Acessibilidade / Reportar erro

Ângelo Agostini e a Charge no Crepúsculo Imperial - Apontamentos Preliminares acerca da Questão Abolicionista1 1 Agradeço imensamente as críticas e indicações preciosas oferecidas pelos pareceristas, que levantaram questões pertinentes e ajudaram a qualificar o texto aqui apresentado.

RESUMO:

O presente artigo tem por objetivo apontar questões pertinentes à análise da obra do chargista oitocentista Ângelo Agostini, bem como apresentar questões relevantes à análise de imagens no campo historiográfico. Para tanto, o texto localiza a produção do artista em termos contextuais, localizando-o como um herdeiro de uma arte que tem no século XIX sua primeira era de ouro: a charge. Em seguida, após breves considerações acerca da análise de imagens nos estudos históricos, parte-se para a interpretação de charges produzidas por Agostini que encontram no grande tema do abolicionismo seu pano de fundo.

PALAVRAS-CHAVE:
Ângelo Agostini; Charges; Abolicionismo; Análise de Imagens.

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade , CEP. 07252-312 - Guarulhos - SP - Brazil
E-mail: revista.almanack@gmail.com