Acessibilidade / Reportar erro

Sintomas depressivos em idosos da atenção básica à saúde de um município do noroeste paranaense – estudo transversal

Symptoms of depression in older adults in a basic health care unit of a municipality in northwestern Paraná – cross-sectional study

Resumo

Introdução

a interação complexa entre fatores sociais, psicológicos e biológicos, que resultam na depressão, poderá acelerar a diminuição da capacidade funcional e, consequentemente, a qualidade de vida do idoso.

Objetivo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar os fatores associados aos indicativos de sintomas depressivos de idosos da atenção básica à saúde de um município do noroeste paranaense.

Método

Estudo epidemiológico, de corte transversal e base populacional realizado em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS), com 654 homens e mulheres idosos. Foi utilizado um instrumento para caracterização do perfil sociodemográfico dos participantes, assim como o instrumento Geriatric Depression Scale (GDS), versão curta. Os dados foram analisados pelo teste de Qui-quadrado e da Regressão de Poisson (p<0,05).

Resultados

Os resultados evidenciaram que parece existir uma associação dos idosos com boa percepção de saúde (p=0,001), que não ingerem medicamentos (p=0,001), que não sofreram quedas nos últimos seis meses (p=0,011) e que não apresentaram comorbidades (p=0,001), com a ausência de sintomas depressivos. Os idosos com autopercepção de saúde regular (RP = 1,733; 95%IC = 1280-2,347) e ruim (RP = 2,222; 95%IC = 1,525-3,237) demonstraram maior razão de prevalência de presença de indicativo de depressão.

Conclusão

Conclui-se que os idosos com pior autopercepção de saúde demonstraram maior razão de prevalência de apresentar indicativos de depressão.

Palavras-chave:
envelhecimento; depressão; atenção básica; promoção da saúde

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br