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O corpo deslizando sentidos: o en(tre)lace discursivo do político nas fronteiras com o social

RESUMO

Este artigo tem como objetivo discutir a questão da materialidade significante do corpo no en(tre)lace discursivo do político imbricado nas fronteiras com o social, a partir das obras de Dan Halter. Para tanto, proponho um diálogo teórico-analítico entre a perspectiva dialógica desenvolvida pelo russo Mikhail Bakhtin e a perspectiva do materialismo-histórico, tendo como base o dispositivo teórico da Análise do Discurso francesa, a fim de analisar o objeto de estudo em questão na relação corpo, memória e discurso. Nesse sentido, ao trabalhar com a imbricação entre a materialidade verbal e não verbal, busco lançar olhar sobre duas obras do artista zimbabueano Dan Halter, considerando, desse modo, os efeitos de sentido que deslizam metafórica e metonimicamente para outros sentidos do corpo que se desdobram em diferentes imagens do sujeito, tendo em vista os processos de estruturação do conflito e da tensividade do/no social a partir dos espaços ocupados por estes corpos e atravessados que são pelo simbólico, pela ideologia e pela história.

PALAVRAS-CHAVE:
Discurso; Memória; Ideologia; Materialidade significante do corpo

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