ARTIGOS Feminist movement and intersectionality: Repertories of action and interaction with the state Silva, Mônica de Cássia Costa Bronzo, Carla Brasil, Flávia de Paula Duque Abstract in Portuguese: RESUMO O artigo teve como objetivos identificar e analisar os repertórios de ação e interação das mulheres negras com o poder público. O trabalho apoia-se em desenvolvimentos teóricos no campo de estudos dos movimentos sociais e na vertente dos feminismos negros, mobilizando a literatura clássica e contemporânea no campo das ciências sociais. O período de análise compreende de 2010, ano em que foi instituído o Estatuto da Igualdade Racial, até o ano de 2020 e tem como foco o Brasil. A metodologia baseia-se em fontes secundárias, por meio de uma revisão bibliográfica e documental sobre o tema. O trabalho identifica uma diversidade de repertórios de ação dos movimentos em foco e de sua interação com o Estado, na linha propositiva e dialógica, bem como na linha de resistência e ativismo, incidindo na proposição, para o poder público, de pautas e agendas centrais do feminismo negro.Abstract in Spanish: RESUMEN El artículo tiene como objetivo identificar y analizar los repertorios de acción de las mujeres negras y su interacción con el gobierno. El trabajo se basa en desarrollos teóricos en el campo de estudios de los movimientos sociales y en la vertiente de los feminismos negros, movilizando la literatura clásica y contemporánea en el campo de las ciencias sociales. El período de análisis comprende desde el 2010, año en que se instituyó el Estatuto de Igualdad Racial, hasta el año 2020 y se centra en Brasil. La metodología se basa en fuentes secundarias, a través de una revisión bibliográfica y documental sobre el tema El trabajo identifica una diversidad de repertorios de acción de los movimientos en foco y su interacción con el Estado, en la línea proposicional y dialógica, así como en la línea de resistencia y activismo.Abstract in English: ABSTRACT This article aims to identify and analyze the repertoires of action of Black women and their interaction with the government. It seeks to understand how these repertoires intersect gender and race in the production of federal public policies for Brazilian women. The period of analysis spans from 2010, the year in which the Statute of Racial Equality was instituted, until 2020. This work is grounded in theoretical developments in the field of social movement studies and Black Feminisms, highlighting the concept of intersectionality. The methodology consists of a bibliographic review and document research based on secondary sources. The study identifies a diversity of action repertoires of the focused movements and their interaction with the state, both in the propositional and dialogic line, as well as in the line of resistance and activism. |
ARTICLES THE REFORM OF POLICE ORGANIZATIONS IN BRAZIL THROUGH THE PERSPECTIVE OF ORGANIZATIONAL STUDIES Alcadipani, Rafael Rezende, Gustavo Matarazzo Vianna, Fernando Fernandes, Alan Lima, Renato Sérgio de Abstract in Portuguese: RESUMO Estudos acerca do campo organizacional da segurança pública tiveram início, no Brasil, nas Ciências Sociais, ainda nos anos 1980. O papel central das organizações policiais na sociedade contemporâneas e os estudos acerca das suas reformas têm necessitado de interações epistemológicas mais profícuas. Nesse sentido, entendemos que os Estudos Organizacionais podem contribuir para esse debate, especialmente no que tange quatro categorias fundamentais: tecnologia, uso da força, cultura e comportamento e grupos minoritários. Entendemos que, de um lado, a abordagem predominante nas Ciências Sociais segue uma visão das polícias como mero aparelho de repressão e violência estatal, enquanto, de outro lado, a produção interna das polícias segue uma abordagem totalmente instrumental e pouco reflexiva. Defendemos que os Estudos Organizacionais podem alinhar-se às abordagens reformistas e profissionalizantes da polícia em Ciências Sociais, oferecendo um caminho mais reflexivo para a produção de conhecimento interno das polícias, contribuindo, assim, para o aprimoramento das polícias brasileiras.Abstract in Spanish: RESUMEN Los estudios sobre el campo organizacional de la seguridad pública comenzaron en Brasil, en las Ciencias Sociales, en la década de 1980. El papel central de las organizaciones policiales en la sociedad contemporánea y los estudios sobre sus reformas han requerido interacciones epistemológicas más fructíferas. En este sentido, entendemos que los Estudios Organizacionales pueden contribuir a este debate, especialmente en lo que se refiere a cuatro categorías fundamentales: tecnología, uso de la fuerza, cultura y comportamiento, y grupos minoritarios. Consideramos que, por un lado, el enfoque predominante en las Ciencias Sociales sigue una visión de las policías como meros dispositivos de represión y violencia estatal, mientras que por otro lado, la producción interna de las policías sigue un enfoque totalmente instrumental y poco reflexivo. Argumentamos que los Estudios Organizacionales pueden alinearse con los enfoques reformistas y profesionalizantes de la policía en Ciencias Sociales y ofrecer un camino más reflexivo para la producción de conocimiento interno de la policía, contribuyendo así a la mejora de la policía brasileña.Abstract in English: ABSTRACT The first studies on public security as an organizational field in Brazil emerged in Social Sciences in the 1980s. Discussions on the central role of police organizations in contemporary society and studies about the reform of these institutions have required robust epistemological interactions. In this sense, Organizational Studies may contribute to enlightening the debate, offering insights into four fundamental categories: technology, use of force, culture and behavior, and minority groups. On the one hand, the dominant approach in the Social Sciences considers the police as a mere repressive and violent state apparatus, while on the other hand, the production of knowledge within the police follows a totally instrumental and little reflective approach. In our view, Organizational Studies can align with the Social Sciences’ reformist and professionalizing approaches when studying police organizations, offering a more reflective path so these institutions can expand the production of internal knowledge and improve their overall operation in Brazil. |
ARTIGOS Incentives for career transition of mid-level bureaucrats Vecchia, Rosangela Dalla Faveri, Diego de Brulon, Vanessa Abstract in Portuguese: RESUMO Nesta pesquisa, buscamos responder ao seguinte problema: quais são os incentivos que podem atrair advogados públicos da PGFN para cargos de gestão e como eles se mostram presentes nesta organização? A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 14 procuradores em 2019. A análise de conteúdo de grade mista resultou nas seguintes categorias: capacitação, incentivo financeiro, suporte organizacional, natureza da atividade e flexibilização das regras de trabalho. Os resultados indicam que os fatores relevantes nem sempre estão presentes na PGFN, o que diminui o interesse pelo cargo. Uma contribuição importante refere-se às especificidades do Burocrata de Médio Escalão (BME) no setor público brasileiro: as particularidades da administração pública brasileira atravessam as atividades do BME e afetam negativamente incentivos como capacitação e natureza da atividade; a permanência do ideal burocrático também impõe desafios à incorporação da flexibilização dos arranjos de trabalho.Abstract in Spanish: RESUMEN En esta investigación buscamos dar respuesta al siguiente problema: ¿cuáles son los incentivos que pueden atraer a los abogados públicos de la Procuraduría General del Tesoro Nacional (PGFN) a cargos directivos y cómo se muestran presentes en esta organización? Se obtuvieron los datos mediante entrevistas semiestructuradas con 14 abogados fiscales en 2019. El análisis de contenido con metodología mixta resultó en las categorías: capacitación, incentivo financiero, apoyo organizacional, naturaleza de la actividad y flexibilización de las normas de trabajo. Estos factores relevantes no siempre están presentes en la PGFN, disminuyendo el interés por el puesto. Una importante contribución alude a las especificidades del Burócrata de Nivel Medio (BME) en el sector público brasileño: las particularidades de la administración pública brasileña permean las actividades del BME y afectan negativamente a incentivos como capacitación y naturaleza de la actividad; la permanencia del ideal burocrático también plantea desafíos para la incorporación de la flexibilización de los arreglos de trabajo.Abstract in English: ABSTRACT This research aims to identify the incentives that can attract public attorneys of the National Treasury Attorney’s Office (NTAO) to managerial positions and to determine whether such incentives are currently in place in this agency. Data collection was carried out through semi-structured interviews with 14 attorneys in 2019. The mixed grid content analysis resulted in the following categories of incentives: training, financial incentive, organizational support, nature of the activity, and flexibility of work arrangements. The results indicate that the main incentives are not always present in the NTAO, which decreases the public attorneys’ interest in managerial positions at the agency. An important contribution of this research refers to the specificities of the mid-level bureaucrats (MLB) in the Brazilian public sector: the activities of these professionals are permeated by the particularities of the Brazilian public administration as a whole, which negatively affects the provision of incentives such as “training” and “nature of the activity.” The persistence of the bureaucratic ideal also challenges the incorporation of incentives in the category “flexibility of work arrangements.” |
ARTIGOS Constitution, constitutional amendments and public policies: Unveiling government attention through constitutional changes Brasil, Felipe Gonçalves Capella, Ana Cláudia Niedhardt Souza, Lorraine Saldanha Freitas Xavier de Costa, Pedro Moura Abstract in Portuguese: RESUMO Entre 1988 e 2018, a Constituição Federal brasileira sofreu 105 alterações por meio da aprovação das Emendas Constitucionais. Diante desse fenômeno marcado pela alta taxa de emendamentos, este trabalho tem por objetivo mapear e analisar as mudanças na Constituição a partir dos diferentes tipos de políticas setoriais alvo dessas 105 Emendas ao longo dos 30 anos pós-promulgação da Constituição. Metodologicamente, o artigo adota a perspectiva de análise de conteúdo a partir da estrutura do Comparative Agendas Project (CAP). Como resultado, o artigo destaca o crescimento da Constituição na ordem de mais de 20%. Também foi observado o aumento de normatizações voltadas para a garantia de diferentes tipos de policy -sobretudo as políticas sociaisem detrimento da regulação da polity. Finalmente, as conclusões apontam para a importância de se olhar para a Constituição Federal como um lócus de formação da agenda, formulação de políticas e de defesa de prioridades de governos.Abstract in Spanish: RESUMEN Entre 1988 y 2018, la Constitución Federal brasileña sufrió 105 cambios mediante la aprobación de enmiendas constitucionales. Dado este fenómeno marcado por la alta tasa de enmiendas, este trabajo tiene como objetivo mapear y analizar los cambios en la Constitución a partir de los diferentes tipos de políticas sectoriales a las que se dirigen estas 105 enmiendas durante los 30 años posteriores a la promulgación de la Constitución. Metodológicamente, el artículo adopta la perspectiva del análisis de contenido a partir de la estructura del Comparative Agendas Project (CAP). Como resultado, el artículo destaca un crecimiento de la Constitución de más del 20%. También se observó un aumento de las regulaciones destinadas a garantizar diferentes tipos de policy -especialmente políticas sociales- en detrimento de la regulación de la polity. Finalmente, las conclusiones apuntan a la importancia de considerar la Constitución Federal como un lugar de formación de la agenda, formulación de políticas y defensa de las prioridades del gobierno.Abstract in English: ABSTRACT From its enactment in 1988 until 2018, the Brazilian Federal Constitution underwent 105 changes through the approval of Constitutional Amendments. Given this high rate of amendments, this research aims to map and analyze the changes in the Constitution, focusing on the different types of sectoral policies targeted by these 105 amendments over 30 years. The study employs content analysis based on the Comparative Agendas Project (CAP) framework. The findings reveal that the Constitution expanded by more than 20% during this period. There was also an increase in policy regulations, particularly those aimed at guaranteeing various types of policies - primarily social policies - often at the expense of polity regulation. Finally, the conclusions highlight the importance of viewing the Federal Constitution as a locus for agenda formation, policy formulation, and the promotion of government priorities. |
ARTIGOS Fiscal and socioeconomic factors affecting criminality in Brazil Souza, Rhomenig Oliveira de Damasceno, Felipe Storch Marques, Rebeca Corrêa Gomes Tardin, Neyla Abstract in Portuguese: RESUMO Este estudo objetiva verificar o impacto de fatores fiscais e socioeconômicos nas taxas de homicídio e analisar se essa influência é diferente em estados com boa gestão fiscal. Para isso, o Indicador de Gestão Fiscal Estadual (IGFE) foi fundamentado na metodologia do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) para diferenciar estados com boa saúde financeira daqueles cujas contas estão em situação crítica. Ainda, foi realizada uma regressão linear múltipla em dados em painel, pelos métodos de efeitos fixos e aleatórios. Essa pesquisa encontrou evidências de que fatores socioeconômicos afetam as taxas de homicídio dos estados. Além disso, verificou-se que, em média, fatores fiscais, como as transferências voluntárias e os gastos municipais com segurança pública, são negativamente relacionados com as taxas estaduais de homicídios.Abstract in Spanish: RESUMEN Este estudio tiene como objetivo verificar el impacto de los factores fiscales y socioeconómicos en las tasas de homicidio y analizar si esta influencia es diferente en estados con buena gestión fiscal. Para ello, la metodología del Índice de Gestión Fiscal de Firjan (IFGF) se basó en el Indicador de Gestión Fiscal Estatal (IGFE) para diferenciar estados con buena salud financiera de aquellos que tienen sus cuentas en una situación crítica. Además, se realizó una regresión lineal múltiple transversal y una regresión de datos de panel utilizando métodos de efectos fijos y aleatorios. Esta investigación encontró evidencia de que los factores socioeconómicos afectan las tasas de homicidio estatales. Además, se encontró que, en promedio, factores fiscales como las transferencias voluntarias y el gasto municipal en seguridad pública se relacionan negativamente con las tasas estatales de homicidios.Abstract in English: ABSTRACT This study aims to verify the impact of fiscal and socioeconomic factors on homicide rates in Brazil and analyze whether this influence is different in states with good fiscal management. The research adopted the State Fiscal Management Indicator, which is based on the methodology of the Firjan Fiscal Management Index, to differentiate states with good financial health from those with their accounts in a critical situation. A cross-sectional multiple linear regression and panel data regression were performed using fixed and random effects methods. The findings suggest that socioeconomic factors affect state homicide rates. Also, on average, fiscal factors such as voluntary transfers and municipal spending on public security are negatively related to state homicide rates. |
ARTIGOS Structure and mechanisms of network governance in the implementation of public policies Cirino, Andréia Lopes Tavares, Bruno Pereira, Breno Augusto Diniz Silva, Fernanda Cristina da Abstract in Portuguese: RESUMO As interações entre os diversos atores envolvidos na construção e implementação de uma política pública ocorrem de maneira frequente e contínua. Em vista disso, essas interações tendem a ser institucionalizadas, estabelecendo-se regras formais e informais, arenas de deliberações, jurisdições e procedimentos para as decisões e ações conjuntas, o que caracteriza a governança em rede. Este estudo buscou compreender a estrutura e os mecanismos da governança em rede na implementação de políticas públicas para crianças e adolescentes.Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se como fonte de dados pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam para uma rede com coordenação centralizada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e baixa formalização. No que tange à estrutura da rede e aos mecanismos de governança, constatou-se que o CMDCA é um ator central que realiza ações de coordenação, controle/monitoramento e incentivo. A coordenação se dá basicamente por meio de reuniões mensais, controle por meio da fiscalização das entidades cadastradas e do repasse de informações, e o incentivo ocorre por intermédio do suporte disponibilizado por recursos, intermediações e informações. O estudo contribui com a discussão sobre o papel da governança em rede na produção e implementação de políticas, oferecendo insights úteis e ferramentas conceituais para possibilitar uma melhor compreensão sobre esse arranjo estrutural.Abstract in Spanish: RESUMEN Las interacciones entre los diversos actores involucrados en la construcción e implementación de una política pública ocurren de manera frecuente y continua. Ante esto, estas interacciones tienden a institucionalizarse, estableciendo reglas formales e informales, espacios de deliberación, jurisdicciones y procedimientos para decisiones y acciones conjuntas, lo que caracteriza la gobernanza de la red. Este estudio buscó comprender la estructura y mecanismos de gobernanza de redes en la implementación de políticas públicas para niños y adolescentes, mediante un enfoque de investigación cualitativo, utilizando como fuente de datos la investigación documental y las entrevistas semiestructuradas. Los resultados apuntan a una red con coordinación centralizada en el Consejo Municipal de los Derechos de la Niñez y la Adolescencia (CMDCA), y baja formalización. En cuanto a la estructura de la red y los mecanismos de gobernanza, se encontró que el CMDCA es un actor central que realiza acciones de coordinación, control/monitoreo e incentivo. La coordinación se da básicamente a través de reuniones mensuales, el control a través de la inspección de entidades registradas y la transferencia de información, y el incentivo se da a través del apoyo brindado por recursos, intermediaciones e información. El estudio contribuye a la discusión sobre el papel de la gobernanza de la red en la producción e implementación de políticas, ofreciendo ideas útiles y herramientas conceptuales para permitir una mejor comprensión de este arreglo estructural.Abstract in English: ABSTRACT The various actors involved in the construction and implementation of a public policy interact frequently and continuously. Such interactions tend to be institutionalized, with formal and informal rules, deliberation arenas, jurisdictions, and procedures for joint decisions and actions, characterizing network governance. This study sought to understand the structure and mechanisms of network governance in the implementation of public policies for children and adolescents in Brazil. It is a qualitative research collecting data from documents and semi-structured interviews. The results point to a lightly formalized network with cooperation centralized in the Municipal Council for the Rights of Children and Adolescents (known as CMDCA). Regarding the network’s structure and governance mechanisms, it was found that the CMDCA is a central player, acting to coordinate, monitor, and motivate the actors. Coordination occurs mainly through monthly meetings; monitoring activities consist of inspecting entities registered at the CMDCA and information transfer; and motivational actions refer to support provided through grants, mediation, and information. The study contributes to the discussion about the role of network governance in policy elaboration and implementation, offering valuable insights and conceptual tools to better understand this structural arrangement. |
ARTICLES THE TRANSPARENCY OF DEVELOPMENT BANKS IN BRAZIL: BETWEEN THE SECRECY OF BUREAUCRACY AND THE DEMOCRATIZATION OF INFORMATION Gonçalves, Bárbara Garschagen Zuccolotto, Robson Souza, Frederico Pinto de Caliman, Douglas Roriz Abstract in Portuguese: RESUMO O objetivo da pesquisa consiste na realização de um diagnóstico da transparência ativa dos Bancos de Desenvolvimento (BD) em atividade no Brasil, baseado no Guia de Transparência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O protocolo de observação foi composto por 33 itens distribuídos entre oito pilares, sendo: Políticas e Diretrizes; Institucional; Finanças e Empregos; Informações do Portfólio; Dados dos Clientes; Dados das Operações; Impacto; e Participação Social. Os resultados evidenciam que os BD apresentam um processo de transparência ainda insuficiente e que a realidade encontrada nos portais institucionais é marcada pela ausência de informações importantes que tornariam claros os critérios utilizados para definir a alocação das verbas estatais. Muitos dos avanços ocorridos no contexto federal não foram incorporados nos BD subnacionais, sobretudo em função de uma complexa legislação que privilegia o sigilo nessas instituições.Abstract in Spanish: RESUMEN El objetivo de la investigación consiste en realizar un diagnóstico de la transparencia activa de los bancos de desarrollo (BD) en actividad en Brasil, basado en la Guía de Transparencia del Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). El protocolo de observación constó de 33 (treinta y tres) ítems distribuidos en 8 (ocho) pilares, a saber: Políticas y lineamientos; Institucional; Finanzas y empleos; Información de la cartera; Datos de los clientes; Datos de las operaciones; Impacto; y Participación social. Los resultados muestran que los BD presentan un proceso de transparencia aún insuficiente y que la realidad encontrada en los portales institucionales está marcada por la ausencia de información importante, que aclararía los criterios utilizados para definir la asignación de fondos estatales. Muchos de los avances que se dieron en el ámbito federal no fueron incorporados a los BD subnacionales, principalmente por una compleja legislación que favorece el secreto en estas instituciones.Abstract in English: ABSTRACT This research carried out a diagnosis of the active transparency of the development banks (DBs) in Brazil based on the Brazilian Development Bank (BNDES) Transparency Guide. The observation protocol consisted of 33 items distributed among 8 pillars, namely: Policies and guidelines; Institutional; Finance and jobs; Portfolio information; Customer data; Operations data; Impact; and Social Participation. The results show that the DBs present a process of transparency that is still insufficient and that the reality found in the institutional portals is marked by the absence of important information, which would clarify the criteria used to define the allocation of government funds. Many of the advances in the federal context were not incorporated into the subnational DBs, mainly due to complex legislation that favors secrecy in these institutions. |
ARTIGOS Does ideology matter? An analysis of the opinions issued by the Brazilian Courts of Audit Martins, Gislene Daiana Lima Filho, Saulo Silva Portulhak, Henrique Peixe, Blênio Cezar Severo Abstract in Portuguese: Resumo O estudo investigou a associação entre os pareceres prévios emitidos pelos Tribunais de Contas brasileiros às ideologias político-partidárias. O levantamento teve como base o interstício entre 1995 e 2022, perfazendo sete ciclos políticos, em todos os estados brasileiros, o Distrito Federal, além das contas da União. Foram categorizados os partidos políticos em coalizões ideológicas e segmentados os resultados dos pareceres, para realizar testes de independência entre grupos e Análise de Correspondência Múltipla. Não foram observadas distinções nos pareceres prévios emitidos em relação às linhas ideológicas das coalizões nos ciclos eleitorais analisados. Dada a literatura recente que indica a influência político-partidária na atuação dos Tribunais de Contas brasileiros e a baixa quantidade de pareceres desfavoráveis emitidos para os estados, este achado traz novos elementos ao debate acerca das características e explicações para essa influência.Abstract in Spanish: RESUMEN El estudio investigó la asociación entre las opiniones previas emitidas por los tribunales de cuentas de Brasil y las ideologias partidistas. La investigación se basó en el período comprendido entre 1995 y 2022, totalizando siete ciclos políticos, en todos los estados brasileños, el Distrito Federal, además de las cuentas del Gobierno Federal, los partidos políticos fueron categorizados en coaliciones ideológicas y los resultados de las opiniones fueron segmentados, para realizar pruebas de independencia entre grupos y análisis de correspondencias múltiples. No se observaron distinciones en los dictámenes previos emitidos en relación con las líneas ideológicas de las coaliciones en los ciclos electorales analizados. Dada la reciente literatura que indica la influencia político-partidaria en el desempeño de los tribunales de cuentas brasileños y el bajo número de dictámenes desfavorables emitidos a los estados, este hallazgo aporta nuevos elementos al debate sobre las características y explicaciones de esa influencia.Abstract in English: Abstract This research investigated the association between the preliminary opinions issued by the Brazilian Courts of Auditors and party-political ideologies. The analysis was based on the period between 1995 and 2022, totaling seven political cycles, in all Brazilian states, the Federal District, and the federal governments accounts. The political parties were categorized into ideological coalitions and the results of the opinions were segmented in order to conduct independence tests between groups and multiple correspondence analysis. No distinctions were observed in the preliminary opinions issued in relation to the ideological lines of the coalitions in the electoral cycles analyzed. Given the recent literature that indicates the political-partisan influence on the actions of the Brazilian courts of auditors and the small number of unfavorable opinions issued to the states, this finding brings new elements to the debate about the characteristics and explanations for this influence. |
ARTICLES TECHNOLOGICAL CHANGES, WORK, AND INEQUALITIES IN LATIN AMERICA: RETHINKING POST-PANDEMIC SOCIAL PROTECTION OPTIONS Lanzara, Arnaldo Provasi Castro, Mario Henrique de Oliveira Abstract in Portuguese: RESUMO Este artigo analisa os efeitos da crise sanitária gerada pela pandemia de Covid-19 nos mercados de trabalho heterogêneos e desiguais da América Latina e enfatiza a necessidade de os países da região repensarem suas alternativas de proteção social diante dos problemas relacionados ao crescimento da informalidade e da precarização do trabalho. Além de demonstrar a incidência bastante desigual desses efeitos nos países da região, o artigo destaca os principais riscos que os países latino-americanos enfrentam no atual cenário de intensas transformações no sistema produtivo e nas relações de emprego, em parte precipitadas pelo advento da pandemia. Por fim, discute-se a importância de algumas medidas intersetoriais e coordenadas de proteção social para enfrentar esses problemas, tais como o fortalecimento das capacidades estatais de implementação de políticas passivas e ativas de emprego, bastante deficientes na região, e a criação de efetivos sistemas públicos de qualificação profissional.Abstract in Spanish: RESUMEN Este artículo analiza los efectos de la crisis sanitaria generada por la pandemia de COVID-19 en los heterogéneos y desiguales mercados laborales de América Latina y enfatiza la necesidad de que los países de la región repiensen sus alternativas de protección social ante los problemas relacionados con el crecimiento de la informalidad y precariedad del trabajo. Además de demostrar la incidencia muy desigual de estos efectos en los países de la región, el artículo destaca los principales riesgos que enfrentan los países latinoamericanos en el escenario actual de intensas transformaciones en el sistema productivo y las relaciones laborales, en parte precipitadas por el advenimiento de la pandemia. Finalmente, se discute la importancia de algunas medidas intersectoriales y coordinadas de protección social para enfrentar estos problemas, como el fortalecimiento de las capacidades estatales para implementar políticas pasivas y activas de empleo, que son bastante deficientes en la región, y la creación de sistemas públicos de cualificación profesional eficaces.Abstract in English: ABSTRACT This article analyzes the effects of the COVID-19 pandemic on the heterogeneous and unequal labor markets in Latin America. It emphasizes the need for countries in the region to rethink their social protection options in the face of problems related to the growth of informality and work precariousness. In addition to demonstrating the very unequal incidence of these effects across Latin American countries, the article highlights the main risks they face in the current scenario of intense transformations in the productive system and employment relations, partly precipitated by the advent of the pandemic. Finally, the importance of intersectoral and coordinated social protection measures to face these problems is discussed, such as strengthening state capacities to implement passive and active employment policies, which are deficient in the region, and creating effective public systems for professional training. |
ARTICLES INNOVATION LABORATORIES AND BARRIERS TO INTRAPRENEURSHIP IN GOVERNMENTS Silva Junior, Alessandro Carlos da Emmendoerfer, Magnus Luiz Lauriano, Nayara Gonçalves Silva, Maysa Alves Correa Abstract in Portuguese: RESUMO O objetivo do artigo é analisar as potencialidades dos laboratórios de inovação para minimizar as barreiras do comportamento intraempreendedor no setor público. Para tal, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, com base em fontes bibliográficas, documentais e questionários estruturados, para uma amostra de 22 servidores públicos em 18 laboratórios identificados na América do Sul. Como resultados, destaca-se que os laboratórios de inovação contribuem para minimizar as barreiras do comportamento intraempreendedor, sobretudo relacionadas à burocratização dos processos, baixa flexibilidade, resistência à mudança e arrogância, a partir da simplificação de processos, utilização de metodologias e cursos de estímulo à criatividade e inovação, e aproximação dos servidores públicos com a demanda cidadã. Como contribuição, destaca-se que a implementação de laboratórios é importante para a criação de uma cultura voltada ao empreendedorismo e inovação no setor público, dadas as características dinâmicas desses espaços e uso de metodologias ágeis, transformando a mentalidade dos servidores públicos.Abstract in Spanish: RESUMEN El objetivo del artículo es analizar las potencialidades de los laboratorios de innovación para minimizar las barreras del comportamiento intraemprendedor en el sector público. Para ello, se utilizó un enfoque cualitativo, basado en fuentes bibliográficas, documentos y cuestionarios estructurados, para una muestra de 22 servidores públicos en 18 laboratorios identificados en América del Sur. Como resultado, se destaca que los laboratorios de innovación contribuyen a minimizar las barreras del comportamiento intraemprendedor, relacionadas principalmente con la burocratización de los procesos, baja flexibilidad, resistencia al cambio y arrogancia, mediante la simplificación de procesos, uso de metodologías y cursos para estimular la creatividad y la innovación, y acercamiento de los servidores públicos a la demanda ciudadana. Como aporte, se destaca que la implementación de laboratorios es importante para la creación de una cultura enfocada al emprendimiento y la innovación en el sector público, dadas las características dinámicas de estos espacios y el uso de metodologías ágiles, transformando la mentalidad de los servidores públicos.Abstract in English: ABSTRACT This article analyzes the potential of innovation labs to minimize the barriers to intrapreneurial behavior within the public sector. Employing a qualitative approach, the study uses bibliographical sources, documental research, and structured questionnaires applied to a sample of 22 civil servants working in 18 innovation laboratories identified in South America. The results reveal that innovation labs contribute to minimizing the barriers to intrapreneurial behavior, especially those related to the bureaucratization of processes, low flexibility, resistance to change, and arrogance. These spaces achieve this by simplifying processes, using methodologies and training courses to stimulate creativity and innovation, and fostering a closer alignment between public servants and citizen demand. This research contributes valuable insights into how innovation labs can create a culture of entrepreneurship and innovation in the public sector, given the dynamic characteristics of these spaces and the use of agile methodologies, transforming the mentality of public servants. |
ARTIGOS Public procurements during the pandemic: State experiences in the Bolsonaro’s federalism Rufino Filho, Ednaldo Tavares Sergio Junior, Simoni Abstract in Portuguese: RESUMO O estudo teve como objetivo comparar as compras públicas realizadas pelos entes federativos estaduais em resposta à pandemia de Covid-19 nas áreas da saúde, educação e segurança pública. A base teórica para o artigo é a literatura sobre o federalismo brasileiro na pandemia. Foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa dos dados com análise exploratória descritiva das compras públicas realizadas pelos 26 entes subnacionais estaduais nos anos de 2020 e 2021. Ao trazer os entes estaduais para o centro da análise, o estudo contribui com a recente literatura sobre o papel dos estados na produção de políticas públicas e no enfrentamento à emergência da Covid-19. A síntese dos resultados reforça a literatura recente ao indicar que a falta de coordenação nas políticas públicas resultou na heterogeneidade das compras públicas em resposta à Covid-19.Abstract in Spanish: RESUMEN El estudio tuvo como objetivo comparar las compras públicas realizadas por los entes federativos estatales en respuesta a la pandemia. La base teórica para el artículo es la literatura sobre el federalismo brasileño durante la pandemia, que resalta la falta de coordinación del gobierno central en las políticas públicas y destaca la actuación de los estados. Se llevó a cabo una investigación con enfoque cuantitativo de los datos, que incluyó un análisis exploratorio descriptivo de las compras públicas para combatir la Covid-19 realizadas por los 26 entes subnacionales estatales en los años 2020 y 2021. Al colocar a los entes estatales en el centro del análisis, este estudio contribuye a la literatura reciente sobre el papel de los estados en la formulación de políticas públicas y en la respuesta a la emergencia de la Covid-19. La síntesis de los resultados refuerza la literatura reciente al indicar que la falta de coordinación en las políticas públicas resultó en la heterogeneidad de las compras públicas en respuesta a la Covid-19.Abstract in English: ABSTRACT The study aimed to compare the public purchases made by state-level federal entities in response to the pandemic. The theoretical basis for the article is literature on Brazilian federalism during the pandemic, which highlights the lack of central government coordination in public policies and emphasizes the role of the states. A quantitative data approach was employed in conducting exploratory descriptive analysis of public purchases for combating Covid-19 made by the 26 subnational state entities in the years 2020 and 2021. By placing state entities at the center of the analysis, this study contributes to the recent literature on the role of states in the development of public policies and in addressing the Covid-19 emergency. The synthesis of the results reinforces the recent literature by indicating that the lack of coordination in public policies resulted in the heterogeneity of public procurement in response to Covid-19. |
ARTIGOS SUS: Use of innovative equipment for breast cancer diagnosis Oliveira, Túlio Silva Borges Júnior, Cândido Vieira Silva Filho, Antônio Isidro da Santos, Silvana de Lima Vieira dos Oliveira, Denise Santos de Abstract in Portuguese: RESUMO Apesar de iniciativas médicas e políticas públicas desenvolvidas no Brasil desde a década de 1920, o câncer de mama continua sendo um dos tipos de câncer mais prevalentes e de maior letalidade entre as mulheres. Com vistas a enfrentar esse desafio, a adoção de mamógrafos inovadores é considerada essencial. No entanto, barreiras são encontradas para implementação desses equipamentos em sistemas públicos de saúde. Nesse contexto, este estudo objetiva investigar os fatores que impactam a adoção de mamógrafos inovadores no Sistema Único de Saúde (SUS). Foram analisados dados públicos de 448 regiões de saúde brasileiras. Os resultados mostram influência positiva do uso de mamógrafos simples, da taxa de médicos especialistas, técnicos em radiologia e mulheres acima de 40 anos na adoção desses equipamentos. Observa-se também uma distribuição desigual de mamógrafos inovadores no País. Tais resultados contribuem para orientar ações no SUS, desenvolver políticas públicas mais efetivas e direcionar estudos futuros acerca do tema.Abstract in Spanish: RESUMEN A pesar de las iniciativas médicas y las políticas públicas desarrolladas en Brasil desde la década de 1920, el cáncer de mama sigue siendo uno de los tipos de cáncer más prevalentes y letales entre las mujeres. Para afrontar este desafío, se considera fundamental la adopción de máquinas de mamografía innovadoras. Sin embargo, se encuentran barreras a la hora de implementar estos equipos en los sistemas de salud públicos. En este contexto, este estudio tiene como objetivo investigar los factores que impactan el uso de mamógrafos innovadores en el Sistema Único de Salud (SUS). Se analizaron datos públicos de 448 regiones sanitarias brasileñas. Los resultados muestran la influencia positiva del uso de mamógrafos simples, la tasa de médicos especialistas, técnicos en radiología y mujeres mayores de 40 años en la adopción de estos equipos. También existe una distribución desigual de máquinas de mamografía innovadoras en el país. Tales resultados contribuyen a orientar acciones en el SUS, desarrollar políticas públicas más efectivas y orientar futuros estudios sobre el tema.Abstract in English: ABSTRACT Despite medical initiatives and public policies developed in Brazil since the 1920s, breast cancer continues to be one of the most prevalent and lethal types of cancer among women. The adoption of innovative mammography machines is considered essential to face this challenge. However, there are barriers to offering this equipment in public health systems. This study aims to investigate the factors that impact the adoption of innovative mammography machines in the Brazilian National Health System (SUS). Public data from 448 Brazilian health regions were analyzed. The results show the positive influence of the use of simple mammography machines, the rate of specialist doctors, radiology technicians, and women over 40 years old in the adoption of these equipment. There is also an unequal distribution of innovative mammography machines in the country. Such results contribute to guiding actions in SUS, developing more effective public policies, and directing future studies on the topic. |
ARTIGOS PCC or Public Policies? An Analysis of Homicide Reduction in São Paulo Alvarenga, Bruno de Freitas Abstract in Portuguese: RESUMO Desde o início dos anos 2000, tem-se observado, no estado de São Paulo (SP), a redução das taxas de homicídios, contrastando com o cenário nacional. Com o escopo de entender o fenômeno, hipóteses passaram a ser apresentadas, e, entre estas, a de que a redução dos homicídios em SP teria ocorrido por conta da atuação da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Apresenta-se revisão de estudos que abordam tal hipótese e busca-se avaliá-la por meio de análises comparativas da tendência dos homicídios com outros indicadores criminais e entre territórios em que a facção criminosa teria maior ou menor poder de influência. Propõem-se novos olhares para o fenômeno, apresentando um modelo multivariado, integrando indicadores socioeconômicos, demográficos e de distribuição do policiamento. Apresentam-se indícios que permitem contestar a hipótese PCC como fator determinante para a redução dos homicídios em SP.Abstract in Spanish: RESUMEN Desde principios de la década de 2000, se ha observado en el estado de São Paulo (SP), una disminución de las tasas de homicidios, en contraste con la situación a nivel nacional. Con el propósito de comprender este fenómeno, se han presentado varias hipótesis, una de las cuales sostiene que la reducción de los homicidios en SP se debió a la actuación de la facción criminal conocida como el Primer Comando de la Capital (PCC). En este estudio, se presenta una revisión de investigaciones que abordan dicha hipótesis y se busca examinarla a través de análisis comparativos de la tendencia de los homicidios en relación con otros indicadores delictivos, y entre territorios donde la facción criminal tiene mayor o menor influencia. Se proponen nuevas perspectivas sobre el fenómeno, presentando un modelo multivariado que integra indicadores socioeconómicos, demográficos y de distribución del patrullaje. Se presentan indicios que permiten cuestionar la hipótesis del PCC como factor determinante de la reducción de homicidios en São Paulo.Abstract in English: ABSTRACT Since the early 2000s, a reduction in homicide rates has been observed in the state of São Paulo (SP), in contrast to the national scenario. In order to comprehend this phenomenon, hypotheses began to emerge, including the idea that the decrease in homicides in SP may have been due to the actions of the criminal faction known as the First Command of the Capital (PCC). This text provides a review of studies addressing this hypothesis and seeks to analyze it through comparative analyses of the trend of homicides compared to other crime indicators and among territories where the criminal faction may have varying degrees of influence. New perspectives on the phenomenon are proposed, presenting a multivariate model that integrates social, demographic, and policing distribution indicators. Evidence is presented that allows for the questioning of the PCC hypothesis as a determining factor in the reduction of homicides in São Paulo. |
ARTICLES SCHOOL RESPONSES TO THE COVID-19 PANDEMIC: AN ANALYSIS OF THE STATE EDUCATION SYSTEM OF MINAS GERAIS, BRAZIL Queiroz, Melissa Dias Costa, Bruno Lazzarotti Diniz Abstract in Portuguese: RESUMO Além dos efeitos sanitários e econômicos, a pandemia de Covid-19 representou um choque nos sistemas educacionais, com o fechamento das escolas. Em Minas Gerais, foi adotado o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (Reanp), seguido por estratégias e resultados heterogêneos em cada escola. Diante disso, o presente artigo busca compreender e analisar a forma pela qual se deu a resposta das escolas públicas mineiras à pandemia em 2020 e 2021, quanto às principais estratégias adotadas para a continuidade das atividades e aos seus possíveis efeitos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, baseada em pesquisa documental e na realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados encontrados demonstram a validade das estratégias oficiais, mas também sinalizam suas limitações e críticas quanto a seus conteúdos e aplicabilidade. Ainda, perdas de aprendizagem e impactos referentes à saúde, à socialização e ao engajamento nos estudos foram constatados, influenciados pelos contextos socioeconômicos das comunidades escolares.Abstract in Spanish: RESUMEN Además de los efectos sanitarios y económicos, la pandemia de COVID-19 representó un shock para los sistemas educativos, con el cierre de escuelas. En Minas Gerais se adoptó el Regime Especial de Atividades Não Presenciais (Reanp), seguido de estrategias y resultados heterogéneos en cada escuela. Por lo tanto, este artículo busca comprender y analizar la forma en que las escuelas públicas de Minas Gerais respondieron a la pandemia en 2020 y 2021, en cuanto a las principales estrategias adoptadas para la continuidad de las actividades y sus posibles efectos. Se trata de un estudio descriptivo, de carácter cualitativo, basado en investigación documental y entrevistas semiestructuradas. Los resultados demuestran la validez de las estrategias oficiales, pero también resaltan sus limitaciones y críticas en cuanto a su contenido y aplicabilidad. Además, se observaron pérdidas de aprendizaje e impactos relacionados con la salud, la socialización y la participación en los estudios, influenciados por los contextos socioeconómicos de las comunidades escolares.Abstract in English: ABSTRACT In addition to the health and economic effects, the COVID-19 pandemic shocked educational systems with school closures. The Brazilian state of Minas Gerais adopted the Regime Especial de Atividades Não Presenciais (Reanp), followed by heterogeneous strategies and results in each school. This article seeks to understand and analyze how public schools in Minas Gerais responded to the pandemic in 2020 and 2021 regarding the main strategies imposed for the continuity of activities and their possible effects. This descriptive research with a qualitative nature is based on documentary research and semistructured interviews. The results demonstrate the validity of the official strategies but also highlight their limitations and criticisms regarding their content and applicability. Learning losses and impacts related to health, socialization, and engagement in studies were observed, influenced by the socioeconomic contexts of school communities. |
FÓRUM Connections between bureaucratic capabilities and mid-level bureaucracy: Scoping review. Papi, Luciana Pazini Santos, Gislaine Thompson dos Seidi, Mutaro Abstract in Portuguese: RESUMO O artigo objetiva mapear os avanços feitos pela produção científica brasileira em torno do conceito das burocracias de médio escalão (BME) buscando identificar as definições e os esforços de operacionalização feitos pela literatura, assim como a relação estabelecida com o tema de capacidades burocráticas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de escopo da literatura nacional sobre a temática nos últimos 30 anos. Os resultados mostram que a pesquisa sobre as BME é recente, incipiente em âmbito municipal e na associação com capacidades burocráticas. De modo geral, os autores conceituam as BME como sendo os ocupantes de cargos intermediários entre o alto escalão e o nível da rua. Há um consenso em relação às funções desses burocratas, entre as técnicas, políticas e operacionais. Os achados do artigo demonstram ser necessários estudos das BME em nível municipal uma vez que se trata de um ente governamental altamente relevante na produção de políticas públicas.Abstract in Spanish: RESUMEN El artículo tiene como objetivo mapear los avances de la producción científica brasileña en torno al concepto de burocracias de nivel medio (BME), buscando identificar las definiciones y esfuerzos de operacionalización realizados por la literatura, así como la relación establecida con el tema de las capacidades burocráticas. Se realizó un levantamiento del alcance de la literatura nacional sobre el tema en los últimos 30 años. Los resultados muestran que las investigaciones sobre BME son recientes, incipientes a nivel municipal y asociadas a capacidades burocráticas. En general, los autores conceptualizan a los BME como los ocupantes de posiciones intermedias entre el escalón alto y la primera línea. Existe un consenso respecto de las funciones de estos burócratas, entre técnicas, políticas y operativas. Los hallazgos del artículo demuestran que los estudios de la BME a nivel municipal son necesarios, ya que es una entidad gubernamental de gran relevancia en la producción de políticas públicas.Abstract in English: ABSTRACT The article maps the advances in the concept of mid-level bureaucracies (MLB) in Brazilian scientific literature. The study seeks to identify the definitions used in the literature, efforts made to operationalize the concept, and its relationship with bureaucratic capacities. A scoping review examined the Brazilian literature on the subject in the last 30 years. The results show that research on MLB is recent, incipient at the municipal level, and associated with bureaucratic capacities. In general, scholars conceptualize MLB as individuals occupying intermediate positions between the top and the street-level bureaucracy, with broad consensus on their technical, political, and operational roles. The findings demonstrate the need for further research on MLB at the municipal level, given the importance of local administration in shaping public policies. |
FÓRUM State capacities and the implementation of educational policies at the local level: The trajectory of the National Common Curricular Base in a municipality of Minas Gerais Oliveira, Breynner Ricardo de Alves, Maria Michelle Fernandes Abstract in Portuguese: RESUMO Este artigo analisa as conexões entre as Capacidades Estatais (CE) da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Contagem (Minas Gerais) e a trajetória de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Ensino Fundamental (EF). A pesquisa, documental e qualitativa, analisou duas dimensões, no ciclo de governo 2017-2020: técnico-administrativa e político-relacional. Sobre a primeira, a SME coordenou, por meio da Diretoria de Formação (DF), um programa de formação que formulou e implementou um novo currículo alinhado às diretrizes da BNCC. Destacamos a trajetória e a expertise institucional da SME e o perfil dos implementadores no órgão. A segunda dimensão evidencia as dificuldades da SME em estabelecer parcerias com outros atores e a ausência de cooperação institucional com o estado. O fato de Contagem gerir um sistema de ensino próprio contribuiu para que a SME constituísse seu ethos e suas capacidades institucionais, o que contribuiu para a implementação da base.Abstract in Spanish: RESUMEN Este artículo analiza las conexiones entre las Capacidades Estatales de la Secretaría Municipal de Educación (SME) de Contagem (Minas Gerais) y la trayectoria de implementación de la Base Curricular Común Nacional (BNCC) en la Enseñanza Fundamental. La investigación documental y cualitativa analizó dos dimensiones en el ciclo de gobierno 2017-2020: técnico-administrativa y político-relacional. Respecto a la primera, la Secretaría Municipal de Educación (SME) coordinó, a través de la Dirección de Formación (DF), un programa de capacitación que formuló e implementó un nuevo currículo alineado con las directrices de la BNCC. Destacamos la trayectoria y experiencia institucional de la SME y el perfil de los ejecutores en el organismo. La segunda dimensión destaca las dificultades de la SME para establecer alianzas con otros actores y la falta de cooperación institucional con el Estado. El hecho de que Contagem gestiona tu propio sistema educativo contribuyó a que la SME constituyera su ethos y capacidades institucionales, lo que contribuyó a la implementación de la base.Abstract in English: ABSTRACT This article analyzes the connections between the State Capacities of the Municipal Department of Education (SME) of Contagem (Minas Gerais) and the trajectory of implementation of the National Common Curricular Base (BNCC) in Elementary School. The documentary and qualitative research analyzed two dimensions in the 2017-2020 government cycle: technical-administrative and political-relational. Regarding the first, the SME coordinated, through the Training Board (DF), a training program that formulated and implemented a new curriculum aligned with the BNCC guidelines. We highlight the trajectory and institutional expertise of the SME and the profile of the implementers in the body. The second dimension highlights the SME’s difficulties in establishing partnerships with other actors and the lack of institutional cooperation with the state. The fact that Contagem manage your own education system contributed to the SME constituting its ethos and institutional capabilities, which contributed to the implementation of the base. |
FÓRUM No permanent link - Working conditions of contractors in the public administration of the Brazilian states Silva, Elaine Barbosa da Gurgel, Claudio Roberto Marques Abstract in Portuguese: RESUMO Este artigo tem como objetivo principal expor a extensão e a profundidade com que a regulamentação do contrato por tempo determinado, existente nos Estados Federativos, vem alterando as condições de trabalho na administração pública brasileira. Para a identificação desse fenômeno, recorre-se à última versão da legislação dos estados acerca dessas contratações. Foi possível constatar que os novos termos contratuais, colocados à parte crescente dos trabalhadores públicos brasileiros, afetam diversos aspectos de sua vida funcional (remuneração, direitos e garantias sociais, rescisão contratual etc.). Adicionalmente, comprova-se que esse fenômeno não é pontual ou restrito a poucos estados, mas nacional, apesar da maior frequência em algumas regiões.Abstract in Spanish: RESUMEN El principal objetivo de este artículo es exponer el alcance y profundidad con que la regulación de los contratos de duración determinada, existente en los estados federados, viene modificando las condiciones de trabajo en la administración pública brasileña. Para identificar este fenómeno utilizamos la última versión de la legislación estatal relativa a estos contratos. Se pudo comprobar que las nuevas condiciones contractuales, aplicadas a un número creciente de trabajadores públicos brasileños, afectan varios aspectos de su vida laboral (remuneración, derechos y garantías sociales, rescisión contractual, etc.). Además, está comprobado que este fenómeno no es aislado ni restringido a unos pocos estados, sino a nivel nacional, a pesar de su mayor frecuencia en algunas regiones.Abstract in English: ABSTRACT The main objective of this article is to explain the extent and depth with which the regulation of hiring for a fixed period, existing in the Federative States, changes the working conditions in the Brazilian public administration. To identify this phenomenon, the latest version of the legislation of the States regarding these contracts is used. It was possible to verify that the new contractual terms placed on the growing part of the Brazilian public workers impact on several aspects of their functional life (remuneration, social rights and guarantees, contractual termination, etc.). Additionally, it is proved that this phenomenon is not specific or restricted to a few States, but national, despite a greater occurrence in the States of the North and Northeast regions. |
FÓRUM Deciphering the sphinx of subnational bureaucracy in Brazilian federalism: What is hiding behind this reality? Grin, Eduardo Gonçalves, Danilo Abstract in Portuguese: RESUMO Este artigo aborda o tema das burocracias subnacionais e a forma como gradualmente ao estudos na literatura nacional vêm ampliado a análise da sua estrutura e funcionamento em estados e municípios. Após uma geração de estudos sobre o poder local mais voltada para analisar democracia e participação, mais recentemente a compreensão das burocracias subnacionais vem assumindo relevância nos marcos da descentralização de atribuições para estados e municípios, o que demanda mais capacidade burocrática. O trabalho também mapeia o debate sobre as burocracias subnacionais na literatura internacional e nacional. Descreve-se a realidade do funcionalismo público estadual e municipal no contexto do federalismo descentralizado comparado com o governo central para evidenciar sua expansão e os efeitos causados na administração pública dessas esferas de governo. Por fim, são sugeridos temas emergentes nesta incipiente agenda de pesquisa para estudos quantitativos e estudos de caso.Abstract in Spanish: RESUMEN Este artículo aborda el tema de las burocracias subnacionales y la forma en que los estudios en la literatura nacional han ido ampliando el análisis de su estructura y funcionamiento en estados y municipios. Luego de una generación de estudios sobre el poder local más centrados en analizar la democracia y la participación, más recientemente la comprensión de las burocracias subnacionales ha cobrado relevancia en el marco de la descentralización de responsabilidades hacia estados y municipios, lo que exige mayor capacidad burocrática. El trabajo también mapea el debate sobre las burocracias subnacionales en la literatura nacional e internacional. También se describe la realidad del servicio público estatal y municipal en el contexto del federalismo descentralizado en comparación con el gobierno central para resaltar su expansión y los efectos causados en la gestión pública de estas esferas de gobierno. Finalmente, se sugieren temas emergentes en esta incipiente agenda de investigación para estudios cuantitativos y estudios de casos.Abstract in English: ABSTRACT This article addresses the topic of Brazilian subnational bureaucracies and how studies in national literature have gradually expanded the analysis of their structure and functioning in states and municipalities. After a generation of studies on local power focused on analyzing democracy and participation, the understanding of subnational bureaucracies has gained relevance in the framework of decentralization of responsibilities to states and municipalities, which demands more bureaucratic capacity. This study also maps the debate on subnational bureaucracies in international and national literature. The reality of state and municipal public service in the context of decentralized federalism is also described in comparison with the central government to highlight its expansion and the effects it has on the public administration of these spheres of government. Finally, emerging themes are suggested in this incipient research agenda for quantitative studies and case studies. |
FÓRUM ESTUDOS SOBRE A BUROCRACIA NO NÍVEL SUBNACIONAL: AVANÇOS E PERSPECTIVAS Lopez, Felix G. Batista, Mariana Marenco, André |
FÓRUM Transparency of state public leaders: An exploratory analysis Freitas, Matheus Nunes de Praça, Sérgio Rodrigo Marchiori Abstract in Portuguese: RESUMO Servidores públicos são fundamentais para o funcionamento do Estado. Em especial, os dirigentes públicos ocupam um lugar central ao traduzir a direção política em políticas públicas, sendo um elo entre a burocracia de alto escalão e a burocracia da linha de frente. Mas o quanto as informações governamentais permitem conhecer as características desses agentes que detêm cargos de confiança e são responsáveis por conduzir os assuntos públicos? Este artigo busca responder a essa pergunta analisando as legislações sobre a estrutura administrativa dos estados brasileiros e seus portais de transparência, verificando a viabilidade do entendimento de aspectos como atribuições, escolaridade, gênero e raça desses burocratas. Os resultados evidenciam a existência de limites para compreender o perfil dos dirigentes em nível subnacional, seja dentro do próprio estado ou em uma perspectiva comparada. O artigo contribui assim para conectar as discussões teóricas sobre transparência e composição da força de trabalho no setor público.Abstract in Spanish: RESUMEN Los servidores públicos son agentes fundamentales para el funcionamiento del Estado. En particular, los líderes públicos ocupan un lugar central en la traducción de la dirección política en políticas públicas, configurándose como el vínculo entre la burocracia de alto nivel y la burocracia de primera línea. Pero, ¿cuánto nos permite la información gubernamental conocer las características de aquellos agentes que ocupan puestos de confianza y son responsables de conducir los asuntos públicos? Este artículo busca responder a esa pregunta mediante el análisis de la legislación sobre la estructura administrativa de los estados brasileños y sus portales de transparencia, verificando la viabilidad de comprender aspectos como las atribuciones, la educación, el género y la raza de estos burócratas. Los resultados muestran la existencia de límites para comprender el perfil de los líderes a nivel subnacional, ya sea dentro del propio estado o en una perspectiva comparada entre gobiernos. El artículo contribuye así a conectar discusiones teóricas sobre transparencia y composición de la fuerza laboral en el sector público.Abstract in English: ABSTRACT Public servants play an essential role in the functioning of the state. Public leaders, in particular, are central in translating political directions into public policies and are the link between high-level and street-level bureaucrats. Yet, a pressing question remains: to what extent does government information offers insights into the characteristics of agents who hold appointed positions and are responsible for conducting public affairs? This article seeks to answer this question by analyzing the legislation governing the administrative structures of the Brazilian states and their online transparency portals, verifying the feasibility of understanding aspects such as attributions, educational background, gender, and race of these bureaucrats. The results show limits to comprehending the profile of leaders at the subnational level, either within the state or in comparative analyses across governments. The article contributes to connecting theoretical discussions on transparency and workforce composition within the public sector. |
FORUM GENDER AND RACE INEQUALITIES AMONG STATE AND LOCAL LEVEL BUREAUCRATS IN BRAZIL Teles, José Abstract in Portuguese: RESUMO Este trabalho analisa as desigualdades nas remunerações e chances de progressão hierárquica entre os dirigentes municipais e estaduais no Brasil. Utilizando dados da Relação Anual de Informações Sociais adaptada pela equipe do Atlas do Estado Brasileiro, a análise aplica modelos lineares e ordinais, somados ao pré-tratamento dos dados com matching, para estimar os efeitos do gênero e da cor/raça nas remunerações dos dirigentes e em suas chances de progressão no funcionalismo. Os achados indicam que há, ainda, amplas discrepâncias entre os salários e a progressão explicadas pelo gênero e pela cor/raça, com mulheres e negros sendo desfavorecidos com relação a homens e brancos. Em termos interseccionais, a mulher negra ocupa a base da pirâmide dos dirigentes municipais e estaduais, enquanto o homem branco se encontra no topo, tanto em termos remuneratórios quanto hierárquicos.Abstract in Spanish: RESUMEN Este artículo analiza las desigualdades de género y raza en los salarios y la progresión profesional entre los burócratas estatales y municipales en Brasil. El análisis basa en los datos de la Relación Anual de Información Social (Rais) proporcionados por la plataforma Atlas do Estado Brasileiro y aplica correspondencias y regresiones para estimar los efectos del género y la raza en los salarios y las posibilidades de progreso profesional. Los resultados muestran que todavía existen fuertes desigualdades entre hombres y mujeres, por un lado, y blancos y negros, por el otro. Teniendo en cuenta las interseccionalidades entre género y raza, las mujeres negras se encuentran en la parte inferior de la pirámide salarial y profesional entre los burócratas estatales y municipales, mientras que los hombres blancos están en la cima de la pirámide, tanto en términos de remuneración como de jerarquía.Abstract in English: ABSTRACT This article analyzes gender and race inequalities in wages and career progression among state and local-level bureaucrats in Brazil. It draws upon data from the Brazilian official report on labor activities, Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), provided by Atlas do Estado Brasileiro and applies matching and regression techniques to estimate the effects of gender and race on wages and career progression chances. Findings show that there are still strong inequalities between men and women and the White and Black populations. Considering the intersectionalities between gender and race, Black women are at the bottom of the wage and career hierarchy among both state and local-level bureaucrats. Conversely, White men earn the highest wages and occupy the most prestigious career positions. |
FÓRUM Luiz Carlos Bresser-Pereira: A democratic nationalist public intelectual Ianoni, Marcus Abstract in Portuguese: RESUMO O artigo faz um comentário geral sobre a obra e ação de Bresser-Pereira, tomando-o como um intelectual público nacionalista democrático da sociedade brasileira, de centro-esquerda, que interage tanto com seus pares acadêmicos quanto com diversos outros atores, inclusive membros da chamada classe política, leitores em geral etc. Destaca-se, sobretudo, o engajamento intelectual de Bresser-Pereira no tema da construção da nação, objetivo que, segundo ele, depende da formulação e implementação de um projeto de desenvolvimento capaz de alavancar um casamento frutífero e democrático entre a ordem econômica-social e a ordem política.Abstract in Spanish: RESUMEN El artículo hace un comentario general sobre el trabajo y las acciones de Bresser-Pereira, tomándolo como un intelectual público nacionalista democrático de la sociedad brasileña, de centro izquierda, que interactúa tanto con sus pares académicos como con varios otros actores, incluidos miembros del llamada clase política, lectores en general, etc. Sobre todo, destaca el compromiso intelectual de Bresser-Pereira con el tema de la construcción de la nación, objetivo que, según él, depende de la formulación e implementación de un proyecto de desarrollo capaz de propiciar un matrimonio fructífero y democrático entre el orden económico-social y el orden político.Abstract in English: ABSTRACT The paper makes a general comment on Bresser-Pereira’s work and actions, taking him as a democratic nationalist public intellectual of Brazilian society, on the center-left, who interacts both with his academic peers and with several other actors, including members of the so-called political class, general readers, etc. Above all, Bresser-Pereira’s intellectual engagement with the theme of nation building stands out, an objective that, according to him, depends on the formulation and implementation of a development project capable of leveraging a fruitful and democratic marriage between the economic-social order and the political order. |
FÓRUM Brazil’s growth and stagnation: Contributions of professor Bresser-Pereira Borghi, Roberto Alexandre Zanchetta Abstract in Portuguese: RESUMO Este artigo busca discutir a problemática do baixo crescimento brasileiro à luz das contribuições do professor Luiz Carlos Bresser-Pereira. Essa preocupação sobre trajetórias sustentadas de crescimento e a armadilha da renda média tem sido fonte de importantes e originais reflexões do autor para o debate econômico, ampliando o alcance das ideias heterodoxas e desenvolvimentistas nos cenários doméstico e internacional. As reflexões, que combinam aspectos teóricos e normativos, estão assentadas, em grande medida, na coordenação entre fomento à indústria e políticas macroeconômicas para promoção do crescimento.Abstract in Spanish: RESUMEN Este artículo busca discutir el problema del bajo crecimiento brasileño a la luz de los aportes del profesor Luiz Carlos Bresser-Pereira. La preocupación acerca de las trayectorias de crecimiento sostenido y la trampa del ingreso promedio ha sido fuente de reflexiones importantes y originales del autor para el debate económico, ampliando el alcance de ideas heterodoxas y desarrollistas en el escenario nacional e internacional. Las reflexiones, que combinan aspectos teóricos y normativos, se basan, en gran medida, en la coordinación entre el fomento de la industria y las políticas macroeconómicas para promover el crecimiento.Abstract in English: ABSTRACT This paper seeks to discuss the issue of Brazil’s low growth in light of Professor Luiz Carlos Bresser-Pereira s contributions. The concern about sustained growth trajectories and the middle-income trap has been a source of important and original thoughts of the author in the economic debate, expanding the outreach of heterodox and developmental ideas in Brazil and internationally. These thoughts combine theoretical and normative aspects and are based, to a large extent, on the coordination between industrial support and macroeconomic policies for promoting growth. |
FÓRUM The role of exchange rate in New Developmental Theory Feijo, Carmem Araújo, Eliane Abstract in Portuguese: Resumo O presente artigo destaca a relevância da contribuição do professor Bresser-Pereira ao colocar a Teoria Novo-Desenvolvimentista como a referência para pautar o debate macroeconômico em economias em desenvolvimento e, em particular, ao colocar a determinação da taxa real de câmbio como variável-chave para explicar a dinâmica de crescimento e desenvolvimento ao longo do tempo. Para tanto, o artigo inicialmente resume a abordagem de Bresser-Pereira para a determinação da taxa de câmbio, uma de suas contribuições mais originais para a Teoria do Novo-Desenvolvimento. Na sequência, discute a relação entre taxa de câmbio e taxa de juros para explicar como a autonomia de política é restrita em economias em desenvolvimento integradas financeiramente. Por fim, o artigo conclui que a Teoria Novo- Desenvolvimentista oferece insights relevantes e originais para o entendimento da trajetória de crescimento de economias em desenvolvimento integradas financeiramente.Abstract in Spanish: RESUMEN Este artículo destaca la relevancia del aporte del profesor Bresser-Pereira al colocar la nueva teoría desarrollista como la referencia para guiar el debate macroeconómico en las economias en desarrollo y, en particular, al colocar la determinación del tipo de cambio real como una variable clave para explicar la dinâmica de crecimiento y desarrollo a lo largo del tiempo. Con este fin, el artículo resume inicialmente el enfoque de Bresser-Pereira para determinar el tipo de cambio, una de sus contribuciones mâs originales a la nueva teoria Desarrollista. A continuación, analiza la relación entre el tipo de cambio y la tasa de interés para explicar cómo se restringe la autonomia de las políticas en las economias en desarrollo financieramente integradas. Finalmente, el artículo concluye que la nueva teoria Desarrollista ofrece ideas relevantes y originales para comprender la trayectoria de crecimiento de las economias en desarrollo financieramente integradas.Abstract in English: Abstract This article highlights the relevance of Professor Bresser-Pereira’s contribution by placing the New Developmentalist Theory as the reference to guide the macroeconomic debate in developing economies and, in particular, by placing the determination of the real exchange rate as a variable- key to explaining the dynamics of growth and development over time. To this end, the article initially summarizes Bresser-Pereira’s approach to determining the exchange rate, one of his most original contributions to New Development theory. Next, it discusses the relationship between exchange rate and interest rate to explain how policy autonomy is restricted in financially integrated developing economies. Finally, the article concludes that new developmental theory offers relevant and original insights for understanding the growth trajectory of financially integrated developing economies. |
FÓRUM Why do democracies stagger? Development and crisis in contemporary world Araujo, Cicero Abstract in Portuguese: RESUMO Este artigo faz uma apreciação da obra do professor Luiz Carlos Bresser-Pereira, tendo em vista sua teoria sobre a relação entre democracia e desenvolvimento capitalista. Primeiro, retorna à versão original da teoria, escrita em 2002, para em seguida discutir sua atualização em texto publicado em 2020, no qual confronta suas hipóteses com o fato da recente ascensão de correntes autoritárias de extrema-direita. Finalmente, o artigo esboça, com base nos próprios recursos conceituais da teoria de Bresser-Pereira, uma explicação alternativa da crise atual das democracias nos países ricos.Abstract in Spanish: RESUMEN El artículo evalúa la obra del Profesor Luiz Carlos Bresser-Pereira examinando su teoria de las relaciones entre democracia y desarrollo capitalista. En primer lugar, el volve a la version original de la teoria, escrita en 2002, para entonces dialogar con su actualización en texto publicado en 2020, en el cual nuestro autor prueba su hipótesis hacia la reciente ascension de los movimientos autoritarios de la extrema derecha. Al final, el artículo bosqueja, usando los recursos conceptuales de la teoria de Bresser-Pereira, una explicación alternativa de la crisis actual de las democracias de los países ricos.Abstract in English: ABSTRACT This article assesses the work of Professor Luiz Carlos Bresser-Pereira by examining his theory of the relationship between democracy and capitalist development. First, it goes back to the original version of the theory, written in 2002, and then discusses its restatement in a text published in 2020, in which our author tests his hypothesis in face of the recent rising of far right authoritarian movements. Finally, the article sketches, out of the conceptual resources of Bresser-Pereira’s theory, an alternative explanation of the current crisis of democracies in the rich countries. |
FÓRUM New Developmentalism and inequalities: Notes on Bresser-Pereira’s vision Felix, Jorge Abstract in Portuguese: RESUMO O conceito de desigualdade social é inerente ao ideário do desenvolvimento econômico, no entanto os autores clássicos dificilmente se referiam explicitamente ao tema. Essa ausência de citação confunde a percepção e provoca uma interpretação equivocada de que houve um menosprezo à distribuição de renda na elaboração da teoria desenvolvimentista. Bresser-Pereira, na construção do Novo Desenvolvimentismo, elabora e amplia a ênfase à desigualdade social. Este artigo expõe essa visão do autor e propõe uma linha de pesquisa com o objetivo de incorporar à teoria uma consistência para a formulação de políticas sociais compatíveis com o projeto novo-desenvolvimentista.Abstract in Spanish: RESUMEN El concepto de desigualdad social es inherente al ideario del desarrollo económico, sin embargo, los autores clásicos rara vez se refieren explicitamente al tema. Esta falta de citas confunde la percepción y provoca una interpretación errónea de que hubo un menosprecio a la distribución de la renta en la elaboración de la teoria del desarrollo. Bresser-Pereira, en la construcción del nuevo desarrollismo, elabora y amplia el énfasis en la desigualdad social. Este artículo expone la visión del autor y propone una línea de investigación con el objetivo de incorporar consistencia a la teoría para la formulación de políticas sociales compatibles con el proyecto nuevo desarrollista.Abstract in English: ABSTRACT The concept of social inequality is intrinsic to the ideas of economic development. However, classical authors rarely addressed this topic explicitly, leading to the misconception that income distribution was disregarded in the formulation of developmentalism. In formulating new developmentalism, Bresser-Pereira approaches and expands on the issue of social inequality. This article presents Bresser-Pereira’s vision and proposes a line of research to contribute to his efforts and support the formulation of social policies compatible with new developmentalism. |
FÓRUM Credit supply and recent economic growth in Brazil Fiocca, Demian Abstract in Portuguese: RESUMO A média dos últimos 30 anos de crescimento do Brasil foi baixa. Algumas análises atribuem esse desempenho à armadilha da renda média. Bresser-Pereira questiona tal tese e aponta a adoção de políticas neoliberais a partir dos anos 1990 como causa da frustração na retomada das taxas históricas de crescimento, mesmo depois de superada a crise da dívida externa. Apesar desse legado desfavorável, entretanto, o Brasil registrou uma década de crescimento robusto, entre 2004 e 2013. Este artigo aponta a expansão da oferta de crédito como uma das causas da contínua elevação da FBCF/PIB e do crescimento econômico desses 10 anos. Destaca, então, o papel anticíclico da oferta de crédito dos bancos públicos para estabilizar a trajetória de expansão do crédito total. Por fim, identifica condições econômicas do período 2004-2013 que ainda são contemporâneas, diferentemente daquelas que prevaleciam nas fases de crescimento de meio século atrás.Abstract in Spanish: RESUMEN El promedio de crecimiento de los últimos 30 años ha sido modesto en Brasil. Algunos análisis atribuyen este resultado a la trampa de ingreso medio. Bresser-Pereira desafía esta tesis y sostiene que la adopción de políticas neoliberales en los 90s es la razón por la cual Brasil no retomó sus tasas de crecimiento históricas, después de superar la crisis de la deuda externa. No obstante, a pesar del legado desfavorable de dichas políticas, Brasil experimentó una década de crecimiento sólido, desde 2004 hasta 2013. Este artículo identifica la expansión de la oferta de crédito como una de las causas del aumento de la Formación Bruta de Capital Fijo/PIB y el sobresaliente desempeño del PIB en esos 10 años. Se analiza el papel anticíclico del suministro de crédito por los bancos públicos para estabilizar la expansión creditícia. Por último, se resaltan las características aún contemporáneas del período 2004-2013, distintamente de las que prevalecieron en los periodos de crecimiento de hace medio siglo.Abstract in English: ABSTRACT The average GDP growth over the past 30 years has been lackluster in Brazil. Some analyses attribute this performance to the middle-income trap. Bresser-Pereira challenges this thesis and suggests that the adoption of neoliberal policies in the 1990s is the reason Brazil did not return to its historical growth rates after overcoming the external debt crisis of the 1980s. This article argues that, despite the unfavorable legacy of such policies, Brazil experienced a decade of robust growth from 2004 to 2013. The article points to the trajectory of overall credit supply as one explanation for the increasing GFCF to GDP and the remarkable GDP performance during those 10 years. It analyzes the counter-cyclical role of credit supplied by public banks in stabilizing credit expansion. Lastly, it highlights the contemporary characteristics of the recent decade of growth when compared to growth periods from half a century ago. |
FÓRUM Planning for development: Lessons from planning processes in China Fleider, Theo Oliveira, José A. Puppim de Abstract in Portuguese: RESUMO Planejamento tem sido uma ferramenta fundamental para organizar o processo de desenvolvimento dos países. Os processos de planejamento tiveram um papel-chave no desenvolvimento da China, mas ainda são pouco discutidos na literatura internacional, e praticamente inexistentes na literatura brasileira. Assim, o presente artigo faz uma análise histórica e crítica dos planos quinquenais (PQs) chineses realizados no período compreendido entre 1953 e 2020. Foi realizada uma análise qualitativa das principais características de cada plano, tal como a discussão sobre quais são as mais importantes lições que podem ser obtidas de cada plano à luz da literatura de planejamento e gestão pública. As principais delas são: a importância da descentralização no planejamento, a necessidade de dinâmica bottom-up, colocar planos como política de Estado e de governo, pensar desenvolvimento como processo diversificado, planos e metas seguirem estratégias de flexibilidade e incentivo e obter aprendizado com o processo de tentativa e erro.Abstract in Spanish: RESUMEN La planificación ha sido una herramienta fundamental para organizar el proceso de desarrollo de los países. Los procesos de planificación jugaron un papel clave en el desarrollo de China, pero todavía son poco discutidos en la literatura internacional y prácticamente inexistentes en la literatura brasileña. Por lo tanto, este artículo proporciona un análisis histórico y crítico de los planes quinquenales (PQ) chinos, llevados a cabo en el período de 1953 a 2020. Se realizó un análisis cualitativo de las principales características de cada plan, asícomo una discusión de los aprendizajes más importantes que se pueden obtener de cada plan a la luz de la literatura de planificación y gestión pública. Las principales lecciones son: la importancia de la descentralización en la planificación, la necesidad de dinámicas de abajo hacia arriba, considerar los planes como política de Estado y de gobierno, pensar el desarrollo como un proceso diversificado, planes y metas que sigan estrategias de flexibilidad e incentivos y obtención de aprendizajes a través del proceso de prueba y error.Abstract in English: ABSTRACT Planning has been a fundamental tool for organizing the development process in many countries. Planning processes played a key role in China’s development, but they are still little discussed in international literature, and practically nonexistent in Brazilian literature. Therefore, this article provides a historical and critical analysis of the Chinese five-year plans carried out in the period from 1953 to 2020. A qualitative analysis of the main characteristics of each plan was carried out, as well as a discussion of the most important lessons that can be obtained from each plan in light of the planning and public management literature. The main lessons to be learned are: the importance of decentralization in planning, the need for bottom-up dynamics, placing plans as state and government policy, thinking of development as a diversified process, plans and goals following flexibility and incentive strategies and obtaining learning through the trial and error process. |
FORUM EXCHANGE RATE POLICY AS A PUBLIC POLICY: AN INQUIRY INTO POLICY IMAGES Machado, João Guilherme Rocha Abstract in Portuguese: RESUMO Uma taxa de câmbio no “nível certo” é de suma importância para o desenvolvimento econômico, de acordo com o Novo Desenvolvimentismo. O que é apresentado nos meios de comunicação pode servir como uma indicação das imagens de políticas existentes, e eles também são capazes de moldar as imagens de políticas dos cidadãos. A metodologia do artigo baseia-se na análise de conteúdo de editoriais da Folha de S.Paulo. A taxa de câmbio depreciada geralmente é vista de maneira negativa. Uma política cambial que tente manter a taxa de câmbio depreciada ou evitar a sua apreciação estaria normalmente ligada a uma imagem de política pública negativa. Para entrar na agenda pública, tal política precisaria de uma imagem de política pública positiva, que retratasse uma taxa de câmbio depreciada como conducente a uma maior competitividade das empresas nacionais, a mais renda e a mais empregos e de melhor remuneração.Abstract in Spanish: RESUMEN Un tipo de cambio al “nivel correcto” es de suma importancia para el desarrollo económico, según el nuevo desarrollismo. La representación de los tipos de cambio en los medios puede servir como indicación de las imágenes de políticas existentes, y los medios también son capaces de moldear las imágenes de políticas de los ciudadanos. La metodología del artículo se basa en el análisis de contenido de editoriales de Folha de São Paulo. Un tipo de cambio depreciado generalmente se ve negativamente. Una política cambiaria que intente mantener el tipo de cambio depreciado o evitar su apreciación normalmente estaría vinculada a una imagen negativa de la política pública. Para entrar en la agenda pública, una política de este tipo necesitaría una imagen de política pública positiva, que presentara un tipo de cambio depreciado como algo que conduce a una mayor competitividad para las empresas nacionales, más ingresos y más empleos con mejores salarios.Abstract in English: ABSTRACT An exchange rate at the “right level” is of paramount importance for economic development, according to the new developmentalism. The portrayal of exchange rates in the media may serve as a proxy for the current policy images, and the media can also shape the policy images held by the public. The methodology of this paper is based on the content analysis of editorials from Folha de S. Paulo. The depreciated exchange rate is usually viewed negatively. An exchange rate policy that tries to maintain the exchange rate depreciated or avoid its appreciation often carries a negative policy image. For such a policy to gain traction in the public agenda, it would need a positive policy image portraying a depreciated exchange rate as beneficial for enhancing the competitiveness of domestic companies, increasing income, and creating more and higher-paying jobs. |
FÓRUM Luiz Carlos Bresser-Pereira, an interpreter of Brazil Barbosa, Alexandre de Freitas Abstract in Portuguese: RESUMO Esse artigo procura mostrar como e por que Bresser-Pereira transformou-se ao longo da sua trajetória num importante interprete do Brasil. Depois de atualizar a discussão sobre o que caracteriza um intérprete do Brasil, o artigo discorre sobre o estilo de interpretação histórico-estrutural no Brasil e seus componentes básicos. Em seguida apresenta a trajetória peculiar de Bresser-Pereira, para finalmente realizar uma síntese sumária de três interpretações do Brasil realizadas pelo autor num período de 50 anos, que o inserem neste estilo de interpretação a partir de uma variante teórica própria.Abstract in Spanish: RESUMEN El artículo busca demostrar cómo y por qué Bresser-Pereira se transformo, a lo largo de su trayectoria, en un importante interprete de Brasil. Después de actualizar la discusión sobre lo que caracteriza a un intérprete de Brasil, el texto discurre sobre el estilo de interpretación histórico-estructural en Brasil y sus elementos claves. Luego, se presenta la trayectoria peculiar del autor para finalmente realizar una síntesis sumaria de tres interpretaciones de Brasil producidas por él a lo largo 50 años. Así, se puede percibir cómo desarrolla su propia variante teórica del estilo de interpretación histórico-estructural.Abstract in English: ABSTRACT This article elucidates how and why Bresser-Pereira emerged as an outstanding interpreter of Brazil. The study updates the debate on the essence of being “an interpreter of Brazil,” delineating the historical-structuralist method and its basic tenets. The author’s academic trajectory is presented, synthesizing three distinct interpretations of Brazil that have evolved over five decades. These interpretations adhere to the historical-structuralist method while expressing their own theoretical nuances. |
FORUM RES-PUBLICA/PUBLIC MANAGEMENT, NATION, AND ECONOMIC DEVELOPMENT IN THE LIFE AND WORK OF LUIZ CARLOS BRESSER-PEREIRA Varela, Carmen Augusta Mello, Cristina Helena Pinto de Levy, Evelyn Rego, José Marcio Rebolho |
FÓRUM Public integrity: Conceptual delimitations and pathways to a robust agenda Amâncio, Dayse Leticia Pereira Faria, Evandro Rodrigues de Biscaia, Ricardo Oliveira Braga Moreira Abstract in Portuguese: RESUMO A integridade pública tem percorrido um caminho amplamente pavimentado por legislações e recomendações. Entretanto, no âmbito do campo de estudo, é apontada ora como sinônimo de compliance, ora como de anticorrupção, sendo frequentemente associada a temas como governança, ética, transparência, accountability e gestão de riscos. Mas o que é a integridade, afinal? Que relações cabe estabelecer entre esses conceitos e quais seriam suas fronteiras? Tais imprecisões, aliadas ao uso retórico do termo visando apenas à legitimação da gestão pública, podem causar o efeito oposto ao almejado pelo fenômeno. Assim, faz-se premente a ampliação do debate científico acerca do tema para que, em vez de receber o rótulo de panaceia, a integridade seja compreendida, gerida e avaliada em seus matizes. Afinal, seu potencial é imenso para – enquanto arranjo normativo de princípios e regras – gerar reflexos na gestão e cultura organizacionais e, por conseguinte, no alcance do interesse público.Abstract in Spanish: RESUMEN La integridad pública ha recorrido un camino ampliamente pavimentado por legislaciones y recomendaciones. Sin embargo, en el ámbito del estudio, a veces se señala como sinónimo de cumplimiento normativo, a veces de anticorrupción, y frecuentemente se asocia con temas como gobernanza, ética, transparencia, rendición de cuentas o gestión de riesgos. Pero ¿qué es la integridad, después de todo? ¿Qué relaciones deben establecerse entre estos conceptos y cuáles serían sus fronteras? Estas imprecisiones, junto con el uso retórico del término con el fin de legitimar la gestión pública, pueden causar el efecto contrario de lo que se pretende con la integridad. Por ello, urge ampliar el debate científico sobre el tema para que, en lugar de etiquetarla como panacea, la integridad sea comprendida, gestionada y evaluada en sus matices. Como ordenación normativa de principios y reglas, el potencial de la integridad es inmenso para generar impactos en la gestión y la cultura organizacionales y, en consecuencia, en la consecución del interés público.Abstract in English: ABSTRACT Public integrity has traversed a path largely paved by legislation and recommendations. However, the literature has at times equated public integrity with compliance, at other times with anti-corruption, and often associates it with themes such as governance, ethics, transparency, accountability, or risk management. But what is integrity, after all? What relationships should be established between these concepts, and where are their boundaries? Such imprecisions, combined with the rhetorical use of the term solely to legitimize public management, can have the opposite effect of what integrity aims to achieve. Thus, it is urgent to broaden the scientific debate on this subject so that, rather than being labeled a panacea, integrity is understood, managed, and evaluated in its nuances. As a normative arrangement of principles and rules, the potential of integrity is immense to generate impacts on organizational management and culture and, consequently, on the achievement of the public interest. |
FORUM IN SEARCH OF A POSTCONVENTIONAL ADMINISTRATIVE ETHICS IN THE BRAZILIAN PUBLIC ORGANIZATIONS CONTEXT Santos, Laís Silveira Serafim, Mauricio C. Abstract in Portuguese: RESUMO Este artigo teórico apresenta um debate sobre a ação moral dos agentes públicos, tendo como objetivo indicar proposições para uma ética administrativa pós-convencional na administração pública. A expressão “ética posconvencional” tem origem na Teoria do Desenvolvimento Moral, construída a partir da investigação sobre o desenvolvimento do raciocínio moral. No nível de desenvolvimento pós-convencional, os indivíduos são capazes de realizar julgamentos sobre a própria sociedade, de uma perspectiva exterior, baseado em fundamentos universais. A partir dessa base teórica e da competência ética de o agente público agir conscientemente e fazer julgamentos, discute-se a ética administrativa pós-convencional. Como sugestões e recomendações, no sentido de proposições, apresenta-se: a integração da ética descritiva e normativa no processo decisório; a virtude da phronesis e a busca pelo justo meio na tomada de decisão ética; e a educação para a ação moral.Abstract in Spanish: RESUMEN Este artículo teórico presenta un debate sobre la acción moral de los agentes públicos, con el objetivo de indicar propuestas para una ética administrativa posconvencional en la Administración Pública. La expresión “ética posconvencional” tiene su origen en la teoria del desarrollo moral, construida a partir de la investigación sobre el desarrollo del razonamiento moral. En el nivel de desarrollo posconvencional, los indivíduos son capaces de emitir juicios sobre su propia sociedad, desde una perspectiva externa, basada en fundamentos universales. A partir de esta base teórica y de la competencia ética de los agentes públicos para actuar conscientemente y emitir juicios, se discute la ética administrativa posconvencional. Como sugerencias y recomendaciones, en el sentido de proposiciones, se presentan: la integración de la ética descriptiva y normativa en el proceso de toma de decisiones; la virtud de la phronesis y la búsqueda del justo medio en la toma de decisiones éticas; y la educación para la acción moral.Abstract in English: ABSTRACT This theoretical paper presents a debate on the moral action of public agents, aiming to indicate propositions for a postconventional administrative ethics in Public Administration. The expression “postconventional ethics” originates from the Theory of Moral Development, constructed from research into the development of moral reasoning. At the postconventional level of development, individuals are capable of making judgments about their own society, from an outside perspective, based on universal foundations. Based on this theoretical basis and the ethical competence of public agents to act consciously and make judgments, the possibility of postconventional administrative ethics is discussed. As suggestions and recommendations, in the sense of propositions, the following are presented: the integration of descriptive and normative ethics in the decision-making process; the virtue of phronesis and the search for the right way in ethical decision-making; and education for moral action. |
FORUM MATURITY MODEL FOR EVALUATING INTEGRITY MANAGEMENT IN PUBLIC PROCUREMENT Paiva, Rodrigo Márcio Medeiros Vieira, James Batista Abstract in Portuguese: RESUMO Este artigo apresenta o modelo de maturidade para avaliar a gestão de integridade nas contratações públicas, desenvolvido a partir das práticas, nacionais e internacionais, de identificação, avaliação e tratamento de riscos de integridade nas contratações públicas. O modelo é composto por 30 quesitos, avaliados segundo quatro níveis de maturidade. Foi formulado a partir de uma ampla revisão da literatura e validado em quatro órgãos públicos brasileiros, de níveis municipal, estadual e federal. Esse modelo permite realizar uma autoavaliação das principais fragilidades e fortalezas da gestão de riscos contratuais, além de apoiar o processo contínuo de aprimoramento dos controles internos que visam preservar valor público.Abstract in Spanish: RESUMEN Este artículo presenta un modelo de madurez para evaluar la gestión de integridad de las contrataciones públicas, desarrollado a partir de prácticas nacionales e internacionales para identificar, evaluar y mitigar riesgos de integridad en la contratación pública. El modelo consta de 30 criterios, evaluados en cuatro niveles de madurez. Fue formulado mediante una amplia revisión de la literatura y validado en cuatro agencias públicas brasileñas a nivel municipal, estadual y federal. Este modelo permite la autoevaluación de las principales debilidades y fortalezas en la gestión del riesgo contractual, además de apoyar el proceso de mejora continua de los controles internos destinados a preservar el valor público.Abstract in English: ABSTRACT This article presents the maturity model for evaluating integrity management in public procurement developed from national and international practices for identifying, assessing, and mitigating integrity risks. The model consists of 30 assessment questions weighed across four maturity levels. It was formulated through a comprehensive literature review and validated in four Brazilian public agencies at municipal, state, and federal levels. This model allows for self-assessment of key weaknesses and strengths in contractual risk management and supports the continuous improvement process of internal controls to preserve public value. |
FÓRUM Ethics, integrity and the fight against corruption in the field of Brazilian public administration: Conceptual challenges, trajectories, and possible horizons Oliveira Júnior, Temístocles Murilo de Rodrigues, Karina Furtado Silva, Suylan de Almeida Midlej e Bergue, Sandro Trescastro Abstract in Portuguese: RESUMO Quais ambiguidades e pressupostos conceituais das políticas de integridade, ética e combate à corrupção deixamos de discutir e, ao serem ignorados, prejudicam a própria efetivação dos objetivos que as ensejam? Argumenta-se que, ao embarcar na difusão mundial de políticas de governança pública, majoritariamente ligadas ao controle, o Brasil acabou por adotar o caminho da prescrição antes de debater e considerar as ambiguidades e pressupostos de tais políticas. O objetivo deste artigo é desvelá-las vis-à-vis a análise do arcabouço normativo existente no Brasil por meio de: uma contextualização da emergência dessas políticas no bojo da difusão da governança pública; uma análise da adoção de políticas de integridade pelo Brasil; compreensão da ética sob a lente da Filosofia, e como ela vem sendo operacionalizada no Brasil; e pressupostos histórico-culturais das políticas de combate à corrupção existentes.Abstract in Spanish: RESUMEN ¿Qué ambigüedades y supuestos conceptuales de las políticas de integridad, ética y anticorrupción hemos dejado de discutir y, al ignorarlas, perjudican el logro real de los objetivos que les dan origen? Se argumenta que, al embarcarse en la difusión global de políticas de gobernanza pública, principalmente vinculadas al control, Brasil terminó adoptando el camino de la prescripción antes de debatir y considerar las ambigüedades y supuestos de tales políticas. El objetivo de este artículo es desvelarlos frente al análisis del marco normativo existente en Brasil, a través de: una contextualización del surgimiento de esas políticas en la difusión de la gobernanza pública; un análisis de la adopción de políticas de integridad por parte de Brasil; entendiendo la ética a través del lente de la filosofía y cómo se ha operacionalizado en Brasil; y por los supuestos histórico-culturales de las políticas anticorrupción existentes.Abstract in English: ABSTRACT What conceptual ambiguities and assumptions of integrity, ethics, and anti-corruption policies have we failed to discuss and, when ignored, have undermined the very achievement of the objectives that give rise to them? It is argued that Brazil, embarking on the global dissemination of public governance policies, mostly linked to control, adopted the path of prescription before debating and considering the ambiguities and assumptions of such policies. The objective of this article is to reveal them vis-à-vis the analysis of the existing normative framework in Brazil through: a contextualization of the emergence of these policies in the wake of the dissemination of public governance; an analysis of the adoption of integrity policies by Brazil; an understanding of ethics from the perspective of Philosophy, and how it has been operationalized in Brazil; and the historical-cultural assumptions of existing anti-corruption policies. |
FÓRUM Bresser-Pereira: The political reconstruction of Brazil in light of the central theses of new developmentalism Nassif, André Abstract in Portuguese: RESUMO Neste ensaio, sintetizo as proposições do novo-desenvolvimentismo, em que o economista brasileiro Luiz Carlos Bresser-Pereira destaca-se como o principal formulador. O argumento é que, nos países em desenvolvimento, trajetórias exitosas de alcance de renda per capita e de padrões de bem-estar para níveis médios prevalecentes nos países desenvolvidos dependem da harmonização das políticas públicas (particularmente, as políticas industrial e tecnológica lato sensu e o regime macroeconômico), destinadas a sustentar o crescimento e a promover a diversificação da estrutura produtiva e da pauta exportadora. Arranjos inadequados de política econômica fazem com que a rota inicialmente exitosa de catching up nos países em desenvolvimento seja desviada para longos períodos de estagnação, como tem sido o caso do Brasil e de diversos outros países em desenvolvimento nas últimas décadas. O principal avanço do novo-desenvolvimentismo em relação ao desenvolvimentismo clássico e cepalino é o esforço de integrar a macroeconomia à teoria do desenvolvimento econômico.Abstract in Spanish: RESUMEN En este ensayo resumo las propuestas del nuevo desarrollismo, una corriente en la que se destaca como principal formulador el economista brasileño Luiz Carlos Bresser-Pereira. El argumento es que, en los países en desarrollo, las trayectorias exitosas para alcanzar los estándares de ingreso per capita y bienestar a los niveles promedio prevalecientes en los países desarrollados dependen de la armonización de las políticas públicas (particularmente políticas industriales y tecnológicas amplias y el regimen macroeconómico), diseñadas para sostener el crecimiento y promover la diversificación de la estructura productiva y la agenda exportadora. El artículo muestra que el principal avance del nuevo desarrollismo en relación con el desarrollismo clásico y el de la CEPAL es el esfuerzo por integrar la macroeconomía con la teoría del desarrollo económico.Abstract in English: ABSTRACT In this essay, I summarize the main propositions of Bresser-Pereira’s New-Developmentalism. Its core argument is that a successful catching-up trajectory in developing countries depends on the harmonization of all spheres of public policies, especially the coordination between industrial policy and the macroeconomic regime. Inappropriate economic policy arrangements can divert developing economies from sustained economic growth and the catching-up trajectory, leading to long periods of stagnation, as has been the case in Brazil and several other developing countries. This essay shows that the main advance of New Developmentalism compared to Classical Developmentalism and that put forward by the ECLAC (Economic Commission for Latin America and the Caribbean) school is that the former seeks to integrate macroeconomics into the theory of economic development. |
FÓRUM The unjustifiable Brazilian basic interest rate and the capture of the Central Bank by the financial market Luperi, Mauricio Martinelli Abstract in Portuguese: RESUMO Se observamos as discussões sobre a alta taxa de juros Selic nos dias de hoje, perceberemos que a crítica à manutenção de um patamar tão elevado dessa taxa no Brasil ganha corpo em relaçã aos momentos históricos anteriores. Isso ocorre porque o mundo atual apresenta características específicas, como um alto nível de inflação, que provém de um choque de petróleo e de um pós-período pandêmico. Dentro desse contexto, a inflação brasileira apresentou-se menor e em queda em relação a muitas economias avançadas, por exemplo, os EUA. E mesmo assim nosso Banco Central (BACEN) brasileiro manteve uma taxa de juros real de aproximadamente 9%. É importante destacar que, por trás da manutenção dessa taxa, encontra-se a opção do país em crescer com poupança externa, definida pelo professor Luiz Carlos Bresser-Pereira e que encontra amparo em grupos de interesse que se unem em torno de um ganho rentista.Abstract in Spanish: RESUMEN Si observamos las discusiones sobre la alta tasa de interés SELIC hoy, notaremos que la crítica al mantenimiento de un nivel tan alto de esta tasa en Brasil toma forma en relación a momentos históricos anteriores. Esto se debe a que el mundo actual tiene características específicas, como un alto nivel de inflación, que proviene de un choque del precio del petróleo y un período pospandemia. En este contexto, la inflación brasileña fue menor y presentó una tendencia bajista en relación con muchas economias avanzadas, como, por ejemplo, Estados Unidos. Y aun así, nuestro Banco Central brasileño mantuvo una tasa de interés real de aproximadamente el 9%. Es importante resaltar que detrás del mantenimiento de esa tasa está la opción del país de crecer con ahorro externo definido por el profesor Luiz Carlos Bresser-Pereira y que encuentra apoyo en grupos de interés que se unen en torno a una ganancia rentista.Abstract in English: ABSTRACT If we observe the discussions about the high SELIC interest rate today, we will notice that the criticism of maintaining such a high level of this rate in Brazil takes shape in relation to previous historical moments. This is because the current world has specific characteristics, such as a high level of inflation, which comes from an oil shock and a post-pandemic period. Within this context, Brazilian inflation was lower and falling in relation to many advanced economies, such as, for example, the USA. And even so, our Brazilian Central Bank maintained a real interest rate of approximately 97c. It is important to highlight that behind the maintenance of this rate is the country’s option to grow with external savings defined by Professor Luiz Carlos Bresser-Pereira and which finds support in interest groups that unite around a rent-seeking gain. |
FÓRUM A tireless thinker: From the two methods to the new developmentalism Milaré, Luís Felipe Lopes Abstract in Portuguese: RESUMO O objetivo deste artigo é apresentar ao leitor duas importantes contribuições do professor Luiz Carlos Bresser-Pereira para o estudo das Ciências Econômicas: o entendimento dos métodos histórico-dedutivo e hipotético-dedutivo, utilizados para se analisarem os sistemas econômicos; e a teoria do novo desenvolvimentismo – uma proposta alternativa ao neoliberalismo na busca pelo catching-up e pelo desenvolvimento de países periféricos. Para tanto, o artigo foi dividido em três seções principais, além da introdução e conclusão. Na primeira seção, são apresentados os dois métodos utilizados para se analisarem os sistemas econômicos – o método histórico-dedutivo e o método hipotético-dedutivo; é explicado que o método histórico-dedutivo tem como critério de verdade a coerência com a realidade, ao passo que o método hipotético-dedutivo tem como critério de verdade a coerência lógica. Argumenta-se que o método histórico-dedutivo deve ser utilizado em precedência ao método hipotéticodedutivo, que deve ser utilizado de maneira auxiliar. Na segunda seção, é apresentada a teoria do novo desenvolvimentismo. Argumenta-se que é papel do Estado garantir que as cinco variáveis macroeconômicas – taxa de lucro, taxa de juros, taxa de câmbio, salários e taxa de inflação – estejam nos patamares adequados; apresenta-se, também, o problema enfrentado por países em desenvolvimento – a doença holandesa – e uma proposta de neutralização. Na terceira seção, será realizada uma breve reflexão sobre a obra de Bresser-Pereira e o motivo pelo qual é considerado um pensador incansável.Abstract in Spanish: RESUMEN El objetivo de este artículo es presentar al lector dos contribuciones importantes del profesor Luiz Carlos Bresser-Pereira al estudio de las Ciencias Económicas: la comprensión de los métodos histórico-deductivo e hipotético-deductivo, utilizados para analizar los sistemas económicos; y la teoria del nuevo desarrollismo, una propuesta alternativa al neoliberalismo en la búsqueda de la convergencia y el desarrollo de los paises periféricos. Para ello, el articulo se dividió en tres secciones principales, introducción y conclusion. La primera sección presenta los dos métodos utilizados para analizar los sistemas económicos: el método histórico-deductivo y el método hipotético-deductivo. Se explica que el método histórico-deductivo tiene como criterio de verdad la coherencia con la realidad, mientras que el método hipotético-deductivo tiene como criterio de verdad la coherencia lógica. Se sostiene que el método histórico-deductivo debe usarse con preferencia al método hipotético-deductivo, que debe usarse de manera auxiliar. La segunda sección presenta la teoria del nuevo desarrollismo. Se sostiene es papel del Estado garantizar que las cinco variables macroeconómicas – tasa de ganancia, tasa de interés, tasa de cambio, salarios y tasa de inflación– se encuentren en niveles adecuados. También se presenta el problema que enfrentan los paises en desarrollo –el mal holandés– y una propuesta para su neutralización. En la tercera sección se realiza una breve reflexión sobre la obra de Bresser-Pereira y el motivo por qué se le considera un pensador incansable.Abstract in English: ABSTRACT This article presents two important contributions made by Professor Luiz Carlos Bresser Pereira to the study of Economic Sciences: the understanding of the historical-deductive and hypothetical-deductive methods to analyze economic systems and the theory of new developmentalism – an alternative proposal to neoliberalism aimed at fostering catch-up growth and developing middle-income countries. The article was divided into three main sections, in addition to the introduction and conclusion. The first section presents the two methods used to analyze economic systems – the historical-deductive and the hypothetical-deductive methods, explaining the former’s grounding in reality and the latter s reliance on logical coherence. It is argued that the historical-deductive method should be used in precedence of the hypothetical-deductive method, which should be used in an auxiliary way. The second section presents the theory of new developmentalism, which advocates for state intervention to maintain optimal levels of five macroeconomic prices – profit rate, interest rate, exchange rate, wages and inflation rate. The problem faced by developing countries – the Dutch disease – and a proposal for its neutralization are also presented. In the third section, a brief reflection will be made on Bresser-Pereiras work and why he is considered a tireless thinker. |
TECHNOLOGICAL ARTICLE CHALLENGES IN COMPARATIVE STUDIES OF PUBLIC SECURITY FUNDING IN BRAZILIAN STATES Peres, Ursula Dias Bueno, Samira Tonelli, Gabriel Marques Pereira, Lauana Simplício Nascimento, Talita Ferreira do Abstract in Portuguese: RESUMO Este artigo busca investigar o financiamento da segurança pública em cinco unidades federativas do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pará e Rio Grande do Sul. O objetivo principal é investigar a variação do gasto com segurança pública nesses estados, apresentando sua estrutura orçamentária, buscando responder se é possível, ou não, compará-la. O resultado mostra que os estados organizam suas despesas de segurança pública de maneiras muito distintas, reflexo de estruturas de governança muito diferentes e complexas e que envolvem pesos diferentes nos estados para atores similares, como as polícias militares. As diferenças nos orçamentos estaduais são verificadas não apenas na comparação entre os estados, mas também no mesmo território ao longo dos anos. Esse retrato contábil torna muito difícil a comparação de custos da segurança pública no Brasil, indicando a necessidade de padronização contábil entre os entes e maior transparência para acompanhamento de ações relevantes no combate à violência. Dessa forma, será possível comparar, com mais exatidão, os gastos realizados pelos estados com seus resultados e, consequentemente, sua eficácia e efetividade.Abstract in Spanish: RESUMEN Este artículo busca investigar el financiamiento de la seguridad pública en cinco unidades federativas de Brasil: São Paulo, Río de Janeiro, Ceará, Pará y Rio Grande do Sul. El objetivo principal es investigar la variación del gasto en seguridad pública en estos estados, presentando su estructura presupuestaria, buscando responder si es posible, o no, compararlo. El resultado muestra que los estados organizan sus gastos de seguridad pública de manera muy desigual, reflejando estructuras de gobernanza muy diferentes y complejas que involucran distintos pesos en los estados para actores similares, como la policía militar. Las diferencias en los presupuestos estatales se verifican no solo en la comparación entre los estados, sino también en el mismo territorio a lo largo de los años. Este panorama contable hace que sea muy difícil comparar los costos de la seguridad pública en Brasil, lo que indica la necesidad de estandarización contable entre las entidades y una mayor transparencia para monitorear las acciones relevantes para combatir la violencia. De esta manera, será posible comparar, con mayor precisión, los gastos realizados por los estados con sus resultados y, en consecuencia, su eficiencia y efectividad.Abstract in English: ABSTRACT This article examines public security funding in five Brazilian states: São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pará, and Rio Grande do Sul. The study presents the budget structures of these states and aims to understand variations in public security spending, as well as the feasibility of comparing such information across the states. The results reveal that public security expenditures are structured differently, reflecting unequal and complex governance systems where similar actors, notably the state police forces, hold distinct significance in each state. Furthermore, in addition to the disparities between states, the analyzed budgets vary within a state over the years. Consequently, comparing public security expenditures in Brazil becomes challenging, highlighting the need for standardized accounting practices among states and greater transparency in monitoring relevant actions to combat violence. Lastly, the findings suggest the potential for comparing the correlation between state expenditures and their outcomes, analyzing efficiency and effectiveness. |
CONTEMPORARY BRAZIL COMPLIANCE AND MIMETIC ISOMORPHISM OF THE ANTI-CORRUPTION LAW IN BRAZILIAN STATES Silva, Sander José Couto da Brunozi Júnior, Antônio Carlos Abstract in Portuguese: RESUMO Este trabalho teve como objetivo discutir a ocorrência do isomorfismo mimético de práticas de compliance, por meio da Lei Anticorrupção, nos estados brasileiros, principalmente considerado a responsabilização administrativa, a compliance público e a exigibilidade de compliance nos contratos com o setor privado. Para tanto, houve a utilização da Teoria Institucional, com a abordagem sociológica e o pressuposto do isomorfismo. Metodologicamente, houve a utilização da pesquisa documental, por meio de documentos que contemplassem ações anticorrupção nos estados brasileiros. As categorias de análises, foram baseadas nos conteúdos de responsabilização e compliance nos contextos de relacionamentos público e privado. Os principais resultados encontrados aludiram a indícios de isomorfismo mimético dos estados em relação à União, e entre os próprios entes subnacionais. Com os resultados, este estudo diferenciou-se dos demais em apresentar o cenário de adoção de práticas de compliance nos estados. As contribuições encontradas foram: teóricas - à similaridade do ambiente institucional brasileiro em adotar normativas; práticas - o esclarecimento de que os estados possuem ações para combater à corrupção.Abstract in Spanish: RESUMEN Este trabajo tuvo como objetivo discutir la ocurrencia de isomorfismo mimético de las prácticas de compliance, a través de la Ley Anticorrupción, en los estados brasileños, considerando principalmente la responsabilización administrativa, el compliance público y la exigibilidad de compliance en contratos con el sector privado. Para ello se recurrió a la teoría institucional, con enfoque sociológico y el supuesto del isomorfismo. Metodológicamente, se realizó investigación documental y análisis de contenido, utilizando documentos que cubrieran acciones anticorrupción en los estados brasileños. Las categorías de análisis se basaron en contenidos de rendición de cuentas y compliance en el contexto de las relaciones públicas y privadas. Los principales resultados encontrados aludieron a signos de isomorfismo mimético de los estados en relación con la Federación, y entre las propias entidades subnacionales. Con los resultados, este estudio se diferencia de otros al presentar el escenario de adopción de prácticas de compliance en los estados. Las contribuciones encontradas fueron: teóricas -la similitud del ambiente institucional brasileño en la adopción de normativas- y prácticas -la indicación de que los estados tienen acciones para combatir la corrupción-.Abstract in English: ABSTRACT This study explores the occurrence of mimetic isomorphism in compliance practices based on Brazilian anticorruption law at the state level, with a particular focus on administrative liability, public compliance, and compliance requirements in contracts with the private sector. The institutional theory was employed, considering a sociological approach and the assumption of isomorphism. The methods adopted included documentary research and content analysis, examining documents related to anticorruption actions in Brazilian states. The analysis categories were based on liability and compliance content in the context of public and private relationships. The main results pointed to elements suggesting mimetic isomorphism among states and between them and the federal government. Unlike other studies, this research provides an overview of the adoption of compliance practices in Brazilian states. In terms of theoretical contributions, the research highlighted the similarity of the Brazilian institutional environment in normative adoption. Its practical contribution lies in clarifying that states do have actions to combat corruption. |
CONTEMPORARY BRAZIL WHAT IS THE FUTURE OF BRAZIL’S CYBERSECURITY GOVERNANCE? Goldoni, Luiz Rogério Franco Rodrigues, Karina Furtado Medeiros, Breno Pauli Abstract in Portuguese: RESUMO Em 2023, o Brasil promulgou sua primeira política nacional de cibersegurança. Esta surgiu como resposta a diagnósticos preocupantes, que colocam a segurança da informação e a cibersegurança entre as vulnerabilidades de alto risco da administração pública brasileira, segundo relatório de 2022 do Tribunal de Contas da União (TCU). O que está por vir para a recém-promulgada Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber) do Brasil? Nossa análise visa responder a essa pergunta, primeiro desvendando a estrutura de governança cibernética existente que a nova política herdou e, segundo, analisando a estrutura de governança debatida e promulgada pela política atual. Conclui-se que o Brasil fez diversos esforços para securitizar o ciberespaço por meio de uma coleção ampla, porém desconexa, de documentos, cuja maturidade de implementação não está clara, sem que a PNCiber forneça ferramentas de políticas públicas diretas para enfrentar esses desafios.Abstract in Spanish: RESUMEN En 2023, Brasil promulgó su primera política nacional de ciberseguridad. Esta surgió como respuesta a diagnósticos preocupantes, que sitúan la seguridad de la información y la ciberseguridad entre las vulnerabilidades de alto riesgo de la administración pública brasileña, según un informe de 2022 del Tribunal Federal de Cuentas. ¿Qué depara el futuro para la recién promulgada Política Nacional de Ciberseguridad de Brasil? Nuestro análisis busca responder a esta pregunta, primero desentrañando la estructura de gobernanza cibernética existente que la nueva política heredó y, segundo, analizando la estructura de gobernanza debatida y promulgada por la política actual. El desafío es que Brasil ha realizado varios esfuerzos para resguardar el ciberespacio a través de una amplia pero desconectada colección de documentos, cuya madurez de implementación no está clara, y la Política Nacional de Ciberseguridad (PNCiber) no logra diseñar herramientas de políticas públicas directas para abordar esos desafíos.Abstract in English: ABSTRACT In 2023, Brazil enacted its first national cybersecurity policy. The policy emerged as a response to worrisome diagnoses, which listed information security and cybersecurity among Brazil’s public administration high-risk vulnerabilities, according to a 2022 report from the Federal Court of Auditors. What lies ahead for Brazil’s newly enacted Cybersecurity National Policy? Our analysis aims to answer this question by unraveling the existing cyber governance structure that the new policy inherited and by analyzing the governance structure debated and enacted by the current policy. We conclude that Brazil has made several efforts to securitize cyberspace through a broad but disconnected collection of documents; their implementation maturity is unclear, and the Cybersecurity National Policy fails to design straightforward policy tools to address those challenges. |
BRASIL CONTEMPORÂNEO Brazilian army officers’ training in climate issues and its impact on public administration Lobo, Juvencio Antonio Vasconcelos Duarte, Rubens de S. Abstract in Portuguese: RESUMO O presente texto foi elaborado em forma de um ensaio científico, de modo a introduzir um debate sobre como a agenda climática é ensinada para oficiais do Exército Brasileiro. Parte do pressuposto de que esses militares vêm ganhando protagonismo na administração pública e, diante da inevitabilidade da emergência climática e de seus impactos, incidirão na formulação e na condução das políticas públicas brasileiras. Com isso, as visões de mundo, princípios e valores que são absorvidos pelos oficiais militares via sistema educacional militar passam a emergir também em outras áreas da administração pública. Metodologicamente, este texto apresenta resultados preliminares de uma pesquisa que busca identificar e analisar o conteúdo programático das principais instituições responsáveis pelo ensino e preparo do oficial militar do Exército Brasileiro.Abstract in Spanish: RESUMEN Este ensayo científico ha sido elaborado con el objetivo de iniciar un debate sobre la manera en que se ha enseñado la agenda climática a los oficiales del Ejército brasileño. Considerando que dichos militares están adquiriendo un papel cada vez más influyente en la administración pública y el carácter inevitable de la crisis climática y sus impactos, se supone que estos tendrán un impacto significativo en la formulación y dirección de las políticas públicas en Brasil. En consecuencia, las perspectivas acerca del mundo, los princípios y valores inculcados a los oficiales militares a través del sistema educativo militar empezarán a manifestarse en otros ámbitos de la gestión pública. En términos metodológicos, este trabajo presenta los resultados preliminares de una investigación que tiene como objetivo identificar y analizar el contenido programático de las principales instituciones encargadas de la formación y capacitación de oficiales militares en el Ejército brasileño.Abstract in English: ABSTRACT This text was prepared as a scientific essay and aims to introduce a debate on how the climate agenda is taught to Brazilian Army officers. It assumes that the military personnel have been gaining prominence within public administration and, given the inevitability of the climate emergency and its impacts, they will influence the formulation and conduct of Brazilian public policies. As a result, the worldviews, principles, and values absorbed by military officers through the military educational system will also begin to emerge in other areas of public administration. Methodologically, this text presents preliminary results of research that seeks to identify and analyze the programmatic content of the main institutions responsible for teaching and preparing military officers in the Brazilian Army. |