Accessibility / Report Error

Programa fonoaudiológico em compreensão leitora e ortografia: efeitos na ortografia em disléxicos

RESUMO

Objetivo

Elaborar um Programa Fonoaudiológico em Compreensão Leitora e Ortografia e verificar seus efeitos na compreensão leitora e ortografia de escolares com Dislexia do Desenvolvimento.

Método

Participaram desta pesquisa onze indivíduos com diagnóstico de Dislexia do Desenvolvimento, com idades entre 9 e 11 anos, sendo oito meninos. Todos foram submetidos ao Programa Fonoaudiológico em Compreensão Leitora e Ortografia, composto por 16 sessões semanais individuais. Em cada sessão, foram desenvolvidas tarefas de compreensão leitora de textos e de ortografia. Antes do início e ao término do Programa, os participantes realizaram uma avaliação específica (pré e pós-teste).

Resultados

Os indivíduos apresentaram dificuldade na compreensão de textos, porém a técnica de Cloze foi um instrumento útil para a remediação da compreensão leitora, havendo melhora significativa no desempenho destes no pós-teste. Os disléxicos demonstraram um desempenho inferior à escolaridade em ortografia. Após o Programa, o desempenho deles evoluiu, porém permaneceu abaixo do esperado, ocorrendo o mesmo perfil de erros no pré e no pós-teste, com erros de ortografia natural e ortografia arbitrária.

Conclusão

O Programa Fonoaudiológico em Compreensão Leitora e Ortografia produz efeitos positivos na compreensão leitora, na ortografia e na motivação para a leitura e escrita dos participantes. Este estudo apresenta uma contribuição inédita, ao propor a estimulação conjunta da leitura e da escrita, por meio de um programa de fácil aplicabilidade e análise, em indivíduos com Dislexia do Desenvolvimento.

Descritores
Dislexia; Linguagem; Terapia da Linguagem; Escrita Manual; Fonoaudiologia

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br