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Caracterização do sistema fonológico em pré-escolares de baixa renda

RESUMO

Objetivo

Caracterizar o sistema fonológico de crianças pré-escolares de baixa renda da cidade de Natal, Nordeste do Brasil.

Método

Foi analisado o nível fonológico de 90 crianças da educação infantil de três escolas públicas localizadas em regiões de vulnerabilidade social. Foi utilizado o instrumento ABFW, nomeação e imitação, por meio da análise tradicional e das medidas de Porcentagem de Consoantes Corretas (PCC), Porcentagem de Consoantes Corretas Revisado (PCC-R) e Índice de Ocorrência de Processos (PDI). Para análise estatística inferencial foi utilizado o teste do Coeficiente de Correlação de Spearman para analisar a correlação entre as variáveis PCC, PCC-R e PDI.

Resultados

De acordo com os valores de corte das crianças que falam Português Brasileiro (PB), a adequação dos valores da PCC e PCC-R foi observada na maioria dos participantes (PCC: 82 crianças - 91,1%; PCC R: 87 crianças - 94,6%). Os processos de simplificação de líquidas (SL), simplificação de encontros consonantais (SEC), simplificação de consoante final (SCF) foram produtivos dos quais o CCS (32,2%) e FCS (20%) ainda são esperados para a idade e SL não. Houve correlação negativa muito forte entre as variáveis PCC x PDI e PCC-R x PDI.

Conclusão

A maioria das crianças apresentou desenvolvimento fonológico adequado. Foram observadas variações nos segmentos silábicos, principalmente na coda, que refletem a influência das diferenças linguísticas regionais. As evidências obtidas sobre o desempenho fonológico das crianças dessa região contribuem para um diagnóstico fonoaudiológico mais preciso.

Descritores:
Fala; Fonologia; Linguagem Infantil; Pobreza; Desenvolvimento Infantil; Fonoaudiologia

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