Indicadores de Performance Funcional Auditiva Versão Reduzida – FAPI-r
Adaptado de Ferreira et al.(9).
Nome da criança: _______________________________ Data de nascimento: / / Idade: a m Idade Auditiva: a m Dispositivos eletrônicos: OD = _________ OE = ______________ Adaptação AASI: / / __ Ativação IC: / /___ Uso efetivo () Uso não efetivo () Tempo de uso (sic família) =_ h/d Último Datalloging / / ____ = ____ h/d
Respondente: _______________ Escolaridade do Responsável: _____________ Examinador: ____________ Data da avaliação:___/____/____
CONSCIÊNCIA SONORA E SONS SIGNIFICATIVOS
NUNCA
(X 0)
ÀS VEZES (X2)
SEMPRE
(X3)
*1. 1 Responde à fala quando o falante faz discurso (reage)
Avaliador: dialogar com a criança no corredor (longe) e na sala e ver como ela se comporta. Na sala, usar ruído de fundo e observar a resposta da criança.
__ perto (90 cm) __ longe (3 m) __ no silêncio __ no ruído __ solicitado __ espontâneo
*1.2 Localiza a fonte sonora quando o falante faz discurso
Avaliador: dialogar com a criança no corredor (longe) e na sala e ver como ela se comporta. Na sala, usar ruído de fundo e observar a resposta da criança.
__ perto (90 cm) __ longe (3 m) __ no silêncio __ no ruído __ solicitado __ espontâneo
*2.1 Responde à música
Avaliador: tocar a música gravada e observar a reação da criança. Pode cantar uma música e ver como a criança reage.
__ perto (90 cm) __ longe (3 m) __ no silêncio __ no ruído __ solicitado __ espontâneo
*
2.2 Localiza a fonte sonora da música
Avaliador: tocar a música gravada e observar se a criança localiza a fonte sonora. Pode cantar uma música e ver se ela consegue localizar a fonte.
__ perto (90 cm) __ longe (3 m) __ no silêncio __ no ruído __ solicitado __ espontâneo
NP= (0-35%)
EP= (36-79%)
A = (80-100%)
Total da Pontuação (reação)/36 =
NP= (0-35%)
EP= (36-79%)
A= (80-100%)
Total da Pontuação (localização)/36 =
FEEDBACK AUDITIVO E INTEGRAÇÃO
3. Vocalizações mudam quando o(s) dispositivo(s) auxiliar(es) à audição está (ão) desligado(s) ou ligado(s)
Avaliador: solicitar que a criança desligue seu Implante Coclear ou Aparelho de Amplificação Sonora Individual e, após 1 minuto, o religue.
__ no silêncio __ no ruído
NP= (0-35%)
EP= (36-79%)
A= (80-100%)
Total da Pontuação/ 6=
DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA E RECONHECIMENTO
(G) 4. Discriminação da intenção comunicativa das declarações (ex. afirmação, exclamação, questionamento)
Avaliador: falar as frases em suas formas (afirmativa, interrogativa ou exclamativa), alternando a intenção comunicativa das declarações e verificar se a criança consegue repetir, respondendo coerentemente. Caso necessário, usar as figuras para avaliar a criança em conjunto fechado, pedindo para apontar a figura correspondente mostrando a intenção da frase.
Frases:
() A fotografia estava lá? () Ele não está sozinho. () Você quebrou o vaso? () A mala está aberta. () O sol está brilhando hoje!
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído __ conjunto fechado __ conjunto aberto
(G) 5. Discriminação das declarações orais - palavras verdadeiras
Avaliador: primeiro solicitar que a criança repita as onomatopeias. Caso ela não consiga, fazer a tarefa de discriminação, emitindo dois sons iguais e um diferente, observando se a criança reage alterando a atenção (para crianças pequenas) quando a palavra diferente for dita. Também pode ser feito com o apoio de figuras, com o mesmo procedimento, solicitando que a criança pegue ou aponte para a figura do som diferente.
Onomatopeias - reconhecimento em conjunto aberto:
() Cocorocó () Quack () Cri cri cri () Miau () Oinc oinc
Onomatopeias - discriminação:
() Cocorocó x cocorocó x boom () Cri cri cri x cri cri cri x toc toc () Miau x miau x chuá chuá
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído __ conjunto fechado __ conjunto aberto
*6. Reconhecimento do nome próprio da criança
Avaliador: pode, ainda no corredor, chamar a criança pelo nome e observar como ela reage. Fazê-lo também próximo à criança, em situação de ruído.
__ longe (3 m) __ no silêncio __ no ruído
(G) 7. Palavras familiares baseadas em diferentes consoantes (ex. pão/mão, dar/mar, céu/mel, chão/mão, rua/lua, pia/tia).
Avaliador: solicitar que a criança repita palavras familiares monossilábicas baseadas em diferentes consoantes. Caso não consiga, pedir que a criança as identifique em conjunto fechado.
Lista de Palavras:
() Pão () Mão () Rua () Lua () Céu () Mel
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído __ conjunto fechado __ conjunto aberto
NP= (0-35%)
EP= (36-79%)
A= (80-100%)
Total da Pontuação/54=
RECONHECIMENTO E COMPREENSÃO AUDITIVA
(G) 8. Identifica figura ou objeto com um elemento crítico (exemplo: aponte o carro)
Avaliador: falar as frases solicitando que a criança aponte para a figura correspondente.
() Aponte a moto () Aponte o navio () Aponte o carro () Aponte o braço () Aponte a perna
() Aponte o nariz
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído
(G) 9. Identifica figuras ou objetos com dois elementos críticos
Avaliador: falar as frases solicitando que a criança aponte para a figura correspondente.
() Aponte o carro verde () Aponte o avião vermelho () Aponte o caminhão azul
() Aponte o cachorro marrom () Aponte o gato amarelo () Aponte o pato grande
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído
(G) 10. Identifica figuras ou objetos com três elementos críticos
Avaliador: falar as frases solicitando que a criança aponte para a figura correspondente.
() Aponte o carro verde que está em cima da mesa
() Aponte o carro vermelho que está embaixo da mesa
() Aponte os olhos da menina que usa roupa vermelha
() Aponte a roda do carro azul grande
() Aponte o pé da menina que tem cabelo preto
() Aponte a barriga da menina que usa roupa azul
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído
(G) 11. 1 Identifica elementos críticos em pequenas histórias
Avaliador: passar o material gravado de uma história infantil, ou lê-la para a criança, e realizar perguntas sobre a história ouvida, sem permitir a Leitura Orofacial.
Perguntas simples:
() Quem são os personagens da história? () De que era feita a casa do primeiro porquinho? () O que o lobo fez para derrubar a casa de palha?
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído
(G) 11. 2 Identifica elementos críticos em pequenas histórias
Avaliador: passar o material gravado de uma história infantil, ou lê-la para a criança, e realizar perguntas sobre a história ouvida, sem permitir a Leitura Orofacial.
Perguntas complexas:
() Por que o lobo não conseguiu derrubar a casa do terceiro porquinho? () O que o lobo fez para tentar entrar na casa de tijolos? () Por que os porquinhos terminaram a história felizes?
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído
NP= (0-35%)
EP= (36-79%)
A= (80-100%)
Total da Pontuação/54 =
MEMÓRIA AUDITIVA DE CURTO PRAZO
(G) 12.1 Memória: recorda números que foram ouvidos ou demonstrados logo após o estímulo (CRIANÇAS MAIORES)
Avaliador: solicitar que a criança repita as combinações de 2 dígitos.
() 9 - 1 () 7 - 9 () 3 - 5
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído __ com pistas visuais __ só auditivo
(G) 12.2 Memória: recorda números que foram ouvidos ou demonstrados logo após o estímulo (CRIANÇAS MAIORES)
Avaliador: solicitar que a criança repita as combinações de 3-4 dígitos.
() 6 - 4 - 9 () 6 - 3 - 5 - 1 () 8 - 2 - 9 - 3
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído __ com pistas visuais __ só auditivo
(G) 12.3 Memória: recorda números que foram ouvidos ou demonstrados logo após o estímulo (CRIANÇAS MAIORES)
Avaliador: solicitar que a criança repita as combinações de 5-6 dígitos.
() 4 - 7 - 3 - 9 - 9 () 2 - 9 - 6 - 1 - 8 - 3 () 6 - 9 - 5 - 7 - 2 - 8
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído __ com pistas visuais __ só auditivo
(G) 12.4 Memória: recorda números que foram ouvidos ou demonstrados logo após o estímulo (CRIANÇAS MENORES)
Avaliador: solicitar que a criança repita onomatopeias. Caso ela demonstre dificuldade, apresentar as figuras dos animais para que a criança as coloque na ordem do áudio ou da fala da terapeuta.
() Au au () Au au, miau () Moo, quack, bée () Au au, miau, bée, quack () Moo, quack, bée, au au, miau
__ material gravado __ no silêncio __ no ruído __ com pistas visuais __ só auditivo
NP= (0-35%)
EP= (36-79%)
A= (80-100%)
Total da Pontuação (dígitos)/45 =
NP= (0-35%)
EP= (36-79%)
A= (80-100%)
Total da Pontuação (onomatopeias)/15 =
PROCESSAMENTO AUDITIVO LINGUÍSTICO
*13.1 (CRIANÇAS MENORES). Aplicação da informação auditiva: criança compreende e utiliza informação auditiva e retira do seu conhecimento geral o significado de uma variedade de situações:
Avaliador: observar o comportamento vocal/troca de turnos, propondo uma situação de diálogo com a criança, enquanto ela realiza alguma atividade simultânea.
Proposta de materiais para a atividade simultânea: livro de pintura, lápis de cor ou brinquedos distrativos, como quebra-cabeça/torremoto.
Possíveis perguntas: Qual é a sua brincadeira favorita? Quais são os desenhos que você gosta de assistir? Como é o nome dos seus amiguinhos? (Estas questões são sugestões. O fonoaudiólogo poderá substituir e acrescentar de acordo com a necessidade e aplicação com cada criança).
__ no silêncio __ no ruído
13.2 (CRIANÇAS MAIORES). Aplicação da informação auditiva: criança compreende e utiliza informação auditiva e retira do seu conhecimento geral o significado de uma variedade de situações (conversação):
Avaliador: enquanto a criança realiza uma atividade, conversar com ela utilizando diversos tipos de questionamentos.
Proposta de materiais para a atividade simultânea: livro de pintura, lápis de cor ou brinquedos distrativos, como quebra-cabeça/torremoto.
Possíveis perguntas: Quem veio com você para a terapia? Para quais lugares você gosta de ir? O que você gosta de fazer nos finais de semana? (Estas questões são sugestões. O fonoaudiólogo poderá substituir e acrescentar de acordo com a necessidade e aplicação com cada criança).
__ com pistas visuais __ só auditivo __ no silêncio __ no ruído __ atividade sozinha __ atividades simultâneas
14. Conversa por telefone
Avaliador: enquanto realiza uma atividade, solicitar que o familiar saia da sala e fale com a criança pelo telefone.
Sugestões de perguntas para o familiar fazer: O que você está fazendo? Qual o nome da sua fono? Está gostando da atividade? O que você vai fazer mais tarde?
(Estas questões são sugestões. O fonoaudiólogo poderá substituir e acrescentar de acordo com a necessidade e aplicação com cada criança).
__ atividade sozinha __ atividades simultâneas
(G) 15. 1 (PARA CRIANÇAS MENORES): segue uma instrução
Avaliador: solicitar que a criança realize algumas ações.
() Bata palmas () Pegue na cabeça () Bata os pés no chão
__ material gravado __ ruído __ silêncio
(G) 15. 2 (PARA CRIANÇAS MENORES): seguem duas instruções
Avaliador: solicitar que a criança realize algumas ações.
Observação: deixar figuras de diferentes categorias semânticas ao alcance da criança, dentre elas a de um animal. Sugestões de figuras: cachorro, mesa, navio e menina.
() Pegue a figura de um animal e a coloque embaixo da mesa
() Mande um beijo e dê tchau
() Pegue no nariz e depois no olho
__ material gravado __ ruído __ silêncio
(G) 15. 3 (PARA CRIANÇAS MENORES): seguem três instruções
Avaliador: solicitar que a criança realize algumas ações.
Observação: deixar figuras de diferentes categorias semânticas ao alcance da criança, dentre elas a de um animal. Sugestões de figuras: cachorro, mesa, navio e menina.
() Toque a ponta do nariz, bata palmas e pegue uma figura
() Mostre a língua, toque na barriga e bata os pés no chão
() Pegue no cabelo, fique em pé e ande pela sala
__ material gravado __ ruído __ silêncio
(G) 15.4 (PARA CRIANÇAS MAIORES): seguem ordens e instruções
Avaliador: solicitar que a criança realize algumas ações.
() Pegue no cabelo e fique em pé
() Sorria, dê tchau e mande um beijo
() Faça uma careta, finja que está dormindo e estire a língua
__ material gravado __ ruído __ silêncio
NP= (0-35%)
EP= (36-79%)
A= (80-100%)
Total da Pontuação (crianças menores)/39 =
NP= (0-35%)
EP= (36-79%)
A= (80-100%)
Total da Pontuação (crianças maiores)/33 =
Nota 1: NP – não presente, EP – em processo, A – adquirido;
Nota 2: *Itens que deverão ser aplicados no corredor (situação de distância) e na sala (situação de ruído), de forma controlada;
Nota 3: (G) Itens que, inicialmente, devem ser testados com material gravado. Caso o avaliador note dificuldade da criança em escutar a mensagem gravada, proceder com a aplicação do item na condição viva-voz.
Functional Auditory Performance Indicators - Short Version - FAPI-r
Adapted from Ferreira et al.(9).
Child's name: ___________________________Date of birth: / / Age: y m Hearing age: y m Electronic devices: OD = _________ OE = ______________ Adaptation hearing aid: / / __ IC Activation: / / ___ Effective use () Non-effective use () Time of use (sic family) = _ __ h/d Last datalogging___ / / ____ = ____ h/d
Guardian Education Level: ________________ Examiner: _____________________ Date of evaluation: ___ / ____ / ____
SOUND AWARENESS AND SIGNIFICANT SOUNDS
NEVER (X0)
SOMETIMES (X2)
ALWAYS (X3)
*1. 1 Responds to speech when the speaker makes a speech (reacts)
Evaluator: talk to the child in the corridor (far) and in the room and see how the child behaves. In the room, use background noise and observe the child's response.
__ close (90 cm) __ far (3 m) __ in silence __ with noise __ requested __ spontaneous
* 1.2 Finds the sound source when the speaker makes a speech
Evaluator: talk to the child in the corridor (far) and in the room and see how the child behaves. In the room, use background noise and observe the child's response.
__ close (90 cm) __ far (3 m) __ in silence __ with noise __ requested __ spontaneous
* 2.1 Responds to music
Evaluator: play the recorded music and observe the child's reaction. Evaluator can sing a song and see how the child reacts.
__ close (90 cm) __ far (3 m) __ in silence __ with noise __ requested __ spontaneous
* 2.2 Finds the sound source of the music
Evaluator: play the recorded music and observe if the child finds the sound source. Evaluator can sing a song and see if the child can find the source.
__ close (90 cm) __ far (3 m) __ in silence __ with noise __ requested __ spontaneous
NP = (0-35%)
IP = (36-79%)
A = (80-100%)
Total Score (reaction)/36 =
NP = (0-35%)
IP = (36-79%)
A = (80-100%)
Score Total (location)/36 =
AUDITORY FEEDBACK AND INTEGRATION
3. Vocalizations change when the hearing device is off or on
Evaluator: ask the child/family member to disconnect their Cochlear Implant or Individual Hearing Aid and, after one minute, turn it back on.
__ in silence __ with noise
NP = (0-35%)
IP = (36-79%)
A = (80-100%)
Total Score/ 6 =
AUDITORY DISCRIMINATION AND RECOGNITION
(G) 4. Discrimination of the communicative intention of statements (e.g., affirmation, exclamation, questioning)
Evaluator: speak phrases in their affirmative, interrogative or exclamative forms, alternating the communicative intention of statements and verifying whether the child can repeat them, responding coherently. If necessary, use the figures to assess the child, asking it to point out the corresponding figure showing the intention of the sentence.
Phrases:
() Was the photograph there? () He is not alone. () Did you break the vase? () The suitcase is open. () The sun is shining today!
__ recorded material __ in silence __ with noise __ closed set __ open set
(G) 5. Discrimination of oral statements - true words
Evaluator: first ask the child to repeat the onomatopoeia. If the child is not able to do the task of discrimination, emit two equal sounds and a different one, observing if the child reacts by changing attention (young children) when the different word is said. It can also be done with the help of pictures using the same procedure, asking the child to take or point to the picture of the different sound.
Onomatopoeia - open set recognition:
() cock-a-doodle-doo () quack () cri cri cri () meow () oink oink
Onomatopoeia - discrimination:
() cock-a-doodle-doo x cock-a-doodle-doo x boom () cri cri x cri cri cri x toc toc
() meow x meow x chu chu
__ recorded material __ in silence __ with noise __ closed set __ open set
*6. Recognition of the child's first name
Evaluator can, still in the corridor, call the child by name and observe how it reacts. Do it also near the child in a noisy situation.
__ far (3 m) __ in silence __ with noise
(G) 7. Familiar words based on different consonants (e.g., pea/bee, dare/bare, sign/mine, ramp/lamp, shine/fine, pie/tie).
Evaluator: ask the child to repeat similar monosyllabic words with different consonants. If not, ask the child to identify them together.
List of words:
() Pea () Bee () Ramp () Lamp () Sign () Mine
__ recorded material __ in silence __ with noise __ closed set __ open set
NP = (0-35%)
IP = (36-79%)
A = (80-100%)
Total Score/54=
HEARING RECOGNITION AND UNDERSTANDING
(G) 8. Identifies a figure or object with a critical element (example: point the car)
Evaluator: speak the sentences asking the child to point to the corresponding figure.
() Point the motorcycle () Point the ship () Point the car () Point the arm () Point the leg
() Point the nose
__ recorded material __ in silence __ with noise __
(G) 9. Identifies figures or objects with two critical elements
Evaluator: speak the sentences asking the child to point to the corresponding figure.
() Point the green car () Point the red plane () Point the blue truck
() Point the brown dog () Point the yellow cat () Point the big duck
__ recorded material __ in silence __ with noise
(G) 10. Identifies figures or objects with three critical elements
Evaluator: speak the sentences asking the child to point to the corresponding figure.
() Point the green car on the table
() Point the green car under the table
() Point the eyes of the girl wearing red clothes
() Point the wheel of the big blue car
() Point the foot of the girl who has black hair
() Point the belly of the girl who wears blue clothes
__ recorded material __ in silence __ with noise __
(G) 11. 1 Identifies critical elements in short stories
Evaluator: play the recorded material of a children's story, or read it to the child, and ask questions about the story without allowing Orofacial Reading.
Simple questions:
() Who are the characters in the story? () What was the house of the first pig made of? () What did the wolf do to bring down the straw house?
__ recorded material __ in silence __ with noise
(G) 11. 2 Identifies critical elements in short stories
Evaluator: play the recorded material of a children's story, or read it to the child, and ask questions about the story without allowing Orofacial Reading.
Complex questions:
() Why did the wolf fail to bring down the house of the third pig? () What did the wolf do to try to enter the brick house?
() Why did the piggies end the story happily?
__ recorded material __ in silence __ with noise
NP = (0-35%)
IP = (36-79%)
A = (80-100%)
Total Score/54 =
SHORT TERM AUDITORY MEMORY
(G) 12.1 Memory: recalls numbers that were heard or shown right after the stimulus (OLDER CHILDREN)
Evaluator: ask the child to repeat two-digit combinations.
() 9 - 1 () 7 - 9 () 3 - 5
__ recorded material __ in silence __ with noise __ with visual cues __ only auditory
(G) 12.2 Memory: recalls numbers that were heard or shown right after the stimulus (OLDER CHILDREN)
Evaluator: ask the child to repeat three-to-four-digit combinations.
() 6 - 4 - 9 () 6 - 3 - 5 - 1 () 8 - 2 - 9 - 3
__ recorded material __ in silence __ with noise __ with visual cues __ only auditory
(G) 12.3 Memory: recalls numbers that were heard or shown right after the stimulus (OLDER CHILDREN)
Evaluator: ask the child to repeat five-to-six-digit combinations.
() 4 - 7 - 3 - 9 - 9 () 2 - 9 - 6 - 1 - 8 - 3 () 6 - 9 - 5 - 7 - 2 - 8
__ recorded material __ in silence __ with noise __ with visual cues __ only auditory
(G) 12.4 Memory: recalls numbers that were heard or shown right after the stimulus (YOUNGER CHILDREN)
Evaluator: first ask the child to repeat the onomatopoeia. If the child shows difficulty, present the animal figures so that the child can place them in the order of the therapist's audio or speech.
() aw aw () aw aw, meow () moo, quack, baa () aw aw, meow, baa, quack () moo, quack, baa, aw aw, meow
__ recorded material __ in silence __ with noise __ with visual cues __ only auditory
NP = (0-35%)
IP = (36-79%)
A = (80-100%)
Total Score (digits)/45 =
NP = (0-35%)
IP = (36-79%)
A = (80-100%)
Total Score (onomatopoeia)/15 =
LINGUISTIC AUDITORY PROCESSING
* 13.1 (YOUNGER CHILDREN) Application of auditory information: children understand and use auditory information and recall from its general knowledge the meaning of a variety of situations:
Evaluator: observe the vocal behavior/shift change proposing a situation of dialogue with the child, while it performs some simultaneous activity.
Proposal for materials for the simultaneous activity: thematic illustrations, painting books, colored pencils, or distracting toys, such as a puzzle/earthquake.
Possible questions: What is your favorite game? What cartoons do you like to watch? What are the names of your school friends? (These questions are suggestions only. The speech therapist will be able to replace and add according to questions to the need of and application to each child).
__ with visual cues __ only auditory __ in silence __ with noise __ alone activity __ simultaneous activities
* 13.2 (OLDER CHILDREN) Application of auditory information: children understand and use auditory information and recall from its general knowledge the meaning of a variety of situations (conversation):
Evaluator: while the child performs an activity, talk to it using different types of questions.
Proposal for materials for the simultaneous activity: thematic illustrations, painting books, colored pencils, or distracting toys, such as a puzzle/earthquake.
Possible questions: Who came with you for therapy? What places do you like to go to? What do you like to do on weekends? (These questions are suggestions only. The speech therapist will be able to replace and add according to questions to the need of and application to each child).
__ with visual cues __ only auditory __ in silence __ with noise __ alone activity __ simultaneous activities
14. Phone conversation
Evaluator: while carrying out an activity, ask the relative to leave the room and speak to the child over the phone.
Suggested questions for the family member to ask: What are you doing? What is the name of your speech therapist? Are you enjoying the activity? What will you do later?
(These questions are suggestions only. The speech therapist will be able to replace and add according to questions to the need of and application to each child).
__ alone activity __ simultaneous activities
(G) 15. 1 (YOUNGER CHILDREN): follows an instruction
Evaluator: ask the child to perform some actions.
() Clap your hands () Grab your head () Tap your feet on the floor
__ recorded material __ with noise __ in silence
(G) 15. 2 (YOUNGER CHILDREN): follow two instructions
Evaluator: ask the child to perform some actions.
Note: leave figures of different semantic categories within the reach of the child, including that of an animal. Suggestions of figures: dog, table, ship, and girl.
() Take the figure of an animal and place it under the table
() Blow a kiss and say goodbye
() Grab your nose and then touch your eye
__ recorded material __ with noise __ in silence
(G) 15. 3 (YOUNGER CHILDREN): follow three instructions
Evaluator: ask the child to perform some actions.
Note: leave figures of different semantic categories within the reach of the child, including that of an animal. Suggestions of figures: dog, table, ship, and girl.
() Touch the tip of your nose, clap your hands, and grab a figure
() Show your tongue, touch your belly, and tap your feet
() Take your hair, stand, and walk around the room
__ recorded material __ with noise __ in silence
(G) 15.4 (OLDER CHILDREN): follow orders and instructions
Evaluator: ask the child to perform some actions.
() Grab your hair and stand
() Smile, say goodbye, and blow a kiss
() Make a face, pretend you're asleep, and stick out your tongue
__ recorded material __ with noise __ in silence
NP = (0-35%)
IP = (36-79%)
A = (80-100%)
Total Score (younger children)/39 =
NP = (0-35%)
IP = (36-79%)
A = (80-100%)
Total Score (older children)/33 =
Note 1: NP - not present, IP - in process, A - acquired.
Note 2: *Items that must be applied in the corridor (distance situation) and in the room (noise situation) in a controlled manner.
Note 3: (G) Items that should initially be tested along with recorded material. If the evaluator notices the child's difficulty in listening to the recorded message, proceed with the application of the item using vocal commands.