lecionou as disciplinas materialismo histórico e história da literatura na Escola Estatal Técnica, Artística e Industrial.
Ao final do relatório consta a aprovação do examinador, Gorbatchóv, que destaca o caráter inovador e complexo das questões de metodologia da teoria da literatura, apontando ainda “[…] o sucesso significativo alcançado por Volóchinov e o trabalho bastante satisfatório para o período relatado.” (PANKÓV, 1995PANKÓV, N. A. Mifologuema Volóchinova (nieskolko zametchánii kak by na póliakh arkhívnykh materiálov). Dialog, Karnaval, Khronotop, Vítebsk, v. 2, p. 66-69, 1995., p. 77).
O segundo relatório de Volóchinov permite-nos acompanhar a evolução do seu trabalho ainda como pesquisador colaborador (sverkhchtátnyi sotrúdnik) do ILIAZV, do qual destacamos três aspectos. Primeiramente, observamos que o artigo Do outro lado do social — seguindo a sequência artigo-livro — agora já se transformou na obra O Freudismo: um esboço crítico em vias de publicação. Em seguida, apontamos uma alteração no título do plano do livro Ensaio de poética sociológica que se transformou em Introdução a uma poética sociológica, remetendo ao subtítulo da obra assinada por Medviédev O método formal nos estudos literários. Introdução crítica a uma poética sociológica. Essa semelhança permite [mais uma vez] apontar que havia uma estreita colaboração entre Volóchinov, Medviédev e Bakhtin nos anos 1920. Por fim, Volóchinov relata o seu preparo ao exame de seleção para o doutoramento por meio da leitura de obras marxistas que, conforme descrevemos acima, constavam da lista de leituras obrigatórias ao ingresso no ILIAZV.
Terceiro relatório (1927-1928)
O terceiro relatório15 15 Este também não se encontra na pasta pessoal de Volóchinov, consultada na Filial de São Petersburgo do Arquivo da Academia Russa de Ciências (Sankt-Peterbúrgski Filial Arkhiva RAN), mas o encontramos publicado por Pankóv (1995, p. 77-78) na revista Dialog. Karnaval. Khronotop. recobre o período de janeiro de 1927 a maio de 1928, quando Volóchinov aparece, pela primeira vez, como doutorando do ILIAZV, estatuto que permite a obtenção de bolsa de estudos e, consequentemente, uma maior dedicação à pesquisa, o que era seu desejo manifesto já no primeiro relatório, quando estava ainda na situação de pesquisador colaborador sem vínculo formal com a instituição. O relatório está dividido em quatro partes, é acompanhado de dois manuscritos e de comentários do orientador, Vassíli Desnítski:
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Apresentação de dois textos já publicados: o livro O Freudismo (esboço crítico) (Freidizm (kritítcheski ótcherk)) (VOLOCHINOV, 1927VOLOCHINOV, V. N. Freidizm (kritítcheski ótcherk). Leningrad: GIZ, 1927.), acompanhado da seguinte descrição “esboço de aplicação da análise marxista à obra de Sigmund Freud e seu escola” (PANKÓV, 1995PANKÓV, N. A. Mifologuema Volóchinova (nieskolko zametchánii kak by na póliakh arkhívnykh materiálov). Dialog, Karnaval, Khronotop, Vítebsk, v. 2, p. 66-69, 1995., p. 77), e o artigo O problema da transmissão do discurso alheio (ensaio de pesquisa sociolinguística) (Probliéma peredátchi tchujói riétchi (ópyt sotstiolingvistítcheskogo isslédovania)), acompanhado de uma descrição detalhada de seus capítulos e conteúdos, que Volóchinov (1927)VOLOCHINOV, V. N. Freidizm (kritítcheski ótcherk). Leningrad: GIZ, 1927. afirma já ter sido aceito para publicação na coletânea Contra o idealismo na linguística (Prótiv idealízma v iazykoznánii)16 16 Alpátov (2005, p. 84) faz dois comentários pertinentes a respeito deste artigo: primeiramente, ele observa que, apesar de a publicação ter sido aprovada, a coletânea, por alguma razão, não chegou a ser concretizada e “é possível supor que, quando a publicação da coletânea não aconteceu, Volóchinov decidiu juntar o artigo já pronto ao livro na condição de terceira parte”; em segundo lugar, Alpátov observa não ter sido preservado o termo “sociolinguística” em Marxismo e filosofia da linguagem, acrescentando ainda que, apenas a partir dos anos 1960, ele passou a ser amplamente utilizado na União Soviética. .
Em seguida, apresenta quatro capítulos de um livro já citado em relatórios anteriores Introdução a uma poética sociológica: “Capítulo I — Estrutura sociológica dos enunciados cotidianos elementares; Capítulo II — Estrutura sociológica da “vivência” e da “expressão”; Capítulo III — Estrutura sociológica da forma poética; Capítulo IV — A sociologia do gênero.” (PANKÓV, 1995PANKÓV, N. A. Mifologuema Volóchinova (nieskolko zametchánii kak by na póliakh arkhívnykh materiálov). Dialog, Karnaval, Khronotop, Vítebsk, v. 2, p. 66-69, 1995., p. 77-78). O terceiro capítulo foi apresentado como palestra na reunião da Subseção de Metodologia da Literatura do ILIAZV em 28 de fevereiro do corrente ano. (PANKÓV, 1995PANKÓV, N. A. Mifologuema Volóchinova (nieskolko zametchánii kak by na póliakh arkhívnykh materiálov). Dialog, Karnaval, Khronotop, Vítebsk, v. 2, p. 66-69, 1995.). No final do relatório, Pankóv traz um fragmento da minuta dessa reunião no qual Vassíli Desnítski, orientador científico de Volóchinov, comenta a apresentação de seu orientando: “[…] a palestra do camarada Volóchinov é extremamente interessante; o espírito de nossas buscas marxistas paira sobre todas as partes do trabalho e esperamos que no futuro o palestrante nos apresentará o seu trabalho de forma mais completa.” (PANKÓV, 1995PANKÓV, N. A. Mifologuema Volóchinova (nieskolko zametchánii kak by na póliakh arkhívnykh materiálov). Dialog, Karnaval, Khronotop, Vítebsk, v. 2, p. 66-69, 1995., p.78).
Ainda nesta primeira parte, Volóchinov relaciona um resumo expandido (avtoreferát) do livro Marxismo e filosofia da linguagem (fundamentos do método sociológico na ciência da linguagem) (Marksízm i filossófia iazyká (osnóvy sotsiologuítcheskogo miétoda v naúke o iazykié)), que está acompanhado de um plano detalhado de suas partes, capítulos e conteúdos. O autor menciona que esta obra encontra-se em fase de preparação para ser publicada, e já foi aceita pela editora GIZ em maio de 1928.
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Acompanhamento da bibliografia científica em francês e alemão principalmente sobre questões de poética e filosofia da linguagem.
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Atividades profissionais, desde 1925, como professor de história da literatura e da cultura material na Escola Técnica Estatal Artístico-industrial junto à Academia das Artes.
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Até janeiro de 1928, época em que passa a ser bolsista, ministra palestras sobre temas histórico-literários e histórico-musicais em três instituições estatais de popularização científica: Gubpolitprosviét (Departamento da Educação Política da Província), Gubprofsoviét (Departamento dos Conselhos Professionais da Província) e Domprosviét (Casa da Educação).
Volóchinov encerra o relatório com a menção a sua atuação como membro da direção da grande área de literatura e como secretário da Subseção de Metodologia da Literatura.
Esse relatório oferece alguns elementos pertinentes para compreendermos a trajetória acadêmica de Volóchinov no ILIAZV e seu processo de produção científica. Por um lado, o livro Introdução a uma poética sociológica, presente desde o primeiro relatório, não chegou a ser publicado e alguns de seus conteúdos foram abordados no livro de Medviédev (Estrutura sociológica da forma poética) e mesmo em Marxismo e filosofia da linguagem (Estrutura sociológica dos enunciados cotidianos elementares, Estrutura sociológica da “vivência” e da “expressão”). Chama a atenção o fato de que os temas propostos por Volóchinov no plano do livro Introdução a uma poética sociológica também serão abordados por Medviédev no livro O método formal. Introdução crítica a uma poética sociológica, o que parece apontar, conforme já comentamos no relatório anterior, para um diálogo e uma temática comum entre os autores. Por outro, mencionase, pela primeira vez e como já prontos para publicação, os textos O problema da transmissão do discurso alheio e Marxismo e filosofia da linguagem, os quais se tornarão uma obra única, publicada no final de 1929. Uma hipótese para a rapidez na produção dessas obras é o fato de que Volóchinov tornou-se bolsista do ILIAZV justamente no período desse relatório, o que lhe proporcionou uma maior dedicação às atividades de pesquisa.
Gostaríamos ainda de destacar a avaliação de Vassíli Desnítski, orientador científico, a respeito da palestra proferida por Volóchinov A estrutura sociológica da forma poética. Desnítski valoriza a qualidade do trabalho e sua importância para os estudos marxistas desenvolvidos no ILIAZV, o que ressalta o contexto acadêmico da produção das obras de Volóchinov, no qual o marxismo é uma orientação teóricometodológica hegemônica.
Quarto relatório (1928-1929)
Este relatório está dividido em 5 partes nas quais são abordadas as seguintes atividades:
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O trabalho científico no ILIAZV realizado na Subseção de Metodologia da Literatura que resultou na publicação, em 1929, do livro Marxismo e filosofia da linguagem como parte da coleção Questões de metodologia e teoria da língua e da literatura (Vopróssy metodológuii e teórii iazyká i literatúry) (ILIAZV-Pribói);
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Trabalho científico fora do ILIAZV por meio da publicação do artigo As mais novas correntes do pensamento linguístico no Ocidente (Noviéchie tetchiénia lingvistítcheskoi mysli na Západe) na revista Literatura e marxismo (1928, livro 5) e da colaboração na coletânea Rabfák na domú, editora GIZ, seções de Literatura e de Teoria do Discurso Literário;
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Trabalho com línguas estrangeiras por meio da preparação de duas traduções: o artigo de K. Bühler Vom Esen des Syntax e de duas seções do livro de E. Cassirer Philosophie des symbolischen Formen;
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Trabalho prático-pedagógico na Escola Estatal Técnica Industrial e Artística de Leningrado, na qual ministra as disciplinas História da Cultura Material e História da literatura russa;
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Trabalho social: é membro da comissão de cultura e realiza atividades de educação cultural na Escola Estatal Técnica, Industrial e Artística de Leningrado sob a forma de palestras, entrevistas e saraus literário-musicais.
Volóchinov encerra o relatório identificando-se como doutorando e secretário da subseção de metodologia da literatura.
Neste relatório ficamos sabendo que o livro Marxismo e filosofia da linguagem já foi publicado, bem como o artigo As mais novas correntes do pensamento linguístico no Ocidente. Ao consultarmos e fotocopiarmos o mencionado artigo na Biblioteca da Academia de Ciências em São Petersburgo, descobrimos, segundo nota de rodapé do próprio autor, tratar-se de um resumo expandido de três capítulos do livro Marxismo e filosofia da linguagem, repetindo, portanto, o procedimento já observado a propósito, por exemplo, do artigo “Do outro lado do social” (1925) que se transformou no livro Freudismo: um esboço crítico (1927).
Se no relatório anterior encontramos menção ao acompanhamento de bibliografia sobre poética e filosofia da linguagem em francês e alemão, agora, pela primeira vez, Volóchinov relata a realização de traduções de dois textos em alemão de autores que são citados em Marxismo e filosofia da linguagem e em artigos.
Por fim, gostaríamos de destacar que as atividades pedagógicas de Volóchinov concentram-se nas áreas de literatura e de cultura material. Nesse domínio, ele colaborou no projeto Faculdade Trabalhadora em Casa (Rabfák na domú) da editora GIZ, seção de literatura e teoria da linguagem literária, que produzia material didático para estudos autodidatas de trabalhadores desejosos por obter formação superior, mas que, em razão dos horários de trabalho, não podiam frequentar aulas presenciais nas universidades, ou para aqueles que simplesmente queriam ampliar seus conhecimentos. Além disso, Volóchinov manteve suas atividades sociais de divulgação de conhecimento nas áreas de literatura, de cultura e de música. Percebemos, portanto, que Volóchinov continuou envolvido não apenas com a pesquisa acadêmica, mas também com a socialização desses saberes para um público de trabalhadores e não-especialistas.
Defesa da tese e avaliação da atuação de Volóchinov
As informações a respeito da defesa de doutorado de Volóchinov são contraditórias e lacunares. Por um lado, encontramos um documento assinado pelo diretor do ILIAZV, Nikolái Derjávin, na pasta pessoal do autor, que menciona a defesa da tese de doutorado de Volóchinov em primeiro de outubro de 1929 (Fond 302, op. 2, no. 51, folha18). Por outro, não localizamos nenhuma menção ao título da tese nem ao relatório da defesa com as avaliações da banca. Vassíliev (1995)VASSÍLIEV, N. L. V. N. Volóchinov: biografítchekii ótcherk. In: VOLÓCHINOV, V. N. Filossófiia i sotsiológuia gumanitarnykh nauk. São Petersburgo: Asta Press, 1995. p. 5-22. escreve que o tema da tese de Volóchinov foi “provavelmente” a transmissão do discurso alheio e suas relações com a linguística e a poética, mas não fornece o título exato do trabalho nem outros detalhes concretos.
Na bibliografia a respeito da trajetória de Valentín Volóchinov também encontramos informações contraditórias. Por um lado, o biógrafo de Valentín Volóchinov, N. L. Vassíliev escreve que “Volóchinov trabalhava nessa época em uma dissertação cujo tema coincidia com o tema desse capítulo, isto é, o discurso indireto livre.” (VASSÍLIEV, 2003VASSÍLIEV, N. L. Istória vopróssa ob ávtorstve “spórnykh tiékstov”, pripíssyvaiemykh M. M. Bakhtinu. Integrátsia Obrazovánia, [S.l.], n. 3, p. 68-97, 2003., p. 74), referindo-se ao quarto capítulo da terceira parte do livro MFL. A mesma informação aparece na cronologia do Círculo de Bakhtin preparada por Brandist, Shepherd e Tihanov (2004)BRANDIST, C.; SHEPHERD, D.; TIHANOV, G. The Bakhtin circle: in the master's absence. Manchester: Manchester University Press, 2004.. Por outro, Alpátov (2012ALPÁTOV, V. M. Iazykoviédy, vostokoviédy, istóriki. Moscou: Iazykí Slaviánskikh Kultúr, 2012., p. 181), um eminente historiador russo da linguística e estudioso da obra do Círculo de Bakhtin, afirma que entre 1925 e 1930, época em que Volóchinov integrava o ILIAZV, “[…] o sistema de teses foi abolido, porém os doutorandos deveriam, periodicamente, prestar constas das atividades realizadas.”, dando a entender que, por esse motivo, Volóchinov teria obtido o título de doutor (em russo, kandidat naúk) sem a realização da defesa da tese.
Dessa mesma época, data uma solicitação endereçada à Academia Russa de Ciências, recomendando a aceitação de Volóchinov para a pós-graduação. A seguir, transcrevemos esse documento (Figura 3) por conter uma descrição das qualidades acadêmicas de Volóchinov:
À presidência da Academia de Ciências da União Soviética
(À Comissão de Ingresso da Pós-Graduação)
De acordo com a resolução do colegiado do ILIAZV de 17 de outubro de 1929, o Instituto sugere a candidatura de V. N. Volóchinov como pósgraduando da Academia de Ciências da União Soviética.
No outono desse ano de 1929, V. N. Volóchinov termina a sua preparação de pós-graduação no ILIAZV, sendo um dos pós-graduandos mais capazes. Os seus estudos abarcaram principalmente a área de poética sociológica, que reúne as duas linhas principais da atividade científica do Instituto: a literária e a linguística. O seu livro Marxismo e filosofia da linguagem revelou nele um pesquisador marxista experiente, obtendo muita repercussão na imprensa. V. N. Volóchinov é um dos principais participantes do grupo de metodologia da literatura e participou mais ativamente em sua reorganização em decorrência das novas tarefas marxistas da RANION (Associação Russa dos Institutos de Pesquisa Científica) e desde 1927 foi seu secretário permanente.
V. N. Volóchinov domina bem duas línguas estrangeiras (alemão e francês).
Diretor do Instituto: Iákovlev
Secretário científico: Iakubísnki
Redator: Ukhtómskaia
Não sabemos a resposta da Academia de Ciências da União Soviética e se Volóchinov conseguiu continuar seus estudos nela. No entanto, está claro seu desejo de prosseguir sua pesquisa e de obter os próximos graus na carreira científica. O desempenho acadêmico de Volóchinov é muito bem avaliado pela direção do ILIAZV: “sendo um dos pós-graduandos mais capazes”. Segundo a direção do Instituto, suas pesquisas se destacam por reunir as duas principais linhas de atividade científica, a linguística e a literária, bem como por sua reflexão madura na orientação teórico-metodológica marxista. Por fim, ressalta-se a sua participação ativa na administração e na organização das atividades da Subseção de Metodologia da Literatura.
Quinto relatório (1930)
Pela primeira vez, Volóchinov aparece como docente pesquisador de primeiro nível do agora Instituto da Cultura Linguística (Gossudárstvennyi Institút Retchevói Kultúry - GIRK). O relatório se organiza em duas grandes partes: trabalhos realizados no ILIAZV e fora dele. No ILIAZV, relata-se:
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Organização científica em que descreve seu trabalho como secretário do Gabinete (kabiniét)17 17 Nos relatórios anteriores, Volóchinov utilizava o termo “subseção” para se referir à unidade de pesquisa em metodologia da literatura. de Metodologia da Literatura; presidiu 7 reuniões do referido Gabinete e do grupo de poética sociológica; foi secretário de 10 reuniões do conselho e do plenário do gabinete; preparou o plano da coletânea de traduções Questões de teoria e de metodologia da língua e da literatura no Ocidente (Vopróssy teórii i metodológuii iazyká i literatúry na Západe). Volóchinov finaliza com a seguinte declaração: “A partir de 13 de fevereiro do corrente ano, passei a trabalhar em ritmo acelerado em razão do fato de o Gabinete de Metodologia da Literatura ter sido declarado uma brigada de choque dos teóricos marxistas da literatura”.18 18 Trecho original: “S 13-ogo fevralia s.g. prechiol na udárnuiu rabótu v sviazí s obiavliéniem kabiniéta metodológuii literatúry udárnoi brigádoi literaturoviédov-marksístov.”
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Pesquisa científica: publicação do artigo Sobre as fronteiras entre a poética e a linguística (O granítsakh poétiki i lingvístiki) na coletânea Na luta pelo marxismo na ciência literária (V borbié za marksízm v literatúrnoi naúke)19 19 Essa coletânea foi publicada na coleção Questões de metodologia e teoria da língua e da literatura (Vopróssy teórii i metodológuii iazyká i literatúry) na editora de Leningrado Pribói em 1930. A referida coleção é formada por obras produzidas por pesquisadores do ILIAZV. , que foi apresentado como palestra em uma reunião do grupo de poética sociológica.
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Popularização científica: publicação de uma série de artigos para a revista Estudos literários (Literatúrnaia utchióba) sob o título geral “Estilística do discurso literário” (Stilístika khudójestvennoi riétchi), a saber: O que é a linguagem? (Tchto takóie iazyk?)20 20 Volóchinov (1930a). , A construção do enunciado cotidiano (Konstrúktsia jíznennogo vyskázyvania)21 21 Volóchinov (1930b). , A palavra e sua função social (Slovo i ego sotsiálnaia fúnktsia)22 22 Volóchinov (1930c). e Gênero e estilo do enunciado literário (Janr i stil khudójesvennogo vyskázyvania)23 23 Está em preparação para publicação. .
Na parte sobre o trabalho fora do ILIAZV, Volóchinov relaciona as seguintes atividades:
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Direção de seminário sobre metodologia da literatura para os professores do distrito Volodárski, onde ministrou as palestras Estrutura sociológica da ‘vivência’ e da ‘expressão’ (Sotsiologuítcheskaia struktúra “perejivánia” e “vyrajénia”) e Ensaio de sociologia do gênero (Ópyt sotsiológuii janra);
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Ministrou aulas de língua e literatura russa na Escola Estatal Técnica, Industrial e Artística de Leningrado, onde também presidiu a Comissão de Cultura, organizando palestras, oficinas etc.
Esse relatório diferencia-se dos demais pela sua ênfase no relato de trabalhos de gestão científica que ocupam o primeiro lugar, bem como pela presença de termos de propaganda soviética (“brigada de choque”, “ritmo acelerado”). Em seguida, destacamos as atividades de popularização da ciência - termo empregado pela primeira vez - resultando na produção de 4 textos. Apesar de Volóchinov mencionar 4 artigos, ao que se sabe, apenas 3 foram efetivamente publicados no periódico Estudos literários (Literatúrnaia utchióba), que traz em sua folha de rosto a informação de que é uma Revista para estudos autodidatas (Jurnál dliá samoobrazovániia). A mudança de nome do Instituto e o fato de as atividades científicas perderem espaço para as administrativas no relatório de Volóchinov não constituem alterações apenas formais, mas sinalizam mudanças mais amplas na organização das instituições científicas soviéticas. Ao introduzir uma palestra sobre Olga Freidenberg, integrante do ILIAZV na mesma época de Volóchinov, Nina Braguínskaia comenta essa reorganização:
No verão de 1930 o Comissariado Popular da Educação renomeou ILIAZV para Instituto Estatal da Cultura Linguística. Essa troca de nome não foi apenas formal, por trás dela havia também uma mudança quantitativa e qualitativa na composição do Instituto: ele foi significativamente reduzido, foram eliminados ou pediram demissão cientistas de renome e os acadêmicos antigos […] e vieram os pósgraduandos, membros do Komsomol24 24 Abreviatura de “União Comunista da Juventude”. e do Partido selecionados por sua fidelidade partidária. […] No lugar de “atividades abstratas”, surge uma instituição científica soviética. (BRAGUÍNSKAIA, 1995BRAGUÍNSKAIA, N. Siste, Viator! Predislóvie k dokládu O. M. Freidenberg “O nepodvíjnykh siujetakh i brodiátchikh teoriétikakh”. Odissei: tcheloviék v istórii. Moscou: Naúka, 1995. p. 244-271., p. 247).25 25 Itak, letom 1930 g. Narkomat Prosveschenia pereimenoval ILIAZV v Gosudárstvennyi institut retchevói kultúry. Pereimenovánie ne bylo formalnym, za nim stoiálo izmeniénie i sostava instituta, kolítchestvennogo i kátchestvennogo - on sokratílsia v niéskolko raz, iz nego byli udalený i uchlí sami krúpnyie utchiónyie e stáryie akadiémiki […] i prichlí “aspiránty”, sotsiálno orfiltróvannyie komsomóltsy i partíitsy. […] Vmesto vsekh étikh “otórvannykh ot jízni” zaniátii voznikáiet soviétskoie naútchnoie uchrejdiénie.
Portanto, o penúltimo relatório de Volóchinov, assim como os demais, é um enunciado concreto, cuja constituição e compreensão se dá em estreita ligação com a situação social imediata e com o horizonte ideológico mais amplo. A palavra autoritária (“brigada de choque”) invade o enunciado de Volóchinov, que deve se submeter ao primeiro plano quinquenal (1928-1932) imposto pelo regime stalinista com metas econômicas a todas áreas da sociedade soviética.
Sexto relatório (1931)
Volóchinov aqui continua como pesquisador-docente, porém, diferentemente dos anteriores, este relatório compreende apenas os três primeiros meses de 1931 e está dividido em duas partes: trabalho de pesquisa científica e administrativo.
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Trabalho de pesquisa científica: preparo para publicação da primeira parte de um livro denominado Introdução à dialética da palavra (Vvediénie v dialiéktiku slova); realização da palestra Gênero e estilo do enunciado literário (Janr i stil khudójesvennogo vyskázyvania) no Gabinete de Metodologia da Literatura; participação ativa em todas as reuniões dos Gabinetes de Metodologia da Literatura e de Literatura Russa; frequência episódica ao Gabinete de Linguística Geral;
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Trabalho administrativo: substituiu o chefe do Gabinete de Metodologia da Literatura, onde também presidiu uma série de reuniões.
Destacamos aqui a diminuição do período compreendido pelo relatório provavelmente em consequência da reorganização administrativa do Instituto, fato já apontado no anterior, acarretando no menor volume de atividades relatadas. O livro mencionado parece nunca ter sido publicado, sendo que as últimas publicações efetivas de Volóchinov são os artigos da revista Estudos Literários, mencionados no relatório anterior. Pela primeira vez, Volóchinov relata que frequentou as reuniões do gabinete de linguística geral, área mais próxima de publicações como Marxismo e filosofia da linguagem. As atividades administrativas mostram que ele deixou de ser secretário e tornou-se vice-chefe do Gabinete de Metodologia da Literatura, portanto parece ter obtido uma certa promoção em sua posição institucional.
Os últimos registros da atuação de Volóchinov no Instituto ocorrem no Plano de produção do setor de literatura do Instituto Estatal da Cultura Linguística para o ano de 1932, no qual aparece como participante dos Gabinetes de Processo Literário e do Método Criativo, bem como do grupo da Literatura Antirreligiosa. Apesar disso, este é o último relatório constante do arquivo pessoal de Volóchinov na Filial de São Petersburgo do Arquivo da Academia Russa de Ciências (Sankt-Peterbúrgski Filial Arkhiva RAN).
Segundo Vassíliev (1995)VASSÍLIEV, N. L. V. N. Volóchinov: biografítchekii ótcherk. In: VOLÓCHINOV, V. N. Filossófiia i sotsiológuia gumanitarnykh nauk. São Petersburgo: Asta Press, 1995. p. 5-22., Volóchinov - após a reformulação do GIRK em 1932, quando o setor de literatura foi liquidado e o de linguística tornou-se a base do Instituto de Linguística de Leningrado - passou a dar aulas no Instituto Pedagógico A. I. Guértsen e no Instituto de Elevação da Qualificação dos Trabalhadores da Arte até 1934, quando teve de parar de trabalhar devido ao agravamento de sua tuberculose, vindo a falecer em 13 de junho de 1936.
Descobertas da pesquisa em arquivo
Os relatórios de Volóchinov são enunciados concretos a refletir e refratar a situação imediata de comunicação e o horizonte ideológico mais amplo. É impossível analisá-los e compreendê-los sem considerar as transformações ocorridas na União Soviética e a sua repercussão no ILIAZV, que, a partir de 1928, teve que se adaptar às novas orientações econômicas de Stálin, chamadas de Plano Quinquenal, visando à transformação de um país agrário em industrial. Como resultado desse Plano, mesmo as instituições científicas da área de ciências humanas sofreram profundas reorganizações e tiveram que elaborar metas a serem cumpridas. Pudemos testemunhar a influência desse macrocontexto político-econômico nos relatórios de Volóchinov.
O material encontrado nos arquivos permitiu, por um lado, fornecer informações concretas e precisas sobre alguns aspectos da trajetória acadêmica e mesmo pessoal de Volóchinov no contexto da sua atuação no ILIAZV e depois no GIRK:
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Antes do seu ingresso no ILIAZV, Valentín Volóchinov foi músico, compositor bem como produziu poemas, resenhas e pequenos artigos sobre música. Vassíliev (1995)VASSÍLIEV, N. L. V. N. Volóchinov: biografítchekii ótcherk. In: VOLÓCHINOV, V. N. Filossófiia i sotsiológuia gumanitarnykh nauk. São Petersburgo: Asta Press, 1995. p. 5-22. relata que, ainda em Vítesbsk, Volóchinov desistiu de ser poeta, por compreender que não tinha grande talento, preferindo manter suas atividades de músico, compositor e crítico de música;
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Já em meados dos anos 1920, a teoria marxista tinha se tornado hegemônica e constava das leituras obrigatórias para ingresso no ILIAZV, o que pode explicar a presença da teoria marxista em obras de Valentín Volóchinov;
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Os relatórios de Valentín Volóchinov evidenciam um modo de trabalho recorrente em que primeiramente ele publicava um extenso artigo em uma revista, para depois expandi-lo em um livro com a mesma temática;
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O plano geral da obra Introdução à Poética Sociológica constante do 1°. relatório (1925-26) revela que o conteúdo dos capítulos compreendia temas tratados mais tarde tanto por Mikhail Bakhtin quanto por Pável Medviédev, podendo indicar a estreita colaboração acadêmica dos autores entre 1925 e 1929, quando os três se encontravam em Leningrado;
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Valentín Volóchinov atuou intensamente na Seção de Metodologia da Literatura, tanto em atividades administrativas quanto científicas, apesar de duas de suas obras mais conhecidas no Brasil — O freudismo: um esboço crítico (1927) e Marxismo e filosofia da linguagem. Introdução crítica a uma poética sociológica (1929) — tratarem de temas mais próximos do campo de estudos da filosofia da linguagem e da linguística. Nesse aspecto, é bom lembrar que, segundo carta de Iakubínski de 1933 (Fond 302, op. 1, n. 97, folha 3), o ILIAZV é o único instituto de pesquisa da União Soviética à época, onde ocorriam pesquisas tanto da área de literatura, quanto de linguística. Consequentemente, os limites imprecisos entre teoria da literatura e linguística e a riqueza daí decorrente das obras de Valentín Volóchinov, Pável Medviédev e mesmo Mikhail Bakhtin podem ter se beneficiado desse contexto acadêmico;
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Em mais de um documento constante dos arquivos do ILIAZV, aparecem comentários bastante elogiosos à atuação e à produção científica de Valentín Volóchinov, que atestam seu talento pessoal para produzir as obras assinadas por ele.
Por outro lado, porém, observamos lacunas, insolúveis até o momento, sobre esses mesmos temas: o que teria acontecido com o livro Introdução à Poética Sociológica citado nos três primeiros relatórios?26 26 Alpátov (2005, p. 93) também afirma que o destino desse livro é misterioso. Por que o livro Marxismo e filosofia da linguagem saiu em janeiro de 1929, conforme pesquisa de Alpátov (2005ALPÁTOV, V. M. Volóchinov, Bakhtin i lingvístika. Moscou: Iazikí Slaviánskikh Kultur, 2005., p. 91), e a defesa da tese ocorreu em outubro de 1929, segundo documentos encontrados nos arquivos? Por que o tema da tese de doutorado de Volóchinov bem como a ata de defesa não foram encontrados nos arquivos? Qual foi a resposta da Academia de Ciências da União Soviética ao pedido da direção do ILIAZV de aceitar Volóchinov como pós-graduando?
Se estivéssemos no domínio da atividade estética, conforme teoriza Bakhtin (1993)BAKHTIN, M. M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora F. Bernardini et al. 3. ed. São Paulo: Hucitec: Ed.UNESP, 1993., a arquitetônica do autor teria encontrado uma forma para dar acabamento e conclusão a essas lacunas. No entanto, na esfera da atividade científica temos que nos contentar com o relato dos registros encontrados, preservando tanto a sua concretude, quanto o seu inacabamento, inconclusibilidade, incompletude.
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1
Institut sravnítelnoi istórii literatúr i iazykov Západa i Vostóka. A pesquisa nos arquivos do ILIAZV em São Petersburgo, Rússia, foi realizada entre março e junho de 2016 por Sheila Grillo com apoio da bolsa PQ do CNPq (Proc. 309502/2014-4). A leitura e interpretação dos manuscritos bem como a redação do artigo foram feitas conjuntamente por Sheila V. C. Grillo e Ekaterina Vólkova Américo.
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2
A biografia de Valentín Volóchinov foi escrita pelo pesquisador russo Nikolái Vassíliev (1995)VASSÍLIEV, N. L. V. N. Volóchinov: biografítchekii ótcherk. In: VOLÓCHINOV, V. N. Filossófiia i sotsiológuia gumanitarnykh nauk. São Petersburgo: Asta Press, 1995. p. 5-22..
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3
Vassíliev (1995)VASSÍLIEV, N. L. V. N. Volóchinov: biografítchekii ótcherk. In: VOLÓCHINOV, V. N. Filossófiia i sotsiológuia gumanitarnykh nauk. São Petersburgo: Asta Press, 1995. p. 5-22., a partir de consultas ao “Arquivo Histórico Estatal de São Petersburgo” (GIA - Gossudárstvennyi Istorístcheskii Arkhív Sankt-Petersburga), relata que o único fato conhecido sobre esse período é que Volóchinov era apaixonado por música e publicou suas primeiras obras musicais no ano de ingresso no curso de direito.
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Trecho original: “Otnochénie k marksízmu kak naútchnomu miétodu: Stchitáiu egó edínstvenno priémlemym v metodologuítcheskom otnochénii.Kakíe marksístskie proizvediénia izutchali: Krome samogó Marksa, tchital rabóty Plekhánova, Bukhárina i t. d.Partíinost v nastoiáchee vriémia: Bespartíinyi.Spetsiálnost: Metodológuia literatúry.Naútchnyi rukovodítel: V. A. Desnítski.”
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5
Trecho original: “1. Óbchaia dlia vsegó Instituta: Kommunistítcheski Manifest. — Marx. Kapital, t.1. — Borchardt. Kapital/izlojénie vsekh 3-kh tomov/ - Engels. Anti-During. — Plekhánov. K vopróssu o razvítii monítcheskogo materializma. - Bukhárin. Istorítcheski materializm. — Lênin. Imperializm, kak novéichii etap kapitalizma. — Lênin. Gossudárstvo i revoliútsia.2. Dlia Otdeliénia Literatúry: Plekhánov. Statí po literatúre i iskússtvu/Sotchiniénia, izd. In-ta — K. Marxa e F. Engelsa, t.t. 5, 6, 10, 14/. — Mering. Mirováia literatura i proletariat. — Voróvski. Literatúrno-kritítcheski ótcherk. — Pereviérzev. Dostoiévski ili Gógol. — Rezoliútsia TsKRKP o literatúre/Petchat i Revoliútsia, 1925 g., N. 5-6; Zvezdá, 1925 g., N. 4. Dliá spetsialístov po rússkói literatúre: Plekhánov. “Istória rússkoi obchéstvennoi mýsli, t.t. 1,2,3 i ótcherki po literatúre XIX viéka”, izd. “Priboi”, 1924.”
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6
Trecho original: “Izutchiénie Plekhánovskoi probliemy v literaturoviédenii i kritítcheskii análiz na osnove marksístskoi metodológuii osnovnykh tetchiénii západno-evropéiskogo literaturoviédenia. V blijáichem kvartale namiétcheny doklady: E. Kislítsinoi “Plekhánov o rússkoi literatúre”, Berkóvskogo “Estétika Hegelia”, Ioffe “Teória svobódnogo iskússtva”, Azadóvskogo “Chkola Sauera”, Volóchinova “Hirt i teoria jánrov”.Krome togo seminárskim putiom budet prodoljátsia razrabótka istórii marksístskoi literatúrnoi krítiki pod rukovódstvom V. A. Desnítskogo. Plekhánovskuiu tiému predpolagáietsia razrabátyvat takje i na osnóve materiálov Doma Plekhánova.”
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7
Trecho original: “Dánnaia statiá - avroreferat triokh glav knigi ávtora “Marksizm i filossófia iazyká” (Osnovnýie probliémy sotsiologuítcheskogo miétoda v iazyke)”, vykhodiáchei v Leningrádskom otdeliéniii Gosizdata.”
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8
Alpátov (2005ALPÁTOV, V. M. Volóchinov, Bakhtin i lingvístika. Moscou: Iazikí Slaviánskikh Kultur, 2005., p. 45) observa que “Chama a atenção a falta de correspondência entre o seu [Volóchinov] lugar na estrutura do Instituto e a temática de suas publicações”, referindo-se, entre outros, aos livros Freudismo: um esboço crítico (1927) e Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem (1929) que não são trabalhos de metodologia da literatura.
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9
Adiante transcreveremos o plano de Ensaio de Poética Sociológica e teceremos considerações sobre suas relações com obras posteriores tanto do próprio Volóchinov, quanto de Bakhtin e Medviédev.
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10
Sobre o interesse de Volóchinov e de outros membros do Círculo pelos trabalhos de Freud, Vassíliev (1995VASSÍLIEV, N. L. V. N. Volóchinov: biografítchekii ótcherk. In: VOLÓCHINOV, V. N. Filossófiia i sotsiológuia gumanitarnykh nauk. São Petersburgo: Asta Press, 1995. p. 5-22., p.10) escreveu: “A intelligentsia russa viveu naqueles tempos um fervor generalizado pelo freudismo, o que se refletiu diretamente nos interesses científicos do Círculo bakhtiniano.” Entre os membros do Círculo que se interessaram pelo freudismo, Vassíliev relata ter Sollertínski ministrado um curso sobre psicologia no qual uma atenção especial foi dedicada ao trabalhos de Freud e ter Pumpiânski preparado o artigo Por uma crítica de Rank e da psicanálise.
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11
Refere-se ao predicado que expressa um desejo ou uma vontade, isto é, parece tratar-se do modo subjuntivo em português.
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Mikhail Lomonóssov (1711-1765) eminente cientista enciclopedista russo, fundador de diversos domínios científicos (física, química, astronomia, geografia, gramática etc.), pioneiro na criação da linguagem poética russa e autor de diversas odes.
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Vladímir Liénski é um dos personagens principais do romance em versos de Aleksándr Púchkin (1799-1837) Ievguiéni Oniéguin (publicado em capítulos de 1823 a 1831).
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14
Na Rússia, o ano letivo começa em setembro e termina em junho do ano seguinte.
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15
Este também não se encontra na pasta pessoal de Volóchinov, consultada na Filial de São Petersburgo do Arquivo da Academia Russa de Ciências (Sankt-Peterbúrgski Filial Arkhiva RAN), mas o encontramos publicado por Pankóv (1995PANKÓV, N. A. Mifologuema Volóchinova (nieskolko zametchánii kak by na póliakh arkhívnykh materiálov). Dialog, Karnaval, Khronotop, Vítebsk, v. 2, p. 66-69, 1995., p. 77-78) na revista Dialog. Karnaval. Khronotop.
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Alpátov (2005ALPÁTOV, V. M. Volóchinov, Bakhtin i lingvístika. Moscou: Iazikí Slaviánskikh Kultur, 2005., p. 84) faz dois comentários pertinentes a respeito deste artigo: primeiramente, ele observa que, apesar de a publicação ter sido aprovada, a coletânea, por alguma razão, não chegou a ser concretizada e “é possível supor que, quando a publicação da coletânea não aconteceu, Volóchinov decidiu juntar o artigo já pronto ao livro na condição de terceira parte”; em segundo lugar, Alpátov observa não ter sido preservado o termo “sociolinguística” em Marxismo e filosofia da linguagem, acrescentando ainda que, apenas a partir dos anos 1960, ele passou a ser amplamente utilizado na União Soviética.
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Nos relatórios anteriores, Volóchinov utilizava o termo “subseção” para se referir à unidade de pesquisa em metodologia da literatura.
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Trecho original: “S 13-ogo fevralia s.g. prechiol na udárnuiu rabótu v sviazí s obiavliéniem kabiniéta metodológuii literatúry udárnoi brigádoi literaturoviédov-marksístov.”
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Essa coletânea foi publicada na coleção Questões de metodologia e teoria da língua e da literatura (Vopróssy teórii i metodológuii iazyká i literatúry) na editora de Leningrado Pribói em 1930. A referida coleção é formada por obras produzidas por pesquisadores do ILIAZV.
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20
Volóchinov (1930a)VOLÓCHINOV, V. H. Tchto takóie iazyk? Literatúrnaia Utchióba, [S.l.], n. 2, p. 48-66, 1930a..
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21
Volóchinov (1930b)VOLÓCHINOV, V. H. Konstrúktsia jíznennogo vyskázyvania. Literatúrnaia Utchióba, [S.l.], n. 3, p. 65-87, 1930b..
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22
Volóchinov (1930c)VOLÓCHINOV, V. H. Slovo i ego sotsiálnaia fúnktsia. Literatúrnaia Utchióba, [S.l.], n.5, p. 43-59, 1930c..
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23
Está em preparação para publicação.
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Abreviatura de “União Comunista da Juventude”.
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Itak, letom 1930 g. Narkomat Prosveschenia pereimenoval ILIAZV v Gosudárstvennyi institut retchevói kultúry. Pereimenovánie ne bylo formalnym, za nim stoiálo izmeniénie i sostava instituta, kolítchestvennogo i kátchestvennogo - on sokratílsia v niéskolko raz, iz nego byli udalený i uchlí sami krúpnyie utchiónyie e stáryie akadiémiki […] i prichlí “aspiránty”, sotsiálno orfiltróvannyie komsomóltsy i partíitsy. […] Vmesto vsekh étikh “otórvannykh ot jízni” zaniátii voznikáiet soviétskoie naútchnoie uchrejdiénie.
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Alpátov (2005ALPÁTOV, V. M. Volóchinov, Bakhtin i lingvístika. Moscou: Iazikí Slaviánskikh Kultur, 2005., p. 93) também afirma que o destino desse livro é misterioso.
REFERÊNCIAS
- ALPÁTOV, V. M. Iazykoviédy, vostokoviédy, istóriki Moscou: Iazykí Slaviánskikh Kultúr, 2012.
- ALPÁTOV, V. M. Volóchinov, Bakhtin i lingvístika Moscou: Iazikí Slaviánskikh Kultur, 2005.
- BAKHTIN, M. M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora F. Bernardini et al. 3. ed. São Paulo: Hucitec: Ed.UNESP, 1993.
- BRAGUÍNSKAIA, N. Siste, Viator! Predislóvie k dokládu O. M. Freidenberg “O nepodvíjnykh siujetakh i brodiátchikh teoriétikakh”. Odissei: tcheloviék v istórii. Moscou: Naúka, 1995. p. 244-271.
- BRANDIST, C.; SHEPHERD, D.; TIHANOV, G. The Bakhtin circle: in the master's absence. Manchester: Manchester University Press, 2004.
- BAKHTIN, M. M. Bakhtin pod máskoi [Organização e preparação de I. V. Pechkov e comentários de I. V. Pechkov e V. L. Mákhlin]. Moscou: Labirínt, 2000.
- INSTITUTO DA HISTÓRIA COMPARADA DAS LITERATURAS E LÍNGUAS DO OCIDENTE E DO ORIENTE [ILIAZV]. Filial ARAN, São Petersburgo, Fond 302, op. 1, n.275.
- INSTITUTO DA HISTÓRIA COMPARADA DAS LITERATURAS E LÍNGUAS DO OCIDENTE E DO ORIENTE [ILIAZV]. Filial ARAN, São Petersburgo, Fond 302, op. 1, n.271.
- INSTITUTO DA HISTÓRIA COMPARADA DAS LITERATURAS E LÍNGUAS DO OCIDENTE E DO ORIENTE [ILIAZV]. Filial ARAN, São Petersburgo, Fond 302, op. 1, n.270.
- INSTITUTO DA HISTÓRIA COMPARADA DAS LITERATURAS E LÍNGUAS DO OCIDENTE E DO ORIENTE [ILIAZV]. Filial ARAN, São Petersburgo, Fond 302, op. 1, n.223.
- INSTITUTO DA HISTÓRIA COMPARADA DAS LITERATURAS E LÍNGUAS DO OCIDENTE E DO ORIENTE [ILIAZV]. Filial ARAN, São Petersburgo, Fond 302, op. 1, n.97.
- INSTITUTO DA HISTÓRIA COMPARADA DAS LITERATURAS E LÍNGUAS DO OCIDENTE E DO ORIENTE [ILIAZV]. Filial ARAN, São Petersburgo, Fond 302, op. 1, n.56.
- INSTITUTO DA HISTÓRIA COMPARADA DAS LITERATURAS E LÍNGUAS DO OCIDENTE E DO ORIENTE [ILIAZV]. Filial ARAN, São Petersburgo, Fond 302, op. 2, n.51.
- IVÁNOV, V. V. Ob ávtorstve knig V. N. Volóchinova i P. N. Medviédeva. Dialog, karnaval, khronotop, Moscou, n. 4, p. 134-139, 1995. Disponível em: <http://nevmenandr.net/dkx>. Acesso em: 12 nov. 2011.
» http://nevmenandr.net/dkx - IVÁNOV, V. V. Znatchiénie idei M. M. Bakhtiná o znáke, vyskázyvanii i dialogue dliá sovremiénnoi semiótiki. In: IVÁNOV, V. V. Ízbrannye trudý po semiótike i istórii kultúry, tom VI. Moscou: Znak: 2009. p. 183-217.
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Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
May-Aug 2017
Histórico
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Recebido
Out 2016 -
Aceito
Mar 2017