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Editorial

Editorial

É com grande satisfação que entregamos ao leitor mais uma edição de Avaliação. Trata-se da 46ª edição produzida pela Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES) e a 4ª patrocinada pelo acordo estabelecido entre essa associação e a Universidade de Sorocaba (UNISO). Estamos confiantes em que, ao longo desses doze anos, estamos contribuindo eficaz e seriamente para a construção do pensamento universitário sobre avaliação no Brasil e na América Latina. Com efeito, esta revista, desde que começou a circular, em 1996, responde pela grande maioria dos textos publicados no Brasil sobre avaliação universitária e diferentes estudos, reflexões e pesquisas sobre educação superior. Não resta dúvida de que este periódico vem desempenhando uma função pública de alta relevância ao socializar trabalhos provenientes de diferentes instituições do sistema educacional superior brasileiro e de pesquisadores importantes de outros países. Por exemplo, na edição anterior trouxemos textos de Francisco López-Segrera, internacionalmente reconhecido na área, de Fernanda Juarros e Judith Naidorf, importantes pesquisadoras argentinas. Esta revista tem credibilidade nacional e internacional (países de língua portuguesa e espanhola), resultado da boa qualidade dos textos que vem publicando.

Começamos esta edição com dois textos de intelectuais latino-americanos, ambos de formação filosófica e, por coincidência, com doutorado realizado em Louvain (Bélgica). Luis Enrique Orozco Silva, da Colômbia, se inspira em duas teses de caráter ético-político de Anthony Giddens e as transporta para o campo da reflexão sobre a pesquisa, isto é, da produção de conhecimentos científicos. Seu texto – Los intereses ético-políticos en la investigación. Elementos para una discusión – sustenta a especificidade da metodologia das ciências sociais. Estas não podem simplesmente copiar os procedimentos das ciências naturais, pois nem tudo que vale para as ciências da natureza pode servir diretamente para a compreensão da sociedade humana, que é produto humano criado em cada encontro social.

Este é um tema de grande importância e atualidade nos meios acadêmicos. Augusto Perez Lindo, em La evaluación y la universidad como objeto de estudio, traz uma importante contribuição ao campo dos estudos e pesquisas sobre educação superior e avaliação. Neste texto, ele analisa a evolução dos estudos sobre a educação superior e suas relações com a avaliação institucional universitária. Isso guarda estreita conexão com a emergência de uma sociedade que se produz através do conhecimento. Como se observa, ambos os autores trabalham questões de epistemologia aplicada a temas universitários. Rosana Augusto e Newton César Balzan apresentam o texto " A vez e a voz dos coordenadores das CPAs das IES de Campinas que integram o SINAES" . O que os autores mais procuram ressaltar é o papel de um dos atores mais importantes das CPAs: o seu coordenador. Tratam de apresentar a percepção dos coordenadores a respeito da avaliação e mostrar como foram coordenadas as atividades avaliativas no âmbito dessas IES da Região Metropolitana de Campinas. Maria Gorete Brotti e Jair dos Santos Lapa apresentam um estudo sobre a avaliação do desempenho da administração da escola como organização sob os critérios de eficiência, eficácia, efetividade e relevância social. Trata-se de um trabalho técnico que focaliza conceitos carregados de alto teor ideológico e que são amplamente utilizados nestes tempos de globalização econômica. Antonio Reges Brasil, Clara Irene Veiga Barbosa, Francisco de Paula Marques Rodrigues, Maria Dias Blois, Myriam Siqueira da Cunha, Regina Trilho Otero Xavier, da UCPEL, apresentam a segunda parte de um estudo a respeito do processo de avaliação institucional, especialmente da avaliação docente, como possibilidade de aperfeiçoamento didático-pedagógico de professores. O artigo de Fernanda de Matos Sanchez Alves e José Nilson Reinert busca identificar a percepção dos coordenadores dos Cursos de Graduação da UFSC a respeito da questão da multidisciplinaridade. Dáfni Fernanda Zenedin Marchioro, Daniel Luiz Nedel, Dulce Mari da Silva Voss, Edson Massayuki Kakuno, Gabriela Dalcin da Fonseca, Margarida Maria Rodrigues Negrão, Valesca Brasil Irala e Vera Lúcia Duarte Ferreira analisam o processo de implantação da Universidade Federal do Pampa. Abordam principalmente os temas fundamentais da relevância social de uma universidade no contexto das políticas de expansão da educação pública e seu papel no desenvolvimento da região. Esta revista deseja longa e fértil vida à novíssima UNIPAMPA. Ana Maria Castanheira e Mary Rosane Ceroni, tendo por base as idéias e práticas do SINAES, discorrem sobre a importância dos processos de avaliação dos docentes e de uma metodologia apropriada à formação do educador. No último texto desta edição, Sônia Regina Giusti e Jairo de Araújo Lopes, em seu artigo, relacionam os principais marcos da avaliação da aprendizagem propostos pela legislação brasileira de 1950 a 1996 e sua incorporação na educação profissional no âmbito do SENAC-São Paulo.

NOTA IMPORTANTE: A partir de 2008, esta revista será quadrimestral. Serão publicadas 3 edições ao ano: março, julho, novembro. Acreditamos que haja vantagens significativas nessa alteração. As edições serão mais volumosas e haverá mais tempo para selecionar e apresentar os textos com crescente qualidade e valor social. Também ampliaremos nosso Comitê Editorial. Estamos tomando iniciativas para também disponibilizarmos o acesso on-line, além do texto impresso. Assim atingiremos ainda mais os âmbitos universitários ibero-americanos. Desde já solicitamos a colaboração de todos para fazermos uma revista cada vez melhor e com mais alcance.

José Dias Sobrinho

(editor)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Fev 2008
  • Data do Fascículo
    Dez 2007
Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
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