Acessibilidade / Reportar erro

Comparação de parâmetros vocais em adultos bilíngues falantes de Hebraico e Inglês

RESUMO

Objetivo:

Muitas pesquisas foram realizadas para investigar o efeito da língua-mãe em características vocais. Contudo, poucos estudos investigaram o impacto da língua-mãe em características vocais de indivíduos bilíngues. O presente estudo teve como objetivo comparar parâmetros vocais de indivíduos bilíngues que falam Hebraico e Inglês ao falarem Hebraico versus Inglês.

Métodos:

Participaram desta pesquisa 40 indivíduos bilíngues em Hebraico e Inglês, 17 do gênero masculino e 23 do gênero feminino, com idade variando de 23 a 60 anos. Os participantes foram instruídos a discursar espontaneamente sobre um tópico neutro. As amostras foram digitalizadas diretamente em um tablet para análise perceptivo-auditiva e acústica de parâmetros selecionados.

Resultados:

Os resultados mostraram que há diferenças na ressonância, ataque vocal, variabilidade da frequência fundamental e velocidade de fala quando os indivíduos bilíngues falam Inglês e Hebraico.

Conclusão:

Esses achados mostram evidências de que a língua-mãe influencia as características vocais dos indivíduos bilíngues quando falam diferentes línguas.

Descritores:
Voz; Multilinguismo; Linguagem; Fala; Acústica da Fala; Percepção da Fala

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br