Acessibilidade / Reportar erro

Actualités neuro-chirurgicales. Gérard Guiot

ANÁLISES DE LIVROS

Actualités neuro-chirurgicales. Gérard Guiot. Um volume com 87 páginas. Imprimerie R. Foulon, Paris, 1947

Guiot reuniu nesta obra seus trabalhos pessoais de neurocirurgia (cerca de 75 temas) até então publicados em diversas revistas francesas. Não se trata, pois, de trabalho completo, do ponto de vista da sistemática neurocirúrgica. Nem porisso o valor desta obra fica diminuído: os ensinamentos ali expostos são de grande interesse e refletem a personalidade brilhante do autor, que, afirmam sem favor os velhos neurologistas de Paris, tem muitas das qualidades de Babinski, de cuja escola, aliás, é discípulo.

Reunindo seus trabalhos, Guiot os coordenou em três partes: patologia cerebral, patologia medular, e terapêutica. São partes que se equivalem em originalidade e interesse; todavia, creio que o capítulo mais sedutor é o que trata da terapêutica cirúrgica do tronco cerebral, onde expõe sua técnica original para a via de acesso aos pedúnculos cerebrais, abrindo horizontes novos para a cura de inúmeras moléstias, familiarizando o neurocirurgião com este órgão até então quase inacessível. Foi tentando a redução cirúrgica da hérnia temporal (tema, aliás, de outro excelente capítulo desta obra) que Guiot se convenceu das vantagens e relativa facilidade da abordagem do tronco cerebral por via subtemporal.

Capítulos ainda cheios de ensinamentos úteis são os que tratam da semiologia dos tumores e dos traumatismos craniocerebrais fechados. Referência especial merece tudo o que Guiot nos ensina sobre o exame da consciência nos traumatizados do crânio. O estudo da deglutição, realizado rotineiramente nestes pacientes, traz informações preciosas para o prognóstico, tão importantes quanto os próprios sinais de localização. No capítulo reservado à patologia medular, Guiot aborda o problema das compressões medulares do ponto de vista da evolução, mostrando, em excelentes esquemas, as modificações dos diversos sinais e sintomas entre si correlacionados, nas fases de agravação e de remissão.

É um trabalho repleto de ilustrações elucidativas, no qual se encontra, em cada página, uma noção original ou uma interpretação diferente de um problema já conhecido.

S. Forjaz

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Mar 1949
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org