Acessibilidade / Reportar erro

Frederico Nietzsche* * Publicado no jornal A Imprensa. Rio de Janeiro, ano 03, N. 719, 25 de setembro de 1900, p.2.

Resumos

Artigo publicado em 1900, no diário carioca A imprensa. O autor noticia o recente falecimento do filósofo alemão, discorre sobre sua biografia, destaca algumas de suas obras e as ideias mais conhecidas de sua filosofia, apresentando-a como uma mistura de pessimismo e otimismo.

Nietzsche; morte; sobre-homem


Article published in 1900, in the carioca diary A imprensa. The author reports the recent passing-away of the German philosopher, highlights some of its works and the best-known ideas of his philosophy, presenting it as a mixture of pessimism and optimism.

Nietzsche; death; overman


Já noticiamos a morte deste grande filósofo alemão, autor do livro - Assim falou Zaratustra. Foi na cidade de Weimar, capital do grão-ducado de Saxe-Weimar, que se extinguiu essa vida preciosa para as letras e as ciências. Infelizmente, desde 1889 que Nietzsche tinha enlouquecido.

Nasceu o ilustre pensador em 1844, em Roeck, perto de Lutzen, na Saxonia. No início de sua vida, mostrou-se um discípulo entusiasta de Schopenhauer, cuja filosofia falaz admirava, e de Wagner, mostrando-se partidário de suas ideias pessimistas.

Em 1876 somente libertou-se da tutela destes gênios e conseguiu publicar seus primeiros livros, nos quais predizia a vinda e o trinfo do sobre-homem, do espírito superior na humanidade futura.

A filosofia de Nietzsche é uma mistura de pessimismo e de otimismo; acredita o filósofo, em suma, que os homens da atualidade são uns doentes; não passam igualmente de uns escravos, e eis porque impera no mundo, em lugar de paz e de alegria, o sombrio mal da vida.

Libertando-nos da nossa moral de escravos e das religiões, tornar-nos-emos fortes e sadios, e assim galgaremos mais um grau na hierarquia universal; já não seremos, pois o homem, ente, apesar de tudo, ainda rudimentar e primitivo, mas sim o sobre-homem, o ser da inteligência quase infinita, tendo atingido à perfeição quase absoluta.

  • *
    Publicado no jornal A Imprensa. Rio de Janeiro, ano 03, N. 719, 25 de setembro de 1900, p.2.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2014
Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br