Acessibilidade / Reportar erro

Analgesia com eletroacupuntura mediada por nucleotidase extracellular 5' para dor neuropática

RESUMO

Antecedentes:

A acupuntura é um tratamento para a dor neuropática, mas seu mecanismo permanece obscuro. Estudos anteriores mostraram que a analgesia foi induzida em ratos com dor neuropática quando o conteúdo de adenosina da medula espinhal aumentou após a eletroacupuntura (EA); no entanto, o mecanismo por trás desse aumento induzido por eletroacupuntura não foi esclarecido.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo determinar o papel que a ecto-5'-nucleotidase desempenha na analgesia induzida por EA para dor neuropática.

Métodos:

Realizamos eletroacupuntura no ponto de acupuntura de Zusanli no sétimo dia após estabelecer um modelo de rato de dor neuropática induzida por lesão de constrição crônica. Observamos o limiar de retirada mecânica e o limiar de dor térmica, e detectamos a expressão de ecto-5'-nucleotidase na medula espinhal usando Western blot. Modelos de ratos com lesão de constrição crônica foram injetados intraperitonealmente com α, β-metilenadenosina 5'-difosfato, um inibidor de ecto-5'-nucleotidase, 30 min antes da eletroacupuntura. O conteúdo de adenosina da medula espinhal foi detectado por meio de cromatografia líquida de alta eficiência. Por último, o agonista do receptor de adenosina A1 N6-ciclopentiladenosina foi injetado por via intratecal no edema lombar dos ratos, e a retirada mecânica e os limiares de dor térmica foram reavaliados.

Resultados:

Analgesia e aumento da expressão de ecto-5'-nucleotidase e conteúdo de adenosina na medula espinhal foram observados 1 h após a eletroacupuntura. α, β-metilenadenosina 5'-difosfato foi capaz de inibir a sobrerregulação do conteúdo de adenosina e analgesia induzida por eletroacupuntura. Após administração de N6-ciclopentiladenosina, a analgesia induzida por eletroacupuntura foi restaurada.

Conclusões:

Nossos resultados sugerem que a eletroacupuntura em Zusanli pode produzir analgesia em modelos de ratos com lesão de constrição crônica, possivelmente por meio do aumento da expressão de ecto-5'-nucleotidase induzida por eletroacupuntura, levando ao aumento da expressão de adenosina na medula espinhal.

Palavras-chave:
Eletroacupuntura; Analgesia; 5’-Nucleotidase; Neuralgia

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org