Acessibilidade / Reportar erro

Hegemonias e Resistências na Formação de Professores em Educação em Ciências e Educação Ambiental

Resumo

Este artigo argumenta que o desenvolvimento de monografias pode produzir novos discursos nos currículos de formação de professores de Ciências e Educação Ambiental, a partir de abordagens emancipatórias. Por meio dos estudos críticos do discurso buscamos entender a relação entre hegemonia e emancipação na formação de professores. Doze monografias de Educação Ambiental foram analisadas, correspondentes ao período de 2015 e 2018. Encontramos nas monografias discursos a partir de perspectivas hegemônicas da questão ambiental voltadas ao gerenciamento, tempo de processo, mitigação de responsabilidades e busca por eficiência; por outro lado, foram encontradas monografias que se referem à luta, resistência, denúncia, comunidade e inclusão de massas populares que instigam práticas insurgentes. Da mesma forma, discursos híbridos aparecerem nas monografias, o que é característico da modernidade liquida ou tardia. Por fim, propomos caminhos contra-hegemônicos da questão do ambiental na formação de professores.

Palavras-Chave:
educação ambiental; formação de professores; análise crítico do discurso; hegemonia; emancipação

ANPPAS - Revista Ambiente e Sociedade Anppas / Revista Ambiente e Sociedade - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaambienteesociedade@gmail.com