Acessibilidade / Reportar erro

Mortalidade por câncer de estômago em agricultores: resultados de estudo caso-controle baseado em certificado óbito

INTRODUÇÃO:

O consumo de agrotóxicos é muito alto no Brasil.

OBJETIVO:

O presente estudo teve por objetivo investigar o risco de morte por câncer de estômago em trabalhadores agrícolas residentes no estado do Rio de Janeiro.

MÉTODOS:

Neste estudo do tipo caso-controle, casos consistiram em indivíduos de ambos os sexos com 20 anos ou mais, cuja causa de morte foi câncer de estômago. Controles foram indivíduos cuja causa de morte não tenha consistido em qualquer neoplasia ou doenças do sistema digestivo. Análises brutas e ajustadas foram realizadas. O risco de morte por câncer de estômago foi, em seguida, estimado para trabalhadores agrícolas de acordo com a exposição a agrotóxicos e local de residência.

RESULTADOS:

Trabalhadores agrícolas apresentaram um aumento no risco de morte por câncer de estômago: OR ajustada=1,42 (IC95%: 1,33-1,78). Esse risco foi ainda maior entre homens brancos entre 50 a 69 anos e entre trabalhadores agrícolas com 1 a 7 anos de estudo. Os resultados também mostraram um aumento no risco de morte por câncer de estômago em trabalhadores agrícolas com o aumento da exposição a agrotóxicos.

CONCLUSÃO:

O risco de morte por câncer de estômago entre trabalhadores agrícolas pode estar associado com exposição a agrotóxicos.

mortalidade; neoplasias gástricas; agricultura; epidemiologia


Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br