Acessibilidade / Reportar erro

Contribuições da técnica Delphi para a validação de uma avaliação de terapia ocupacional em deficiência visual1 1 O presente artigo é parte integrante da pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação/Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP, intitulada “Validação da Avaliação Terapêutica Ocupacional para Adolescentes e Adultos com Deficiência Visual”. Os procedimentos éticos vigentes foram cumpridos.

Resumo

Introdução

A Técnica Delphi é utilizada para estabelecer consenso sobre determinado assunto, em áreas que precisam de construção, validação, revisão ou melhor exploração de conhecimentos e métodos de intervenção.

Objetivo

Apresentar as contribuições da Técnica Delphi como estratégia de validação de um instrumento em Terapia Ocupacional para avaliar adolescentes e adultos com deficiência visual.

Método

Pesquisa quali-quantitativa, exploratória e descritiva, com emprego da Técnica Delphi para validação do instrumento. Foi constituído um painel de especialistas por amostragem não probabilística por acessibilidade. Os questionários de opinião sobre a avaliação e a avaliação propriamente dita foram enviados na mesma data para todos os participantes. Utilizou-se exclusivamente o meio eletrônico como mecanismo de envio e recepção dos documentos. A análise dos dados transcorreu na coleta, tendo em vista que a rodada seguinte tinha início apenas após a análise do questionário anterior. Para obtenção do consenso, o resultado da rodada deveria apresentar IVCtotal≥0,90, IVCitem≥0,78 e estabilidade nas sugestões dos participantes.

Resultados

Foi formado um painel com 8 especialistas, realizadas três rodadas da Técnica, com duração total de 12 meses. Na terceira e última rodada, o IVCtotal=0,97 e não houve sugestões que provocassem alterações na avaliação, sendo considerada válida.

Conclusão

A Técnica Delphi se mostrou vantajosa por permitir sua realização online e anônima entre os participantes, possibilitando a participação de profissionais com expertises heterogêneas, que contribuíram e permitiram o estabelecimento do consenso quanto ao conteúdo, estrutura, linguagem, organização e a necessidade de itens para uma avaliação terapêutica ocupacional na área da deficiência visual, resultando em sua validação.

Palavras-chave:
Terapia Ocupacional; Pessoas com Deficiência Visual; Classificação Internacional de Funcionalidade; Incapacidade e Saúde; Avaliação da Deficiência; Estudo de Validação; Técnica Delfos

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br