Acessibilidade / Reportar erro

Determinação do padrão RFLP para os bivalves invasores Limnoperna fortunei (Dunker, 1857) e Corbicula fluminea (Muller, 1774)

Resumo

O mexilhão dourado (Limnoperna fortunei) e Corbicula fluminea são espécies invasoras consideradas bem estabelecidas nos rios do Brasil e da América do Sul. Além dos problemas ambientais resultantes deste processo de invasão, a questão econômica, especialmente nas hidrelétricas, é muito preocupante e mobilizou vários tipos de estudos sobre esses bivalves. A detecção e identificação desses organismos em sua fase adulta nos rios não são um problema, no entanto, a identificação de larvas de bivalves por métodos morfológicos habituais é difícil devido à similaridade extremamente conservada nestes estágios. O uso do PCR-RFLP se mostrou como um método molecular eficiente e ágil que permitiu a detecção de padrões diferentes no gel de agarose para os dois bivalves testados. O padrão do gel mostrou uma banda de 100 pb para L. fortunei que não foi detectado para C. fluminea. Desta forma com o uso de amostras de água é possível detectar os dois moluscos, o que pode ser uma ferramenta poderosa para programas de monitoramento ambiental em espécies aquáticas invasoras.

Palavras-chave:
amêijoa asiática; identificação molecular; larvas; mexilhão dourado.

Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHi), Estrada Mun. Dr. José Luis Cembranelli, 5000, Taubaté, SP, Brasil, CEP 12081-010 - Taubaté - SP - Brazil
E-mail: ambi.agua@gmail.com