Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 17, Número: 4, Publicado: 2019
  • Inovação em Organizações de Economias Em Desenvolvimento Editorial

    VASCONCELOS, ISABELLA FRANCISCA FREITAS GOUVEIA DE; IRIGARAY, HÉLIO ARTHUR REIS
  • Inovação em Organizações de Economias Emergentes Apresentação

    BERNARDES, ROBERTO; BORINI, FELIPE; FIGUEIREDO, PAULO N.

    Resumo em Português:

    Resumo Esta edição temática do Cadernos EBAPE.BR buscou como objetivo provocar uma reflexão voltada à arquitetura de uma agenda de pesquisa crítica sobre o campo das estratégias de inovação e das organizações em economias emergentes e suas implicações originais na academia brasileira. O conjunto de artigos aprovados nesta edição revela o espectro dos interesses nascentes dos pesquisadores brasileiros sobre este tema. Um primeiro grupo tem como foco de análise a dimensão das políticas de inovação destinadas a MPEs, agricultura e mineração, setores sensíveis pelo impacto ambiental e as bases de formação de ecossistemas de start-ups. O segundo conjunto de artigos teve como objeto de interesse o fenômeno da inovação em mercados emergentes, que foi analisado pelas abordagens da frugalidade, dos negócios sociais e da dinâmica de radicalidade organizacional. Por fim, compondo as principais contribuições teóricas e aplicadas desta edição, foram reunidos para este debate artigos que têm conexão com o tema da transformação digital ao considerar a indústria 4.0 e sua relevância para o BRICS, a gestão de cidades inteligentes e dos serviços intensivos em conhecimento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de esta edición temática de Cadernos EBAPE.BR fue provocar una reflexión para la elaboración de una agenda de investigación crítica sobre el campo de las estrategias de innovación y de las organizaciones en economías emergentes y sus implicaciones originales para la academia brasileña. El conjunto de artículos aprobados en esta publicación revela el espectro de los intereses nacientes de los investigadores brasileños sobre este tema. El foco de análisis del primer grupo de artículos fue la dimensión de las políticas de innovación destinadas a MPE, agricultura y minería, sectores críticos debido al impacto ambiental, y las bases de formación de ecosistemas de start-ups. El objeto de interés del segundo conjunto de artículos fue el fenómeno de la innovación en mercados emergentes, analizado desde los enfoques de la frugalidad, de los negocios sociales y de la dinámica de radicalidad organizacional. Por último, se reunieron para este debate artículos vinculados con el tema de la transformación digital considerando la industria 4.0 y su relevancia para los BRIC, la gestión de ciudades inteligentes y de los servicios intensivos en conocimiento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This special issue of Cadernos EBAPE.BR invites reflection around building a critical research agenda on the field of innovation strategies and organizations in emerging economies, considering the implications of such an agenda to the Brazilian academy. The published articles reveal the spectrum of upcoming interests of Brazilian researchers on this topic. The first group of articles focused on analyzing innovation policies aimed at SMEs, agriculture and mining, environmentally sensitive sectors, and the foundations of start-up ecosystems. The second group of articles focused on innovation in emerging markets, based on the approaches of frugality, social businesses, and the dynamics of organizational radicality. Finally, the articles published in this issue brought theoretical and practical contributions to the debate, discussing topics such as digital transformation, the industry 4.0 and its relevance to BRIC countries, and administration of smart cities and knowledge-intensive services.
  • Inovação tecnológica radical e mudança organizacional: a institucionalização de organizações resilientes e formas de trabalho mais substantivas Dossiê - Inovação

    Vasconcelos, ISABELLA FRANCISCA FREITAS GOUVEIA de; IRIGARAY, HÉLIO ARTHUR REIS; LEAL, FABIANA BRAGA; CARVALHO, LEONARDO ARAUJO de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo-dossiê apresenta inicialmente uma reflexão sobre a institucionalização de organizações resilientes, uma vez que a mudança organizacional é a reinvenção de um novo sistema de regras e normas com o propósito de encorajar novas condutas e convívios e formas de negociação necessárias e, no que concerne, lograr a colaboração dos indivíduos na organização e a execução de novas soluções tecnológicas. Dedicando-se ao número temático “Inovação em Organizações de Economias Emergentes”, o propósito, conforme expresso pelos editores convidados desta edição, Bernardes, Borini e Figueiredo (2019), é instigar uma contemplação orientada à estruturação de uma agenda de pesquisa crítica sobre a área das estratégias de inovação e das organizações em economias emergentes e suas implicações originais na academia brasileira. Uma introdução ao estudo da inovação tecnológica na comunicação científica é apresentada, englobando pesquisa científica, publicações científicas e tecnologia digital.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo-dossier presenta inicialmente una reflexión en lo que respecta a la institucionalización de organizaciones resilientes en el sentido de que el cambio organizacional es la reinvención de un nuevo sistema de reglas y normas con el propósito de estimular nuevas conductas, formas de convivencia y de negociación necesarias, y lograr la colaboración de los individuos en la organización y ejecución de nuevas soluciones tecnológicas. En lo que se refiere al número temático “Innovación en Organizaciones de Economías Emergentes” el propósito, de acuerdo con los editores invitados de esta edición ‒Bernardes, Borini y Figueiredo (2019)‒, es instigar una contemplación orientada hacia la estructuración de una agenda de investigación crítica sobre el área de estrategias de innovación y de las organizaciones en economías emergentes y sus implicaciones originales en la academia brasileña. Se presenta una introducción al estudio de la Innovación Tecnológica en la Comunicación Científica que engloba investigación científica, publicaciones científicas y tecnología digital.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This dossier-article presents a reflection on the institutionalization of resilient organizations. It assumes that organizational change is the reinvention of a new system of rules and norms to encourage new behavior and coexistence, as well as necessary forms of negotiation. The organizational change results in the collaboration of the individuals in the institution and the implementation of new technological solutions. This study is dedicated to the thematic issue “Innovation in Emerging Economy Organizations,” and its objective is aligned with the purpose expressed by the issue’s guest editors Bernardes, Borini, and Figueiredo (2019), i.e., to promote the establishment of a critical research agenda on the field of innovation and organizations strategy in emerging economies, discussing its implications for the Brazilian academy. An introduction to the study of Technological Innovation in Scientific Communication is presented encompassing scientific research, scientific publications. and digital technology.
  • O impacto dos diferentes tipos de inovação e do apoio governamental no desempenho das firmas: o caso das PMEs de manufatura da Europa Central e Oriental Artigo

    PAULA, FÁBIO DE OLIVEIRA; SILVA, JORGE FERREIRA DA

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo investigou a importância de parcerias com o Governo para o desenvolvimento dos quatro tipos de inovação (produto, processo, organizacional e marketing) por empresas de dois grupos diferentes de países da Europa Central e Oriental, incluindo as ex-repúblicas soviéticas europeias (países membros da União Europeia - MUE, e países não membros da União Europeia- NMUE); e como cada tipo de inovação afeta o desempenho financeiro das empresas. Para atingir esse objetivo, uma amostra de 1.143 PMEs de manufatura do Business Environment and Enterprise Performance Survey (BEEPS) foi testada, usando regressão múltipla e logit. Baseado na teoria da capacidade absortiva, descobriu-se que as PMEs de manufatura da UE têm uma capacidade absortiva mais alta e obtêm vantagem dos programas de promoção de inovação da UE para inovar. Por outro lado, empresas NMUE percebem um efeito mais rápido das inovações no desempenho financeiro, uma vez que existe uma lacuna tecnológica entre os dois grupos, sendo os NMUE menos desenvolvidos. Além disso, a introdução de diferentes tipos de inovações em simultâneo pode impulsionar o desempenho das empresas NMUE no curto prazo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio investigó la importancia de las alianzas con el Gobierno para el desarrollo de los cuatro tipos de innovación (producto, proceso, organizacional y marketing) en empresas de dos grupos diferentes de países de Europa Central y Oriental (ECO), incluyendo las antiguas repúblicas soviéticas europeas (países miembros de la Unión Europea -UE, y países no miembros de la UE); y cómo cada tipo de innovación afecta el desempeño financiero de las empresas. Para alcanzar esta meta, se probó una muestra de 1.143 PyME manufactureras del Business Environment and Enterprise Performance Survey (BEEPS) utilizando regresión múltiple y logit. Con base en la teoría de la capacidad de absorción, se encontró que las PyME manufactureras de países de la UE tienen una mayor capacidad de absorción y se benefician de los programas de promoción de la innovación de la UE para innovar. Por otro lado, las empresas de los países no miembros de la UE perciben un efecto más rápido de las innovaciones en el desempeño financiero, ya que existe una brecha tecnológica entre los dos grupos, y los países no miembros de la UE son menos desarrollados. Además, la introducción de diferentes tipos de innovaciones simultáneamente puede mejorar el rendimiento de las empresas de países no miembros de la UE a corto plazo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study examined companies from two different groups of countries in Central and Eastern Europe and their partnerships with the Government for the development of four types of innovation (product, process, organizational, and marketing). The research included ex-soviet republics (Eu members and non-members), and observed how each type of innovation affects the firms’ financial performance. A sample of 1,143 manufacturing SMEs from the Business Environment and Enterprise Performance Survey (BEEPS) were tested using multiple regression and logit. Based on the absorptive capacity theory, the results show that manufacturing SMEs from EU-member countries have a higher absorptive capacity and take advantage of the EU’s innovation promotion programs to innovate. On the other hand, the SMEs from non EU-member states perceive a quicker effect of the innovations in financial performance, considering that there is a technological gap between the two groups (non EU-members are less developed). Also, the introduction of different types of innovations simultaneously boosts the performance of firms from non EU-member countries in the short run.
  • Interação Universidade-Empresa-Governo: o caso do Programa de Cooperação Educacional para Transferência de Conhecimento Brasil-Cingapura Artigo

    DOIN, TATIANA; ROSA, ALEXANDRE REIS

    Resumo em Português:

    Resumo As interações universidade-empresa-governo no Brasil refletem a orientação das políticas públicas e modelos adotados pelo Sistema Nacional de Inovação, nos quais a universidade passa a ser um importante ator social no desenvolvimento econômico. Considerando o papel da universidade e, consequentemente, a sua relação com o Estado e o mercado, o objetivo deste estudo foi analisar como ocorre a configuração de um modelo Hélice Tríplice na relação universidade-empresa-governo. O estudo, de natureza qualitativa, faz uso do método de estudo do caso de um programa internacional de cooperação educacional para a transferência de conhecimento. A coleta dos dados foi por meio de documentos, entrevistas em profundidade e analisados com uso da análise de conteúdo. Os resultados demonstram que a configuração da Hélice Tríplice é do tipo laissez-faire, no entanto, apresenta um desequilíbrio na participação dos atores envolvidos. O governo estadual teve uma participação coadjuvante e se limitou a regular e estabelecer a intermediação entre a universidade e a empresa de forma institucional, a empresa protagonizou a relação, se responsabilizando por grande parte das ações que deveriam ser assumidas pelos demais atores. A universidade buscou equilibrar suas finalidades sociais e econômicas implementando princípios da Universidade Empreendedora em sua estrutura e administrando obstáculos interculturais para articular outras parcerias. Entre as ações realizadas estão a criação de um programa de pesquisa e extensão e um curso de doutorado voltado à indústria naval. Isso demonstra que esse tipo de interação é capaz de promover, a longo prazo, a inovação, mesmo que de forma incremental.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las interacciones universidad-empresa-gobierno en Brasil reflejan la orientación de las políticas públicas y los modelos adoptados por el Sistema Nacional de Innovación, en los que la universidad se convierte en un importante actor social en el desarrollo económico. Considerando el papel de la universidad y, en consecuencia, su relación con el Estado y el mercado, el objetivo de este estudio fue analizar cómo se produce la configuración de un modelo de triple hélice en la relación universidad-empresa-gobierno. El estudio cualitativo utiliza el método de estudio de caso de un programa internacional de cooperación educativa para la transferencia de conocimiento. La recolección de datos se realizó a través de documentos y entrevistas en profundidad, que se examinaron mediante análisis de contenido. Los resultados demuestran que la configuración de la triple hélice es del tipo laissez-faire, sin embargo, presenta un desequilibrio en la participación de los actores involucrados. El Gobierno estatal tuvo una participación secundaria y se limitó a regular y establecer la intermediación entre la universidad y la empresa de una manera institucional. La empresa protagonizó la relación al responsabilizarse de la mayoría de las acciones que deberían asumir los otros actores. La universidad buscó equilibrar sus propósitos sociales y económicos implementando los principios de la universidad empresarial en su estructura y manejando los obstáculos interculturales para articular otras asociaciones. Entre las acciones tomadas están la creación de un programa de investigación y extensión y un curso de doctorado enfocado en la industria naval. Esto muestra que este tipo de interacción es capaz de promover la innovación, aunque de forma incremental, a largo plazo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The university-business-government interactions in Brazil reflect the orientation of public policies and models adopted by the National Innovation System, in which the university becomes an important social actor in economic development. When considering the university’s role and its relationship with the state and the market, this study analyzes how the configuration of a Triple Helix model occurs in the university-business-government relationship. The qualitative approach uses a case study of an international educational cooperation program for knowledge transfer. Data collection occurred through documents and in-depth interviews that were analyzed using content analysis. The results demonstrate that the configuration of the Triple Helix is laissez-faire. However, it presents an imbalance in the participation of the actors involved. The state government offered support and was limited to regulate and establish the intermediation between the university and the company in an institutional way. The company starred the relationship, taking responsibility for most of the actions that should have been taken by the other actors. The university sought to balance its social and economic purposes by implementing Entrepreneurial University principles in its structure and by managing intercultural obstacles to articulate other partnerships. Among the actions taken are the creation of a research and extension program and a doctoral course focused on the naval industry. This shows that this kind of interaction can promote promote innovation, although incrementally, in the long run.
  • A política de inovação para o setor mineral no Brasil: uma análise comparativa com a Suécia centrada na interação dos agentes envolvidos Artigo

    PAMPLONA, JOÃO BATISTA; PENHA, ANA CAROLINA

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem por objetivo geral examinar a política de inovação para o setor mineral no Brasil. De modo mais específico, o artigo caracteriza a política de inovação para o setor no Brasil; identifica as prioridades que cada agente (universidade, empresa e governo); revela a formulação e execução da política; e verifica, na percepção deles, os desafios a superar para o aperfeiçoamento da política. Trata-se de pesquisa qualitativa. Foram levantados documentos estratégicos relevantes e foram realizadas 18 entrevistas (no Brasil e na Suécia). O referencial teórico é constituído pelo Modelo da Hélice Tríplice. A experiência brasileira é analisada tendo o caso sueco como referência. A política de inovação no Brasil para o setor é percebida pelos agentes como efêmera, reativa e pouca estruturada. A comparação da agenda sueca de inovação para o setor com a agenda brasileira revela que a primeira é muito mais ampla, incluindo inovações tecnológicas e não tecnológicas. Os suecos, ao contrário dos brasileiros, enfatizam a necessidade de ir além de uma preocupação estritamente econômica (competitividade empresarial e política industrial) para o setor. Os suecos destacam não só a dimensão ambiental, mas também a social, ao propor as “regiões mineiras socialmente sustentáveis”. Tanto no Brasil como na Suécia, a baixa aceitação social da atividade e a falta de continuidade das políticas de inovação no longo prazo constituem desafios importantes a superar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo tiene como objetivo general examinar la política de innovación para el sector mineral en Brasil. De forma más precisa, el artículo busca caracterizar la política de innovación para el sector en Brasil; identificar las prioridades de cada agente (universidad, empresa y gobierno); revelar la formulación y ejecución de la política; y verificar, según la percepción de dichos agentes, los desafíos a superar para el perfeccionamiento de la política. La investigación es cualitativa. Se levantaron documentos estratégicos relevantes y se realizaron 18 entrevistas en Brasil y Suecia. El modelo de triple hélice se constituye en marco referencial. La experiencia brasileña se analiza teniendo como referencia el caso sueco. La política de innovación en Brasil para el sector es percibida por los agentes como efímera, reactiva y poco estructurada. La comparación de la agenda sueca de innovación para el sector con la agenda brasileña revela que la agenda de Suecia es mucho más amplia, por incluir innovaciones tecnológicas y no tecnológicas. Los suecos, a diferencia de los brasileños, enfatizan la necesidad de ir más allá de una preocupación estrictamente económica (competitividad empresarial y política industrial) para el sector. Los suecos destacan no solo la dimensión ambiental, sino también la social, al proponer las “regiones mineras socialmente sostenibles”. Tanto en Brasil como en Suecia, la baja aceptación social de la actividad y la falta de continuidad de las políticas de innovación a largo plazo constituyen desafíos importantes a superar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article examines the innovation policy for the mining sector in Brazil. The specific objectives are to characterize the innovation policy for the sector; identify the priorities of each agent (university, industry, and government) for policy formulation and execution, and to verify, in their perception, the challenges for improvement of the mining policy. The research adopts a qualitative approach, using the Triple Helix model of innovation as the theoretical background. The Brazilian case is analyzed using Sweden as a benchmark. Relevant strategic documents were collected and 18 interviews were conducted in Brazil and Sweden. The agents perceive the innovation policy in Brazil as something ephemeral, reactive and lacking in structure. The comparison between the Swedish and the Brazilian innovation agenda for the sector reveals that the Swedish is much broader, including technological and non-technological innovations. The Swedish agenda emphasizes the need to go beyond a strictly economic concern (business competitiveness and industrial policy) in the mining sector. Swedes highlight not only the environmental dimension but also the social dimension when proposing “socially sustainable mining regions.” In both Brazil and Sweden, the low social acceptance of mining and the lack of long-term continuity of innovation policies are important challenges to be overcome.
  • Incentivos e financiamentos para pesquisa e inovação na agricultura: estudo em fundações de pesquisas na região sul do Brasil Artigo

    GALVAN, WALTER; COSTA, ZORAIDE DA FONSECA

    Resumo em Português:

    Resumo A agricultura brasileira cada vez mais se consolida como um dos principais produtores mundiais de alimentos. O grande desafio deste ramo é atender a demanda global que segundo a Food and Agriculture Organization, em 2050 será 60% superior a atual. Tal desafio é agravado pelas mudanças de hábitos alimentares, mudanças climáticas e impactos ambientais. Esta pesquisa utilizou como base a Teoria da Dependência de Recursos, a qual parte do princípio que nenhuma organização é capaz de gerar sozinha todos os tipos de recursos que necessita para a sua sobrevivência e crescimento, e, por isso, depende do seu ambiente externo para a obtenção de recursos que viabilizem seu funcionamento. Dessa forma, buscou-se como objetivo geral discutir a dependência de recursos para pesquisa e inovação na agricultura em cinco Fundações de Pesquisa na região sul do Brasil. O estudo desenvolvido tem caráter descritivo e comparativo, com abordagem qualitativa. Para coleta dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores responsáveis pelas cinco Fundações de Pesquisa selecionadas. Os resultados apontaram que, apesar da existência de linhas de financiamento e incentivos fiscais, ainda existe um predomínio de recursos privados na condução de pesquisas para inovação na agricultura. As fundações pesquisadas contam com mantenedores, os quais são responsáveis por prover os recursos não oriundos do setor público ou das receitas orgânicas da entidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La agricultura brasileña se consolida cada vez más como uno de los principales productores mundiales de alimentos. El gran desafío de este ramo es atender la demanda global que, según la Food and Agriculture Organization, en 2050 será un 60% superior a la actual. Este desafío se ve agravado por los cambios de hábitos alimenticios, cambios climáticos e impactos ambientales. Esta investigación utilizó como base la teoría de la dependencia de recursos, que parte del principio de que ninguna organización es capaz de generar por sí sola todos los tipos de recursos que necesita para su supervivencia y crecimiento y, por eso, depende de su ambiente externo para la obtención de recursos que viabilicen su funcionamiento. De esta forma, se buscó como objetivo general discutir la dependencia de recursos para investigación e innovación en la agricultura en cinco fundaciones de investigación en la región sur de Brasil. El estudio desarrollado tiene carácter descriptivo y comparativo, con abordaje cualitativo. Para la recolección de los datos, se realizaron entrevistas semiestructuradas con los gestores responsables de las cinco fundaciones de investigación seleccionadas. Los resultados indicaron que, a pesar de la existencia de líneas de financiamiento e incentivos fiscales, todavía existe un predominio de recursos privados en la conducción de investigaciones para innovación en la agricultura. Las fundaciones encuestadas cuentan con patrocinadores, que son responsables de proveer los recursos no oriundos del sector público o de los ingresos orgánicos de la entidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Brazilian agriculture is increasingly consolidating as one of the world’s leading food producers. The major challenge of this branch is to meet global demand for food, which, according to the Food and Agriculture Organization (FAO), will be 60% higher in 2050 than today. This challenge is aggravated by changes in dietary habits, climate change, and environmental impacts. This research was based on the Resource Dependency Theory, which assumes that no organization is capable of generating all the types of resources that it needs for its survival and growth, and therefore depends on its external environment to obtain resources that enable its operation. The general research objective was to discuss the dependence of resources for research and innovation in agriculture in five Research Foundations in the south of Brazil. The study was descriptive and comparative, with a qualitative approach. For data collection, semi-structured interviews were conducted with the managers responsible for the five selected Research Foundations. The results pointed out that, despite the existence of financing lines and fiscal incentives, there is still a predominance of private resources in researching for innovation in agriculture. The researched foundations rely on maintainers, who are responsible for providing resources not coming from the public sector or from the entity’s organic revenues.
  • Duas décadas de premiação, quantas de inovação? O papel da difusão no Prêmio Enap Artigo

    ARISAWA, ELISÂNGELA DOURADO; MOREIRA, MARINA FIGUEIREDO

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo mapeia dimensões e variáveis explicativas da difusão da inovação em serviços públicos e testa sua aplicação ao caso do Prêmio Enap. Por meio de revisão de literatura, compõe-se um modelo teórico conceitual explicativo da difusão da inovação aplicável a serviços públicos para posterior teste empírico. Esse modelo tem 10 variáveis, distribuídas em 2 dimensões: 1) Características da organização - composta por a) sobra organizacional, b) flexibilidade e descentralização, c) alinhamento entre alta administração, gerências e líderes, d) comunicação inter e intraorganizacional, e) capacidade de assumir riscos e f) aprendizagem/conhecimento organizacional; e 2) Características da inovação - composta por a) adaptação/reinvenção, b) complexidade, c) vantagem relativa e d) compatibilidade. Testa-se a manifestação das dimensões e suas variáveis na percepção de 5 membros da avaliação externa do Prêmio Enap, aqui denominados especialistas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com esses especialistas e seus relatos, junto a documentos associados ao Prêmio Enap, foram submetidos a análise de conteúdo com categorias definidas a priori. Os resultados apontam que as 10 variáveis das 2 dimensões foram reconhecidas e tipificadas pelos especialistas, confirmando a aplicabilidade das dimensões teóricas ao objeto dos serviços públicos. No entanto, algumas das variáveis, a exemplo da “capacidade de assumir riscos”, têm manifestação diversa da apresentada na teoria original.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio mapea dimensiones y variables explicativas de la difusión de innovaciones en servicios públicos y prueba su aplicación al caso del Premio Enap. Por medio de revisión de literatura, se compone un modelo teórico conceptual explicativo de la difusión de innovaciones aplicable a servicios públicos para posterior prueba empírica. El modelo está compuesto por dos dimensiones y diez variables: i) Características de la organización (dimensión compuesta por las variables Sobra organizacional; Flexibilidad y descentralización; Alineamiento de la alta administración, gerencias y líderes; Comunicación inter e intraorganizacional; Capacidad de asumir riesgos y Aprendizaje/conocimiento organizacional) y ii) Características de la innovación (dimensión compuesta por las variables Adaptación/reinvención; Complejidad; Ventaja relativa y Compatibilidad). Se prueba la manifestación de las dimensiones y sus variables en la percepción de cinco miembros de la evaluación externa del Premio Enap aquí denominados especialistas. Se realizaron entrevistas semiestructuradas con estos especialistas y sus relatos, con documentos asociados al Premio, y se sometieron a análisis de contenido con categorías definidas a priori. Los resultados indican que las dos dimensiones y las diez variables fueron reconocidas y tipificadas por los especialistas, lo que confirma la aplicabilidad de las dimensiones teóricas al objeto de los servicios públicos. Algunas de las variables, a ejemplo de “capacidad de asumir riesgos”, sin embargo, poseen manifestación diversa de la presentada en la teoría original.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study maps the dimensions and variables that explain the diffusion of innovation in public services and test their applicability in the case of the ENAP Awards. The article presents a literature review that supports a conceptual explanatory theoretical model for innovation diffusion in public services, for future use in an empirical test. The model consists of two dimensions and ten variables. In the dimension organization characteristics, the variables are resource slack, flexibility and decentralization, alignment between high-management, managers, nad leaders, inter and intra-organizational communication, risk-taking capacity, and organizational learning/knowledge. As for the dimension innovation characteristics, the variables are adaptation/reinvention, complexity, relative advantage, and compatibility). The occurrence of these dimensions and their variables were tested through the perception of five members of the external review team of the ENAP Awards (called ‘Specialists’). Semi-structured interviews were conducted with the specialists. The research used content analysis and -pre-set categories to examine the interviews and documents related to the Awards. The specialists recognized and typified the dimensions and variables, confirming the applicability of the theoretical dimensions in the public services. However, some variables (such as “Risk-taking Capacity”) manifested differently from the way the original theory introduced them.
  • A criação de valor compartilhado com base em um ecossistema de inovação Artigo

    BITTENCOURT, BRUNO ANICET; FIGUEIRÓ, PAOLA SCHMITT

    Resumo em Português:

    Resumo Frente a uma mudança de percepção acerca do papel das organizações, tão importante quanto gerar lucro para os acionistas é gerar valor para a sociedade. Para tanto, parte-se do pressuposto de que a formação de um ecossistema de inovação, por intermédio da interconexão e inter-relação de uma rede de atores para gerar inovação, pode contribuir neste processo. Assim, propõe-se a seguinte questão: como a articulação de um ecossistema de inovação pode gerar valor compartilhado a todos os envolvidos? Desse modo, realizou-se uma pesquisa-ação participante no sul do Brasil, com base na interação entre uma empresa multinacional alemã, uma escola pública, uma universidade, o governo municipal e a comunidade local. O projeto que resultou desta interação denominou-se Arcos e teve como finalidade a resolução de um problema social por parte de gestores, universitários e alunos da escola, formando um ecossistema que permitiu a criação de valor compartilhado a todos os envolvidos. Como resultados têm-se um framework com os principais benefícios e proposições acerca da temática.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Frente a un cambio de percepción acerca del papel de las organizaciones, tan importante como generar ganancias a los accionistas, es generar valor a la sociedad. Para ello, se parte del supuesto de que la formación de un ecosistema de innovación, a partir de la interconexión e interrelación de una red de actores para generar innovación, puede contribuir en este proceso. Así, se propone la siguiente cuestión: ¿cómo la articulación de un ecosistema de innovación puede generar valor compartido a todos los involucrados? Para ello, se realizó una investigación-acción participativa en el sur de Brasil, a partir de la interacción entre una empresa multinacional alemana, una escuela pública, una universidad, el gobierno municipal y la comunidad local. El proyecto que resultó de esta interacción se denominó Arcos y tuvo como finalidad la resolución de un problema social por parte de gestores, universitarios y alumnos de la escuela, formando un ecosistema que permitió la creación de valor compartido a todos los involucrados. Los resultados obtenidos fueron un marco de referencia con los principales beneficios percibidos por la red de actores y cuestionamientos acerca de la temática.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The changes in the perception about the role of organizations reinforce the notion that creating value for society is as important as generating profit for shareholders. Against this backdrop, this study assumes that innovation ecosystems, because they are based on the interconnection and interrelation of a network of actors to generate innovation, have an important role in balancing profit generation and the creation of value for society. The research question: how can the articulation of an innovation ecosystem generate shared value for all those involved? led to a participatory action research exploring an initiative gathering a German multinational company located in the southern region of Brazil, a public school, a university, the local government, and the community. The initiative producing this interaction was called project “Arcos.” It aimed to connect the company’s managers and university and school students, who formed an innovation ecosystem to create shared value and address local social problems. The study presents a framework with the main benefits perceived by the network of actors, as well as propositions about innovation ecosystems and shared value creation.
  • O aporte de venture capital e a predisposição de startups brasileiras em inovar Artigo

    NASCIMENTO, THIAGO CAVALCANTE; CHEROBIM, ANA PAULA MUSSI SZABO; MENDONÇA, ANDRÉA TORRES BARROS BATINGA DE

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desse trabalho é verificar se o aporte de venture capital influenciou a predisposição de startups brasileiras em inovar. O argumento central recai na indicação teórica de que o aporte de venture capital consiste em um dos mecanismos de financiamento mais adequados para estimular atividades de inovação em empresas. Metodologicamente, adotou-se postura mista, na qual a etapa quantitativa serviu para delimitar as principais dimensões a serem exploradas na etapa qualitativa. Dessa forma, foram aplicados questionários em empresas de um fundo de venture capital e, em seguida, selecionadas aquelas dentre as participantes da primeira etapa para realização de entrevistas. Os resultados indicam que o aporte de venture capital tem como objetivo central a inserção comercial de tecnologias já desenvolvidas ou em fase de desenvolvimento pelas empresas, deixando de priorizar ações de pesquisa e desenvolvimento que permitam a criação de novas tecnologias para a competição futura das empresas aportadas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este trabajo es verificar si el aporte de venture capital influenció en la predisposición de las startups brasileñas para innovar. El argumento central recae en la indicación teórica de que el aporte de venture capital consiste en uno de los mecanismos de financiamiento más adecuados para estimular actividades de innovación en empresas. Metodológicamente, se adoptó una postura mixta, en la cual la etapa cuantitativa sirvió para delimitar las principales dimensiones a explorar en la etapa cualitativa. De esta forma, se aplicaron cuestionarios en empresas de un fondo de venture capital y luego se seleccionaron empresas entre las participantes de la primera etapa para la realización de entrevistas. Los resultados indican que el aporte de venture capital tiene como objetivo central la inserción comercial de tecnologías ya desarrolladas o en fase de desarrollo por las empresas, dejando de priorizar acciones de investigación y desarrollo que permitan la creación de nuevas tecnologías para la competitividad futura de las empresas que recibieron aportes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work verifies the influence of venture capital on the propensity of Brazilian startups to innovate. The central argument lies in the theoretical indication that venture capital is one of the best financing mechanisms to stimulate business innovation. The study adopted a quantitative approach to define the dimensions that were explored qualitatively in a second stage. The research applied questionnaires to companies that received funding from a venture capital fund, and then selected some of the respondents for interviews. The results indicate that the venture capital invested aim mainly at the commercial insertion of technologies that investees already developed or are in development process. This type of funding fails to prioritize research and development, which would allow the creation of new technologies to expand the investees’ competitiveness in the future.
  • Inovação social e processo empreendedor: aplicação de tipologia em start-ups da Yunus Negócios Sociais Brasil Artigo

    CICCARINO, IRENE D. M.; MALPELLI, DANIELE C.; MORAES, ANA BEATRIZ G. DE MELLO; NASCIMENTO, ESTEFANIE SILVA DO

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo aplica a tipologia bricolagem social, construtor social e engenheiro social, sugerida por Zahra, Gedajlovic, Neubaum et al. (2009), às entrevistas realizadas com avaliadores e empresários de start-ups apoiadas pela Yunus Negócios Sociais Brasil. Por meio de um estudo de caso, buscou-se identificar semelhanças e divergências entre as características dessas tipologias e a realidade desses negócios sociais, assim como aprofundar a identificação do perfil e motivações nesse processo empreendedor. Cada um desses tipos concentra características de inovação e utilização de recursos aderentes às propostas por Hayek (1945), Kirzner (1973) e Schumpeter (1942). Os negócios sociais, segundo a concepção de Muhammad Yunus (Nobel da Paz em 2006 pela criação do Grameen Bank), unificam em somente um modelo de negócio objetivos de impactos socioambientais positivos e sustentabilidade econômico-financeira, sem a distribuição de dividendos. Estes são destinados à expansão dos próprios negócios ou novas iniciativas de mesma natureza. Assim, negócios sociais maximizam a riqueza social e restringem a concentração de renda individual. Os resultados evidenciaram maior aderência ao tipo construtor social, de acordo com o empreendedor descrito na obra de Kirzner (1973). Este estudo ajudará empreendedores e investidores a compreenderem melhor os negócios sociais, auxiliando tanto no alinhamento dos modelos de negócio daqueles que querem receber apoio, quanto na decisão dos avaliadores sobre em qual negócio investir, apoiando a construção de mais estudos empíricos acerca do empreendedorismo e de negócios sociais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente estudio aplica la tipología sugerida por Zahra, Gedajlovic, Neubaum et al. (2009): bricolaje social, constructor social e ingeniero social a las entrevistas realizadas con evaluadores y start-ups apoyadas por Yunus Negócios Sociais Brasil (unidad brasileña ligada a Yunus Social Business Global Initiatives). Por medio de un estudio de caso, se buscó identificar semejanzas y divergencias entre las características de esas tipologías y la realidad de esos negocios sociales, así como profundizar la identificación del perfil y las motivaciones en ese proceso emprendedor. Cada uno de estos tipos concentra características de innovación y utilización de recursos que se adhieren a las propuestas de Hayek (1945), Kirzner (1973) y Schumpeter (1942). Los negocios sociales, según la concepción de Muhammad Yunus (Nobel de la Paz en 2006 por la creación del Grameen Bank), unifican en un solo modelo de negocio objetivos de impactos socioambientales positivos y sostenibilidad económico-financiera, sin la distribución de dividendos. Estos se destinan a la expansión de los propios negocios o nuevas iniciativas de la misma naturaleza. Así, los negocios sociales maximizan la riqueza social y restringen la concentración de la renta individual. En el contexto del complejo concepto de emprendimiento social, los resultados evidenciaron mayor adhesión al tipo constructor social, de acuerdo con el emprendedor descrito en la obra de Kirzner (1973). Este estudio ayudará a los emprendedores e inversores a comprender mejor los negocios sociales al colaborar tanto en la alineación de los modelos de negocio de aquellos que quieren recibir apoyo, como en la decisión de los evaluadores sobre en qué negocio invertir, y apoyará la elaboración de más estudios empíricos sobre la iniciativa empresarial y los negocios sociales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study applies the social entrepreneurs typology suggested by Zahra, Gedajlovic, Neubaum et al. (2009): Social Bricoleur, Social Builder, and Social Engineer in interviews with evaluators and start-ups supported by Yunus Social Business Brazil. A case study was conducted to identify similarities and divergences between the characteristics of these types of social entrepreneurs, exploring their profile and motivation, considering the reality of the social businesses. Each type concentrates features of innovation and utilization of resources as those proposed by Hayek (1945), Kirzner (1973) and Schumpeter (1942). Social businesses, according to Muhammad Yunus (Nobel Peace Prize in 2006 for the creation of the Grameen Bank), unify in a single business model the positive socio-environmental impacts and economic-financial sustainability, without the distribution of dividends, which are intended to expand the businesses or fund new initiatives of the same nature. Thus, Social Business maximizes social wealth and restricts the concentration of individual income. The results showed that the start-ups researched have characteristics of the Social Builder type, as described in the work by Kirzner (1973). This study works as a starting point for empirical studies on entrepreneurship and social business, and helps entrepreneurs and investors guiding the first to align business models to receive funding, and investors to identify the best social business opportunity.
  • Gestão da inovação em empresas brasileiras de serviços de tecnologia da informação: modelos de inovação planejada, de aplicação rápida e de inovação deliberada a posteriori Artigo

    KITSUTA, CARLA M; QUADROS, RUY

    Resumo em Português:

    Resumo Apesar de serviços serem considerados distintos de produtos, os modelos de gestão da inovação, consolidados e desenvolvidos com base em empresas industriais, são ainda apontados como rota principal para o desenvolvimento de inovações também em empresas de serviços. A percepção de que a inovação em serviços pode ocorrer em múltiplas dimensões, de maneira planejada, mas também de maneira não deliberada, identificada a posteriori, mostra a necessidade de aprofundamento dos estudos sobre processos de inovação em empresas de serviços. Com base em um estudo de casos múltiplos, com dez empresas brasileiras de controle nacional prestadoras de serviços de tecnologia da informação (TI), analisamos neste artigo os modelos consolidados de gestão da inovação, baseados em planejamento prévio e execução do plano de inovação como os processos estruturados de desenvolvimento de novos serviços (NSD) - também aplicáveis a empresas de serviços de TI. Concluímos que os modelos consolidados de gestão da inovação são aplicáveis, porém foram identificadas quatro outras possibilidades. Três delas estão descritas na literatura: modelo de aplicação rápida por compressão, modelo de aplicação rápida experiencial e modelo baseado na prática. Também identificamos um modelo ainda não descrito, que denominamos inovação deliberada a posteriori, resultado de uma estratégia de inovação baseada na prestação de serviços. Apesar de modelos de gestão da inovação não conseguirem captar toda a diversidade existente em cada setor, reconhecer as possibilidades de inovação e de processos abre caminho para que as empresas desenvolvam competências e intensifiquem seus esforços de inovação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Aunque los servicios se consideren distintos de los productos, los modelos de gestión de la innovación, consolidados y desarrollados sobre la base de empresas industriales, se señalan como principal camino para el desarrollo de innovaciones también en las empresas de servicios. La percepción de que la innovación en servicios puede ocurrir en múltiples dimensiones, de manera planificada, pero también de manera no deliberada, identificada a posteriori, muestra la necesidad de profundizar los estudios sobre procesos de innovación en empresas de servicios. Con base en un estudio de casos múltiples, con 10 empresas brasileñas prestadoras de servicios de tecnología de la información (TI), este artículo analiza si los modelos consolidados de gestión de la innovación, como los que siguen un proceso estructurado de desarrollo de nuevos servicios (NSD), son también aplicables a empresas de servicios de TI. Se concluye que los modelos consolidados de gestión de la innovación se aplican a las empresas de servicios de TI, pero también se identificaron otras posibilidades. Asimismo, se identificó la existencia de un modelo todavía no descrito que denominamos innovación deliberada a posteriori, resultado de una estrategia de innovación fundamentada en la prestación de servicios. A pesar de que los modelos de gestión de la innovación no logren captar toda la diversidad existente en cada sector, reconocer las posibilidades de innovación y de procesos abre el camino para que las empresas puedan desarrollar competencias e intensifiquen sus esfuerzos de innovación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Although service innovations present characteristics that make them different from innovation in goods, literature presents traditional innovation management models, such as those following a structured new service development (NSD) process, as valid and applicable to service companies. This article examines this issue in ten Brazilian IT service companies dedicated to software development, system integration, and mobile services development. The results show that reference innovation management models are applicable to service companies, but four other possibilities are also available, and a posteriori innovations can also result from deliberate efforts driven by the firm’s innovation strategy. Innovation management models are unable to capture all diversity that exists in different sectors of activity. Firms that acknowledge service innovation in its multiple dimensions and understand that the traditional innovation process is not the only successful way to develop innovations have a greater set of choices when defining and pursuing their innovation strategies.
  • Características de empresas e de inovações e suas relações com barreiras à inovação no setor de serviços brasileiro Artigo

    VINCENZI, TICIANA BRAGA de; CUNHA, JOÃO CARLOS da

    Resumo em Português:

    Resumo Inovar é arriscado: há muitos obstáculos internos ou externos à empresa e não há garantia de sucesso. O objetivo deste trabalho é analisar as características de empresas e de inovações desenvolvidas e suas relações com barreiras à inovação em empresas de serviços. Foram selecionadas empresas brasileiras que desenvolveram processos de inovação entre 2009 e 2014. As barreiras à inovação foram obtidas nos dados da Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec) do IBGE. De acordo com o referencial teórico de pesquisas sobre inovação em países emergentes e desenvolvidos, foram elaboradas cinco hipóteses e selecionadas variáveis para verificar o comportamento das barreiras por meio de testes não paramétricos. Os resultados em relação à hipótese 1 indicam que, entre 2009 e 2011, as empresas com capital controlador nacional aferiram maiores barreiras do que as estrangeiras. As demais características das empresas não apresentaram diferenças significativas. As empresas que: lançaram conjuntamente inovações de produto e de processo (hipótese 2); desenvolveram inovações completamente novas (hipótese 3); e as que implantaram inovações organizacionais e de marketing (hipótese 4) indicaram maiores barreiras do que as demais empresas. Os Technology-Based Knowledge-Intensive Business Services (T-KIBS) conferiram maiores barreiras do que outras empresas (hipótese 5) entre 2012 e 2014. Os resultados sugerem que, para realizar inovações radicais, as empresas precisam modificar seus processos visando gerar produtos inteiramente novos, o que as faz enfrentar mais dificuldades. Também ressaltam a importância das inovações organizacionais e de marketing no fomento dos outros tipos de inovação, especialmente nas empresas de serviços.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Innovar es arriesgado: hay muchos obstáculos internos o externos a la empresa y no hay garantía de éxito. El objetivo es analizar las características de empresas y de innovaciones desarrolladas y sus relaciones con las barreras a la innovación en empresas de servicios. Se seleccionaron empresas brasileñas que desarrollaron procesos de innovación entre 2009 y 2014. Las barreras a la innovación se obtuvieron en los datos de la Encuesta de Innovación Tecnológica (Pintec) realizada por el IBGE. De acuerdo con el marco referencial teórico de investigaciones sobre innovación en países emergentes y desarrollados, se elaboraron cinco hipótesis y se seleccionaron variables para verificar, por medio de pruebas no paramétricas, el comportamiento de las barreras. Los resultados en relación a la hipótesis 1 indican que las empresas con capital controlador nacional tuvieron mayores barreras que las extranjeras entre 2009 y 2011. Las demás características de las empresas no presentaron diferencias significativas. Las empresas que lanzaron conjuntamente innovaciones de producto y de proceso (hipótesis 2), que desarrollaron innovaciones completamente nuevas (hipótesis 3), y las que implantaron innovaciones organizacionales y de marketing (hipótesis 4), señalaron mayores barreras que las demás empresas. Los Technology-Based Knowledge-Intensive Business Services (T-KIBS) enfrentaron mayores barreras que otras empresas (hipótesis 5) entre 2012 y 2014. Los resultados sugieren que, para realizar innovaciones radicales, las empresas necesitan modificar sus procesos para generar productos enteramente nuevos, y por eso enfrentan más dificultades. También resaltan la importancia de las innovaciones organizacionales y de marketing en el fomento de los otros tipos de innovación, especialmente en empresas de servicios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Innovating is risky: there are many internal or external obstacles to the company and no guarantee of success. This research aimed to analyze the characteristics of companies and innovations and their relations with barriers to innovation in service companies. The study selected Brazilian companies that developed innovation activities between 2009 and 2014. The data on the barriers to innovation were retrieved from the Survey of Technological Innovation (Pintec), conducted by The Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). According to the theoretical framework on innovation research in emerging and developed countries, five hypotheses were drafted, and variables were selected to verify the barriers behavior through non-parametric tests. The results for hypothesis 1 indicate that companies controlled by national capital encountered more barriers than foreign companies between 2009 and 2011. Other characteristics did not present significant differences. Companies that simultaneously developed product and process innovations (hypothesis 2), those that have developed completely new innovations (hypothesis 3), and those that have introduced organizational and marketing innovations (hypothesis 4), demonstrated to face more barriers than other companies. The Technology-Based Knowledge-Intensive Business Services (T-KIBS) had greater barriers than other companies (hypothesis 5) between 2012 and 2014. The results suggest that companies need to modify their processes to generate entirely new products, preparing to face more difficulties to launch radical innovations. In addition, it was evident the importance of organizational and marketing innovations in fostering other types of innovation, especially in service companies.
  • Inovação Frugal: origens, evolução e perspectivas futuras Artigo

    KOERICH, GRAZIELE VENTURA; CANCELLIER, ÉVERTON LUÍS PELLIZZARO DE LORENZI

    Resumo em Português:

    Resumo A inovação frugal tornou-se recentemente um tópico relevante no discurso social e acadêmico. O verdadeiro desafio para essa nova manifestação de inovação caracteriza-se pela introdução de algo novo ou diferente com uso de poucos recursos. As inovações frugais têm ocorrido, em geral, associadas a economias emergentes nas quais se encontram grandes grupos de consumidores na base da pirâmide com necessidades não atendidas. Todavia há evidências crescentes de que este fenômeno está se tornando relevante também nas nações industrializadas, potencialmente afetando a competitividade das empresas domésticas em longo prazo, não apenas no exterior, mas também localmente. Como consequência, os estudiosos da inovação frugal começaram a investigar tentativas de sistematizar esse campo emergente de pesquisa e promover o desenvolvimento desse debate. Desse modo, este ensaio teórico tem por objetivos: apresentar a origem e evolução da abordagem da inovação frugal e sua caracterização atual na literatura; em seguida, discutir perspectivas futuras de estudo no tema; por fim, sugere-se que estudos futuros invistam em pesquisas empíricas, enriquecendo os debates existentes sobre a inovação frugal, principalmente da lente do desenvolvimento econômico local, por meio de resultados financeiros e retornos econômicos. Reforça-se também a necessidade de desenvolvimento de instrumentos de mensuração de inovação frugal.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La innovación frugal se ha convertido recientemente en un tema relevante en el discurso social y académico. El verdadero desafío para esta nueva manifestación de innovación es la introducción de algo nuevo o diferente con el uso de pocos recursos. Las innovaciones frugales generalmente se han asociado con economías emergentes donde grandes grupos de consumidores se encuentran en la parte inferior de la pirámide con necesidades no satisfechas. Sin embargo, hay cada vez más pruebas de que este fenómeno también se está volviendo relevante en los países industrializados, lo que podría afectar la competitividad a largo plazo de las empresas nacionales, no solo en el extranjero sino también a nivel local. Como consecuencia, los estudiosos de la innovación frugal han comenzado a investigar los intentos de sistematizar este campo de investigación emergente y promover el desarrollo de este debate. De este modo, este ensayo teórico pretende: presentar el origen y la evolución del enfoque de la innovación frugal y su caracterización actual en la literatura; luego discutir las perspectivas de estudio futuras sobre el tema. Finalmente, se sugiere que los estudios futuros inviertan en investigación empírica para enriquecer los debates existentes sobre innovación frugal, especialmente desde la perspectiva del desarrollo económico local, a través de resultados financieros y retornos económicos. También se refuerza la necesidad de desarrollar instrumentos de medición de innovación frugal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Frugal innovation has recently become a relevant topic in social and academic discourse. The real challenge for this new manifestation of innovation is the introduction of something new or different with the use of few resources. Frugal innovations have generally been associated with emerging economies where large consumer groups are at the bottom of the pyramid with unmet needs. However, there is growing evidence that this phenomenon is also becoming relevant in industrialized nations, potentially affecting the long-term competitiveness of domestic enterprises, not only abroad but also locally. Consequently, frugal innovation scholars have begun to investigate attempts to systematize this emerging field of research and promote the development of this debate. This theoretical study presents the origin and evolution of the frugal innovation approach and its current characterization in the literature; discusses future perspectives on the topic; and suggests that future works invest in empirical research, enriching existing debates on frugal innovation, especially from the lens of local economic development, through financial results and economic returns. It also reinforces the need to develop frugal innovation measurement instruments.
  • Mapeamento da produção científica da Indústria 4.0 no contexto dos BRICS: reflexões e interfaces Artigo

    MENELAU, SUELI; MACEDO, FRANCISCO GUILHERME LIMA; CARVALHO, PATRÍCIA LACERDA DE; NASCIMENTO, THIAGO GOMES; CARVALHO JÚNIOR, ANTÔNIO DEUSANY DE

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa o perfil atual da produção científica sobre a Indústria 4.0 do grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS), constante nos periódicos de impacto. A Indústria 4.0 incorpora nove inovações tecnológicas que se relacionam, direta e indiretamente, com a evolução da Ciência e Tecnologia (C&T) nos BRICS, constatada pelo crescente aporte financeiro, pela participação de C&T no Produto Interno Bruto (PIB) e pela quantidade de pesquisadores e de publicações em cada país integrante. Esta pesquisa, descritiva e exploratória, foi construída por meio de bibliometria. A população foi constituída por textos das bases de dados SCOPUS e Web of Science e a amostra final foi composta por 51 artigos interdisciplinares. A análise considerou indicadores de caracterização da produção científica, de coocorrência de produtividade científica e de característica metodológica dos estudos. Conclui-se que a publicação de artigos apresenta predomínio chinês e a pesquisa indicou o incremento de estudos acerca da Indústria 4.0 em C&T nos BRICS, havendo, ainda, a necessidade de fortalecimento efetivo da cooperação desses países nos aspectos vinculados ao tema, consoante a previsão de acordos e planos de trabalho já estabelecidos em anos recentes. Ademais, a fotografia da produção mostra um campo vasto a ser explorado, com a necessidade de cooperação e desenvolvimento efetivo de objetivos comuns voltados à C&T nos BRICS.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es analizar el perfil actual de la producción científica sobre la industria 4.0 de los países Brasil, Rusia, India, China y Sudáfrica, constante en los periódicos de impacto. La industria 4.0 incorpora nueve innovaciones tecnológicas, que se relacionan directa e indirectamente con la evolución de la ciencia y la tecnología (C&T) en los BRICS, constatada por el creciente aporte financiero, en la participación de C&T en el Producto Interno Bruto (PIB), y en la cantidad de investigadores y de publicaciones en cada país integrante. La investigación, descriptiva y exploratoria, se construyó a través de una bibliometría. La población se compuso con textos de las bases de datos Scopus y Web of Science, y la muestra final, con 51 artículos interdisciplinarios. El análisis consideró indicadores de caracterización de la producción científica, de coexistencia de productividad científica y de característica metodológica de los estudios. Se concluye que la publicación de artículos presenta un predominio chino, y la investigación indicó el incremento de estudios acerca de la industria 4.0 en C&T en los BRICS, y aún la necesidad de un fortalecimiento efectivo de la cooperación de estos países en los aspectos vinculados al tema, según la previsión de los acuerdos y planes de trabajo ya establecidos en años recientes. Además, la fotografía de la producción realizada muestra un campo vasto a explorar, con la necesidad de cooperación y desarrollo efectivo de objetivos comunes enfocados en C&T en los BRICS.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to analyze the recent scientific production about 4.0 Industry from BRICS countries (Brazil, Russia, India, China, and South Africa), published in leading academics journals. The 4.0 Industry incorporates nine technological innovations, which are related, directly and indirectly, to the evolution of Science and Technology (S&T) in BRICS, diagnosed by the evolution of the financial support, the participation in S&T in the Gross Domestic Product (GDP), and the number of researchers and publications, in each member country. The descriptive and exploratory research was built using bibliometrics. The population was made up of texts of the databases Scopus and Web of Science, and the final sample was composed of 51 interdisciplinary articles. The analysis considered indicators of characterization of scientific production, to a certain degree co-occurrence of scientific productivity and scientific collaboration of methodological features of the study. It is concluded that Chinese articles are predominant, and the research indicated the increase of studies about Industry 4.0 in S&T in BRICS. There is still a need to effectively strengthen the cooperation of these countries in the aspects related to the subject, according to agreements already established in recent years. In addition, the academic production shows a vast field to be explored, with the need for cooperation and effective development of common S&T objectives in BRICS.
  • Revisão sistemática de cidades inteligentes e internet das coisas como tópico de pesquisa Artigo

    JOÃO, BELMIRO DO NASCIMENTO; SOUZA, CRISOMAR LOBO DE; SERRALVO, FRANCISCO ANTONIO

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo tem por objetivo analisar a literatura acadêmica atual sobre cidades inteligentes (Smart Cities) e internet das coisas (Internet, utilizando análise bibliométrica e análise de conteúdo quantitativa. Essencialmente, consiste em extrair dados das bases Web of Science: citações, idiomas, países, autores e trabalhos mais relevantes, palavras-chave, instituições, conferências e periódicos. Os resultados confirmam que a literatura mais proeminente sobre cidades inteligentes (CIs) e IoT Internet das Coisas se concentrou em países avançados com longa tradição de inovação e pesquisa em tecnologia da informação (TI), mostrando um padrão similar. O estudo se inspira em percepções dessa análise e observa algumas advertências e oportunidades para futuras pesquisas. Desenvolveu-se uma agenda de pesquisa e sugestões de novas questões teóricas para pesquisadores em CIs e IoT.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tiene como objetivo analizar la literatura académica actual sobre ciudades Inteligentes (smart cities) e internet de las cosas, utilizando análisis bibliométrico y análisis de contenido cuantitativo. Esencialmente, consiste en extraer datos de las bases Web of Science: citas, idiomas, países, autores y trabajos más relevantes, palabras clave, instituciones, conferencias y periódicos. Los resultados confirman que la literatura más prominente sobre ciudades inteligentes e internet de las cosas se concentró en países avanzados con una larga tradición de innovación e investigación en TI, mostrando un patrón similar. El trabajo se inspira en percepciones de este análisis y observa algunas advertencias y oportunidades para futuras investigaciones. Se desarrolló una agenda de investigación y sugerencias de nuevas cuestiones teóricas para investigadores de ciudades inteligentes e internet de las cosas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to analyze the current academic literature on Smart Cities and the Internet of Things using bibliometric analysis and quantitative content analysis. It primarily consists of extracting data from the web-of-science: citations, languages, countries, most prolific authors, the most relevant works, keywords, institutions, conferences, and journals. Results confirm that the most preeminent literature on Smart Cities and the Internet of Things focuses on developed countries with a long tradition of innovation and IT research showing a similar pattern. From this analysis, limitations and opportunities for future studies are observed. A research agenda and suggestions for new theoretical questions were developed for scholars of Smart Cities and the Internet of Things.
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br