Acessibilidade / Reportar erro

Eletrocefalografia: fundamentos

ANÁLISES DE LIVROS

Eliana Garzon

ELETROENCEFALOGRAFIA: FUNDAMENTOS. MARLEIDE DA MOTA GOMES e HELIO BELLO (eds.) Um volume (28 × 21 cm) em brochura, com 169 páginas. Rio de Janeiro, 2008: Livraria e Editora Revinter Ltda (Rua do Matoso 170, 20270-135 Rio de Janeiro RJ; Fax 21 2563 9701).

Os médicos Marleide da Mota Gomes, professora livre docente do Instituto Deolindo Couto, Rio de Janeiro, e Helio Bello, especialista em eletrencefalografia pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica, são os editores deste livro. Onze competentes profissionais, médicos, mestres e doutores em Medicina ou Engenharia Biomédica e de Sistemas e Computação, além dos editores, deram suas valiosas contribuições na elaboração do livro.

São catorze capítulos que sintetizam aspectos fundamentais da eletrencefalografia. O primeiro capítulo – Instrumentação – reúne uma breve, mas completa, revisão de conceitos da física como carga elétrica, diferença de potencial, corrente elétrica, Lei de Ohm, corrente contínua e corrente alternada, impedância, capacitor, indutor, circuitos elétricos, potência elétrica, indução eletromagnética, conceito de terra, amplificadores e filtros. A compreensão destes tópicos é essencial para todos aqueles que se interessam pelo aprendizado da eletrencefalografia e neste capítulo os leitores encontrarão reunidos de forma concisa, simples e clara os itens necessários para uma boa revisão que propiciará o substrato para o entendimento de todo o aparato da eletrencefalografia.

Nos capítulos subseqüentes, os primeiros passos para o estudo da aplicação e interpretação do EEG são apresentados em uma seqüência que se inicia com as bases neurofisiológicas seguida pelo conceito de montagens e noções de polaridade, métodos de ativação, reconhecimento de artefatos, padrões de normalidade e anormalidade, aspectos do sono em laboratório, maturação, envelhecimento cerebral e EEG digital e quantitativo. Os temas são abordados sob os aspectos teóricos e práticos com figuras, esquemas, tabelas e histogramas que auxiliam a síntese de cada tópico.

As síndromes epilépticas, os temas sobre urgência (coma, morte cerebral, estado de mal epiléptico) e o capítulo – aplicação clínica – demonstram como o EEG é uma ferramenta útil para diagnóstico e seguimento de diversas condições clínicas na prática diária em neurologia, medicina de urgência e terapia intensiva.

O livro encerra com um didático "anexo" ilustrado exibindo vinte e três figuras dos principais grafoelementos citados nos capítulos anteriores, o que facilita a solidificação do estudo através da associação entre informação teórica e o aspecto visual dos elementos eletrográficos básicos.

Este livro reúne importantes conceitos associados à experiência dos autores discorridos em uma leitura fácil e dinâmica.

É recomendado a todo residente de neurologia que encontrará em um só livro aspectos iniciais da eletrencefalografia propiciando o aprendizado e o interesse pelo tema. Também, é sem dúvida, um bom material didático, em português, a todos que se propõem e dedicam à arte de ensino do EEG.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Out 2008
  • Data do Fascículo
    2008
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org