Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da acupuntura na fibromialgia: revisão integrativa

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A fibromialgia causa dor musculoesquelética constante e sensibilidade generalizada, com presença de hiperalgesia e/ou alodínia, fadiga, distúrbios de sono e problemas cognitivos. Muitas vezes o tratamento farmacológico não é suficiente para aliviar a dor e os pacientes optam por terapias integrativas como a acupuntura em razão da boa tolerância e baixo risco de efeitos adversos. O objetivo foi realizar uma revisão integrativa sobre o uso da acupuntura na analgesia em pacientes com fibromialgia.

CONTEÚDO:

Foi realizada revisão integrativa em quatro bases de dados (Scopus, Pubmed, CINAHL e Bireme) com uso dos descritores “analgesia”, “acupuncture” e “fibromyalgia” unidos pelo operador booleano AND, com a inclusão de publicações de janeiro de 2009 a dezembro de 2019. Após a leitura e análise, sete artigos foram selecionados.

CONCLUSÃO:

Os estudos sugerem que a acupuntura seja eficaz para o tratamento da dor em pacientes com fibromialgia, com melhora na qualidade de vida e interferência positiva no sono.

Descritores:
Acupuntura; Analgesia; Dor Crônica; Fibromialgia; Manejo da dor

ABSTRACT

BACKGROUND AND OBJECTIVES:

Fibromyalgia is a disease that causes constant musculoskeletal pain with an overall increased sensibility, with the possibility of hyperalgesia and/or allodynia, fatigue and sleep perturbation, as well as cognitive issues. Pharmacologic treatments are often not enough to relieve pain, causing patients to opt for alternative therapies such as acupuncture due to its good tolerance and low risk of adverse effects. The objective was to carry out an integrative review of acupuncture uses in the analgesia of patients with fibromyalgia.

CONTENTS:

The integrative review surveyed four databases (Scopus, PubMed, CINAHL and Bireme) with the following keywords: “analgesia”, “acupuncture”, and “fibromyalgia” collectively through the AND Boolean operator, including publications from January 2009 to December 2019. From the results of this query, eight articles were chosen.

CONCLUSION:

Studies suggest that acupuncture is effective for the treatment of pain in patients with fibromyalgia, with improved quality of life and positive interference in sleep.

Keywords:
Acupuncture; Analgesia; Chronic Pain; Fibromyalgia; Pain management

INTRODUÇÃO

A fibromialgia (FM) é uma síndrome idiopática caracterizada por quadro crônico de dor musculoesquelética e sensibilidade generalizada, além de fadiga, distúrbios do sono, rigidez matinal, parestesias de extremidades, sensação subjetiva de edema e distúrbios cognitivos. Pode ocorrer também depressão, ansiedade, síndrome da fadiga crônica, síndrome miofascial, problemas digestivos como a síndrome do cólon irritável e doença do refluxo gastroesofágico, síndrome uretral inespecífica, enxaqueca ou cefaleias tensionais, dor pélvica e disfunção temporomandibular11 Heymann RE, Santos Paiva E, Helfenstein Junior M, Pollak DF, Martinez JE, Provenza JR, et al. Consenso brasileiro de fibromialgia. Rev Bras Reumatol. 2010;50(1):56-66.,22 American College of Rheumatology. Fibromyalgia. [acesso em 15 jan 2020]. Disponível em: https://www.rheumatology.org/I-Am-A/Patient-Caregiver/Diseases-Conditions/Fibromyalgia
https://www.rheumatology.org/I-Am-A/Pati...
.

A dor pode ser acentuada com frio, umidade e distúrbios emocionais, contribuindo para o sofrimento e a piora da qualidade de vida dos pacientes33 Hoefler R, Dias CD. Fibromialgia: doença obscura e de tratamentos indefinidos. Rev Bras Farm. 2010;74(1):1-4.. Nos EUA e na Europa a prevalência é de até 5% da população e ultrapassou 10% dos atendimentos em clínicas reumatológicas. No Brasil, ocorre em até 2,5%, em especial em mulheres entre 35 e 44 anos44 Heymann RE, Santos Paiva E, Martinez JE, Helfenstein Júnior M, Rezende MC, Provenza JR, et al. Novas diretrizes para o diagnóstico da fibromialgia. Rev Bras Reumatol. 2017;57(2):467-76..

A dor na FM pode ser percebida de diversas formas e modificada pela condição emocional. Hiperalgesia e/ou alodínia em razão do baixo limiar na percepção da dor, possivelmente pela amplificação da dor central ou neuropática. A falta de consenso na etiologia da FM dificulta o tratamento e o controle da dor com terapias farmacológicas e não farmacológicas22 American College of Rheumatology. Fibromyalgia. [acesso em 15 jan 2020]. Disponível em: https://www.rheumatology.org/I-Am-A/Patient-Caregiver/Diseases-Conditions/Fibromyalgia
https://www.rheumatology.org/I-Am-A/Pati...
,55 Oliveira Júnior JO, Almeida MB. O tratamento atual da fibromialgia. Br J Pain. 2018;1(3):255-62..

A acupuntura produz efeito analgésico central, particularmente sobre o tálamo, que tem um papel importante no processamento da informação sensitiva. Além disso, libera endorfinas no cérebro que pertencem ao grupo dos opioides que integram o mecanismo natural de supressão da dor66 Menezes CR, Moreira AC, Brandão WB. Base neurofisiológica para compreensão da dor crônica através da Acupuntura. Rev Dor. 2010;11(2):161-8..

O objetivo foi realizar uma revisão integrativa do uso da acupuntura na analgesia em pacientes com FM.

CONTEÚDO

Trata-se de uma revisão integrativa que buscou responder a seguinte questão: quais as evidências sobre a eficácia da acupuntura como método não farmacológico para alívio da dor em pacientes com FM?

Foi utilizado o método de Cooper com as seguintes etapas: formulação do problema, coleta dos dados, avaliação dos dados, análise e interpretação e apresentação pública77 Roman AR, Friedlander MR. Revisão integrativa de pesquisas aplicada à enfermagem. Cogitare Enferm. 1998;2(3):109-12.. Foram realizadas buscas nas bases de dados Scopus, Pubmed, CINAHL e Bireme, utilizando os descritores controlados “analgesia”, “acupuncture” e “fibromyalgia” unidos pelo operador booleano AND.

Utilizou-se como critérios de inclusão manuscritos publicados no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2019, cujo texto completo estivesse disponível, nos idiomas inglês, espanhol ou português e que investigassem a eficácia analgésica da acupuntura em pacientes fibromiálgicos. Foram excluídos da busca pesquisas envolvendo menores de 18 anos, realizados com modelo animal, estudos e séries de caso, editoriais, cartas ao editor, comentários, relatos de experiência e revisões narrativas, integrativas e sistemáticas.

Foram encontrados 194 artigos dos quais 110 tinham o texto completo disponível, 11 foram excluídos por duplicidade, totalizando 99. Inicialmente 22 artigos foram selecionados por título e, em seguida, 19 pela leitura do resumo. Ao final, foram selecionados sete artigos pela leitura do texto completo (Figura 1).

Figura 1
Fluxograma de identificação e seleção de artigos

Os artigos incluídos na análise final estão apresentados na tabela 1. Foram classificados de acordo com os níveis de evidência da Oxford Centre for Evidence-Based Medicine (OCEBM) 2011, que avalia os artigos em níveis de um a cinco, sendo o primeiro nível o de maior relevância88 CEBM - The Centre for Evidence-Based Medicine develops. OCEBM Levels of Evidence. [acesso em 15 jan. 2020]. Disponível em: https://www.cebm.net/2016/05/ocebm-levels-of-evidence/.
https://www.cebm.net/2016/05/ocebm-level...
. Em seguida, foi realizada a análise crítica dos resultados através da síntese descritiva dos estudos.

Tabela 1
Descrição dos artigos incluídos neste estudo

Foram encontrados sete artigos em inglês, todos eram ensaios clínicos randomizados (ECRs), sendo classificados no nível um com base na OCEBM.

Neste estudo, sete ECRs compararam a acupuntura verdadeira (verum) com placebo (sham) e comprovaram que a primeira apresenta mais resultados positivos com redução da dor em pacientes com FM1010 Harris RE, Zubieta JK, Scott DJ, Napadow V, Gracely RH, Clauw DJ. Traditional Chinese acupuncture and placebo (sham) acupuncture is differentiated by their effects on mu-opioid receptors (MORs). Neuroimage. 2009;47(3):1077-85.-15. A técnica sham é um controle placebo no qual alguns pesquisadores usaram dispositivos como uma agulha simulada, podendo tratar-se de uma agulha com dimensões menores que a da agulha da técnica verdadeira, que pode exercer um efeito semelhante à acupuntura ou pode até simular agulhamento ou usar agulhas superficiais em não pontos de acupuntura ou pontos de acupuntura inadequados de acordo com a MTC. Para tanto, é comum optarem por vendar os pacientes ou separá-los para que não saibam qual a terapêutica usada. Na técnica verum são utilizadas as agulhas nos pontos-gatilhos (PG) de acordo com o estabelecido pela MTC15.

O número de pacientes que receberam a técnica verum variou entre 20 e 82, enquanto o número de pacientes que receberam tratamento PG variou entre 6 e 18. As sessões foram de 1 a 12, com duração entre 20 e 30 minutos. Apesar de a amostra ser pequena, as análises estatísticas dos sete estudos revelaram que a acupuntura proporcionou diminuição significativa nos escores de dor pelas escalas utilizadas, tanto a longo como em curto prazo, mesmo com poucas sessões de até 30 minutos.

A acupuntura demonstrou, em curto prazo, aumento no potencial de ligação aos sistemas antinociceptivos opioides endógenos e receptores µ-opioides (MORs), em várias regiões de dor e processamento sensorial, bem como realizou em longo prazo o potencial de ligação ao MOR em algumas das mesmas estruturas encefálicas1010 Harris RE, Zubieta JK, Scott DJ, Napadow V, Gracely RH, Clauw DJ. Traditional Chinese acupuncture and placebo (sham) acupuncture is differentiated by their effects on mu-opioid receptors (MORs). Neuroimage. 2009;47(3):1077-85.. Ela pode ter efeito nos neuromediadores, como serotonina e substância P, o que pode explicar efeitos benéficos que existem em pacientes com FM1616 Karatay S, Okur SC, Uzkeser H, Yildirim K, Akcay F. Effects of acupuncture treatment on fibromyalgia symptoms, serotonin, and substance p levels: a randomized sham and placebo-controlled clinical trial. Pain Med. 2018;19(3):615-28.. Adicionalmente, foi identificado que os efeitos imediatos e de longo prazo não se limitam a redução da dor, mas também reduzem os sintomas como insônia e depressão, além de melhorar o bem-estar dos pacientes. Um dos estudos revelou que a acupuntura foi mais eficaz e com menos efeitos adversos que fármacos comumente utilizados para o tratamento da FM, como a pregabalina e a duloxetina, e que o efeito benéfico persistiu por até um ano1111 Vas J, Santos-Rey K, Navarro-Pablo R, Modesto M, Aguilar I, Campos MA, et al. Acupuncture for fibromyalgia in primary care: a randomised controlled trial. Acupunct Med. 2016;34(4):257-66..

Corroboram esta pesquisa estudos que identificaram que o tratamento com acupuntura foi eficaz no alívio da dor em pacientes com FM em termos de qualidade de vida e questionário de impacto da FM, melhorando outros sintomas como fadiga e ansiedade2222 Itoh K, Kitakoji H. Effects of acupuncture to treat fibromyalgia: a preliminary randomised controlled trial. Chin Med. 2010;5:11.,2323 Martin DP, Sletten CD, Williams BA, Berger IH. Improvement in fibromyalgia symptoms with acupuncture: results of a randomized controlled trial. Mayo Clin Proc. 2006;81(6):749-57.. Nesse aspecto, acredita-se que a acupuntura atua, além da melhora da dor, no bem-estar, produtividade, humor e demais aspectos da vida diária. Além disso, a acupuntura vem se destacando por oferecer um tratamento rápido e eficaz, com efeitos adversos leves, tais como desconforto e hematomas nos locais de inserção da agulha, sendo praticamente indolor1010 Harris RE, Zubieta JK, Scott DJ, Napadow V, Gracely RH, Clauw DJ. Traditional Chinese acupuncture and placebo (sham) acupuncture is differentiated by their effects on mu-opioid receptors (MORs). Neuroimage. 2009;47(3):1077-85.-15.

Métodos não farmacológicos para o alívio da dor, tais como TENS, exercícios físicos, terapia cognitivo-comportamental, dieta, suplementos nutricionais e fitoterapia99 Yüksel M, Ayas S, Cabioglu MT, Yulmaz D, Cabioglu C. Quantitative data for transcutaneous electrical nerve stimulation and acupuncture effectiveness in treatment of fibromyalgia syndrome. Evid Based Complement Alternat Med. 2019;96(8):46-9.,1717 Braz AS, De Paula AP, Diniz MFM, De Almeida RN. Uso da terapia não farmacológica, medicina alternativa e complementar na fibromialgia. Rev Bras Reumatol. 2011;51(3):269-82. têm sido recomendados para o manejo da FM. A acupuntura se destaca por ser menos onerosa e de mais fácil aplicação quando comparada ao tratamento tradicional, pois este último envolve a participação de vários especialistas, a realização de muitos exames e uso de fármacos que, muitas vezes, são de alto custo e possuem vários efeitos adversos1818 Góis ALB. Acupuntura, especialidade multidisciplinar: uma opção nos serviços públicos aplicada aos idosos. Rev Bras Geriatr Gerontol. 2007;10(1):87-100.

19 Chao EC. Efectividad de la acupuntura en el alivio del dolor refractario al tratamiento farmacológico convencional. Rev Soc Esp Dolor. 2009;16(2):79-86.
-2020 Da Silva EDC, Tesser CD. Experiência de pacientes com acupuntura no Sistema Único de Saúde em diferentes ambientes de cuidado e (des)medicalização social. Cad Saúde Pública. 2013;29(11):2186-96.. São necessários novos estudos com alta qualidade metodológica e amostra maior e mais significativa que compare a acupuntura sham com a verum, pois há algumas divergências quanto a sua eficácia2121 Martin-Sanchez E, Torralba E, Diaz-Dominguez E, Barriga A, Martin JL. Efficacy of acupuncture for the treatment of fibromyalgia: systematic review and meta-analysis of randomized trials. Open Rheumatol J. 2009;3:25-9..

Este estudo evidenciou que a acupuntura pode ser utilizada em grande variedade de pacientes, em especial, na atenção primária, com efeitos que vão além da analgesia. Pode reduzir os gastos com ambulatórios e internações hospitalares devido às crises de dor nesses pacientes1111 Vas J, Santos-Rey K, Navarro-Pablo R, Modesto M, Aguilar I, Campos MA, et al. Acupuncture for fibromyalgia in primary care: a randomised controlled trial. Acupunct Med. 2016;34(4):257-66.,1818 Góis ALB. Acupuntura, especialidade multidisciplinar: uma opção nos serviços públicos aplicada aos idosos. Rev Bras Geriatr Gerontol. 2007;10(1):87-100.,2020 Da Silva EDC, Tesser CD. Experiência de pacientes com acupuntura no Sistema Único de Saúde em diferentes ambientes de cuidado e (des)medicalização social. Cad Saúde Pública. 2013;29(11):2186-96.. A acupuntura é de baixo custo, eficaz e pode ser utilizada em diversos serviços de saúde, tendo em vista que pode promover alívio da dor e, por conseguinte, melhorar a qualidade de vida do paciente e a realização das atividades de vida diária. O desafio é ampliar o acesso a essa prática, em especial nos pacientes que sofrem de sintomas dolorosos e criar um protocolo para seu uso combinado ou individualizado no tratamento da FM.

CONCLUSÃO

Os estudos sugerem que a acupuntura foi eficaz para o tratamento da dor em pacientes com FM, melhorando a qualidade de vida e o sono.

REFERENCES

  • 1
    Heymann RE, Santos Paiva E, Helfenstein Junior M, Pollak DF, Martinez JE, Provenza JR, et al. Consenso brasileiro de fibromialgia. Rev Bras Reumatol. 2010;50(1):56-66.
  • 2
    American College of Rheumatology. Fibromyalgia. [acesso em 15 jan 2020]. Disponível em: https://www.rheumatology.org/I-Am-A/Patient-Caregiver/Diseases-Conditions/Fibromyalgia
    » https://www.rheumatology.org/I-Am-A/Patient-Caregiver/Diseases-Conditions/Fibromyalgia
  • 3
    Hoefler R, Dias CD. Fibromialgia: doença obscura e de tratamentos indefinidos. Rev Bras Farm. 2010;74(1):1-4.
  • 4
    Heymann RE, Santos Paiva E, Martinez JE, Helfenstein Júnior M, Rezende MC, Provenza JR, et al. Novas diretrizes para o diagnóstico da fibromialgia. Rev Bras Reumatol. 2017;57(2):467-76.
  • 5
    Oliveira Júnior JO, Almeida MB. O tratamento atual da fibromialgia. Br J Pain. 2018;1(3):255-62.
  • 6
    Menezes CR, Moreira AC, Brandão WB. Base neurofisiológica para compreensão da dor crônica através da Acupuntura. Rev Dor. 2010;11(2):161-8.
  • 7
    Roman AR, Friedlander MR. Revisão integrativa de pesquisas aplicada à enfermagem. Cogitare Enferm. 1998;2(3):109-12.
  • 8
    CEBM - The Centre for Evidence-Based Medicine develops. OCEBM Levels of Evidence. [acesso em 15 jan. 2020]. Disponível em: https://www.cebm.net/2016/05/ocebm-levels-of-evidence/
    » https://www.cebm.net/2016/05/ocebm-levels-of-evidence/
  • 9
    Yüksel M, Ayas S, Cabioglu MT, Yulmaz D, Cabioglu C. Quantitative data for transcutaneous electrical nerve stimulation and acupuncture effectiveness in treatment of fibromyalgia syndrome. Evid Based Complement Alternat Med. 2019;96(8):46-9.
  • 10
    Harris RE, Zubieta JK, Scott DJ, Napadow V, Gracely RH, Clauw DJ. Traditional Chinese acupuncture and placebo (sham) acupuncture is differentiated by their effects on mu-opioid receptors (MORs). Neuroimage. 2009;47(3):1077-85.
  • 11
    Vas J, Santos-Rey K, Navarro-Pablo R, Modesto M, Aguilar I, Campos MA, et al. Acupuncture for fibromyalgia in primary care: a randomised controlled trial. Acupunct Med. 2016;34(4):257-66.
  • 12
    Ugurlu FG, Sezer N, Aktekin L, Fidan F, Tok F, Akkus S. The effects of acupuncture versus sham acupuncture in the treatment of fibromyalgia: a randomized controlled clinical trial. Acta Reumatol Port. 2017;42(1):32-7.
  • 13
    Stival RSM, Cavalheiro PR, Stasiak CES, Galdino DT, Hoekstra BE, Schafranski MD, Acupuntura na fibromialgia: um estudo randomizado controlado abordando a resposta imediata da dor. Rev Bras Reumatol. 2014;54(6):431-6.
  • 14
    Zucker NA, Tsodikov A, Mist SD, Cina S, Napadow V, Harris RE. Evoked pressure pain sensitivity is associated with differential analgesic response to verum and sham acupuncture in fibromyalgia. Pain Med. 2017;18(8):1582-92.
  • 16
    Karatay S, Okur SC, Uzkeser H, Yildirim K, Akcay F. Effects of acupuncture treatment on fibromyalgia symptoms, serotonin, and substance p levels: a randomized sham and placebo-controlled clinical trial. Pain Med. 2018;19(3):615-28.
  • 17
    Braz AS, De Paula AP, Diniz MFM, De Almeida RN. Uso da terapia não farmacológica, medicina alternativa e complementar na fibromialgia. Rev Bras Reumatol. 2011;51(3):269-82.
  • 18
    Góis ALB. Acupuntura, especialidade multidisciplinar: uma opção nos serviços públicos aplicada aos idosos. Rev Bras Geriatr Gerontol. 2007;10(1):87-100.
  • 19
    Chao EC. Efectividad de la acupuntura en el alivio del dolor refractario al tratamiento farmacológico convencional. Rev Soc Esp Dolor. 2009;16(2):79-86.
  • 20
    Da Silva EDC, Tesser CD. Experiência de pacientes com acupuntura no Sistema Único de Saúde em diferentes ambientes de cuidado e (des)medicalização social. Cad Saúde Pública. 2013;29(11):2186-96.
  • 21
    Martin-Sanchez E, Torralba E, Diaz-Dominguez E, Barriga A, Martin JL. Efficacy of acupuncture for the treatment of fibromyalgia: systematic review and meta-analysis of randomized trials. Open Rheumatol J. 2009;3:25-9.
  • 22
    Itoh K, Kitakoji H. Effects of acupuncture to treat fibromyalgia: a preliminary randomised controlled trial. Chin Med. 2010;5:11.
  • 23
    Martin DP, Sletten CD, Williams BA, Berger IH. Improvement in fibromyalgia symptoms with acupuncture: results of a randomized controlled trial. Mayo Clin Proc. 2006;81(6):749-57.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Mar 2021
  • Data do Fascículo
    Jan-Mar 2021

Histórico

  • Recebido
    30 Abr 2020
  • Aceito
    18 Jan 2021
Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br