Acessibilidade / Reportar erro

Caracterização morfológica do fruto, sementes e morfofunção de plântula do lacre-branco (Chrysophyllum rufum Matius - Sapotaceae).

Resumo

Chrysophyllum é o segundo maior gênero de Sapotaceae, com 81 espécies distribuídas nos neotrópicos. Dados encontrados na literatura sobre a morfologia dos propágulos e desenvolvimento inicial do gênero ainda são escassos. O presente estudo tem como objetivo caracterizar morfologicamente o fruto, a semente e a plântula de Chrysophyllum rufum Mart.. Os frutos foram coletados de indivíduos presentes em fragmentos de floresta Atlântica, Pernambuco. Uma amostra de 100 frutos e 100 sementes foi selecionada aleatoriamente para obtenção dos dados morfológicos. As sementes foram semeadas em bandejas plásticas, em casa de vegetação. Os frutos são do tipo bacóide, obovóides a globosos, com uma ou duas sementes funcionais por fruto. As sementes são obovadas, hilo com forma variando de transversal elíptica a transversal oblonga. O embrião é cotiledonar, com forma espatulada. Os cotilédones são foliáceos, esbranquiçado-translúcido. O endosperma é abundante e esbranquiçado. A germinação é epígea, fanerocotiledonar e unipolar. A plântula apresenta caracteres diferentes do indivíduo adulto, tais como a forma e consistência foliar, tipo de margem foliar, variação do tipo de venação, número de pares de veias secundárias, coloração do tricoma e abundância do látex.

Palavras-chave:
descrição morfológica; germinação; própagulos; floresta Atlântica

Instituto Virtual da Biodiversidade | BIOTA - FAPESP Departamento de Biologia Vegetal - Instituto de Biologia, UNICAMP CP 6109, 13083-970 - Campinas/SP, Tel.: (+55 19) 3521-6166, Fax: (+55 19) 3521-6168 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@biotaneotropica.org.br