1 |
Defenbaugh, Chikotas, 2016(23)
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Estudo qualitativo |
Estudantes de mestrado em um curso de PAE (n=15). |
Avaliou o impacto de simulações com atores e facilitadores especialistas em comunicação no ensino das PAE. |
O uso de simulações com atores permitiu aprendizagem em ambiente seguro e com suporte, melhorou a consciência clínica e as habilidades de comunicação. |
2 |
Benbenek, Dierich, Wyman, Avery, Juve, Miller, 2016(31)
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Metodológico |
Enfermeiros estudantes de PAE. |
Desenvolveu, aplicou e avaliou uma ferramenta (C-OSCE) para avaliar a formação durante os três de formação em PAE. |
O C-OSCE demonstrou ser um método de avaliação valioso para o desenvolvimento de competências clínicas e possibilitou identificar aspectos frágeis no currículo de formação em PAE. |
3 |
Kowitlawakul, Chow, Salam, Ignacio, 2015(24)
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Estudo qualitativo descritivo exploratório |
Estudantes de mestrado de um Programa de Cuidados Agudos (n=7). |
Avaliou a percepção dos estudantes quanto ao uso de atores e manequins na simulação. |
A simulação com atores contribuiu para o desenvolvimento realístico, coleta de dados, comunicação; no entanto, foi limitado para prover os sinais e sintomas dos pacientes, quando comparado às simulações que utilizam manequins. |
4 |
Kesten, Brown, Meeker, 2015(28)
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Estudo piloto (efetividade/viabilidade) |
Estudantes de um curso de especialização em cuidados críticos com no mínimo dois anos de experiência clínica. |
Avaliou a viabilidade e efetividade da simulação de casos complexos na avaliação de competências de práticas avançadas. A simulação envolveu o uso de manequins. |
A simulação com casos complexos e manequins permitiu melhora nas competências de manejo clínico, uso de evidências científicas, segurança do paciente, habilidades de liderança, comunicação, colaboração e profissionalismo. |
5 |
Blackburn, Harkless, Garvey, 2014(30)
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Estudo descritivo |
Profissionais de prática avançada em oncologia (n=14). |
Avaliou o melhor método para medir o desempenho dos profissionais de PAE em situações específicas de oncologia. Utilizou simulações e aulas práticas. |
A simulação demonstrou benefícios na aquisição de conhecimentos, habilidades e trabalho em equipe, mas é limitado; apesar dos manequins serem fáceis de usar, uma expertise é requerida e há um custo elevado para implementação. |
6 |
Walton-Moss, O’Neill, Holland, Hull, Marineau, 2012(27)
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Estudo piloto |
Enfermeiros recém-formados em PAE, nas especialidades: Atenção Primária à saúde e Atenção à saúde do adulto/idoso (n=6). |
Descreveu a construção, elaboração de um teste piloto de cenário para simulação de avaliação clínica de paciente adulto com dor torácica e os testes preliminares neste cenário. |
A simulação permitiu o encorajamento dos alunos para verbalizar as lições aprendidas antes de prestarem os cuidados efetivamente nos pacientes, proporcionou condições de realizar história clínica focada no problema, identificação/diferenciação de alterações clínicas a partir do exame físico focado na queixa; desenvolvimento do raciocínio clínico e julgamento clínico; promoção da segurança do paciente, controle de infecção e comunicação eficaz. |
7 |
Jeffries, Beach, Decker, Dlugasch, Groom, Settles, O’donne, 2011(29)
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Quase experimental |
Estudantes de PAE em cardiologia (n=36). |
Avaliou um currículo baseado em simulação para pós-graduandos de enfermagem em cardiologia de quatro escolas, que empregam a simulação para treinamento de habilidades cardiovasculares e avaliação das habilidades cardiovasculares pelo OSCE |
Os estudantes da APN foram capazes de realizar avaliações cardiovasculares precisas após completar o currículo baseado na simulação. A autoconfiança aumentou, assim como as habilidades técnicas. A estratégia foi considerada importante para habilidades técnicas e de raciocínio diagnóstico. |
8 |
Corbridge, Robinson, Tiffen, Corbridge, 2010(32)
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Estudo experimental pré e pós teste |
Estudantes de PAE das áreas de saúde do adulto, geriatria e cuidados agudos (n=20). |
Verificou as diferenças de conhecimento obtido e satisfação de estudantes de PAE sobre ventilação mecânica utilizando dois métodos educacionais, a simulação de alta fidelidade e uma aula online com apresentação em Power point. |
O estudo apontou que a aprendizagem foi equivalente, independentemente do método de ensino, porém a simulação proporcionou maior satisfação com a experiência de aprendizagem. |
9 |
Richardson, Resick, Leonardo, Pearsall, 2009(25)
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Estudo qualitativo |
Estudantes de graduação em enfermagem (n=22) e estudantes de pós-graduação (n=20). |
Simulação de alta fidelidade com uso de atores padronizados para avaliação de habilidades clínicas de estudantes de PAE pelo OSCE. Teve como objetivo conhecer os benefícios de ser paciente padronizado por estudantes de enfermagem. Os cenários consideram as competências para coleta de dados, habilidades diagnósticas e comunicação. |
O estudo destacou que os estudantes, enquanto pacientes padronizados, e estudantes de PAE apresentaram desenvolvimento nos domínios cognitivo e psicomotor. Ser paciente padronizado fez com que os estudantes pudessem compreender como é a prática de enfermagem e a atuação da PAE. |
10 |
Tiffen, Graf, Corbridge, 2009(33)
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Estudo experimental antes e depois |
Enfermeiros estudantes de PAE (n=32). |
Avaliou a utilização de simuladores de baixa fidelidade para o ensino de habilidades de avaliação do coração e do pulmão. |
A experiência de simulação aumentou a confiança e aprimorou as habilidades de avaliação da saúde no grupo de estudantes de enfermagem em treinamento de práticas avançadas. |
11 |
Aronowitz, Aronowitz, Mardin-Small, Kim, 2017(26)
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Relato de experiência |
Estudantes de graduação em enfermagem matriculados na disciplina de PAE |
Avaliou o uso do OSCE para ensino de habilidades comunicativas em um Instituto médico dos EUA, no ensino para graduandos de enfermagem matriculados na disciplina da PAE. |
O OSCE mostrou-se uma ferramenta que apresenta benefícios para ensino e avaliação das práticas avançadas, promoveu aprendizagem efetiva com situações similares a prática clínica; o treino em estações permitiu reduzir a ansiedade frente a realidade. Ainda, apontou que a implementação inicia casos básicos e evolui com aumento da complexidade, o que permitiu aprimoramento do pensamento crítico. |