Acessibilidade / Reportar erro

Suplementação de bagaço de cana-de-açúcar com farelo de arroz e melaço de cana-de-açúcar para a produção de "semente" de shiitake (Lentinula edodes)

O objetivo deste trabalho foi avaliar a velocidade de miceliação, o vigor do micélio e a "biomassa estimada" de Lentinula edodes (Berk.) Pegler cultivado em substrato à base de bagaço de cana-de-açúcar, suplementado com farelo de arroz e melaço de cana-de-açúcar, para a produção de "semente" do fungo. As proporções de farelo de arroz usadas foram 0, 10, 15, 20, 25, 30 e 40% (peso seco/peso seco de bagaço) e as concentrações de melaço de cana-de-açúcar empregadas foram 0, 10, 20, 30, 40, 50 e 60g/kg (peso seco/peso seco de bagaço mais farelo de arroz). A velocidade de miceliação diminuiu quando se adicionou as maiores quantidades de farelo de arroz. As suplementações com 25 e 30% de farelo de arroz proporcionaram maior estimulação do vigor micelial. A adição de melaço de cana-de-açúcar não estimulou tanto a velocidade de miceliação como o vigor micelial. Os valores de "biomassa estimada" foram similares quando se usou as proporções intermediárias de farelo de arroz e para todas as concentrações de melaço de cana-de-açúcar. Através da superfície de resposta obtida com os dados da "biomassa estimada" verificou-se que os valores mais altos foram observados quando os substratos continham 20 a 25% de farelo de arroz combinado com 10 a 30g de melaço de cana-de-acúçar, embora o último suplemento não tenha, isoladamente, estimulado o crescimento de L. edodes.

Lentinula edodes; shiitake; bagaço de cana-de-açúcar


Sociedade Brasileira de Microbiologia USP - ICB III - Dep. de Microbiologia, Sociedade Brasileira de Microbiologia, Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo, SP - Brasil, Ramal USP 7979, Tel. / Fax: (55 11) 3813-9647 ou 3037-7095 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjm@sbmicrobiologia.org.br