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O poder do diagnóstico clínico nas práticas de terapeutas ocupacionais que atuam em contextos educacionais

Resumo

A Terapia Ocupacional é uma profissão emergente nas equipes educacionais multidisciplinares, portanto, é relevante indagar sobre seu papel, no âmbito educacional, em contexto chileno. Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi analisar, a partir de uma perspectiva crítica, como o diagnóstico clínico influencia nas práticas de terapeutas ocupacionais que atuam em contextos educacionais, considerando como eixos principais para a pesquisa, o marco normativo de inclusão vigente no Chile, o discurso dos profissionais sobre suas práticas e as relações estabelecidas com o diagnóstico clínico. A amostra foi composta de dez terapeutas ocupacionais que atuam em estabelecimentos de ensino no sul do Chile, aos quais foram aplicadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstraram que as políticas educacionais influenciam significativamente as práticas dos terapeutas ocupacionais, mesmo quando os regulamentos não especificam seu papel disciplinar. Além disso, o diagnóstico circula fortemente no discurso dos terapeutas ocupacionais, atuando como um dispositivo de poder nas práticas profissionais, com o objetivo de validar o papel profissional no contexto educacional. Discute-se sobre o uso do diagnóstico em relação à identidade profissional e seus efeitos nos sujeitos da intervenção. O artigo conclui com a proposta de adotar uma visão crítica do próprio papel do terapeuta ocupacional, a partir da ação transformadora que esta profissional busca gerar através da prática.

Palavras-chave:
Inclusão Escolar; Diagnóstico; Políticas Educacionais; Discurso; Poder; Terapia Ocupacional

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