Acessibilidade / Reportar erro

Cultivando ocupações sociais, espaços e redes: as perspectivas dos prestadores de serviços sobre como possibilitar a participação social dos imigrantes

Resumo

Introdução

Os imigrantes podem enfrentar muitas barreiras à participação social nas sociedades em que são acolhidos. A integração dos imigrantes na sociedade canadense é apoiada por serviços financiados pelo governo.

Objetivo

No presente estudo, exploramos as perspectivas dos prestadores de serviços que trabalham em organizações comunitárias em relação ao seu papel em permitir a participação social dos imigrantes por meio de ocupações na British Columbia, Canadá.

Método

Representantes de vinte diferentes organizações que prestam serviços à comunidade participaram de um estudo qualitativo construtivista com o objetivo de discutir aspectos que configuram as oportunidades de participação ocupacional oferecidas aos imigrantes.

Resultados

A partir de entrevistas semiestruturadas e por meio da análise temática, identificamos três temas principais relacionados ao cultivo de ocupações, espaços e redes sociais.

Conclusão

A ênfase no apoio à integração socioeconômica na sociedade parece limitar uma abordagem centrada no cliente para desenvolver oportunidades de participação social por meio da ocupação. Implicações para terapeutas ocupacionais e cientistas ocupacionais são discutidas.

Palavras-chave:
Participação da Comunidade; Imigração; Participação Social

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br