Acessibilidade / Reportar erro

Abordagem integrativa do uso terapêutico da cannabis nas dores orofaciais

DESTAQUES

Evidências científicas sobre o uso terapêutico da cannabis nas dores orofaciais

Forma integrativa do uso dos fitocanabinoides na dor orofacial

Diferentes formas de ativação do Sistema endocanabinoide, além dos fitocanaboides

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Diante da dificuldade de tratamento das dores orofaciais crônicas e buscando uma abordagem que vise a saúde e o bem-estar do paciente de uma forma mais ampla, surge a terapia canabinoide como coadjuvante nas abordagens farmacológicas.

CONTEÚDO:

A terapia canabinoide promove analgesia através da ativação do sistema endocanabinoide, assim como o uso da palmitoiletanolamida (PEA), curcumina, extrato de semente de uva, aromaterapia, acupuntura, laserterapia e a prática de exercício físico. Desta forma, essas terapias permitem redução do uso de fármacos analgésicos.

CONCLUSÃO:

A terapia canabinoide faz parte dessa abordagem integrativa e a combinação dos canabinoides com outras formas de ativação do sistema endocanabinoide contribui para melhores resultados terapêuticos e melhor qualidade de vida para inúmeros pacientes que sofrem de dores orofaciais crônicas.

Descritores:
Canabidiol; Cannabis; Dor crônica; Dor facial; Endocanabinoides; Odontologia integrativa

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br