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"Also spricht meine Seele". O Zaratustra de Nietzsche no Livro vermelho de Jung: a verdade como vida entre experiência e experimento* * Tradução de Larissa Morgato. A citação do título foi retirada da edição alemã de JUNG, C. G. Das Rote Buch: Liber novus. Düsseldorf: Patmos Verlag GmbH & CO. KG, 2010, p. 301. A primeira edição impressa do texto foi publicada em inglês: The red Book: Liber Novus. Ed. By S. Shamdasani. New York/London: W. W. Norton & Company, 2009. Aqui será usada como referência a edição italiana: Il libro rosso: liber novus. S. Shamdasani (Org.). Torino: Bollati Boringhieri, 2010, daqui para frente indicada nas notas com a abreviação RB seguida pelo número da página. Agradeço os amigos e colegas do Seminário permanente nietzschiano (SPN) com os quais tive oportunidade, em diversas ocasiões, de discutir sobre o problema da verdade, no Zaratustra, ao qual são dedicadas duas edições do seminário, em especial, Pietro Gori e Paolo Stellino. Obrigado a Vincenzo Continanza e obrigado à doutora Diana Gran Dall'Olio pela leitura atenta do texto, pelas observações sempre pertinentes e pelas propostas de correção e a Regina Greber por sua sensibilidade na leitura atenta do texto. "O Liber novus", explica o curador, "é um corpus textual incompleto, atestado por um conjunto de testemunhos (manuscritos e cópias datilografadas), nenhum dos quais traz uma redação que possa ser considerada definitiva" e precisa que "não é completamente claro como Jung quisesse completar a obra ou de que forma a teria publicado, caso tivesse decidido fazê-lo". (S. Shamdasani, Nota editorial, In: RB 222). O curador reconstrói a complexa trama textual (Livros negros, Minutas, transcrições etc.) que gira em torno do núcleo central do corpus, ou seja, o volume caligráfico deixado incompleto, ao qual Jung referia-se indicando-o seja como Livro vermelho, seja como Liber novus (cf. RB 193). Se quiséssemos precisar a definição filológica do RB fornecida por Shamdasani, deveríamos acrescentar que este, volume caligráfico à parte, é uma escolha particular e argumentada de textos inéditos, realizada pelos curadores; inéditos que giram em torno ao volume caligráfico. À diferença do curador de RB, prefiro utilizar aqui o título editorial, Livro vermelho, para indicar, em conjunto, seja o volume caligráfico, seja os escritos satélites que se lhe referem. À luz do fato que Shamdasani considera que Liber novus parece "corresponder ao título efetivo" do volume caligráfico (RB 193), é singular a escolha editorial de trazer tal locução como subtítulo em caracteres menores no frontispício das edições inglesa e italiana (completamente ausente na edição alemã, na qual ela aparece apenas nas páginas internas).

Abstract

It is known that the encounter with the Nietzsche thought was really crucial to Jung; it is proved, among other things, by the seminars held by him between 1934 and 1939 and dedicated to the interpretation of Thus Spoke Zarathustra. Traces of the influence of this work are present in the structure, language, themes and atmospheres of the Red book, as well as explicit references to Nietzsche himself. Here I would like to propose to you a preliminary survey of some of these traces. It will be a very limited survey in order to make possible wider reflections. The traces reveal a basic affinity between the texts of Nietzsche and Jung, and confirm a common thematic and theoretical horizon. Above all, it seems to me - and I will try to prove it - that both works share a similar function as performative devices of representation but also of production of truth and confrontation with it. In the wake of this line of argument, I will focus on some of the textual nucleus in the Red Book, with more evidence connected with Nietzsche on the question of truth. In the pages of Ecce homo which are dedicated to Zarathustra we find out, in concentrated form, issues which, as we shall see, will be resumed and developed also in the Red Book: Zarathustra is defined as a "revelation of the truth" expressed by symbols ; "research on soul", a work in which "what is nearest, what is really daily, talks [...] of unheard things". And the character Zarathustra as a man who "feels to be the highest of the existing species" just because "access all the opposites" without succumbing to this; deepest and combining soul, able to experience the time in the most abysmal and immanent way of the eternal return; expression of the "concept of Dionysos", an ancient yet renewed vision of the sacred and the divine.

Keyword
Jung; Red book; soul; truth

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