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A influência das mudanças da legislação na formação dos professores: as 300 horas de estágio supervisionado

Resumos

O artigo analisa o impacto das novas legislações educacionais brasileiras na formação de professores. A autora discute elementos fundamentais que estão sofrendo mudanças na atualidade: o conteúdo das disciplinas, em função das orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); o número de aulas de Biologia, Física e Química, em função do conceito de "área" introduzido pelos PCN; e a questão da formação dos professores, agora delegada também aos chamados Institutos Superiores de Educação. Ao abordar a questão do estágio curricular dos futuros docentes no ensino fundamental e médio, compara a formação destes com a dos médicos nos cursos de Medicina, fazendo uma proposta para a distribuição dos conteúdos específicos nos currículos dos cursos de licenciatura.

estágio curricular; formação de professores; Parâmetros Curriculares Nacionais


The paper analyzes the impact brought by the new educational brazilian laws to teachers' formation. The author discusses the main elements which are changing the curriculum: subjects contents, due to the orientations given by the National Curriculum Parameters (PCN); Biology, Physics and Chemistry number of classes, due to the concept of "area" introduced by the PCN; and a question related to teachers' formation, now ascribed also to so called Higher Institutes of Education. In refering to practicum activities, the paper also traces a comparision between future teachers' formation and future doctors', in Medicine Schools, making a proposal to distribute specific contents throughout the teachers' formation course curriculum.

practicum activities; teachers' formation; Brazilian National Curriculum Parameters


ARTIGOS

A influência das mudanças da legislação na formação dos professores: as 300 horas de estágio supervisionado

Anna Maria Pessoa de Carvalho

Professora Titular do Departamento de Metodologia de Ensino, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP (e-mail: ampdcarv@usp.br)

RESUMO

O artigo analisa o impacto das novas legislações educacionais brasileiras na formação de professores. A autora discute elementos fundamentais que estão sofrendo mudanças na atualidade: o conteúdo das disciplinas, em função das orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); o número de aulas de Biologia, Física e Química, em função do conceito de "área" introduzido pelos PCN; e a questão da formação dos professores, agora delegada também aos chamados Institutos Superiores de Educação. Ao abordar a questão do estágio curricular dos futuros docentes no ensino fundamental e médio, compara a formação destes com a dos médicos nos cursos de Medicina, fazendo uma proposta para a distribuição dos conteúdos específicos nos currículos dos cursos de licenciatura.

Unitermos: estágio curricular; formação de professores; Parâmetros Curriculares Nacionais

ABSTRACT

The paper analyzes the impact brought by the new educational brazilian laws to teachers' formation. The author discusses the main elements which are changing the curriculum: subjects contents, due to the orientations given by the National Curriculum Parameters (PCN); Biology, Physics and Chemistry number of classes, due to the concept of "area" introduced by the PCN; and a question related to teachers' formation, now ascribed also to so called Higher Institutes of Education. In refering to practicum activities, the paper also traces a comparision between future teachers' formation and future doctors', in Medicine Schools, making a proposal to distribute specific contents throughout the teachers' formation course curriculum.

Keywords: practicum activities; teachers' formation; Brazilian National Curriculum Parameters

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Fev 2012
  • Data do Fascículo
    2001
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